MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de abril de 2013

Rebanhos afetados pela seca terão vacinação facultativa contra aftosa


Campanha vai imunizar animais contra febre aftosa até 31 de maio.
Ação atinge rebanho de bovinos e bubalinos jovens e adultos na Bahia.

Do G1 BA
campanha febre aftosa bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Campanha contra febre aftosa começa no dia 1º
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
A partir do dia 1º de maio, até o dia 31, os pecuaristas devem vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, declarar a vacinação e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), localizados nos municípios baianos.
De acordo com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), nesta etapa, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos, jovens e adultos, no estado.
A secretaria informa que os rebanhos localizados nos municípios que decretaram estado de emergência devido à longa seca, que não possuem condições mínimas de serem vacinados, com deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa. Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos e aves) e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca.
De acordo com o órgão, a equipe da agência irá analisar as solicitações dos produtores. Os criadores afetados serão orientados sobre a necessidade de vacinar os animais "assim que seja restabelecida a normalidade climática ou a melhoria do escore corporal dos animais e quando necessitar transportá-los para fora do estado ou para eventos pecuários”. A orientação é feita pelo do diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.
Segundo a Adab, a partir do contato mantido com os criadores, será possível mensurar os prejuízos da seca para a pecuária baiana, além de planejar e estabelecer estratégias direcionadas para o fortalecimento da defesa agropecuária. O período para a imunização não será prorrogado e o criador tem até quinze dias, contabilizados após a vacinação, para a declaração.
O estado da Bahia possui o maior rebanho do nordeste, com mais de 11 milhões de cabeça, segundo informações da Superintendente Federal da Agricultura na Bahia (SFA/BA), Virgínia Hage.

Salvador terá edição do Feirão da Casa Própria no mês de maio


Evento será realizado na capital baiana entre os dias 17 e 19 deste mês.
Novidade é possibilidade de pagar 1ª prestação a partir de janeiro de 2014.

Do G1 BA

Condições do Feirão da Casa Própria serão mantidas nas agências da Caixa (Foto: Reprodução/ TV BA)Evento é realizado no Centro de Convenções da BA
(Foto: Reprodução/ TV BA)
Salvador vai receber entre os dias 17 e 19 de maio (sexta a domingo) o 9º Feirão Caixa da Casa Própria, no Centro de Convenções da Bahia.
Segundo a Caixa econômica Federal, realizadora do evento, quem contratar o financiamento imobiliário no período do Feirão, poderá pagar a primeira prestação a partir de janeiro de 2014. A condição é válida para financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que forem concedidos durante o Feirão ou em uma das agências do banco.
Para requerer o crédito para casa própria, no Feirão, basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do banco (0800-726-0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. E ainda obter simulações do crédito imobiliário no endereço www.caixa.gov.br

O prazo do financiamento imobiliário é de até 35 anos e as taxas de juros, dependendo das condições de renda e valor do imóvel, são a partir de 4,5% a.a.
Serviço
9º Feirão Caixa da Casa Própria
Centro de Convenções da Bahia
Dias: 17 a 19 de maio (sexta, sábado e domingo)
Sexta: das 10h às 20h
Sábado: das 10h às 20h
Domingo: das 10h às 18h

Casal potiguar vai receber R$ 20 mil por extravio de mala, determina juiz


Decisão foi divulgada nesta terça (30) pelo Tribunal de Justiça do RN.
Empresas devem pagar também US$ 2.167,87 por danos materiais.

Do G1 RN

Um casal potiguar ganhou na justiça o direito a receber uma indenização de R$ 20 mil, por danos morais, e US$ 2.167,87 por danos materiais. Os dois tiveram a bagagem extraviada durante uma viagem aos Estados Unidos. A determinação foi do juiz André Luís de Medeiros Pereira, da 16ª Vara Cível de Natal. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (30) no portal do Tribunal de Justiça do RN. As empresas Harabello Turismo e Royal Caribbean Cruzeiros Brasil foram condenadas a pagar, cada uma, o valor de R$ 10 mil. Além do valor em dólar, que será convertido para real de acordo com o câmbio da data do pagamento.
O casal informou na ação judicial que adquiriu dois pacotes de viagens com destino a Orlando e Miami, nos Estados Unidos, e cruzeiro pela Royal Caribbean. A viagem, que custou R$ 8.494,24, era para comemorar 35 anos de casamento. A saída foi programada para 2 de novembro de 2010 e o retorno para 15 de novembro de do mesmo ano. Na data marcada, os dois embarcaram para Recife (PE), pela Gol Linhas Aéreas, portando quatro malas -  duas grandes e duas pequenas -  e de lá embarcaram pela empresa American Airlines com destino aos EUA.
Segundo o casal, no mesmo dia embarcaram para Orlando, onde permaneceram por três dias. Em 6 de outubro de 2010, embarcaram de volta para Miami, onde lhes aguardavam no aeroporto um veículo que os levou direto para Fort Lauderdal, local do embarque no navio Navigator of The Seas. Eles disseram que chegaram ao ao local por volta das 12h30. A saída para o cruzeiro estava prevista para às 17h do mesmo dia.
Entretanto, ao desembarcarem em Miami, uma das malas grandes, que levava as roupas do casal, não chegou. Com a proximidade do horário do cruzeiro, a empresa aérea assumiu o compromisso de entregar a mala no navio.
Como a mala não chegou, o autor passou os cinco dias do cruzeiro apenas com a roupa que levou em uma mochila: uma bermuda, uma sunga e uma camiseta. O casal disse que estavam sem objetos de higiene pessoal e sem as compras que fizeram em Orlando. Os dois afirmaram que comunicaram o ocorrido para a recepção do navio. A operadora do navio disse que entraria em contato com a companhia aérea e, em seguida, daria o retorno a eles.
No processo, o casal disse que durante todo o cruzeiro ficou preocupado com a mala, sem aproveitar o conforto do navio e sempre enfrentando filas em busca de informações. Os dois disseram ainda, que as roupas vendidas a bordo eram caríssimas. O navio ofereceu duas camisetas básicas, com a propaganda do navio, mas a quantidade não foi suficiente, reclamou o casal.
Para o juiz André Luís de Medeiros Pereira, da 16ª Vara Cível de Natal, não resta dúvida que o casal teve a bagagem extraviada durante viagem internacional, que incluía um cruzeiro marítimo por cinco noites. As partes, contudo, não assumiram a responsabilidade pela perda da bagagem. Ele reconheceu que, ao contrário do que afirmam as empresas, os autores foram submetidos a constrangimentos quando descobriram o extravio da mala.
“Não há como se afastar a responsabilidade dos demandados quanto ao constrangimento sofrido pelos autores, diante do extravio da bagagem, em um país estranho, dentro de um navio, ficando os autores sem roupa adequada para sair do quarto frequentar o que o caro cruzeiro proporciona”, comentou o magistrado.

Câmara cria grupo para alterar PEC que retira poder do Ministério Público


Atual proposta impede investigação; texto pode definir procedimentos.
Segundo Henrique Alves, proposta será votada em junho na Câmara.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou nesta terça-feira (30) a criação de um grupo de trabalho para elaborar um texto alternativo à PEC 37, que retira o poderes do Ministério Público. Henrique Alves se reuniu na residência oficial da presidência da Casa com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e representantes da Polícia Federal e do Ministério Público.
Aprovada em comissão especial da Câmara em novembro, a PEC 37 prevê competência exclusiva da polícia nas investigações criminais. Defendida por policiais e criticada por procuradores, a proposta diz que o Ministério Público não poderá mais executar diligências e investigações, apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia.

"Queremos o seu aperfeiçoamento, nós queremos que este tema não tenha vencedores nem vencidos. O Brasil quer cada vez mais o combate à impunidade, à corrupção, que prevaleça a ética em todos os comportamentos, em todos os seus processos. Então, isso não pode ensejar nenhum tipo de radicalização, muito menos emocionalismo", afirmou Henrique Alves.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reúnem com procuradores e delegados para discutir a PEC 37/2011. (Foto: Wilson Dias/ABr)O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reúnem com procuradores e delegados para discutir a PEC 37/2011 (Foto: Wilson Dias/ABr)
O grupo de trabalho criado pela Câmara será formado por quatro representantes do Ministério Público, quatro da polícia, um do Ministério da Justiça, dois senadores e dois deputados. Até o final de maio, o colegiado deverá apresentar uma proposta de consenso que estabeleça a repartição das competências na investigação criminal entre polícias e Ministério Público.

Deverá ainda detalhar no texto os procedimentos de investigação nas áreas criminal e civil e definir o papel dos procuradores em relação às polícias. De acordo com Henrique Alves, o objetivo é votar a proposta final em junho. A primeira reunião do grupo de trabalho será na próxima terça (7), às 14h, no Ministério da Justiça.
O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, afirmou que é preciso acabar com as "disputas corporativistas", e fazer com que polícias e Ministério Público atuem juntos.

"Tem muita disputa corporativa e a disputa corporativa não é boa para ninguém. Não é boa para o Ministério Público, não é boa para a polícia, não é para a sociedade. Nós temos que encontrar o equilíbrio, o regramento que é bom para a sociedade, que facilite a investigação criminal e, ao mesmo tempo, permita que promotores, delegados de polícia, policias estejam juntos", disse o ministro.

Marco Maia é a evidência que encabrestar o Supremo segue sendo pauta prioritária do PT, bem como censurar a imprensa e impedir a alternância no poder. É método!

 Afirmo que é chegada a hora de trocar de Shakespeare, de buscar outro clichê. Essa história de que se faz muito barulho por nada quando se apontam os arreganhos autoritários do PT é coisa de quem prefere ignorar os fatos em nome ou da boa convivência com as fontes — há jornalista que ainda acha que marca um golaço se recebe em primeira mão a informação de qual setor da economia vai ganhar um presentinho de Guido Mantega — ou em razão de adernamento ideológico mesmo. O clichê é outro: não é loucura, é método. Olhem a Bolívia. Por lá, aquele índio de araque estuprou a Constituição que ele mesmo fez votar para concorrer à Presidência pela terceira vez. Deverá ser reeleito porque suas milícias já tomaram conta de quase todo o país — menos da parte próspera. Ficará no poder pelo menos 15 anos. Demonstro, no texto, que todos esses “democratas” de esquerda chegam ao poder para nele se grudar, para ficar o maior tempo possível: nunca menos de 10 anos. E sempre fraudando as leis, sem exceção? Chávez (Maduro), Daniel Ortega, Evo Morales, Rafael Correa, Cristina (Néstor) Kirchner…
Toda essa gente está organizada no Foro de São Paulo, que se reúne no Brasil no fim de julho e começo de agosto, no 24ª encontro. Aparelhar o Judiciário é uma das premissas básicas do poder conquistado pela turma. Costuma ser a primeira tarefa tão logo se elegem. Toda essa escumalha citada acima, sem exceção, chegou ao topo com seus respectivos países vivendo graves crises institucionais. Então foi fácil sair chutando a porta. Exceção feita à Nicarágua, em que houve uma sucessão regular, a legalidade estava no seu grau zero. Aí qualquer noção de ordem parecia servir. Não custa lembrar que a imprensa argentina, hoje perseguida, sem trégua, por Cristina, deu apoio integral a Néstor Kirchner mesmo quando já estava evidente que ele não era muito bom da cabeça. Lamentavelmente, colhe parte do que plantou — há o risco de acontecer o mesmo com a nossa, ainda que de forma mitigada.
No Brasil, as coisas se deram de modo um pouco diferente. Lula herdou um país com as instituições funcionando. Não havia crise nenhuma. Havia dificuldades episódicas, sim, mas a realidade era bem outra. O país vinha de uma grande conquista: domar a inflação. O Real havia tirado alguns milhões da miséria. As promessas de Lula seduziram, mas havia um patamar que ninguém estava disposto a negociar. E aí? Ora, a agenda continuava e continua a mesma. A questão é saber como fazer.
Tentativas de controlar a imprensa foram muitas e ainda estão em curso; tentativas de controlar o Supremo, também, por meio da indicação de nomes ideologicamente alinhados com a teses gerais do partido. O problema é que a receita não deu muito certo. Alguns dos escolhidos, embora comungassem daquela metafísica, preferiram o direito à subserviência — há subservientes também, mas ainda não conseguem fazer a maioria. O partido se dedica agora a tentar emplacar uma reforma política que dificulte ao máximo a alternância de poder: o pilar desse projeto é o financiamento público de campanha; no longo prazo, eles têm claro, é a melhor forma de enfraquecer o PMDB, que pode ser um aliado episódico, mas que, é evidente, é um adversário de longo prazo para a realização plena do projeto hegemônico.
E há, sim, um STF no meio do caminho. Todas aquela corja bolivariana (e associados) conseguiu enfrentar os juízes e botar o guizo no pescoço dos togados. Por que não aqui? João Paulo Cunha, o deputado condenado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato; o deputado que, a despeito disso, integra a CCJ da Câmara e vota a favor de um projeto que cassa prerrogativas do Supremo; esse João Paulo Cunha já expressou seu inconformismo, por exemplo, com Joaquim Barbosa: “[Barbosa] Chegou [ao Supremo] porque era compromisso nosso, do PT e do Lula, de reparar um pedaço da injustiça histórica com os negros”. O sentido das palavras é claro: queria lá um ministro que se comportasse como devedor do partido. E há, efetivamente, os que são devedores do partido, não é?, que sabem que não ocupam seus respectivos lugares por notório saber jurídico, por notória experiência jurídica, por qualquer notoriedade, em suma, oriunda de seu trabalho na esfera do direito.
O partido tem algumas urgências; não pode esperar. É preciso acuar o Supremo e logo! Numa evidência, então, de que a PEC bolivariana do deputado Nazareno Fonteles não era só uma chicana individual, veio a público o deputado Marco Maia (RS). Ele promete, agora, apresentar outra PEC, que, segundo anuncia, busca impedir que uma liminar concedida por um ministro paralise a tramitação de um projeto de lei. E saiu soltando os cachorros no Supremo.

Marco Maia é uma figura típica de um petismo hipertrofiado. Quando o partido era pequeno ou médio e estava na oposição, seus parlamentares costumavam ser experimentados líderes sindicais ou conhecidos, vamos dizer, políticos de opinião… Maia já representou a chegada do baixo clero ao topo. Como presidente da Câmara, imaginem!, era o segundo homem na linha sucessória, presidente da República à parte. Depois de ter chegado a tal cargo, pode não ter se transformado num cardeal do PT — isso, ele nunca será —, mas já não é mais um frei dos pés descalços. Ao anunciar que continua empenhado em quebrar a espinha do Supremo, evidencia, uma vez mais, que se trata de um projeto do partido, em consonância com que se vem fazendo na América Latina.

Em certo sentido, é um vexame para o PT ser o maior partido de esquerda do subcontinente (exceção feita ao cubano, mas esse não conta porque é proibido haver outras legendas no país), liderar o governo há quase 11 anos na maior economia da região, e tudo isso com um Judiciário que ainda pode ser considerado independente.

Não vão desistir, não, de encabrestar o Supremo. Como não desistiram de controlar a imprensa. Como não desistiram de impedir a alternância de poder. E por que fazem tudo isso? Porque não conseguiriam se eleger dentro das regras da democracia??? Claro que conseguiriam! Tanto é assim que conseguiram.

O problema é que sua natureza autoritária é mais forte do que qualquer parâmetro racional que explique a realidade. É um caso de ódio à democracia, que tem história. Eles são os herdeiros de um pensamento que vislumbra a superação da contradição por meio da eliminação do contraditório. A oposição, até agora, não conseguiu dar combate. Em certo sentido, o petismo heavy metal tem razão ao identificar a verdadeira oposição em áreas do Supremo (não em todo ele) e da imprensa (não em toda ela). Com efeito, é nesses nichos que ainda se cultivam os valores democráticos plenos. São, sim, oposição: oposição ao autoritarismo e ao método de usar mecanismos da democracia para solapar o próprio regime democrático.
Por Reinaldo Azevedo

Câmara vai rever proposta que proíbe MP de fazer investigação

Por Marcela Mattos, na VEJA. com:
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou nesta terça-feira a formação de uma comissão destinada a rediscutir o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 37, batizada pelo Ministério Público e por setores do Congresso Nacional de “PEC da Impunidade”. A comissão será formada por representantes do Ministério da Justiça, do Legislativo, do Ministério Público e das polícias Federal e Civil. O grupo deverá apresentar um texto alternativo à PEC até o dia 30 de maio.
“Nós queremos o aperfeiçoamento da PEC 37. Queremos que este tema não tenha nem vencedores nem vencidos. O Brasil quer cada vez mais o combate à impunidade e à corrupção, que prevaleça a ética em todos seus processos. Isso não pode ensejar nenhum tipo de radicalização, muito menos de emocionalismo”, disse Henrique Alves.
A PEC 37 prevê uma alteração no texto da Constituição, proibindo que promotores e procuradores conduzam investigações na esfera criminal. A proposta define como competência “privativa” da polícia as investigações criminais ao acrescentar um parágrafo ao artigo 144 da Constituição. O texto passaria a ter a seguinte redação: “A apuração das infrações penais (…) incumbe privativamente às polícias federal e civis dos estados e do Distrito Federal”.
A Constituição brasileira confere à polícia a tarefa de apurar infrações penais, mas em momento algum afirma que essa atribuição é exclusiva. No caso do Ministério Público, a Constituição não lhe dá explicitamente essa prerrogativa, mas tampouco a veta. É nesse vácuo da legislação que esse grupo de parlamentares e policiais tenta agora agir. Oficialmente, o autor da propositura é o deputado Lourival Mendes, do minúsculo PT do B do Maranhão. Parlamentar de primeiro mandato, o delegado de carreira maranhense encampa os interesses das polícias Civil e Federal, que reivindicam o monopólio das investigações criminais.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, elogiou a criação da comissão em visita à Câmara nesta terça. “Na reunião, ficou muito claro que o Ministério Público e a polícia têm de estar juntos no combate à criminalidade e à corrupção. Não separados, não brigando”, afirmou. “Estamos criando uma disputa corporativa, e isso não é bom pra ninguém. Temos de encontrar um regramento, um equilíbrio que seja bom para a sociedade, que facilite a investigação criminal e ao mesmo tempo permite que promotores, delegados de polícia e MP estejam juntos.”
A PEC 37 foi aprovada em comissão especial da Câmara em novembro do ano passado. De acordo com o presidente da Casa, os parlamentares buscarão um consenso sobre o texto para que ele seja votado em plenário em junho, antes do recesso.
Por Reinaldo Azevedo

Rainha holandesa se junta a Messi e Papa como fonte de orgulho na Argentina


Máxima Zorreguieta foi coroada nesta terça-feira (30).
Imprensa argentina fala de surgimento de 'maximania' no país.

Da BBC

O rei Willem e a rainha Máxima (Foto: AFP)O rei Willem e a rainha Máxima (Foto: AFP)
A coroação de Máxima Zorreguieta como rainha consorte da Holanda foi acompanhada nesta terça-feira na Argentina, seu país de origem, com comentários que a colocaram lado a lado com o papa Francisco e o craque Lionel Messi como fonte de orgulho para o país.
Nas ruas, nas redes sociais e nos veículos de comunicação, os argentinos comemoraram a incomum coincidência de serem argentinos tanto a rainha do país europeu, o sumo pontífice da Igreja Católica e aquele que é considerado por muitos o melhor jogador de futebol da atualidade.
Um artigo no jornal Página 12, de Buenos Aires, disse que é 'é o máximo, uma rainha europeia nascida (e criada) na Argentina'. Já a revista semanal Notícias destacou entre suas manchetes o 'absurdo orgulho pátrio' com a coroação.
Os principais jornais do país, Clarín e La Nación, também publicaram várias páginas sobre a trajetória de Máxima até chegar a rainha consorte da Holanda. 'Rainha Máxima, a argentina que encantou a Holanda', destacou o Clarín.
Após a chamada "franciscomania", como foi apelidado o furor pelo papa argentino, a imprensa local sugere que está surgindo, embora de maneira mais tímida, a 'maximania'.
Pai ausente
Quando era princesa, Máxima viajava com o marido, o agora rei Willem-Alexander, e as três filhas pelo menos uma vez por ano à Argentina, visitando Buenos Aires e a Patagônia. Agora, a expectativa na Argentina é de que, como rainha, ela mantenha as visitas ao país de origem.
A cerimônia de coroação de Willem-Alexander e de Máxima, em Amsterdã, foi transmitida ao vivo pelas principais emissoras de TV argentinas.
Também foram exibidas imagens de arquivo, como as do casamento da então princesa Máxima com Guillermo-Alexandre, como é conhecido o rei holandês na Argentina.
Uma das imagens mais repetidas foi a do momento em que ela, no casamento, chorava enquanto uma orquestra tocava, a seu pedido, um tango do argentino Astor Piazzolla.
"Máxima não pode controlar as lágrimas ao ouvir 'Adiós Nonino', de Piazzolla, tango favorito de seu pai, ausente obrigatório (no casamento e na posse de rainha consorte)", escreveu a revista Hola.
O pai de Máxima, Jorge Zorreguieta, de 85 anos, foi secretário de Agricultura, entre 1979 e 1981, no governo ditatorial de Jorge Rafael Videla, e até recentemente presidente do Centro Açucareiro Argentino (CAA).
Seu passado como integrante da gestão de Videla gerou fortes criticas entre os holandeses logo depois que Máxima e Willem-Alexander se conheceram em Sevilha, na Espanha, em 1999.
De acordo com a imprensa local, em um acordo político com a Holanda e com apoio da sua filha, ele teria concordado em não comparecer às cerimônias oficiais que envolvem a presença de Máxima.
"Conversamos e entre nós, na família, decidimos que essa era uma ocasião pública e institucional (na Holanda) e que ele (o pai) não deveria vir", disse Máxima há poucos dias em uma entrevista à TV holandesa antes de ser rainha.

Corte de Justiça aceita reivindicação da Bolívia por acesso ao mar


Declaração foi comunicada ao Chile nesta terça-feira (30).
Governo do Chile 'tem o direito de fazer uma exceção de competência'.

Da France Presse

A Corte Internacional de Justiça (CIJ) aceitou o pedido apresentado pela Bolívia contra o Chile para exigir acesso ao mar, e comunicou esta decisão a Santiago, informou nesta terça-feira (30) o embaixador boliviano em Haia, Eduardo Rodriguez.
"Recebi este comunicado formal da Corte Internacional de Justiça afirmando que foi aceito o pedido de 24 de abril, no qual a Bolívia processa a República do Chile", afirmou Rodriguez em uma coletiva de imprensa em La Paz.
O governo boliviano exige do Chile um acesso ao mar, perdido em uma guerra contra o país vizinho em 1879, quando cedeu à força 400 km de litoral e 120 mil km2.
Rodriguez disse que "esta demanda (boliviana) foi apresentada imediatamente, através dos canais diplomáticos, pelo Tribunal de Justiça (CIJ) à República do Chile" junto com "anexos" contendo argumentos jurídicos e históricos da Bolívia.
O embaixador em Haia e agente na CIJ também indicou que o governo do Chile, depois de ser notificado, "tem o direito de fazer uma exceção de competência", ou seja, negar o poder do Tribunal para julgar o caso.
O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, presente na coletiva de imprensa, evitou comentar as posições recentes do Chile sobre a demanda boliviana reivindicando um território soberano na costa do Pacífico, dizendo que a questão será tratada em Haia.
"Esta ação, esta discussão (bilateral) está nas mãos das autoridades da Corte", e cabe aos advogados bolivianos "avaliar" as declarações das autoridades do país vizinho, disse o diplomata da Bolívia, questionado sobre a declaração do presidente Sebastian Piñera, que afirmou que a decisão da CIJ iria abrir uma espécie de "caixa de Pandora".
De acordo com Piñera, em entrevistas concedidas à imprensa de seu país, se a lógica boliviana for seguida, então o México poderá abrir um processo contra os limites de fronteira dos Estados Unidos.
Santiago insiste que La Paz assinou um tratado de paz e amizade em 1904, que define os limites de fronteira e que, portanto, não tem questões pendentes com a Bolívia.

Quebra-cabeça de 40 mil peças desmorona na Inglaterra

Britânico fez cada uma das peças para tentar estabelecer recorde.

Da BBC

A peça montada será leiloada e o dinheiro será doado para caridade (Foto: Reprodução/ BBC)A peça montada será leiloada e o dinheiro será
doado para caridade (Foto: Reprodução/ BBC)
Um britânico passou mais de 200 horas montando o que poderia ter sido o maior quebra-cabeça do mundo tudo para ver a 'obra' desabar.

Dave Evans passou 35 dias cortando à mão cada uma das peças de madeira do quebra-cabeça, que tinha seis por 2,5 metros.
O quadro final, que já tinha sido montado, mostrava 33 imagens do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, celebrado no ano passado.
As 40 mil peças estavam em uma moldura na oficina de Evans, no sudoeste da Inglaterra.
Mas, quando Evans foi fazer ajustes, tudo veio abaixo.
O britânico está pedindo a ajuda de voluntários para montar tudo de novo a tempo de mostrar o quebra-cabeças em uma exposição em maio.
O quebra-cabeças foi criado para tentar estabelecer o recorde de maior quebra-cabeças de madeira cortado à mão do mundo. Mas, para o recorde ser oficializado, a Guiness World Records deveria tê-lo certificado, o que não chegou a ocorrer.
Segundo um porta-voz da Guiness World Records, não há registro de recorde na categoria, mas o mínimo número de peças para estabelecê-lo seria 10 mil.
Evans já havia enviado todas as informações sobre o quebra-cabeça para a Guiness, que demora até seis semanas para certificar recordes.

Partidos que apoiaram destituição de Lugo no Paraguai são 85% dos votos


Dois milhões elegeram partidos Colorado, Liberal, Pátria Querida e Unace.
Grupos a favor da destituição também obtiveram apoio no Legislativo.

Da France Presse

Os partidos que apoiaram a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, em 22 junho de 2012, receberam 85% dos votos na eleição do dia 21 de abril no Paraguai, informou o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) com base nas mais recentes estatísticas nesta terça-feira (30).
Das 2.391.760 pessoas que votaram, mais de dois milhões de elegeram o Partido Colorado, o Partido Liberal, o partido Unace e o partido Pátria Querida. Os senadores e deputados dessas formações votaram por unanimidade para derrubar Lugo em um processo de impeachment, acusando-o de "mau desempenho de suas funções".
A decisão do Congresso paraguaio não foi bem recebida por parte dos governos da região, que excluíram o Paraguai do Mercosul e da Unasul.
Na última eleição, Lugo garantiu um assento no Senado pelo partido Frente Guasú (Frente Grande), depois de uma campanha em que rotulou de "golpistas" aqueles que o derrubaram do poder.
Os grupos que votaram a favor da destituição de Lugo também obtiveram apoio significativo no Legislativo: 119 lugares. O partido Frente Guasú, com Lugo no comando, ganhou quatro assentos no Senado, de um total de 45. O movimento Avança País, oriundo de uma divisão da Frente Guasú, ganhou dois assentos no Senado e dois na Câmara.
Os candidatos presidenciais que apoiaram a tese de 'golpe', em referência à destituição de Lugo, Anibal Carrillo da Frente Guasú, Mario Ferreiro do Avança País e Lilian Soto da coalizão Kuña Pirendá, juntos totalizaram 223.821 votos, ou 9% de total.

Vereador de Campinas consegue reverter na Justiça expulsão do PT


Sigla decidiu pela saída de Jaírson Canário porque parlamentar assumiu secretaria na gestão do prefeito Jonas Donizette (PSB), eleito com apoio tucano


Ricardo Brandt - O Estado de S.Paulo
CAMPINAS - O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a decisão do PT de expulsar o vereador eleito pelo partido em Campinas, Jaírson Canário, que assumiu a Secretaria de Trabalho e Renda na gestão do prefeito Jonas Donizette (PSB). O prefeito venceu as eleições do ano passado com apoio dos governadores Eduardo Campos (PSB) e Geraldo Alckmin (PSDB).
Na campanha de 2012, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff apoiaram o candidato petista Márcio Pochmann, que perdeu a disputa no 2º turno. Por causa da rivalidade, os petistas publicaram uma resolução que proibia qualquer apoio à gestão do PSB na cidade.
Outros 13 membros petistas locais foram expulsos pelo diretório municipal também por ocuparem cargos de confiança no governo de Donizette. A decisão foi confirmada pela executiva estadual do PT no último dia 24. A legenda estadual deu 20 dias para eles entreguem os cargos no governo ou se desfiliarem por conta própria do partido.
A decisão do TJ-SP vale para Canário, mas pode servir para os demais membros do partido que queiram recorrer à Justiça. A suspensão da expulsão tem caráter provisório, até que seja julgado o mérito da questão.
O advogado de Canário, Carlos Zatta, pediu nulidade da reunião realizada em dezembro de 2012, em que foi decidida a expulsão do vereador, sob a justificativa de falta de quórum. Segundo ele, dois membros da executiva faltaram ao encontro e foram substituídos sem aprovação dos membros.
O presidente do diretório municipal do PT, Ari Fernandes, informou que não há ilegalidade na reunião e que, na ausência de um membro, quando avisada com antecedência, a direção pode indicar substituto.
Segundo Fernandes, a atitude de Canário é uma afronta ao partido, já que ele poderia ter recorrido à executiva nacional, antes de buscar a Justiça. "Não temos nada contra esse governo, mas definimos que qualquer aliança está descartada desde o início, pois ele representa o PSDB", destaca Fernandes.

Agência de emprego usava formulário com opção para ‘preconceito de cor’


Site foi retirado do ar após denúncia de internautas e polícia vai investigar o caso


José Maria Tomazela, correspondente

SOROCABA – A Polícia Civil vai investigar possível crime de indução ao racismo praticado por uma empresa de empregos domésticos de Sorocaba, a 92 km de São Paulo.
A empresa Lar&Cia Consultoria de Empregos Domésticos mantinha em seu site um formulário de busca de profissionais em que perguntava ao interessado na contratação de domésticos se tinha "preconceito de cor".
À pergunta seguiam-se as opções "sim" e "não". O formulário foi parar na internet e mobilizou internautas.
O Sindicato das Empregadas Domésticas de Sorocaba e Região entende que a pergunta pode incentivar o racismo e vai pedir a investigação.

A internauta Luanna Teofillo chamou a atenção da imprensa para o caso que, segundo ela, mostra que a aparência ainda é requisito para a contratação.
O internauta Carlos Silva teve acesso ao formulário e postou sua opinião: "A empresa está simplesmente induzindo o racismo dentro do Brasil. E a lei que proíbe tal procedimento?" Outro internauta que se identificou apenas como Deivid considera que o caso é de liberdade de expressão.
"Se não gosta, não é obrigado a gostar e tem o direito de falar que não gosta", escreveu. A empresa havia retirado o formulário de seu site na internet na segunda-feira.
Na manhã desta terça-feira, 30, a página da Lar&Cia informava que o site está em manutenção. Os responsáveis pela empresa, que atua há mais de dez anos na cidade, não quiseram se manifestar.

Campos se antecipa e sanciona lei que destina recursos do pré-sal à educação


Governador de PE é o primeiro chefe de Executivo estadual a adotar medida, defendida por Dilma nessa segunda; partilha dos royalties ainda é tema sem consenso no Congresso


Angela Lacerda - O Estado de S.Paulo
RECIFE - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), sancionou lei que destina 100% dos recursos dos royalties do pré-sal exclusivamente para a educação, ciência e tecnologia. Potencial candidato ao Planalto em 2014, o pessebista foi o primeiro chefe de Executivo estadual a adotar essa medida, defendida nessa segunda-feira, 29, pela presidente Dilma Rousseff em Campo Grande (MS).
"Não há como disputar, no mundo, se a gente legar uma subeducação à maioria do povo brasileiro", disse Campos, durante a assinatura da Lei 14.960/2013, nesta terça-feira, 30, durante evento prestigiado por entidades estudantis - União Nacional dos Estudantes (UNE), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União Brasileira os Estudantes Secundaristas (UBES) - e Federação Internacional das Universidades Católicas.
Sem entendimento, pelo Congresso, sobre o modelo de partilha dos royalties do pré-sal, a questão, ainda não definida, aguarda manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF). Se aprovado o modelo de divisão igualitária com os Estados, Pernambuco que recebe atualmente R$ 15 milhões/ano de royalties de petróleo, passaria a receber cerca de R$ 345 milhões, o que representa 10% do orçamento estadual da educação (R$ 3,5 bilhões).
Defensora da mesma tese, Dilma anunciou nessa terça que vai enviar nova Medida Provisória ao Congresso propondo a destinação dos royalties do pré-sal para a educação, vez que a MP 492, sobre o assunto, que tramita no Congresso, pode caducar. Indagado porque se antecipar a um projeto federal de mesmo teor, Campos afirmou ser esta uma prerrogativa do Estado. "A lei federal vai disciplinar a utilização de recursos para a parte federal, do governo federal; os Estados e Municípios terão de fazer seus projetos de lei para destinar os recursos e nós fomos o primeiro a tomar a iniciativa."
"Vamos blindar os recursos para que sejam utilizados não no gasto ruim, custeio da máquina e em investimentos que não produzem melhor distribuição de renda e equilíbrio social", afirmou ele, ao destacar que os recursos dos royalties não compõem a base da receita, representam dinheiro a mais. "Vamos continuar a botar os 25% do orçamento na educação."
A medida evita, ainda, segundo ele, que se repita o que ocorreu com o "imposto do cheque", a CPMF, criado para ser destinado à saúde, o que terminou não sendo cumprido.
Em Pernambuco, todos os 49 deputados estaduais - inclusive os de oposição - votaram a favor do projeto de lei. Campos lamentou a falta de condição de entendimento no Congresso sobre a pauta. "As riquezas do pré-sal precisam servir para a unidade e o futuro do Brasil", disse. Ele lembrou que o governo federal esteve perto de um acordo e que a presidente chegou a pedir ao parlamento que não votasse a matéria, tentando ganhar mais tempo visando ao entendimento. "Não foi possível, terminou indo para o Judiciário."
Representantes de todas as entidades estudantis presentes ao evento discursaram, aprovando a iniciativa do governador. O presidente da Federação das Universidades Católicas, Pedro Rubens, pediu urgência na divisão com os Estados dos recursos dos royalties. "Não são os pais das crianças que querem dar educação aos filhos para que eles tenham um lugar na sociedade, como antigamente", afirmou. "É o Brasil que precisa de gente qualificada, bem formada para poder avançar."

Adepto do turismo 'extremo', inglês leva viajantes a Chernobyl e ao Irã


Ele criou agência que também leva à Coreia do Norte e ao Turcomenistão.
Iraque e Faixa de Gaza estão nos planos de pacotes para o futuro.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Dylan Harris, da Lupine Travel, em viagens ao Irã, Turcomenistão e Coreia do Norte (Foto: Dylan Harris/Arquivo pessoal)Dylan Harris em algumas de suas viagens; da esquerda para a direita, em sentido horário: Irã, Turcomenistão (segunda e terceira fotos) e Coreia do Norte (Fotos: Lupine Travel/Divulgação)
Na agência de turismo britânica Lupine Travel, não adianta o cliente chegar pedindo um pacote para Cancún, Nova York ou Paris. Os destinos com os quais a empresa trabalha são, para dizer o mínimo, menos convencionais.
Há cinco opções para o viajante: fazer um tour pela cidade-fantasma Chernobyl, palco do grande acidente nuclear em 1986; visitar o islâmico Irã; conhecer uma das nações mais fechadas do mundo, a comunista Coreia do Norte; passear pelo Turcomenistão, um dos países mais inexplorados do planeta; ou ir de trem de Moscou a Pequim, percorrendo os 10 mil quilômetros da maior ferrovia contínua do mundo, a Trans-Mongoliana.
Em breve um novo destino deve se unir à lista: o Iraque. “Em julho vou para o norte do país fazer uma pesquisa. Se os lugares que eu visitar forem seguros o suficiente, quero começar a organizar tours por lá em 2014”, contou ao G1 o dono da agência, Dylan Harris, de 34 anos, acrescentando que a Faixa de Gaza e a Somalilândia (estado que se declarou independente da Somália) também estão nos seus planos para o futuro.
Turista passa por detector de radiação em Chernobyl (Foto: Dylan Harris/Arquivo pessoal)Turista passa por detector de radiação em Chernobyl
(Foto: Dylan Harris/Arquivo pessoal)
‘Pesadelo logístico’
A ideia de criar uma agência que trabalhasse com destinos como esses surgiu da própria experiência de Dylan como viajante.
Aos 20 e poucos anos, ele percorreu o Leste Europeu de trem e percebeu que, quanto menos turístico o lugar, mais ele gostava.
“Fiquei fascinado principalmente pelos lugares menos desenvolvidos, que não mudaram muito desde a queda da ‘cortina de ferro’: Albânia, Bósnia, Moldávia”, conta.
Ele diz que foi conquistado principalmente pela população desses países. “Apesar dos tempos difíceis que eles experimentaram, havia um acolhimento e uma simpatia genuína nas pessoas que conheci”, diz.
Achei que fosse receber alguns poucos clientes 'excêntricos', mas o interesse foi crescendo bastante"
Dylan Harris
Dylan resolveu ir mais longe. Atravessou a Rússia até a Sibéria e depois foi à Coreia do Norte. No caminho, percebeu duas coisas: havia mais viajantes como ele, interessados nesse tipo de lugar, e uma dificuldade grande para organizar a jornada.
“Quanto mais longe eu ia, mais difícil ficava. Atravessar a Rússia, por exemplo, foi um pesadelo logístico”, afirma.
Alguns meses depois, ele aproveitou os contatos que tinha reunido nesses países para ajudar outros viajantes a planejar passeios nesses destinos. No início, era apenas um hobby, que ele conciliava com uma empresa que tinha no ramo musical.
“Achei que fosse receber alguns poucos clientes ‘excêntricos’, mas nos anos seguintes o interesse começou a crescer bastante”, diz. Em 2007, surgiu a Lupine Travel, à qual ele se dedica inteiramente hoje, trabalhando até 16 horas por dia.
Máscaras e hospital abandonados em Chernobyl (Foto: Lupine Travel/Divulgação)Máscaras e hospital abandonado em Chernobyl (Foto: Lupine Travel/Divulgação)
De universitários a idosos
A clientela de Dylan é mais variada do que ele esperava. Além de estudantes e mochileiros na faixa dos 20 ou 30 anos, ele diz receber regularmente grupos de idosos de 70 e 80 anos, principalmente na viagem de trem pela Trans-Mongoliana ou pela Coreia do Norte.
Turistas na Coreia do Norte, levados pela Lupine Travel (Foto: Lupine Travel/Divulgação)Grupo de turistas após torneio de golfe na Coreia
do Norte (Foto: Lupine Travel/Divulgação)
“Acho que a única coisa que todos têm em comum é o amor por viajar e a necessidade de explorar lugares novos e ter experiências novas”, afirma Dylan.
A maioria vem da Europa, da Oceania ou da América do Norte, mas ele diz que nos últimos meses tem notado maior procura de latino-americanos. Turistas brasileiros já o contrataram, mas apenas para o passeio de Chernobyl.
Costumava mentir para os meus pais sobre os lugares que visitava, mas agora eles não ficam tão preocupados como antes
Dylan Harris
Dylan oferece tours semanalmente, dirigidos por guias locais. Mas ele também acompanha pessoalmente os turistas com frequência: ao menos duas vezes ao ano em cada um dos cinco destinos.
O agente garante que os viajantes não correm risco nas suas viagens, desde que cumpram estritamente as leis dos países que visitam.
O aviso de que não devem descumprir nenhuma regra é reforçado com os grupos que vão ao Irã. "A aparência das cidades e a forma como os jovens agem dão a impressão de que se está em um país ocidental. Quando você está lá, é fácil esquecer que se trata de um estado islâmico rígido, que tem severas punições a quem beber álcool ou cometer adultério, por exemplo", diz.
Em Chernobyl os turistas são orientados a nunca se desviar do grupo. "Ainda há alguns lugares com alto nível de radiação, mas os tours ficam longe deles e passam apenas por áreas seguras”, diz Dylan.
A cidade de Chernobyl (Foto: Lupine Travel/Divulgação)Chernobyl (Foto: Lupine Travel/Divulgação)
Ele leva a namorada em muitas das viagens. Os pais também não se preocupam mais. “Quando eu era mais novo, costumava mentir para eles sobre os lugares que visitava porque não queria que eles me impedissem de ir. Mas agora eles confiam em mim e não ficam tão preocupados como antes”, diz.
Nas suas primeiras viagens, no entanto, Dylan não se sentia tão seguro como hoje. Ele conta, por exemplo, que levou um grande susto na primeira vez que esteve no Irã, quando um policial o parou, perguntou aos gritos se ele era inglês e o levou até seu gabinete. “Eu estava aterrorizado. Tive medo de que ele me acusasse de ser espião e me colocasse na prisão”, diz.
Tremendo e suando, foi informado de que o policial apenas queria conversar sobre poesia. “Ele tinha estudado literatura inglesa na universidade e amava poesia, mas nunca tinha tido a chance de falar com um inglês sobre o tema", relata. "Tomei chá com ele conversamos a tarde toda.”

Trote mobiliza mais de 10 equipes de resgate no noroeste paulista


Até o helicóptero Águia foi chamado para atender falsa ocorrência.
Equipes percorreram mais de 60 quilômetros.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Um trote mobilizou mais de 10 equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Federal e Estadual nesta segunda-feira (29) no noroeste paulista.
Tudo começou quando os bombeiros receberam o chamado de um homem que dizia ter sofrido um acidente. Por telefone, o homem contou que o carro onde ele estava com a família tinha caído em uma ribanceira da BR-153, entre os municípios de Nova Granada (SP) e Onda Verde (SP).
Como a falsa vítima do acidente não sabia informar com precisão o local do acidente, as equipes de resgate fizeram uma varredura por todo o trajeto, em mais de 60 quilômetros. Até o helicóptero Águia foi chamado para ajudar na “busca”. Ele voou até a divisa com Minas Gerais.

Por telefone, os bombeiros faziam contato com o homem que dizia ter se acidentado em busca de informações que ajudassem a chegar no local do acidente. As buscas duraram quase três horas, e só pararam depois que a ligação da falsa vítima foi rastreada. O homem insistia em dizer que estava ferido, mas começou a dar informações que não existiam.
“Ele passou uma placa de veículo que não bate e passou dois endereços diferentes. Fomos até um desses locais e o número da casa também não existia”, disse o tenente José Luciano Val. Segundo ele, esse mesmo homem já tinha passado o mesmo trote há poucos dias, mas desligou o telefone antes de passar mais informações sobre o "acidente".
O homem que fez o trote poderá responder por falsa comunicação de crime. A pena para o crime é de um a seis meses de prisão.
Helicóptero Águia foi chamado para ajudar na 'busca' (Foto: Divulgação / TV TEM)Helicóptero Águia foi chamado para ajudar na 'busca' (Foto: Divulgação / TV TEM)

Duas estradas federais são fechadas na BA por integrantes do MST, diz PRF


Protesto encerra o movimento chamado de 'Abril Vermelho'.
Foram interditadas nesta segunda (29) as BR's 110 e 116, informa a PRF.

Do G1 BA

A Pastoral Rural, ligada ao Movimento sem Terra (MST), fechou na manhã desta segunda-feira (29) duas estradas na Bahia, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os manifestantes utilizaram tambores e pneus para fechar o km 273, na BR 116, na região da cidade de Tucano, distante 277 km de Salvador, e o trecho 141, da BR 110, na cidade de Cícero Dantas, a 340 km da capital baiana. O congestionamento chegou a 20 km de extensão.
Segundo a PRF, o protesto faz parte do encerramento do movimento “Abril Vermelho”, do MST. Os manifestantes pedem providências do governo em relação a reforma agrária e investimentos para o combate a seca nas duas regiões.

Integrantes do MST seguem em marcha em direção a Salvador (Foto: Everaldo Lins / Arquivo Pessoal)Integrantes do MST seguiram em marcha para Salvador no início de abril (Foto: Everaldo Lins / Arquivo Pessoal)
Abril Vermelho
Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) realizaram uma passeata no dia 17, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com bandeiras na mão, milhares de pessoas percorreram as avenidas do centro enfileiradas, até a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para lembrar os 17 anos das mortes em Eldorado dos Carajás.
O grupo cobrou também a apuração sobre a morte do coordenador do MST, que ocorreu na cidade de Iguaí, sudoeste da Bahia. Fabio Santos da Silva, coordenador do MST, foi executado com 15 tiros no dia 2 de abril deste ano.
O grupo que manifestou nas ruas do CAB veio em marcha do município de Camaçari. Antes de chegar em Salvador, o grupo fez duas paradas, uma nas proximidades do pedágio e outra na cidade de Lauro de Freitas, onde ficaram acampados na área externa do Restaurante Popular.
Além da Bahia, o ato do MST foi realizado nos estados: Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão, Goiás e Piauí

Copa e Olímpiadas são temas de fórum que reuniu políticos e artistas


Renan Calheiros, Henrique Alves e ministro dos Esportes participaram.
Xuxa, Daniela Mercury, Viviane Senna e outros artistas estiveram presentes.

Do G1 BA

O Fórum Empresarial de Comandatuba, em Una, no sul da Bahia, reuniu artistas, políticos e empresários de sábado (27) até esta segunda-feira (29), para discutir os preparativos para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o prefeito de Salvador, ACM Neto, além de artistas como Xuxa, Luíza Brunet e Daniela Mercury, e representantes de entidades, como Viviane Sena, do Instituto Ayrton Senna. "Nós teremos a ampliação em todas as cidades da capacidade do setor hoteleiro do Brasil", disse o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
O governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto destacaram que a Bahia saiu na frente nos preparativos para os eventos esportivos. "O primeiro estádio construído do zero foi a nossa Fonte Nova. A Fifa esteve aqui nesse último domingo, o comitê organizador local também, nós estamos prontos para fazer um lindo espetáculo", afirmou o governador. "Vai ter baianos de todo o estado, mas Salvador é a sede. A somatória desses dois esforços vai permitir que a gente faça uma grande Copa do Mundo", complementou o prefeito.
A apresentadora Xuxa Meneghel falou da importância de discutir a educação das crianças. "As pessoas se lembram muito das crianças só quando fazem alguma campanha, alguma coisa ou algo ligado. Mas nascem crianças todos os dias. Tem necessidades todos os dias das pessoas lembrarem que as crianças têm que ser vistas com mais carinho e mais respeito", disse.

Rainha Beatrix abdica e Willem-Alexander é o novo rei da Holanda


Ele e a mulher Máxima são o casal mais jovem das monarquias ocidentais.
Beatrix, de 75 anos, encerra um reinado de 33 anos.

Do G1, em São Paulo

 
Agora Princesa dos Países Baixos Beatrix (Centro), ao lado do novo Rei da Holanda, o filho Willem-Alexander e sua esposa, a Rainha Consorte Maxima. (Foto: Reuters)Agora Princesa dos Países Baixos Beatrix (centro) acena para a população, ao lado do novo Rei da Holanda, seu filho Willem-Alexander, e sua esposa, a rainha Consorte Máxima (Foto: Reuters)
A rainha Beatrix da Holanda abdicou ao trono nesta terça-feira (30) em favor de seu primogênito, Willem-Alexander, que se tornou o novo rei dos Países Baixos, durante cerimônia que aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã.
"Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função", disse Beatrix, que já é Princesa dos Países Baixos, em um breve discurso. Beatrix, de 75 anos, encerra um reinado de 33 anos.
  •  
Rainha Beatrix, durante ato de abdicação ao trono em favor do filho, Willem-Alexander e sua esposa Maxima, no Palácio Real, em Amsterdã. (Foto: Reuters)Rainha Beatrix, durante ato de abdicação ao trono em favor do filho Willem-Alexander e sua esposa Máxima, no Palácio Real, em Amsterdã. (Foto: Reuters)

Willem-Alexander e sua mulher Maxima, que será rainha Consorte, estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora a princesa de Orange, herdeira do trono holandês.
Milhares de holandeses se aglomeram na praça em frente ao Palácio Real para se despedirem da rainha Beatrix.
Multidão espera para ver o novo Rei da Holanda. (Foto: Kevin Coombs / Reuters)Multidão espera para ver o novo rei da Holanda. (Foto: Kevin Coombs / Reuters)
A festa de despedida da rainha começou na noite de segunda-feira (29). Milhares de convidados, entre eles os membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum.
Tingida de laranja, em referência à dinastia dos Orange, Amsterdã estava pronta para as celebrações. A cidade prevê que mais de um milhão de pessoas – vigiadas por cerca de 10 mil policiais – participem do evento, que terá um custo de 11 milhões de euros.
Príncipe herdeiro Willem-Alexander, sua mulher Maxima e Rainha Beatrix, chegam para jantar e para baile de gala no Rijksmuseum de Amsterdã. (Foto: Robin Utrecht / Pool / Reuters)Príncipe herdeiro Willem-Alexander, sua mulher Máxima e a rainha Beatrix, chegam ao baile de gala no Rijksmuseum de Amsterdã. (Foto: Robin Utrecht / Pool / Reuters)
A cerimônia oficial de coroação de Willem-Alexander ocorreu na medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que estava coberta de flores coloridas.
Nessa mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, de origem argentina, há pouco mais de 11 anos.
Vestido de fraque e coberto com um manto real, o príncipe de 46 anos jurou “perante os povos do reino observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição”.
Como explicou a Casa de Orange, na Holanda um “novo rei não é coroado, mas investido”.
A cerimônia foi acompanhada por 20 monarquias, entre eles o príncipe herdeiro da coroa espanhola, Felipe de Borbón, e sua esposa, Letizia; e o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e sua esposa Camila.
Holandeses saudam no Rei da Holanda e rainha consorte. (Foto: Reuters)Holandeses saudam no Rei da Holanda e Rainha Consorte. (Foto: Reuters)
Novo rei
Willem-Alexander se converte no primeiro rei da Holanda dos últimos 123 anos. Formará o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.
“Ele é um homem de uma nova geração completamente preparado para seu novo papel", disse Fred de Graaf, presidente do Senado da Holanda. “Tem uma grande experiência internacional”, acrescentou.
Segundo pesquisa da rede de televisão “Nos”, divulgada um dia antes da entronização, 69% dos holandeses acreditam que Willem-Alexander será um bom rei. Um ano atrás, a aprovação era de 59%.
O príncipe foi um dos primeiros a se casar por amor com uma jovem sem sangue azul, e que além disso não era holandesa, mas sul-americana.

Americano fotografa sua mulher vestida de noiva pelo mundo


Entre os 137 destinos escolhidos estão França, China, Peru e Egito.
Vestido branco é colocado na mochila e é lavado no fim de cada viagem.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Jennifer Savage vestida de noiva no Antelope Canyon, nos EUA (Foto: Jeff Savage/Divulgação)Jennifer Savage vestida de noiva no Antelope Canyon, nos EUA (Foto: Jeff Savage/Divulgação)
Recém-casados costumam escolher um cenário bonito para fazer uma sessão de fotos, mas um casal americano não se contentou com isso e resolveu eternizar seu grande dia em diversos lugares ao redor do mundo.
Desde seu casamento, em março de 2008, o professor universitário e fotógrafo autodidata Jeff Savage já clicou sua mulher vestida de noiva em 137 destinos diferentes.
Jennifer Savage vestida de noiva em Paris (Foto: Jeff Savage/Divulgação)A esposa de Jeff em Paris
(Foto: Jeff Savage/Divulgação)
Conselheira em uma escola de ensino médio, Jennifer Savage é sempre gostou de viagens de aventura. Ao comprar seu vestido de noiva, ela procurou um modelo que pudesse ser levado dentro de seu mochilão.
“A gente se casou no topo de um vulcão na Ilha de Páscoa. Precisávamos de um vestido resistente”, contou Jeff ao G1.
Depois da cerimônia, ele pediu à esposa que posasse com o vestido em duas ocasiões diferentes. “Tivemos uma ótima resposta para a sessão extra de fotos, então, quando fomos naquele verão para a Europa e a China, decidimos levar o vestido e fotografá-la com ele nesses lugares”, diz.
A partir daí, ele virou item essencial na bagagem do casal. O vestido viajado já "passeou" em Paris, no Vaticano, no Egito, na Nova Zelândia, no Peru e na Suíça, entre outros destinos.
A peça branca, que vive se arrastando na grama, na areia, na rocha e até em uma quadra de basquete, é limpa depois de cada viagem. Em vez de pagar o preço da lavagem de um vestido de noiva, o casal opta por uma lavanderia econômica comum, que cobra apenas US$ 1,99 (cerca de R$ 4) pelo serviço.
A série fotográfica foi batizada de “One woman, one dress, one world” (uma mulher, um vestido, um mundo”) e deve continuar “até que Jennifer continue se divertindo”, afirma Jeff. Confira a seguir algumas imagens.
Jennifer Savage vestida de noiva na Suíça (esq.) e na Nova Zelândia (dir.) (Foto: Jeff Savage/Divulgação)Jennifer na Suíça (esq.) e na Nova Zelândia (dir.) (Foto: Jeff Savage/Divulgação)
Jennifer Savage vestida de noiva na Nova Zelândia (Foto: Jeff Savage/Divulgação)Até de paraglyder Jennifer já pula vestida de noiva, na Nova Zelândia (Foto: Jeff Savage/Divulgação)
Jennifer Savage vestida de noiva no Havaí (Foto: Jeff Savage/Divulgação)No Havaí (Foto: Jeff Savage/Divulgação)
Jennifer Savage vestida de noiva em Cusco, no Peru (Foto: Jeff Savage/Divulgação)Em Cusco, no Peru (Foto: Jeff Savage/Divulgação)

Prefeito cassado terá de pagar custo de nova eleição

José Maria Tomazela | Agência Estado

Prefeitos que tiveram o registro indeferido ou o mandato cassado por crime eleitoral ou outras irregularidades terão de arcar com o custo das novas eleições. A Justiça Eleitoral, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), vai entrar com ações contra os eleitos de 26 cidades em todo o País cujas condutas já levaram à realização de novo pleito este ano. Há ainda novas eleições marcadas para seis municípios. Desde o ano passado, 34 ações de ressarcimento referentes às eleições de 2008 foram ajuizadas objetivando receber dos prefeitos cassados R$ 1,3 milhão de gastos com novas eleições. Outras ações ainda serão propostas, já que, desde 2008, foram realizadas 179 eleições suplementares no Brasil.
No próximo domingo, 6, os eleitores de Meruoca (CE) voltam às urnas para escolher um novo prefeito. As novas eleições em Rodeio Bonito (RS) e São José das Missões (RS), que aconteceriam na mesma data, foram suspensas. No dia 2 de junho, outras cinco cidades, duas delas em São Paulo - Cananeia e General Salgado - realizam novas eleições. As demais são Primavera (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Simões (PI). A organização de uma nova eleição é de responsabilidade de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o repasse de recursos cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TSE entende que o gasto adicional deve ser debitado na conta de quem o causou, no caso os políticos que deram causa à anulação da eleição. A Justiça Eleitoral convoca um novo pleito sempre que o candidato eleito com mais de 50% dos votos tiver o registro indeferido ou o mandato cassado por conduta vedada pelo Código Eleitoral ou delito previsto na Lei de Inelegibilidades, como compra de votos, abuso de poder econômico ou uso indevido dos meios de comunicação. Esses candidatos perdem os cargos e são convocadas novas eleições.
Em Merouca, o prefeito eleito João Coutinho Aguiar Neto (PT) obteve 58,9% dos votos, mas foi enquadrado na lei da ficha limpa e não pôde assumir. Em 2 de junho, os eleitores de Cananeia, no litoral sul paulista, voltam às urnas porque o candidato mais votado, Adriano César Dias (PSDB), que recebeu 4.117 votos, teve o mandato cassado também com base na lei da ficha limpa. Também haverá nova eleição em General Salgado: eleito em outubro com 4.558 votos, David José Martins Rodrigues (DEM) teve o registro indeferido com base na mesma lei.

Brasil planeja retomar autossuficiência em petróleo em 2014

Vinícius Lisboa | Agência Brasil

  • Divulgação Petrobras | ABr
    Plataforma P-51 produz 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia
A autossuficiência na produção de petróleo deve ser retomada no ano que vem, estimou hoje (29) o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, ao divulgar os resultados trimestrais da empresa. A previsão da estatal significa que a produção total de petróleo e derivados deve superar o consumo em 2014 - o que não quer dizer que não serão feitas importações, pois a autossuficiência em derivados do petróleo deve ser atingida em 2020.
A autossuficiência foi alcançada em 2006, mas não se manteve por causa da forte expansão do consumo, que superou a velocidade de crescimento da produção, explicou Formigli. O prazo de sete anos para a autossuficiência em derivados depende das refinarias Premium 1, no Maranhão, e Premium 2, no Ceará, que ainda estão em fase de análise.
"Estamos muito otimistas de que são viáveis", disse o diretor de abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza. Eles espera que o período de avaliação dos projetos termine até a metade deste ano. Outras refinarias em construção são a do Comperj, em Itaboraí (RJ), e a de Abreu e Lima, em Pernambuco.
Segundo o diretor, a previsão é que parte da Premium 1 entre em operação em outubro de 2017, enquanto a Premium 2 deve começar a funcionar em dezembro do mesmo ano. Em 2020, a Premium 1 deve ser concluída. As estimativas de autossuficiência em derivados, no entanto, dependem de o consumo crescer a uma taxa de 4,2% ao ano.
Cosenza informou também que a Petrobras e a PDVSA (petrolífera da Venezuela) não estabelecem contato desde 28 de fevereiro, quando foi concluído o último aditivo para a operação em conjunto da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, onde serão construídos dois trens de produção com o investimento das duas empresas. O diretor garantiu que a obra, com 73% de conclusão, será finalizada e acredita que a situação política na Venezuela contribuiu para que a PDVSA não entrasse mais em contato com o Brasil desde essa data, o que deve ser resolvido quando a situação "se estabilizar", segundo o diretor.
Desde a morte do ex-presidente Hugo Chávez, em março, a Venezuela passou por um período de sucessão que culminou nas eleições presidenciais de 14 de abril, vencidas pelo antigo vice de Chávez, Nicolás Maduro, e questionadas pela oposição.
A diretoria da Petrobras também divulgou que, em 2013, foram captados US$ 7 bilhões em bancos internacionais e nacionais, entre eles o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo da companhia é chegar a US$ 61 bilhões nos próximos cinco anos para a captação bruta, que envolve compromissos já feitos, e US$ 22 bilhões para a captação líquida.
O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, disse que há uma meta de captar US$ 20 bilhões este ano, já que a situação do primeiro trimestre foi considerada tranquila do ponto de vista do caixa, com estabilidade da dívida. Barbassa não informou se a empresa captará no mercado de capitais em breve, mas garantiu que a estatal está sempre atenta às oportunidades.
Outro dado divulgado foi o aumento da eficiência operacional, que subiu seis pontos percentuais e chegou a 76% no primeiro trimestre deste ano. De acordo com José Formigli, a elevação do patamar foi obtida com investimentos de US$ 1 bilhão, focados principalmente nos campos mais produtivos da Bacia de Campos. A meta da Petrobras é alcançar 90% no final de 2016.
Segundo Formigli, a produção da empresa foi afetada pelas cinco paradas programadas no primeiro trimestre, nas plataformas P-9, P-54, P-37, P-53 e P-33, além da parada da FPSO Espírito Santo, da Shell, que contribuíram para reduzir os resultados. Sem informar detalhes, o diretor informou que a estatal deve manter o mesmo nível de paradas no segundo trimestre, número que será menor a partir de julho. As paradas programadas são usadas para reparos e aprimoramentos que aumentam a eficiência da produção.
A diretoria prevê ainda o início do funcionamento da P-55 no fim de setembro. Na segunda quinzena de outubro, entra em operação a P-63, e a P-58 inicia a produção no final do mesmo mês. Em dezembro, a Petrobras começará a exploração com a P-61.

'Construímos um consenso', diz Campos sobre PT na TV

Tiago Décimo | Agência Estado

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, demonstrou ter gostado da publicidade partidária gratuita do PT na televisão, na qual a presidente Dilma Rousseff disse que "é possível fazer cada vez mais" - frase muito semelhante à adotada por ele há algum tempo ("É possível fazer mais"). Ao ser perguntado sobre como viu a publicidade partidária gratuita do PT, Campos disse: "Construímos um consenso."
Além disso, negou que haja conflitos na relação com Dilma. "Minha relação com a presidente é a mesma de sempre - e vocês (jornalistas) sempre disseram que era ótima." De acordo com ele, "é muito importante que o PSB e a presidente falem na mesma linha". "O PSB compreende que essa é uma caminhada, que vem de longe, na qual muitos colaboraram, e chegamos até aqui - e é fundamental que possamos ter a compreensão de que sempre é possível fazer mais", disse. "Quem está na vida pública tem de sempre sonhar em fazer mais.
No governo de Pernambuco, eu sempre procuro fazer mais e melhor, com menos recursos, em menos tempo. Esse é um consenso que vem se estabelecendo e é bom que a gente tenha produzido esse debate para que todos possamos ter a clareza que há muito mais a ser feito." Participante do 12.º Fórum de Comandatuba, um dos principais eventos empresariais do País, realizado em Una, no litoral sul da Bahia, Campos virou o centro das atenções de boa parte dos empresários e políticos que prestigiaram o encontro.
Travou várias conversas com parlamentares, prefeitos e governadores tanto de situação como de oposição e iniciou uma negociação com o presidente da P&G no Brasil, Alberto Carvalho, para a instalação de uma fábrica da empresa em Pernambuco. Ao deixar o evento, na tarde desta segunda-feira, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB disse que começa nesta quarta-feira (01), feriado nacional do Dia do Trabalho, uma viagem "de alguns dias" pelo interior do Estado.
"Estou indo fazer uma série de visitas ao Sertão", afirmou. "Escolhemos passar o 1.º de maio, dia de comemoração da luta dos trabalhadores, junto aos trabalhadores sertanejos que estão vivendo um momento extremamente duro, com a maior estiagem dos últimos 50 anos. Mas a agenda ainda não está definida."
Maioridade penal
Campos também comentou a discussão acerca da maioridade penal - e deu a entender que é contra a medida. "Um país que acha que vai resolver seus problemas de segurança aumentando penas para adolescentes e crianças talvez não esteja enxergando as raízes do problema", afirmou.
"Tenho estudado esse tema de forma dedicada nos últimos anos e posso dizer que não existe solução mágica", disse. "O caminho é colocar as crianças na escola, fazer o Brasil continuar crescendo, gerando inclusão, distribuir renda e oportunidades. É um caminho mais longo, muito mais difícil, mas é o único consistente para a gente fazer um País como o nosso não ter medo de criança e adolescente."
Segundo o governador de Pernambuco e presidente nacional socialista, a experiência do Estado no combate à violência pode ser vista como exemplo. "Em nosso Estado, há seis anos o programa Pacto pela Vida tem conseguido resultados extraordinários na redução da criminalidade", disse. "O único Estado do Nordeste que reduziu os índices de violência nos últimos dez anos foi Pernambuco. Reduzimos em mais de 50% (os índices) no Recife, que era conhecida como a capital mais violenta do País."

Agências do Banco Brasil não abrem nesta terça-feira

Da Redação A TARDE

As agências do Banco do Brasil (BB) vão parar por 24 horas a partir desta nesta terça-feira, 30. Em nota, o Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou que os funcionários paralisarão as atividades em protesto ao plano de funções comissionadas, medida implantada em janeiro que reduz em até 16,25% o salário dos bancários.
A reivindicação é para que a direção do banco abra um processo de negociação imediato sobre o plano de funções. O sindicato informa que, mesmo com a paralisação, os terminais eletrônicos vão funcionar normalmente.

Tomate no atacado acumula alta de 333,09% em 1 ano

Flavio Leonel | Agência Estado

O preço médio do tomate no atacado acumulou alta de 333,09% no acumulado dos últimos 12 meses até abril, no âmbito do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Entre janeiro e abril de 2013, o valor médio do item acumulou elevação também expressiva, de 127,81%.
Quem imaginava que os recentes protestos e piadas que chegaram à internet sobre o preço do tomate provocaria alguma mudança de comportamento do valor do produto certamente se surpreendeu com mais uma nova alta mensal no item. Em abril, também no âmbito do IGP-M, houve avanço de 18,72% no atacado ante variação positiva de 4,35% verificada em março.
Ao detalhar o IGP-M de abril, o economista da FGV André Braz citou alguns dos motivos para a resistência do tomate em níveis fortemente elevados. De acordo com Braz, um dos fatores é que o inverno rigoroso de 2012 prejudicou o amadurecimento do fruto nas lavouras, puxando o preço para cima, numa época na qual se aguardava um comportamento diferente. "Parecia que o tomate estava numa geladeira, o que retardou o amadurecimento do fruto", disse.
Outros motivos listados foram a redução da área plantada e o aumento de custo com mão de obra e combustível para o frete. Para completar, houve uma demanda mais intensa em relação ao tomate. No varejo, pela pesquisa do IGP-M, o cenário também não foi dos mais animadores. Entre março e abril, a alta do item passou de 10,36% para 11,69%. No acumulado de 2013, o preço do tomate subiu 85,15% e, em 12 meses, 176,35%. Segundo o economista da FGV, a expectativa para o comportamento do preço no atacado é de desaceleração da alta. Conforme Braz, a época atual costuma ser favorável para valores menos intensos do item e esse efeito também não deve demorar a chegar ao bolso do consumidor.