MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ativistas levam notebooks ao ar livre e defendem trabalho fora do escritório


Mais de 150 pessoas usaram laptops com Wi-Fi na capital da Letônia.
Evento ‘Working Everywhere’ mostra benefícios do trabalho flexível.

Da Reuters

Pessoas usam seus notebooks ao ar livre durante o evento “Working Everywhere” (“trabalhando em todos os lugares”, na tradução livre) nesta sexta-feira (31), em Riga, capital da Letônia. (Foto: Ints Kalnins/Reuters)Pessoas trabalham com seus notebooks ao ar livre durante o evento “Working Everywhere” nesta sexta-feira (31), em Riga, capital da Letônia. (Foto: Ints Kalnins/Reuters)
Mais de 150 pessoas se reuniram para trabalhar juntas, ao ar livre, com seus notebooks conectados ao ar livre durante o evento “Working Everywhere” (“trabalhando em todos os lugares”, na tradução livre) nesta sexta-feira (31), em Riga, capital da Letônia.
Pessoas trabalham com seus notebooks ao ar livre durante o evento “Working Everywhere” nesta sexta-feira (31), em Riga, capital da Letônia. (Foto: Ints Kalnins/Reuters)Grupo de mais de 150 pessoas se reuniu durante o evento “Working Everywhere” nesta sexta-feira (31), em Riga, capital da Letônia. (Foto: Ints Kalnins/Reuters)

Os ativistas participaram do evento usando laptops com acesso à internet sem fio (Wi-Fi) para demostrar os benefícios do modelo de trabalho flexível. A iniciativa ainda pode levar o grupo a entrar para o Livro Guinness de Recordes com “o maior número de pessoas trabalhando em um local específico for a do escritório”.

Turista alemão é baleado durante visita à favela da Rocinha, no Rio


Estrangeiro foi atingido no tórax e no abdômen na localidade 'Roupa Suja'.
Ele foi socorrido por um morador e policiais da UPP da Rocinha.

Do G1 Rio

Um turista alemão, identificado como Frank Daniel Baijaim, de 25 anos, foi baleado na tarde desta sexta-feira (31), por volta de 13h, na comunidade da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. De acordo com o Comando de Polícia Pacificadora, o turista foi encontrado ferido e caído no chão em um beco na localidade conhecida como "Roupa Suja".
Ainda segundo a polícia, um morador socorreu o turista e o levou até policiais da UPP da Rocinha, na Rua 2, que transportaram o estrangeiro até o Hospital Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul.
Vítima se assustou e correu
De acordo com a polícia, um outro turista, amigo do ferido, esteve no hospital e contou aos policiais da UPP que, na manhã desta sexta-feira, eles visitaram o Cristo Redentor e, depois, decidiram conhecer a Rocinha. Segundo o relato, os turistas foram surpreendidos por um homem armado no beco, se assustaram e correram, quando um deles foi baleado.
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o alemão deu entrada no Hospital Miguel Couto por volta das 14h. Segundo os médicos da unidade, o tiro provocou lesões no tórax e no fígado. O turista foi levado imediatamente para o centro cirúrgico. Os médicos classificaram como grave o estado de saúde de Frank Daniel. A cirurgia estava prevista para terminar às 18h.
O caso é investigado pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). Segundo a Polícia Civil, agentes da especializada foram ao Miguel Couto para ouvir o amigo da vítima, e outras equipes saíram em diligências para identificar e prender os autores dos disparos.

Itália propõe eliminar financiamento público dos partidos em três anos


Motivo são escândalos de gastos extravagantes de alguns partidos.
Partidos temem que medida cause desemprego.

Da AFP

O governo italiano de Enrico Letta adotou nesta sexta-feira (31) durante o Conselho de Ministros uma proposta de lei que prevê a eliminação do financiamento público dos partidos políticos dentro de três anos, de acordo com um comunicado.
A redução desses recursos, ligados a escândalos de gastos extravagantes de alguns partidos (em festas, restaurantes, joias, etc ..), será gradual e realizada anualmente, a princípio, a partir de 2014. O montante de financiamento será reduzido até ser completamente eliminado em 2017.
O ex-comediante Beppe Grillo, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), que representou no final nas eleições legislativas do final de fevereiro o voto de protesto, fez do fim do financiamento público dos partidos uma de suas bandeiras. O M5S recusou nos últimos anos qualquer contribuição do Estado.
O projeto de lei prevê que do valor atualmente atribuído aos partidos, que depende dos resultados das eleições, estes receberão apenas 60% em 2014, 50% em 2015, 40% em 2016 , até ser totalmente eliminado no ano seguinte, desde que a lei seja aprovada ainda em 2013.
O governo anterior de Mario Monti já havia reduzido pela metade o financiamento dos partidos políticos em julho de 2012, de 182 milhões por ano para 91 milhões de euros para 2013.
Para compensar, os partidos foram autorizados a obter financiamento através de uma contribuição voluntária de cidadãos, que poderão doar um montante equivalente a dois por mil de sua renda para o partido de sua escolha uma vez por ano, durante a declaração do imposto de renda, ou fazer pagamentos espontâneos.
Nesse último caso, o governo prevê que para as contribuições voluntárias de entre 50 e 5.000 será possível deduzir de seus rendimentos 52% do valor pago, enquanto a dedução cai para 26% para as doações entre 5.001 e 20.000 euros.
Mesmo atraindo a opinião pública, a decisão não foi unânime e provocou denúncias.
O tesoureiro do Povo da Liberdade (PDL), partido de Silvio Berlusconi falou em "licenciar 200 funcionários", enquanto o Partido Democrata (PD), principal movimento de esquerda, referiu-se a um "desemprego técnico" de 180 funcionários, de acordo com o "Corriere della Sera".

Cristina Kirchner recebe criança que queria conhecê-la na ‘vida real’


Presidente argentina recebeu crianças na Casa Rosada.
Elas haviam pedido o encontro em um vídeo publicado na internet.

Da EFE

Um menino de 4 anos foi recebido nesta semana pela presidente da argentina, Cristina Kirchner, após seu pai ter publicado na internet um vídeo no qual ele pedia para conhecer a mandatária “na vida real”.
“Quero ver a Cristina na vida real, na TV não quero!”, gritava Agustín Haraut no vídeo, diante dos inúteis apelos de seu pai, que tentava convencê-lo de que o pedido dificilmente seria atendido.
Cristina Kirchner recebe as crianças Mara, Carmela, Nicolas e Augustin na Casa Rosada (Foto: Presidência da Argêntina/AFP)Cristina Kirchner recebe as crianças Mara, Carmela, Nicolas e Augustin na Casa Rosada (Foto: Presidência da Argêntina/AFP)
O “capricho” do menino foi atendido na última quarta-feira (29), quando a presidente recebeu Augustín e outras crianças na Casa Rosada.
O menino foi ao encontro com seus pais e seu irmão.
Cristina também recebeu Mara Herrero, uma menina de 6 anos neta de desaparecidos durante a ditadura militar. A menina havia enviado à presidente desenhos e um envelope com 30 pesos (cerca de US$ 6).
Segundo o governo argentino, Mara faz desenhos e os vende na escola para juntar dinheiro para comprar um notebook para estudar. Ela começou as vendas após escutar que os notebooks que o governo distribui nos colégios eram comprados com “dinheiro dos trabalhadores”.

Promotoria não tem estrutura para organizar desarmamento das Farc


Promotor-geral da Colômbia admitiu falta de capacidade técnica.
Governo e as Farc tentam acordo para solução pacífica desde 2012.

Da France Presse

A Promotoria da Colômbia não tem capacidade técnica para assumir a investigação e a desmobilização de milhares de membros das Farc, caso a guerrilha aceite o acordo de paz com o governo, admitiu nesta quinta-feira (30) o promotor geral Eduardo Montealegre.
"Neste momento, nós precisamos de mais infraestrutura na promotoria para agir em um eventual processo de desmobilização das Farc", disse Montealegre durante um debate no senado sobre um projeto que pretende dar poderes ao presidente Juan Manuel Santos para reformar a entidade.
Montealegre pediu que o governo "crie uma infraestrutura de funcionários, de métodos de investigação e de organização para que seja possível assumir a investigação, acusação e julgamento dos cerca de 10 mil membros da guerrilha".
Desde novembro de 2012, o governo de Santos e as Farc negociam em Havana uma solução pacífica para o conflito armado na Colômbia, que tem se estendido por quase meio século. Venezuela e Chile participam do processo como países observadores, enquanto Noruega e Cuba atuam como nações fiadoras.
No domingo, ambas as partes chegaram a um acordo sobre a questão agrária, o primeiro dos cinco pontos da agenda de negociações, que consiste, de acordo com Santos, em implementar uma "reforma rural integral" nos próximos anos.
As negociações serão retomadas em 11 de junho, quando as partes pretendem discutir o segundo ponto da agenda: a participação política da guerrilha. Além do tema, ainda estão pendentes a questão das drogas, do desarmamento e da reparação das vítimas do conflito.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, fundadas depois de uma revolta camponesa em 1964, são a principal guerrilha da Colômbia e a mais antiga da América Latina, contando com cerca de 8 mil combatentes, de acordo com estimativas oficiais.
O conflito armado no país, que também envolve outras guerrilhas de esquerda, grupos paramilitares de direita e organizações do narcotráfico, já deixou mais de 3,7 milhões de deslocados e 600 mil mortos em quase 50 anos.

Holandês que cruzava Oceano Índico remando pede ajuda após barco virar


Ralph Tuijn foi resgatado em alto mar nesta sexta-feira (31).
Ondas de navio petroleiro viraram embarcação de remador holandês.

Da EFE

Um aventureiro holandês que tentava cruzar o Oceano Índico remando, entre Austrália e África, foi resgatado nesta sexta-feira (31) em alto mar depois que sua embarcação sofreu danos durante a noite por ondas causadas por um petroleiro.
No início desta manhã, Ralph Tuijn, de 36 anos, enviou uma mensagem pedindo ajuda. Naquele momento, estava a 2.037 km ao oeste do território australiano - das Ilhas Cocos (Keeling) - e a mais de 4.630 km da Austrália continental.
O holandês Ralph Tuijn deixando a Ilha Cocos, em maio 6 de maio de 2013. (Foto: Australian Defence / AFP Photo)O holandês Ralph Tuijn deixando a Ilha Cocos, em maio 6 de maio de 2013. (Foto: Australian Defence / AFP Photo)
De acordo com o portal "TriFinance Ocean Challenge", a embarcação de Tuijn virou devido à ondulação do petroleiro, o que causou avarias no barco e obrigou o aventureiro a se refugiar em cima de seu casco. Por conta da queda, o holandês não pôde inflar seu colete salva-vidas e nem abrir seu bote de emergência.
Por causa do acidente, Tuijn ainda fraturou duas costelas e um dedo, acrescentou o portal.
Após receber a chamada de socorro, as autoridades marítimas da Austrália pediram a um navio mercante que se desviasse para resgatar o aventureiro holandês, que será levado até a próxima parada da embarcação, na Nigéria, segundo à agência local "AAP".
  •  
Ralph Tuijn, em imagem de março de 2006, preparando barco no Peru. (Foto: Arquivo / Jaime Razuri / AFP Photo)Ralph Tuijn, em imagem de março de 2006, preparando barco no Peru. (Foto: Arquivo / Jaime Razuri / AFP Photo)
Geoff Charters, amigo de Tuijin e que filmou uma viagem anterior a remo do holandês, entre Peru e Papua Nova Guiné, destacou a experiência do aventureiro que já vivenciou "diversos perigos no oceano", como tempestades elétricas e ataques de tubarões.
Em declarações à emissora australiana "ABC", Charters acrescentou que espera que Tuijn não desista de sua viagem e siga em busca de seu objetivo.

'Escândalo' da comida congelada ameaça reputação de restaurantes franceses


Quase um terço de estabelecimentos no país esquentam comida industrializada, diz sindicato; deputados querem lei que regulamente qualificação de 'restaurante'.

Da BBC

'Escândalo' da comida congelada ameaça reputação de restaurantes franceses (Foto: BBC)'Escândalo' da comida congelada ameaça
reputação de restaurantes franceses (Foto: BBC)
A reputação da cozinha francesa está em jogo. Pelo menos é o que afirmam chefs e políticos após uma recente revelação que pegou muita gente de surpresa, principalmente os turistas: a comida servida em vários restaurantes de Paris e outras cidades vem de pratos industrializados esquentados no fogão ou mesmo em micro-ondas.
Em se tratando do único país do mundo a ter sua gastronomia classificada como patrimônio mundial da Unesco, seria de se supor que a informação tivesse o impacto de uma bomba.
Mas ela já circula há tempos entre os profissionais do setor, como críticos de gastronomia, donos de restaurantes e chefs que defendem uma cozinha de qualidade e artesanal e que utilize ingredientes frescos.
Muitos temem e têm alertado nos jornais que a prática de servir pratos prontos industrializados, vista praticamente como uma fraude ao consumidor, possa ter um forte impacto negativo na imagem da gastronomia francesa no mundo.
Câmera escondida
O problema também vem sendo abordado em programas na televisão.
Uma reportagem do programa 90' Enquêtes (90 minutos de investigações), do canal de TV TMC, apresentada nesta semana e realizada com câmeras escondidas em restaurantes de diferentes bairros de Paris, revelou que alguns deles servem pratos prontos industrializados, mas escrevem no cardápio que a receita é 'da casa'.
Sem saber que estavam sendo filmados, garçons de restaurantes em áreas extremamente turísticas, como Montmartre, admitiram que os pratos eram industrializados.
Eles também menosprezaram a clientela estrangeira, dizendo que esta 'não entende nada de comida' e que está 'só de passagem e não vai voltar ali de novo', sugerindo que o restaurante não precisava se preocupar com a qualidade da comida.
Um dos garçons chegou a apontar um grupo de turistas japoneses à mesa ao falar com desdém sobre os conhecimentos culinários dos fregueses.
A reportagem do programa, que ainda ouviu especialistas e críticos gastronômicos, chegou a vasculhar latas de lixo de restaurantes visitados e encontrou várias caixas de pratos industrializados.
Ducasse, Robuchon & Bocuse
Grandes nomes da gastronomia francesa, como os chefs Alain Ducasse, Joël Robuchon e Paul Bocuse, fizeram coro se dizendo preocupados com a imagem negativa que esses 'restaurantes' - que apenas esquentam pratos prontos - podem dar à cozinha francesa.
O Colégio Culinário da França, presidido por Ducasse, lançou em abril o selo de 'receita da casa' para distinguir restaurantes 'de qualidade' - com transparência em relação à origem dos produtos e ao modo de preparo dos pratos no local - dos demais que utilizam produtos industrializados.
'É preciso ter um chef na cozinha e não alguém que esquente um saco de comida congelada', diz Ducasse.
'Dos 150 mil restaurantes franceses, três quartos só utilizam produtos industriais (que podem ser carnes ou legumes congelados, por exemplo, mas não ainda necessariamente prontos). Os outros lutam para cozinhar ingredientes frescos. É a esses que nos dirigimos com a iniciativa do selo', diz o chef.
'Hoje, o mortal comum não sabe o que ele vai encontrar quando passa a porta de um restaurante', afirma Ducasse, chef com três estrelas (nota máxima) no famoso guia Michelin.
Projeto de lei
O assunto também chegou ao Parlamento francês. Os deputados deverão discutir neste mês um projeto de lei que visa regulamentar o direito de utilização da palavra 'restaurante'.
O objetivo é limitar a atribuição do nome 'restaurante' somente aos estabelecimentos que efetivamente cozinham pratos no local, realizados com ingredientes que necessitam de preparo (descascar, cortar ou assar os alimentos) antes de serem servidos ao cliente.
'É inaceitável que estabelecimentos que apenas esquentam pratos sejam chamados de restaurantes. É uma maneira de enganar o consumidor', afirma em seu blog o deputado Daniel Fasquelle, autor da iniciativa que visa regulamentar o setor, apoiada por um grupo de 40 deputados de diferentes partidos.
'Trata-se também de defender o patrimônio francês e de acabar com uma concorrência desleal, além de criar empregos no setor', diz Fasquelle.
Muitos também realçaram o ângulo da saúde nessa discussão. Os pratos prontos têm conservantes e aditivos químicos como a maioria dos alimentos industrializados, alertam os que defendem o maior controle do setor.
31%
Didier Chenet, presidente do Synhorcat - sindicato que reúne profissionais do setor de restaurantes, cafés e hotéis - afirmou em uma coletiva de imprensa nesta semana que 31% dos restaurantes franceses utilizariam pratos prontos industrializados, que chegam ao restaurante congelados ou em embalagens à vácuo.
Segundo Chenet, o dado vem de uma enquete feita pelo sindicato entre seus membros donos de restaurantes.
O debate também trouxe à tona detalhes sobre o lucrativo negócio com os pratos prontos preparados especialmente para os restaurantes.
Os fabricantes possuem catálogos com uma grande variedade de receitas, inclusive tradicionais, como pato com laranja ou 'boeuf bourguignon' (carne de boi cozida com vinho tinto da Borgonha).
Os pratos industriais se mostram extremamente rentáveis para os restaurantes. Uma caixa com seis porções individuais pode custar apenas 3 ou 4 euros. Cada cliente paga pelo menos 15 euros pela porção.
Além disso, não é preciso uma grande equipe na cozinha nem pessoal qualificado se o trabalho for apenas o de esquentar comida.
Dica
Uma boa dica para os turistas é apostar nos restaurantes com cardápios limitados, com poucas entradas e apenas três ou quatro pratos, que mudam regularmente, e que também destacam em seus cardápios e cartazes no local o fato de realizar preparações artesanais.
Um cardápio com pouquíssimos pratos é interpretado por especialistas como um sinal de qualidade, que indica maior probabilidade de utilização de ingredientes frescos, comprados diariamente.
E o zelo pela qualidade tem um preço. Segundo o sindicato Synhorcat, se a lei dos restaurantes for aprovada, os restaurantes franceses ficarão mais caros.

Barcelona é eleita melhor destino de verão do Hemisfério Norte


Pesquisa foi feita com usuários de site de planejamento de viagem.
Veja a lista dos dez selecionados.

Do G1, em São Paulo
Mulher aproveita as altas temperaturas nesta terça (26) em Barcelona na praia Barceloneta. (Foto: Manu Fernandez/AP)Mulher aproveita as altas temperaturas nesta terça (26) em Barcelona na praia Barceloneta. (Foto: Manu Fernandez/AP)
Com clima ensolarado, praias na costa mediterrânea e agitação cultural, gastronômica e noturna, Barcelona foi eleita em uma pesquisa o melhor destino para passar o verão do Hemisfério Norte neste ano.
O levantamento foi feito pelo site Gogobot, que permite montar um itinerário de viagem com base em dicas de amigos e de outros internautas.
Até o Alasca entrou na lista, com a justificativa de ser muito mais acessível nos meses de verão, quando os dias são mais longos e as temperaturas são confortáveis. Confira a lista dos 10 primeiros a seguir:
1° - Barcelona (Espanha)
2° - Chicago (EUA)
3° - Nova Orleans (EUA)
4° - Alasca (EUA)
5° - Honolulu (EUA)
6° - Helsinque (Finlândia)
7° - Seattle (EUA)
8° - Vancouver (Canadá)
9° - Ibiza (Espanha)
10° - Bali (Indonésia)

Exposição em Roma homenageia o cientista grego Arquimedes


Mostra é promovida nos Museus Capitolinos, na capital italiana.
Planetário, bomba de parafuso e vasos comunicantes são exibidos.

Do G1, em São Paulo

  •  
Planetário pensado por Arquimedes é exibido em museu de Roma (Foto: Andreas Solaro/AFP)Planetário pensado por Arquimedes é exibido em conjunto de museus em Roma (Foto: Andreas Solaro/AFP)
Uma exposição na Itália homenageia o cientista grego Arquimedes. A mostra "Archimedes: art and science of the inventor" (Arquimedes: arte e ciência do inventor) ocorre nos Museus Capitolinos, em Roma.

Arquimedes viveu no século III a.C., na cidade de Siracusa, e foi matemático, físico, engenheiro e astrônomo.
Entre suas contribuições para a física, estão as leis do empuxo, dos vasos comunicantes e da alavanca, e instrumentos como a bomba de parafudo ou Parafuso de Arquimedes – máquina usada para transferir líquidos entre dois pontos com alturas diferentes.
Os trabalhos do cientista grego também inspiraram vários nomes famosos que o sucederam, como Galileu Galilei e Isaac Newton.
Entre os objetos expostos em Roma, estão um planetário, um relógio d’água, uma trave de equilíbrio, uma bomba de parafuso e dois vasos comunicantes.
Réplica de bomba de parafuso criada por Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)Jovem mexe em réplica de bomba de parafuso criada por Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)
Relógio d'água e parafuso infinito projetados pelo grego Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)Modelo de relógio d'água e parafuso infinito projetados pelo grego Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)
  •  
  •  
  •  
Vasos comunicantes e, ao lado, retrato do cientista grego (Foto: Andreas Solaro/AFP)Vasos comunicantes e, ao lado, retrato do cientista grego Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)
Trave de equilíbrio pensada por Arquimedes no século III a.C. (Foto: Andreas Solaro/AFP)À direita, trave de equilíbrio pensada por Arquimedes no século III a.C. (Foto: Andreas Solaro/AFP)

China se pergunta por que seus turistas se comportam tão mal


Relatos incluem mentir para obter desconto e defecar no chão de aeroporto.
Para especialista, falta de hábito de viajar para o exterior contribui.

Da Reuters

Turistas chineses passeiam pela 5ª Avenida, em Nova York (Foto: Reuters)Turistas chineses passeiam pela 5ª Avenida,
em Nova York (Foto: Reuters)
Da falsificação de certidões de casamento para conseguir um desconto de lua-de-mel nas Maldivas a deixar crianças defecarem no chão de um aeroporto em Taiwan, os turistas chineses vêm nos últimos tempos protagonizando episódios polêmicos.
Graças a sites como o Sina Weibo, espécie de Twitter chinês, relatos sobre o mau comportamento de turistas locais se espalham feito fogo no mato, provocando repulsa, raiva e muita reflexão.
Relatos desse tipo eram vistos no passado como ataques à natureza cordata dos viajantes chineses, mas nos últimos tempos as pessoas estão começando a se perguntar por que cidadãos do país que tem a segunda maior economia mundial se comportam assim.
"Objetivamente falando, nossos turistas são personagens relativamente pouco civilizados", disse Liu Simin, pesquisador do Centro de Pesquisas do Turismo da Academia China de Ciências Sociais.
Garoto causa revolta ao vandalizar templo egípcio (Foto: Reuters)Garoto chinês causou revolta ao vandalizar templo
egípcio (Foto: Reuters)
"A viagem internacional é um luxo novo. Chineses que podem arcar com ela se comparam uns aos outros e querem se exibir", disse Liu. "Muitos turistas chineses estão só agora indo para o exterior, e com frequência não têm experiência ou familiaridade com as regras e normas do destino."
O constrangimento com o comportamento de alguns turistas chineses já atingiu os mais altos escalões do governo, que tenta projetar a imagem de uma potência emergente benigna e culta, que irá beneficiar o mundo com sua crescente riqueza.
A notícia de que um chinês de 15 anos havia rabiscado seu nome em um templo de 3.500 anos em Luxor (Egito) causou tanto furor que o caso chegou a ser abordado em uma entrevista coletiva da chancelaria em Pequim.
"Há cada vez mais turistas chineses viajando a outros países nos últimos anos", respondeu o porta-voz Hong Lei na segunda-feira (27). "Esperamos que esse turismo melhore a amizade com países estrangeiros, e também esperamos que os turistas chineses cumpram as leis e regulamentos locais, e se comportem."
Outros incidentes já causaram reação semelhante, inclusive o de uma mãe que deixou seus filhos defecarem no chão do aeroporto Kaohsiung, em Taiwan, a poucos metros de um banheiro. Ela antes estendeu um jornal no chão.

Arquivo morto


Dora Kramer - O Estado de S.Paulo
Assim como anunciou no início do mandato que desistia de patrocinar reformas pendentes, a presidente Dilma Rousseff tende agora a abrir mão de enfrentar temas complexos no Congresso, a respeito dos quais existam divergências difíceis de serem contornadas pelo governo.
Nessa gaveta já dorme em berço esplêndido o novo marco regulatório da mídia. Devido a interesses divergentes dos meios de comunicação com os quais o Planalto não quer entrar em conflito e à insistência de setores do PT em aproveitar o ensejo para tentar instituir o tal do controle social sobre sagrado direito dos cidadãos ao livre acesso a informações.
Na direção do mesmo escaninho do esquecimento - ainda que temporário - caminham o código de mineração, a proposta de mudanças na cobrança do ICMS e quaisquer outras que representem conflitos de interesses a serem acomodados e, no limite, arbitrados pelo Palácio do Planalto.
Algo que poderia ser visto como tática de sobrevivência em governo de maioria parlamentar apertada, no caso de uma base partidária que em tese domina mais de 80% do Congresso o recuo no enfrentamento de temas importantes traz outras informações: revela incapacidade de construir consensos em torno de assuntos de interesse nacional, impossibilidade de conciliar discordâncias e inaptidão para arbitrar soluções.
Governos, notadamente aqueles com altos índices de aprovação popular, preferem navegar a bordo da segurança da convergência por gravidade. Mas nem sempre isso é possível.
A unanimidade é um conforto, quanto a isso estamos de acordo, não obstante o conhecido fundamento de Nelson Rodrigues a respeito da concordância geral e irrestrita.
Não deixa, entretanto, de render prejuízos: denota tibieza de propósitos, carência de convicções e, sobretudo, atravanca o progresso.
Conta e risco. Se confirmada a candidatura presidencial do senador Aécio Neves, em 2014 será a primeira vez em que o governador Geraldo Alckmin concorrerá (à reeleição) sem a presença de um candidato paulista na disputa para a Presidência. Fator importante - senão determinante - para "puxar" votos na eleição estadual.
Pedra no caminho. A recente explicitação das divergências entre o governador de São Paulo e Afif Domingos - dublê de vice do PSDB e ministro do PT - tem o aval, para não dizer o incentivo, do ex-prefeito Gilberto Kassab.
O pivô é um programa de desburocratização que Afif elaborou para o Estado e fracassou por falta de interesse do governador. O mesmo projeto foi apresentado na semana passada ao prefeito petista Fernando Haddad, que se disporia a tocar o plano.
A ideia é contrapor a ação de Haddad à omissão de Alckmin. Onde entra Kassab, comandante do PSD, partido de Afif? Na condição de sócio-atleta do clube dos inimigos do governador, empenhados em criar dificuldades à sua reeleição.
Direto ao ponto. Não há, como se sabe, consenso no Supremo Tribunal Federal sobre o cabimento dos embargos infringentes que visam a tentar alterar as penas dos condenados que receberam ao menos quatro votos pela absolvição.
Entre os que concordam que sejam aceitos, argumenta-se que não haverá na prática uma reabertura do julgamento, mas apenas a discussão sobre pontos específicos do dissenso. Ademais, não alterariam as condenações, mas o regime de cumprimento das penas.

Homem espera um ano por cirurgia no Hospital Getúlio Vargas em Teresina


Médicos não dão conta de atender todos os pacientes do hospital.
José Renato acionará a justiça para garantir cirurgia de retina do cunhado.

Do G1 PI

O ambulatório do Hospital Getúlio Vargas enfrenta graves problemas com a superlotação, os médicos não dão conta de atender o grande número de pacientes que vem dos 500 pontos de marcação em todo o Piauí. Há casos em que a espera por uma cirurgia pode durar um ano.

José Renato Lopes vai acionar a justiça para garantir a cirurgia de retina do cunhado. O procedimento deveria ser realizado há um ano e não aconteceu porque o equipamento está quebrado. “A cirurgia precisa ser feita o mais rápido possível senão ele perderá a visão”, diz.

O motorista Antônio Moraes vive um drama desde o fim do ano passado quando ele descobriu que tinha glaucoma. Segundo o motorista, o diagnóstico foi fácil, mas o tratamento por meio de uma intervenção cirúrgica atrasou e ele está na fila de espera há cinco meses.

“Quem não tem condições de pagar um plano de saúde ou fazer exames particulares corre risco de morrer porque depender do Sistema Único de Saúde (SUS) é um negócio sério”, reclama o motorista.

A dona de casa Veras Lúcia Gonçalves está desesperada. Há semanas ela tenta marcar  uma consulta com o neurologista para a sobrinha. A jovem toma remédio controlado fornecido pelo SUS. De acordo com a dona de casa, a medicação está acabando e somente um neurologista pode fazer uma nova solicitação.

“Eu preciso entregar uma ficha preenchida pois somente assim ela terá direito aos remédios. Minha sobrinha toma três medicamentos por dia e, caso não consiga falar com um neurologista, ela ficará sem remédios”, disse Vera Lúcia.

Segundo a direção do HGV, no hospital existem 28 especialidades médicas onde atuam 185 profissionais. O número não é suficiente para atender a demanda de mil pessoas que passam pelo ambulatório diariamente.

“Nós não gerenciamos nossas consultas. Elas são marcadas através da internet pela Central do SUS. Atualmente há dois neurologistas atendendo a população pelo o HGV, juntamente com eles há cinco outros profissionais disponibilizados por uma faculdade particular”, explica Clarisse Mauriz Lira, diretora do hospital.

A população reclama também da falta de comunicação por parte dos funcionários do ambulatório. “A gente pede dinheiro emprestado para vir até o hospital e quando chega aqui não é consultado pelo médico de imediato. A primeira vez é para marcar um dia que ele vai atender. Os funcionários não explicam nada”, disse o agricultor Antônio Lages.
A direção do HGV informa ainda que já foi aberta concorrência para a compra de um novo equipamento para o setor de oftalmologia e, enquanto o aparelho não chega, o Sistema Único de Saúde está encaminhado os pacientes que precisam da cirurgia de retina para outros estados e com tudo pago.

Restaurantes de Curitiba começam a adaptar cardápio para a Copa de 2014


Chef criou 'Caldo Verde à Brasileira' para teste na Copa das Confederações.
Expectativa é de que cidade receba mais de 500 mil turistas para o Mundial.

Do G1 PR

Caldo Verde à Brasileira (Foto: Reprodução/RPC TV)Caldo Verde à Brasileira usa batata salsa ao invés da
comum (Foto: Reprodução/RPC TV)
Em clima do Copa do Mundo, as cozinhas de hotéis e restaurantes do Paraná já estão começando a pensar o cardápio para receber bem os estrangeiros durante o evento, em 2014. A expectativa é de que só em Curitiba, cidade-sede que recebe quatro jogos da primeira fase do Mundial, circulem mais de 500 mil turistas, sendo 100 mil deles estrangeiros.
O chef Reinaldo Batista, que trabalha em um hotel da cidade, acrescentou o amarelo ao tradicional Caldo Verde português, em alusão à bandeira brasileira. Esta receita adaptada deve começar a ser testada durante a Copa das Confederações, e deve ganhar a companhia de outras opções que o chef pretende criar ao longo do ano. Veja a receita do Caldo Verde à Brasileira, que serve seis pessoas:
Ingredientes:
1 kg de batata salsa
1 cebola média
2 dentes de alho
1,5 unidade de caldo de legumes
50 ml azeite oliva
200 gramas de linguiça defumada
100 gramas de couve
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Frite a cebola e o alho cortado em pedaços pequenos em azeite de oliva. Acrescente a batata salsa decascada e cortadas em rodelas, e cozinhe com o caldo de legumes por aproximadamente 30 minutos.
Após cozidas as batatas, tempere e triture no liquidificador, até ficar com a textura de um creme. Devolva para a panela para cozinhar mais um pouco, com a linguiça cortada em rodelas finas. Sirva em uma sopeira e finalize com a couve cortada bem fina, e frita em óleo quente para que fique bem crocante.

Festival de Flores terá mais de 200 espécies em exposição em Cuiabá


Flores e plantas devem ser comercializadas de R$ 1,50 a R$ 300.
No domingo, grupo de siriri e cururu vai se apresentar no festival.

Do G1 MT

Festival das Flores em Cuiabá (Foto: Denise Soares/G1 MT)Flores estarão em exposição na Praça Alencastro
no centro de Cuiabá (Foto: Denise Soares/G1 MT)
Começa nessa quinta-feira (30) a 10ª edição do Festival das Flores, em Cuiabá. O evento será realizado na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura da capital, das 9h às 21h. Cerca de 200 espécies de flores e plantas devem ser comercializadas a preços que vão de R$ 1,50 a R$ 300. O festival espera receber aproximadamente 150 mil visitantes até o dia 9 de junho.
“Neste domingo (2) terá uma apresentação de cururu e siriri no festival. Além das flores e plantas, ao redor da tenda central terá barracas com venda de adubos, vasos e artesanatos em geral”, explicou Ivan Nord, coordenador geral do Festival das Flores.
Entre as espécies que serão comercializadas estão bromélias, plantas carnívoras, rosas de vários tipos, orquídeas, cactos, entre outros. Desde a primeira edição, o Festival das Flores de Cuiabá já recebeu cerca de 600 mil visitantes.

Tribunal de Justiça do RJ revoga liminar que suspendia amistoso


Procuradoria do Estado apresenta laudos que faltavam para assegurar realização do jogo entre Brasil e Inglaterra, neste domingo, no Maracanã

Por GLBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Gracia Cristina do Rosário, revogou na noite desta quinta-feira a liminar que impedia a realização do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo, no Maracanã. A Procuradoria do Estado apresentou os laudos que faltavam para assegurar a realização da partida.
Na tarde desta quinta, uma liminar da Justiça suspendeu o jogo por “considerar que o estádio não oferece segurança para o público”, após pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro. A liminar foi assinada pela juíza 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos. Segundo nota divulgada pelo Governo, o Tribunal de Justiça-RJ revogou a liminar após recurso com a apresentação do laudo da Polícia Militar, que comprovou as condições de segurança necessárias no Maracanã.
Todos os ingressos para a partida, que marcaria a reabertura do Maracanã, estão vendidos (cerca de 70 mil pessoas eram esperadas no amistoso). A nota divulgada pelo governo estadual confirma a realização do amistoso neste domingo, às 16h.
Confira a nota divulgada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro:
A juíza de plantão no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro revogou a liminar que suspendia o jogo 'Brasil x Inglaterra', dia 2/6, no Maracanã, mediante recurso do Governo do Estado com a apresentação do laudo da PM que comprova o cumprimento de todas as regras de segurança no Maracanã. O laudo não havia sido entregue à Suderj por *falha burocrática*.
O jogo entre Brasil e Inglaterra está confirmado para o dia 2/6 com as plenas condições de segurança atestadas.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Festival de Pesca inicia neste feriado com atrações culturais em MT


A 7º edição do evento é realizado em Barão de Melgaço até domingo.
Além do campeonato de pesca, haverá apresentações e shows.

Do G1 MT

Campeonato de Pesca acontece no Rio Cuiabá (Foto: Secom-MT)Campeonato de Pesca acontece no Rio Cuiabá
(Foto: Secom-MT)
Começa nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, e segue até domingo (2) o 7º Festival de Pesca de Barão de Melgaço, a 121 quilômetros de Cuiabá, com várias atrações e apresentações culturais. No Rio Cuiabá, será realizado o campeonato de pesca nas modalidades adulto, infantil, amador e profissional. Também haverá apresentação de grupos folclóricos e shows com bandas regionais e com a dupla Mato Grosso e Mathias.
A programação também conta com passeio ciclístico e encontro motociclístico. O evento terá início às 10h desta quinta-feira com uma procissão fluvial e às 15h terá um passeio ciclístico. Às 17h está prevista a apresentação de grupos folclóricos. A programação vai até a madrugada. Já na sexta-feira (31) será feito o plantio de mudas de árvore na beira do Rio Cuiabá.
O encontro de motociclistas está previsto para às 8h30 desta sexta-feira e, em seguida, deve ser aberta a Feira da Roça e início do Campeonato de Pesca. Para acomodar os turistas, os moradores abriram suas casas e disponibilizaram para a locação.

Fiéis confeccionam tapete de mais de 400m para Corpus Christi em São Luís


População do bairro Cohatrac se une para manter tradição católica.
Ritual faz parte das celebrações de Corpus Christi.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Em São Luís, os fieis do Cohatrac se reuniram ontem (29) à noite para confeccionar um tapete de cerca de 400 metros na Av. Principal do bairro. O ritual faz parte das celebrações católicas referentes ao Corpus Christi.
Os moradores passam a noite decorando o tapete com imagens religiosas e símbolos católicos. Há 10 anos, o ritual é um compromisso sagrado para os frequentadores da paróquia da comunidade.
Aos poucos, o tapete de 400 metros vai ganhando cores, formas, palavras - além do orgulho de quem se dispõe a sentar no chão para deixar tudo enfeitado com borra de café, sal e o que mais a imaginação permitir. Dona Maria de Fátima vai colorindo o desenho com cuidado, deixando o tapete arrumado para a procissão. Veja no vídeo.
A tradição começou na Europa, no fim da Idade Média. O Corpus Christi é uma data católica que celebra um dos principais mistérios da fé cristã: a eucaristia, transformação do espírito de cristo em presença concreta na missa. É o momento em que os cristãos celebram a comunhão.

Carro popular é apreendido em Goiás com R$ 18 mil em multas atrasadas


Avaliado em R$ 16 mil, Fiesta ano 2008 foi flagrado em Aparecida de Goiânia.
Além de ter 136 infrações, proprietário nunca pagou IPVA do veículo.

Do G1 GO

Agência de Trânsito apreende veículo com R$ 18 mil em multas, em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação SMTA)Carro foi apreendido e levado para o Detran de Aparecida de Goiânia (Foto: Divulgação SMTA)
A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) apreendeu na quarta-feira (29) um veículo modelo Ford Fiesta, ano 2008, que tem atualmente 136 multas atrasadas, que somam R$ 18.511,17. Esse valor supera o preço do próprio carro, que é avaliado em cerca de R$ 16 mil, conforme tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Segundo o presidente da SMTA, Valdemir Souto, o condutor do carro nunca pagou o Imposto de Propriedade de Veiculos Automotores (IPVA).
Ele explica que o órgão chegou até o motorista durante uma fiscalização e localizou o carro estacionado em local proibido, em frente a uma agência bancária, na Praça da Matriz, na região central de Aparecida de Goiânia.
O presidente da SMTA revela que o dono do veículo tem infrações médias, graves e gravíssimas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre elas, estão avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. "Nós recolhemos o veículo que ficará no pátio da SMTA. O motorista tem de quitar suas dívidas se não o carro pode ir a leilão", explica Valdemir.

Fiéis participam da confecção do tapete de Corpus Christi, em Goiânia


Católicos de 109 paróquias acordaram cedo para montar ornamentação.
Missa que celebra a Eucaristia será realizada às 17h, na Praça Cívica.

Do G1 GO com informações da TV Anhanguera

Tapete de Corpus Christi, em Goiânia, Goiás (Foto: Luzeni Santos/TV Anhanguera)Tapete de Corpus Christi é confeccionado por fiéis, em Goiânia (Foto: Luzeni Santos/TV Anhanguera)
Fiéis de 109 paróquias de Goiânia acordaram cedo para começar a tradicional montagem do tapete para celebração de Corpus Christi, que será realizada na tarde desta quinta-feira (30), na Praça Cívica. De acordo com o padre Arthur Freitas, será aproximadamente 1 Km de tapete feito com serragem colorida, que liga a Avenida Araguaia ao altar do local onde será celebrada a missa.
O padre ressalta, contudo, que o mais importante da festa não é ornamentação, mas a celebração da Eucaristia. “Hoje celebramos a presença real de Jesus em nosso meio através do sacramento da Eucaristia. Essa é uma comemoração do dom de Deus para nós. E, convidamos mesmo quem não é católico para participar dessa festa conosco”, declara o sacerdote.
Serviço
Celebração de Corpus Christi
Local: Praça Cívica, em Goiânia
Horário: 17h
Informações: (62) 3223-0756
Tapete de Corpus Christi, em Goiânia, Goiás (Foto: Luzeni Santos/TV Anhanguera)Parte da Avenida Araguaia é interditada para confecção de tapete (Foto: Luzeni Santos/TV Anhanguera)

Cristãos caminham 100 km em quatro dias nos 'Passos de Anchieta'


Andarilhos saíram de Vitória e vão caminhar até Anchieta.
Roteiro revive o percurso feito pelo Padre José de Anchieta.

Do G1 ES

Caminhada refaz o trajeto do Padre José de Anchieta (Foto: Divulgação/ Abapa)Caminhada refaz o trajeto do Padre José de Anchieta
(Foto: Divulgação/ Abapa)
A tradicional caminhada de fé dos “Passos de Anchieta”, realizada no feriado de Corpus Christi, começou nesta quinta-feira (30), saindo de Vitória, e vai até o domingo, 2 de junho, com a chegada em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. Ao todo os participantes percorrerão 100 km, divididos entre os quatro dias de caminhada. A concentração para a caminhada teve início às 6h30 na Catedral de Vitória, onde às 7h foi celebrada uma missa e às 7h30 o aquecimento e partida dos andarilhos.

Os “Passos de Anchieta” proporciona aos andarilhos momentos de fé e reflexão, e ainda revela os encantos naturais do território capixaba repletos de belas paisagens e símbolos históricos. O roteiro revive o percurso feito pelo Padre José de Anchieta em seus últimos anos de vida e é realizada em jornadas diárias de cerca de quatro a cinco horas por dia.

Durante todo o trajeto, os andarilhos contam com carros de apoio da organização e UTI móvel com médicos e paramédicos, que ficam à disposição dos participantes, e pontos de apoio, chamados de “oásis”, onde recebem água, frutas e atendimentos para bolhas, câimbras e torções adquiridas ao longo do percurso.

Percurso diário dos Passos de Anchieta:
1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari. 
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município finalmente os 23 km finais abrangem.

Polícia do ES aposta em tecnologia para ter agilidade contra criminosos


Celular é ferramenta de trabalho e cidadão pode baixar aplicativo.
Ferramenta é aposta para diminuir roubos constantes.

André Junqueira e Mário Bonella Do G1 ES

Portas trancadas, cadeados, câmeras de vídeo, nada disso inibe a ação dos assaltantes na Grande Vitória. Nos últimos meses, vários estabelecimentos registraram roubos e furtos cometidos mais de uma vez pelos mesmos suspeitos. Já que não é possível estar em todos os lugares o tempo todo, a polícia aposta na tecnologia para ganhar agilidade e apoio da população. O celular é ferramenta de trabalho e o cidadão também pode contribuir.
Na região metropolitana, no ano passado, a média foi de 90 assaltos por dia. Este ano, apenas uma loja já foi assaltada 11 vezes. "Boletim de ocorrência parece que não está adiantando muita coisa. Só serve para estatística", reclama um comerciante.
Uma rede de lojas de material de construção investiu R$ 40 mil em videomonitoramento e alarmes. Uma das lojas conta com 16 câmeras. Mesmo assim, o comerciante foi assaltado mais de três vezes, no trabalho e em casa, está traumatizado e tomando remédio para dormir. Quatro funcionários que trabalhavam na loja pediram demissão por se sentirem ameaçados. "Procurei psicólogo e neurologista. Há duas semanas não consigo dormir. Estou inquieto no trânsito, inquieto no trabalho, não consigo desenvolver meu trabalho profissional como desenvolvia antes", conta o dono da loja.
Para a polícia, o desafio de manter a segurança é cada vez mais difícil. "Os criminosos estão mais ousados e mais violentos em suas ações. O policial se sente desmotivado e frustrado. Ele tem a missão de defender a sociedade com o risco da própria vida, mas não está conseguindo cumprir", afirma o capitão da Polícia Militar, Djalma Cavati.
Para tentar mudar essa realidade, a polícia tem investido em tecnologia. Os policiais usam o celular como ferramenta de trabalho, para ter mais agilidade. Em blitz no trânsito, por exemplo, os policiais podem conferir os dados de um suspeito digitando o nome completo dele no telefone. Rapidamente, aparece informações das características físicas, nome do pai e da mãe e se a pessoa já teve passagem pela polícia.  "Dessa forma, consigo dar mais qualidade às nossas operações, porque consigo puxar o nome das pessoas sem a demora de esperar retorno via rádio ou telefone", conta o capitão
Nas mãos do cidadão, o celular também pode ajudar a segurança pública. Mais de 13 mil pessoas já baixaram o aplicativo gratuito que permite verificar se um veículo foi roubado ou não. Basta digitar a placa do veículo para receber informações do banco de dados do Detran. "Ele passa as características do carro, a cor, se foi roubado ou não. Acredito que podemos contribuir com as autoridades", afirma o empresário Lúcio Júnior. Caso conste alguma restrição, o cidadão pode acionar imediatamente a polícia e denunciar.

Castelo comemora 50 anos da confecção dos tapetes no ES


Ao todo foram confeccionados 16 quadros e 16 passadeiras.
Obras se estendem por 1,5 km de ruas na cidade.

Do G1 ES

Tapetes de Corpus Christi em Castelo (Foto: Bernardo Coutinho/ Jornal A Gazeta)Tapetes cobrem 1,5 km de ruas em Castelo
(Foto: Bernardo Coutinho/ Jornal A Gazeta)
Este ano o município de Castelo, no Sul do Espírito Santo comemora 50 anos da confecção dos tapetes de Corpus Christi. Além da comemoração do jubileu, os tradicionais tapetes trouxeram alguns outros temas como o Centenário da Ordem dos Agostinianos Recoletos, além da Campanha da Fraternidade 2013: “Fraternidade e Juventude”, e a Jornada Mundial da Juventude com o Papa.
Ao todo foram confeccionados 16 quadros e 16 passadeiras que se estenderam por um quilômetro e meio de ruas do centro da cidade. Os voluntários viraram a noite transformando os materiais em verdadeiras obras de arte que tomaram as ruas.
Em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha foi montado um palco, onde é celebrada a missa campal de onde sai a procissão que percorre os tapetes, seguida de show de fogos de artifício.

Outro momento marcante da festa deste ano foi o lançamento do livro que resgata a história dos 50 Anos da construção dos tapetes de Corpus Christi: “Manifestação da Fé e da Expressão Artística”, de Joelma Cellin, que reúne fotos e informações desde a primeira festa até os dias atuais.
Tapetes de Corpus Christi em Castelo (Foto: Bernardo Coutinho/ Jornal A Gazeta)Mais de 80 mil pessoas eram esperadas para visitar os tapetes de Corpus Christi em Castelo (Foto: Bernardo Coutinho/ Jornal A Gazeta)

Tapetes de Corpus Christi são montados sob chuva em Brasília


Cerca de 600 jovens participam da montagem que começou com atraso.
São esperadas 80 mil pessoas na festa que terá música e procissão.

Do G1 DF

A confecção dos tapetes para a celebração de Corpus Christi em Brasília, nesta quinta-feira (30), começou com atraso por causa da chuva e do frio. Cerca de 600 jovens, que representam várias igrejas católicas do DF, iniciaram a construção no início da manhã. Antes do trabalho o  grupo participou de uma oração.
Jovens participam de montagem dos tapetes sob chuva na Esplanada dos Ministérios,em Brasília (Foto: Reprodução/TV Globo)Jovens participam de montagem dos tapetes sob chuva na Esplanada dos Ministérios,em Brasília (Foto: Reprodução/TV Globo)
Protegidos por guarda-chuvas e capas, os jovens montaram os tapetes na frente do palco onde será celebrada a missa solene no final da tarde desta quinta. Para lembrar os desenhos dos quadros, eles usavam imagens no celular. A previsão é montar 34 quadros com figuras religiosas e temas ligados à Jornada Mundial da Juventude, marcada para julho, no Rio de Janeiro.
Oitenta mil pessoas são esperadas nas comemorações de Corpus Christi na Esplanada, segundo a Arquidiocese de Brasília. No palco montado em frente à Catedral Metropolitana, oito bandas de músicas católicas vão se apresentar na festa.
Por volta das 13h os tapetes já estavam montados no gramado da Esplanada dos Ministérios  (Foto: Reprodução/TV Globo)No início da tarde, parte dos tapetes já estava montada no gramado da Esplanada dos Ministérios (Foto: Reprodução/TV Globo)
Trânsito e segurança
A Polícia Militar colocará 250 homens na segurança do público durante a celebração do Corpus Christi. Um centro de operações funcionará no Museu da República.
O trânsito na Esplanada será interditado nos dois sentidos a partir das 16h desta quinta. No sentido Praça dos Três Poderes, o tráfego de veículos será fechado na altura da Catedral Metropolitana. Os motoristas devem desviar para a L2 Sul. Para quem segue no sentido Rodoviária do Plano Piloto, a interdição será feita na altura da L4 Norte. De acordo com o BPTrans, a interdição será  mantida até meia-noite.
Histórico
A festa de Corpus Christi é a celebração em que é comemorada a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É na festa de Corpus Christi que se agradece a Deus pelo dom da Eucaristia.
Em Brasília, celebra-se a festa de Corpus Christi desde 1961. No começo, uma pequena procissão saía da igreja Santo Antônio, na 911 Sul, e ia até a igrejinha Nossa Senhora de Fátima, 307/308 Sul.

Brasília recebe exposição que reúne 15 mil espécies de orquídeas


Colecionadores vão exibir espécies raras nacionais e estrangeiras.
Evento segue até domingo no Teatro Nacional; entrada é gratuita.

Do G1 DF

O Teatro Nacional de Brasília recebe a partir desta quinta-feira a  Exposição Nacional de Orquídeas, que reúne 15 mil espécies de várias regiões do país e do exterior. O público poderá ver espécies exóticas  como a que tem sabor de chocolate. O evento, qu (Foto: Reprodução/Tv Globo)O Teatro Nacional de Brasília recebe a partir desta quinta-feira a Exposição Nacional de Orquídeas, que reúne 15 mil espécies de várias regiões do país e do exterior. O público poderá ver espécies exóticas como a que tem aroma de chocolate. O evento, que encerra no domingo (2), contará com uma mostra de colecionadores e distribuição de prêmios aos expositores. Quem quiser participar deve levar suas orquídeas ao teatro nesta sexta-feira (31), entre 9h e 15h. A premiação ocorre no domingo.(Foto: Reprodução/Tv Globo)
A entrada  para a Exposição Nacional de Orquídeas, no Teatro Nacional, é gratuita. Os produtores oferecem ainda cursos para ensinar a cultivar a flor.  No sábado, o curso está marcado para 15h e no domingo, às 10h. Os interessados podem procurar o foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. (Foto: Reprodução/Tv Globo)A entrada para a mostra das orquídeas, no Teatro Nacional, é gratuita. Os produtores oferecem ainda cursos para ensinar a cultivar a flor. No sábado, o curso está marcado para 15h e no domingo,às 10h. Os interessados podem procurar o foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. (Foto: Reprodução/Tv Globo)
 

Placas de sinalização para a Copa são pichadas em Brasília


Peças começaram a ser instaladas no último dia 10 de maio.
Remoção de pichação custa R$ 50 a hora, segundo o GDF.

Káthia Mello G1 DF

A Subsecretaria de Infraestrutura do Distrito Federal identificou, nos últimos três dias, pichações em quatro das novas placas de sinalização que Brasília está recebendo para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. As placas pichadas ficam na área central, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. A instalação da sinalização, escritas em português e inglês, começou no dia 10 de maio em vários pontos da cidade.
Nova placa de sinalização sem pichação (acima) e a mesma placa (abaixo) pichada na área central de Brasília (Foto: Gabriella Julie/ Reprodução Tv Globo)Placa instalada no Eixão sem pichação (acima) e a nova sinalização na área central de Brasília (abaixo) pichada (Foto: Gabriella Julie/ Reprodução Tv Globo)
O assessor especial da pasta, Aldi Roldão, afirma que o vandalismo registrado nas novas placas pode ter sido praticado por uma gangue de pichadores. "O vândalo procura a notoriedade com esse tipo de ato e ficar famoso no meio deles. Assim que tiver as fotos das placas danificadas vamos procurar a polícia para tentar identificar esse grupo", disse.
Segundo a pasta,  a remoção simples de uma pichação pode custar cerca de R$ 50 por hora de trabalho. Se o dano for maior e houver necessidade de substituição da placa, o custo pode chegar a R$ 500. Ainda não foi definida a data em que será realizada a limpeza das placas.
Segundo Roldão, até o dia 15 de junho serão colocadas 500 placas. O custo total da sinalização especial é R$ 1 milhão, entre material e mão de obra. As peças bilíngues indicam os caminhos para o estádio, Aeroporto JK,  rodoviária, hospitais, setor hoteleiro e paradas de ônibus. A nova sinalização da capital vai  reforçar  indicações já existentes e auxiliar turistas que vierem assistir aos eventos esportivos internacionais.
Pichadores na justiça
O 3º Juizado Especial Criminal de Brasília acatou proposta do Ministério Público e determinou que cinco suspeitos de pichar uma passarela na Asa Norte limpem o local às próprias custas, além de cumprirem entre 180 e 230 horas de serviços comunitários junto ao Serviço de Limpeza Urbana. De acordo com o Tribunal de Justiça, o grupo concordou com a decisão.
Pichar uma edificação ou monumento urbano é considerado crime pela Lei Federal nº. 9.605/98, que prevê pena entre três meses e um ano de prisão, além de multa.
Se a prática for contra monumento tombado, a punição aumenta para seis meses a um ano de detenção, além de multa.
A lei prevê ainda que a pessoa que cometeu o crime pela primeira vez e que tem bons antecedentes pode ter uma pena alternativa, como a determinada para o grupo. Os cinco homens ficam, no entanto, impedidos de receber o mesmo benefício pelos próximos cinco anos e podem responder na área penal, caso descumpram a sentença.

Vacina contra a febre aftosa será vendida até sábado, no Ceará


Dose da vacina custa R$ 1,50 por cabeça.
Vacinação deve ser declarada na Agência de Defesa Agropecuária.

Do G1 CE
Vacinação contra aftosa começa quinta-feira no município. (Foto: Reprodução)Doses para a vacinação contra aftosa  vai até o
início de junho no Ceará. (Foto: Reprodução)
Os produtores rurais podem adquirir as doses da vacina contra a febre aftosa até o próximo sábado (1º). O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou o prazo por mais de um dia, em virtude do feriado de Corpus Christhi.
A vacinação deve ser declarada nas unidades locais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) ou nos escritórios da Ematerce e prefeituras. “Após o dia primeiro, a Adagri vai fiscalizar as propriedades para saber se todo o rebanho foi vacinado. Após esta data nenhuma revenda pode vender a vacina, sem a autorização da Agência”, informou Joaquim Sampaio, coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
A dose da vacina custa R$ 1,50 por cabeça, enquanto a multa para quem não vacinar custa R$ 15,20 por cabeça. A meta da SDA é vacinar 93% do rebanho e imunizar 80% das propriedades. Em 2014, existe a previsão do Brasil ser reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação, o que vai permitir ao Estado do Ceará comercializar os produtos de origem animal também com o exterior.

Fortaleza terá oito 'Casas do Turista' durante Copa das Confederações


Serão disponibilizados 35 mil guias em português, inglês e espanhol .
Evento esportivo começa no dia 15 de junho; Fortaleza terá três jogos.

Do G1 CE

Fortaleza terá oito Centros de Atendimento ao Turista, conhecidos como “Casas do Turista”, para Copa das Confederações. De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), serão disponibilizados 35 mil guias em português, inglês e espanhol durante o evento esportivo na capital cearense. Fortaleza é uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho.
Segundo a Setfor, das oitos Casas do Turistas, três serão fixas e cinco serão móveis. As três fixas funcionam na Praia de Iracema, no Mercado Central e na Praça do Ferreira. As outras cinco vão ficar em contêineres nos principais pontos de concentração de turistas, como o Aterro da Praia de Iracema e o Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Além dos locais de apoio aos turistas, 900 voluntários estarão distribuídos na cidade, dando informações sobre a cidade e sobre o evento. Segundo o secretário adjunto de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu, 5% dos ingressos para as partidas de Fortaleza foram vendidos para estrangeiros. A capital cearense vai receber três partidas da Copa. Entre as seleções confirmadas para jogar na Arena Castelão, estão Brasil, México, Espanha e Nigéria.
Confira o endereço das Casas do Turista fixas em Fortaleza:
Casa do Turista (Beira Mar)
Avenida Beira Mar – Próximo ao Anfiteatro Flávio Ponte
Telefone: (85) 3105-2670
Horário de Funcionamento: segunda a sábado, de 9h às 21h, e aos domingos até as 20 horas.
Casa do Turista (Mercado Central) – Setfor
Rua Alberto Nepomuceno, 199, Centro
Telefone: (85) 3105-1475
Horário de Funcionamento: segunda à sexta, de 9h às 17h, e aos sábados de 9h às 12h.
Posto de Informação da Praça do Ferreira
Praça do Ferreira, Centro.
Telefone: (85) 3105-1444
Horário de Funcionamento: segunda à sexta, de 9h às 17h, e sábados 9h às 12 horas.