quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Bahia debate a experiência da hospitalidade no turismo


Oencontro, que reúne dezenas de pessoas, está sendo realizado no Porto Salvador Eventos, na Cidade Baixa, no Comércio

Tribuna da Bahia, Salvador
08/08/2019 13:21 | Atualizado há 5 horas e 17 minutos
   
Foto: Divulgação

Por: Lício Ferreira

Conhecido como o estado da Federação, onde o visitante se sente tão bem recebido, que parece estar em sua própria casa, a Bahia está recebendo, por dois dias (ontem 7 e hoje 8),  representantes do trade turístico nacional e internacional para debater a experiência em hospitalidade. Oencontro, que reúne dezenas de pessoas, está sendo realizado no Porto Salvador Eventos, na Cidade Baixa, no Comércio.
Esta é a quarta ediçãodo evento promovido pela AssociaçãoBrasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA) e com ineditismo: a parceria com a Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Baztoa). A correalização é do Sebrae, com produção da Planetarium, e apoio direto de diversos órgãos do setor.Em debate “O Impacto das Inovações Tecnológicas na Experiência da Hospitalidade”,
Participam profissionais de turismo do Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Paraguai, México, Porto Rico, Canadá e Estados Unidos. Nesta quarta-feira 7, as palestras e os painéis de debates dominaram as atenções, Nesta quinta-feira 8, será a vez da rodada de negócios, que promove o contato direto de operadores de turismo, agentes de viagem, hoteleiros e receptivos, com o intuito de fazer negócios, ampliar a rede de contatos, e apresentar novos produtos para incrementar as suas vendas.
VIVÊNCIAS
Para o presidente da ABIH-BA Glicério Lemos, anfitrião do evento, “o turismo é feito de vivências. O turistaquer ter contatos com os lugares onde vivemos. E a cidade boa para o turismo é a cidade que é boa também para o cidadão. O turista, quando chega, ele deve ser indicado a mergulhar nos pontos, em que nós baianos vivemos. Como, por exemplo, a Feira de Água de Meninos, a Ceasinha do Rio Vermelho, entre outros lugares. Turismo de experiência é isto! É viver aquilo, que nós vivemos nesta cidade tão rica de cultura e tão maravilhosa em história, que é Salvador”, realça.
Glicério Lemos valorizou, também, um novo instrumento tecnológico de busca, em sites, utilizado pela Prefeitura de Salvador, que tem trazido resultados significativos para o trade turístico baiano. “Trata-se do Programa de Otimização de Performance (POP), lançado pela Prefeitura de Salvador, em dezembro de 2017, e que monitora as avaliações de 84 hotéis e 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através de comentários dos visitantes em mais de 175 sites e agências online de turismo de 145 países, e em 45 idiomas”, informa.
Ainda segundo o presidente da ABIH-BA, a primeira capital do Brasil foi a primeira cidade brasileira a dispor desta tecnologia, que atua na captura, processamento e monitoramento de opiniões públicas, em tempo real. “As informações recolhidas pelo sistema são repassadas aos empresários e aos gestores da cidade para que sejam oferecidas respostas, em tempo hábil, aos nossos clientes. Esta tecnologia veio nos proporcionar a rapidez nas respostas para aqueles que nos criticam ou que tecem elogios”, sintetiza. 
NORDESTE
Presidente da Braztoa, Roberto HaroNedelciu enfatizou, na suaentrevista, a relevância do Nordeste para o turismo brasileiro. “Os nossos operadores associados movimentaram em 2018 mais de 13 bilhões, sendo 52% só no Nordeste. Embarcamos 6,5 milhões de passageiros, o que mostra o potencial desta região, que é de extrema importância para a economia brasileira e para o turismo nacional, pois representa mais de 50% dos pacotes vendidos”.
Roberto Nedelciu disse, ainda, que estava honrado em trazer a experiência Braztoa para Salvador “e promover na capital baiana o que a sua associação saber fazer de melhor: eventos capazes de mostrar o mundo de possibilidades que temos para desbravar, com muita informação de qualidade e com experiência que, realmente, se tornem ferramentas de ação para o mais importante canal de vendas de viagens, que são os agentes“.
O presidente da Braztoa recomenda queo Nordeste e a Bahia,procurem criar produtos e opções novas para entreter, cada vez mais, os turistas e eles fiquem por mais tempo nas cidades e nos estados. Lamentou o fechamento, no início de agosto, do Club Med Itaparica, que era um produto, que muita gente vinha visitar. “Vamos torcer para que uma outra entidade assuma logo aquela infraestrutura que é muito boa”.
PARCERIA
Secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Cláudio Tinoco valorizou a parceria existente entre a atual gestão municipal e o trade turístico local. “No caso especifico da ABIH-BA temos patrocinado ações de parceria nos últimos quatro anos para capacitar operadores e agentes de viagens dos principais mercados emissores. E, desde o ano passado, que somos patrocinadores do Hospitality Experience”.
Tinoco diz, ainda, que Salvador vive um momento muito rico porque tem, hoje, um bom destino a oferecer aos turistas, ou seja, bom para se vender. “Salvador foi o 3º destino em busca no primeiro semestre”,declara. O secretário destacou o programa POP, que ganhou prêmio nacional de turismo em 2018. “Vamos demonstrar como o investimento público tem trazido resultados muito positivos para a iniciativa privada e para o turismo como um todo”, garantiu.
Questionado como a cidade de Salvador poderá se manter em alta na preferência dos turistas nacionais e internacionais nos próximos anos Claudio Tinoco deu a receita. “Fazer como tem sido feito até agora. Mantendo investimentos na infraestrutura da cidade; na requalificação dos principais atrativos; e, é claro, investir em promoção. Hoje, temos um destino que é digno de estar nas prateleiras de vendas das agências. Por isto, temos investido sempre, de forma progressiva,para poder, cada vez mais, atrair os turistas”.
POTENCIAL
Ao seu lado, o secretário estadual de Turismo (Setur)Fausto Franco disse, muito rapidamente, antes de ser convidado a participar da cerimônia oficial, que o evento em destaque serve para mostrar nosso potencial e as nossas belezas “Esse é o momento em que as pessoas estão a definir o que pretende fazer no final de ano. Então, é bom elas verem e entenderem como nosso Estado está ativo e com muitas coisas boas a apresentar aos turistas e aos baianos”. Na sua apresentação ao público, Fausto Franco falou de algumas ações que o Governo do Estado está fazendo tanto no que tange ao turismo quanto a infraestrutura.
O superintendente do Sebrae –Bahia, Jorge Khoury foi incisivo ao comentar o evento. “Toda atividade econômica que possa ser importante para o Sebrae nós estamos presentes e atuantes. Até porque, as empresas deste segmento, na sua grande maioria, são micros ou pequenas. E estar junto a elas faz parte do nosso interesse, incentivando, principalmente, neste momento em que atravessamos uma fase difícil na economia nacional”
Khoury acrescentou: “Estaremos juntos para agregar mais emprego.A nossa contribuição é participando de eventos como esse, mas também atuando na área de capacitação e qualificação dos hotéis, bares e restaurantes que, efetivamente, trabalham no setor do turismo em todos os sentidos, atendendo as suas demandas e também estimulando o desenvolvimento da área”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário