domingo, 23 de setembro de 2018

As estratégias para mudar o cenário de Zé Ronaldo


Osvaldo Lyra

Tribuna da Bahia, Salvador
21/09/2018 10:21
   


A última pesquisa Ibope divulgada essa semana pela TV Bahia, que mostra a queda do candidato do DEM ao governo, Zé Ronaldo, sobretudo em Salvador, caiu como uma bomba no grupo político encabeçado pelo prefeito ACM Neto. No entanto, no seu entorno e junto a seus principais articuladores, a meta é intensificar o ritmo e o trabalho em toda a Bahia. “Vamos continuar viajando, trabalhando. A aceitação do programa de televisão é muito bom, a aceitação da proposta é muito boa, a agenda de alguns apoiadores também é muito intensa e bem aceita por onde passa na Bahia. Temos um crescimento na capital e no interior, por isso, não tem nada o que mudar não. A campanha tem feito um ataque forte na propaganda sobre o governo, como por exemplo, ao mostrar o caos da regulação, a violência crescente, na ideia de justificar o estado de total abandono do governo petista”, como disse ontem um democrata, que possui trânsito livre no Palácio Thomé de Souza. 
Questionado sobre o assunto, outro aliado do candidato do DEM negou que o resultado da pesquisa Ibope tenha dado um banho de água fria na base. “Não teve reunião de emergência nem há desespero. Tem muito fakenews circulando, isso sim. Tanto o Zé Ronaldo como outros integrantes da chapa, como o candidato ao Senado, Jutahy jr., estão super tranquilos. Não teve nenhuma reunião da coordenação”, enfatizou ele, ao afirmar que havia um movimento para tentar queimar o candidato e fragilizar o grupo.

A expectativa agora é que até o final do horário eleitoral esse esforço seja percebido e haja um movimento para levar a disputa para o segundo turno. “Esse é o nosso foco, sem sombra de dúvida. Como o instituto como o Ibope afere a intenção de voto em Salvador? Será que Zé Ronaldo não tem um voto na capital? Nosso candidato tem um programa específico sobre a cidade, que teve uma repercussão sensacional. Já fizemos um trabalho também sobre o 360, que é um programa de desenvolvimento para o estado. Vamos ter um programa voltado para a formação de novas empresas digitais, que o governador Zé Ronaldo vai levar para várias regiões do Estado”, explicou outro aliado do ex-prefeito de Feira. A orientação no grupo também é “manter a faca no dente” e continuar atrás do voto e do eleitor. “Teve uma revolta muito grande com o ibope. Até o próprio ACM Neto contestou, que o pai (ACM Júnior) é dono da emissora (TV Bahia), foi lá e contestou contra o instituto”, completou um tucano. 

Agora mesmo diante desse cenário devastador, a expectativa dentro do núcleo duro da campanha é de crescimento. “Temos a certeza de que nosso candidato cresceu e vai continuar crescendo. O Ibope está errado e as urnas vão provar isso”. Percepção diferente de alguns parlamentares com mandato e candidatos a deputado estadual e federal, que disseram ontem não terem tido tempo de se preocupar com o resultado da pesquisa sobre o candidato a governador pelo DEM. “A campanha tá tão difícil que estamos mais preocupados em nos viabilizar. Esse tem sido o sentimento no grupo”, disse um deputado da oposição, ao demonstrar o movimento do “salve-se quem puder” que se instaurou no grupo. No entanto, como a eleição só acontece no dia 7 de outubro, a expectativa é que os atores políticos ligados ao DEM se reestruturem e partam para o tudo ou nada nessa reta final da campanha contra o candidato do PT, Rui Costa. Se a estratégia montada vai surtir efeito ou não, ai só Deus e o tempo dirão. A conferir. 


Osvaldo Lyra é editor de Política e escreve na Tribuna às sextas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário