sábado, 3 de junho de 2023

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 03/06/2023

 

Talvez nem assim...

Ignorado pelos "ex-cumpadis" Ludrão e Wagner, dizem que o finado Gelado Limões desistiu de sair da tumba para ser candidato a prefeito de Itabuna. Também já percebeu que não terá cargo nem de porteiro no estado. As más línguas dizem que ele estuda pedir a emancipação de Luzimares para tentar ser prefeito...

Barata paga passagem?

O aumento brutal da passagem de ônibus em Ilhéus, de R$ 3,80 para R$ 4,80, só melhorou a vida da São Miguel e da Viametro, porque a dos usuários continua um inferno. Um passageiro colocou nas redes sociais foto de baratas pegando carona num ônibus da Viametro. Os outros estão caindo aos pedaços.

Ó pedaço de mim...

Não, isso não é "maneira de dizer". Vários ônibus, das duas empresas, já perderam pedaços pela rua e peças que se soltam na parte de dentro. Os elevadores para deficientes não funcionam, a ferrugem toma conta da carroceria, os pneus são carecas, falta freio na ladeira... Uma carroça talvez fosse mais segura.

Bahia só é verde de vergonha

cerrado Como sempre residindo na propaganda do governo, o governador Poste Jera encheu a boca para falar do Junho Verde, de "uma Bahia mais sustentável", de "segurança hídrica"... Mas ele devia mesmo era aproveitar o Dia do Meio Ambiente para explicar por que a Bahia petista é líder em destruição do Cerrado.


"Genocida" do Cerrado

Neste ano, o desmatamento do cerrado cresceu 35% no primeiro trimestre, liderado por São Desidério entre as cidades e pela Bahia entre os estados. Sob o jugo do PT há 17 anos, a Bahia é responsável, sozinha, por 25% da destruição do Cerrado. Só neste ano foram 50 mil hectares derrubados. É o Jera Motoserra. 

 

 

Todo mundo na rua

Itabuna precisa estudar, com urgência, porque vem perdendo tantos empregos neste ano, mesmo com obras na cidade e o comércio vendendo bem nas datas festivas. Já são 737 empregos perdidos entre janeiro e abril. A vizinha Ilhéus perdeu muito menos, 198 vagas, e fechou abril positivo.

Drone pode ser perigoso...

O anúncio de que o ItaPedro terá drones e câmeras filmando lembra o mico de um conhecido assessor político de Ilhéus, que manca de uma perna. Em certo ano ele foi curtir o carnaval de Salvador e, numa das noites, agarrava uma garota sem perceber que era filmado, ao vivo, pela tv.

Despejado na volta

A cena de folia, aos beijos e agarros, foi vista pela esposa do inocente, que assistia a festa pela tv. O resultado foi que, quando voltou para o sul da Bahia, encontrou todas as suas roupas no meio da calçada. A gente lembra apenas como, digamos, um serviço público, para quem vai curtir o ItaPedro "avulso".

Costa na mira de Lira

O petista Ruim Costa, ex-governador responsável pela fraude dos respiradores, deve ter cuidado com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Ele tem certeza de que Ruim está por trás das mentiras da PF sobre o dinheiro, milhões, encontrado numa operação dentro de um cofre, supostamente de seu ex-assessor.

O troco pode ser pesado

A PF admitiu depois que era mentira, o que reforçou a crença de Lira contra Ruim Costa. O "correria" devia lembrar que a Câmara ainda pode investigar o caso dos respiradores, onde a responsabilidade é clara e fica ainda pior com o depoimento das empresas envolvidas. Só se livrou por enquanto...

Fígado de político não aguenta

Em entrevistas, Pé de Manga mostra que ainda não digeriu o rompimento com o vice-prefeito Guinho quando estavam juntos no PDT. Critica com palavras duras e muito rancor. Pé de Manga precisa tomar cuidado para não seguir a trajetória de Renato Costa, que passou a fazer política com o fígado. E sumiu. 

 

 

Só precisa andar por aí

O pomposo Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental diz que não recebeu nenhuma denúncia sobre os animais soltos no São Caetano, mas nem precisa. Basta circular à noite pela cidade para encontrar cavalos pastando nos jardins e canteiros. Na quinta, por exemplo, dois passeavam em frente ao shopping.

Tem que largar a preguiça

Como o GOPA tem pickups bacanas, poderia fazer uma ronda noturna pelo centro e principais bairros. Vai ficar "supreso" ao ver cavalos nas ruas com bastante frequência. Faz parte da obrigação das autoridades ser proativa e não ficar esperando alguém denunciar ou avisar para só depois agir. É preguiça.

Pertinho tipo lua e terra

banco 24h O Banco 24h usa o slogan "pertinho de voce" mas, pelo jeito, o pessoal da agência de propaganda deles nunca pisou em Itabuna. Para quem mora no São Caetano, Jardim Vitória, Sarinha, Jaçanã, Goes Calmon, Banco Raso e Conceição, o "pertinho" é atravessar a cidade até a Rodoviária.

Sumiram de repente

Este lado da cidade até tinha Banco 24h, no Bompreço, com quatro máquinas que nunca funcionaram ao mesmo tempo. Tinha sempre de duas a três sem funcionar. Com a mudança para Carrefour, o Banco 24h tirou as máquinas sem nenhum aviso aos usuários dos 100 bancos com quem ela opera. Virou Banco 0h. 

 

 

Acabou a paciência com Adolf

O deputado Leandro de Jesus vai dedurar o presidente da Assembleia Legislativa ao Tribunal de Justiça. Isso porque Adolf Menezes fez de conta que não recebeu a ordem da Justiça para instalar a CPI do MST. Depois de quase um mês de descaso, ele vai ser denunciado por desobedecer a decisão do TJ.

Cumpadrio sem consequência

Como na Bahia manda quem é amigo do PT e nem o TJ costuma incomodar o partido, já que a maioria foi indicada por ele, é pouco provável que alguma coisa aconteça. Em estados mais decentes, o que não é nosso caso, Adolf poderia até ser preso por desobediência. Aqui, no máximo, vai ter tapinha na mão.

La Fontana de Ávila

As capivaras da Beira-Rio dizem que o novo projeto de "requalificação" do prédio da Câmara de Itabuna inclui uma fonte luminosa no hall interno. Já tem gente dizendo que a água não será da Emasa nem Dias D'ávila. Será água de Ávila, supostamente milagrosa. Garante a lacração no Instagram.

Se for a Ilhéus... não dirija

Ilhéus tem secretaria de trânsito? A gente pergunta porque está na dúvida. A cidade tem acidente nas ruas todos os dias. Só nesta semana teve "uma ruma", dois somente na sexta pela manhã. A cidade é mal sinalizada e a fiscalização é só para faturar com multas. Não existe inteligência nem planejamento.

Ponte para lugar nenhum

A ponte Salvador - Itaparica, que Wagner "inaugurou" em 2013, continua um dos factoides favoritos do PT. A última foi uma reunião com o embaixador da China onde o assunto "foi tratado". Mas não curado. O chinês fez cara de paisagem e desconversou dizendo que acha que "empresas chinesas podem se interessar". 

 

 

O promessômetro quebrou

A ponte, que também foi "inaugurada" em 2019 pelo sucessor criado por Wagner, Ruim Costa, ia custar R$ 3 bilhões, mas hoje a conta está em R$ 9 bi, incluindo as comissões, pelo jeito. É provável que Poste Jera imite seus criadores e prometa inaugurar em 2028, para ajudar na reeleição.

Ponte é a nova duplicação

Para quem não lembra, no sul da Bahia a duplicação da BR-415 foi "inaugurada" várias vezes, com promessas feitas por Wagner e Ruim cada vez que disputaram uma eleição. Rui chegou a fazer festa assinando ordem de serviço falsa em 2017, uma fraude que enganou muitos bestas. No fim, só duplicou a peroba.

Cururu lacrador

O ingrato secretário de Esportes da Bahia, o cururu comunista Deividiçom Magalhães, dá uma esmola aos canoistas baianos mas, na hora de divulgar os resultados, fica exaltando a "ajuda" da Sudesb e esquece de dizer quem ganhou as medalhas. Porque para ele o importante não é o atleta nem o resultado - é a lacração.

Dinheiro mal empregado

A FICC precisa ficar ligada no Ministério Público da Bahia, que está de olho em gastos exagerados no São João. O cachê de R$ 700 mil para Wesley Safadão é tão escandaloso quanto absurdo. Com esse dinheiro daria para trazer Targino Gondin, Falamansa e Flávio José, atrações juninas de verdade.

Muito dinheiro pra pouco show

Esse mesmo cachê de Wesley Safadão poderia ser distribuído na contratação de 35 artistas regionais por R$ 20 mil cada, trocando uma hora de show por duas noites inteiras de música. E o povo iria do mesmo jeito, porque o que ele quer é festa de graça com qualidade, não importa quem está em cima do palco. 

 

 

Dono da casa com fome

Itabuna é cidade festeira e as festas são boas para o turismo e a economia local, mas precisam ser feitas com inteligência, pensando no máximo de música para o público com o menor custo. A cidade é um dos maiores celeiros de música do país, mas seus artistas só ficam com as migalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário