sábado, 31 de janeiro de 2026

Gerenciamento de computadores: mais do que técnica, é estratégia

 


Por Sthevo Batista 

Entre tendências e transformação digital, um equipamento se mantém onipresente no dia a dia organizacional: o computador. Diante disso, garantir o gerenciamento e a segurança dessas máquinas, mais do que um investimento, é uma necessidade vital. 

Segundo levantamento da NordVPN, em 2025 o Brasil registrou 700 milhões de ataques virtuais em um período de 12 meses — o equivalente a 1.379 golpes por minuto. Os números são alarmantes, mas geram uma reflexão: com tantas formas de proteção, por que os índices continuam tão altos? 

A resposta pode ser obtida através de uma análise da própria máquina. Diferente do que muitos imaginam, um ataque hacker não é necessariamente uma ação cinematográfica. Pequenas falhas como a presença de apps ou arquivos desconhecidos, compartilhamento de senhas e quedas repentinas no desempenho, são portas abertas para riscos graves à segurança. 

Esse pilar evidencia a importância do gerenciamento de computadores. Além da segurança, é preciso apontar que o custo de um equipamento parado é muito maior do que o da manutenção preventiva. No entanto, sabemos que gerenciar diversas máquinas simultaneamente é um desafio, considerando desde a quantidade até o monitoramento remoto — especialmente com a ascensão do home office. 

Quando colocados na balança esses “contras”, muitas organizações, sobretudo médias empresas, tendem a resistir à aplicação de melhorias. Com isso, tornam-se mais suscetíveis a riscos que comprometem o desempenho do negócio. Esse cenário, infelizmente, corrobora com uma percepção errônea: a de que a TI ainda é vista apenas como um custo. 

Temos enraizada em nossa cultura organizacional o famoso “ver para crer”; muitos preferem solucionar o problema apenas quando ele acontece. É por essa conduta que diversas empresas não garantem sua longevidade, visto que são acometidas por falhas constantes que impactam seu crescimento. 

Falar sobre gerenciamento e segurança não é apenas uma ação técnica, mas estratégica. Por meio de plataformas de monitoramento (RMM - Remote Monitoring and Management), é possível executar o acesso remoto, solucionar dificuldades técnicas, garantir o desempenho dos softwares e até mesmo rastrear a localização do equipamento. 

Todas essas funções, ao contrário do que se imagina, podem ser obtidas a um custo acessível. Com elas, a organização ganha a visibilidade correta de toda a infraestrutura, permitindo solucionar eventuais problemas com agilidade, eficiência e, sobretudo, sem interromper as operações. 

Todavia, de nada adianta ter ferramentas eficazes sem saber manuseá-las. É neste quesito que a presença de especialistas faz a diferença. A equipe, além de auxiliar na visualização, poderá realizar análises sobre pontos de melhoria e direcionar a melhor abordagem para correções que garantam a fluidez do negócio. 

Vivemos um momento em que muito se fala sobre proteção, ROI e eficiência, mas pouco se aborda como a saúde dos computadores é primordial para obter esses resultados. Afinal, para garantir lucros, é preciso, primeiro, fechar as portas que ficaram abertas. 

Sthevo Batista é diretor da SPS Tech 

Sobre a SPS Group: 
Localizada em São José dos Campos (SP), a SPS Group atua há mais de 12 anos como uma integradora de tecnologia multinacional brasileira, que se consolidou com operações de SAP Business One, com projetos premiados e reconhecidos internacionalmente por sua excelência e qualidade. Parceira SAP Gold Partner, além de oferecer as soluções do portfólio SAP, também desenvolve internamente extensões tecnológicas adicionais ao B1, com vasto know-how para atendimento de pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia. Reforçando o compromisso em fornecer soluções tecnológicas de ponta para todo o mercado, a SPS passou a trabalhar também com os recursos de SAP S/4HANA, tanto na versão Public Cloud, quanto Private, apoiando as empresas em uma operação inteligente, com processamentos em tempo real, Machine Learning, análises preditivas e muito mais. Com expertise atestada no segmento de manufatura, a SPS oferece a PlantScanner, uma plataforma voltada para melhorias de desempenho nas atividades de produção, com gestão embarcada no sistema MES (Manufacturing Execution Systems), podendo ser utilizada em qualquer tipo de indústria, independente do segmento ou porte. Em seu portfólio, também pode ser encontrada a 4Solve, com softwares e serviços de alta performance, oferecendo soluções para as demandas de governança corporativa, compliance fiscal e jurídico. Ainda, a empresa oferta uma gama de soluções avançadas de backup e segurança da informação, BaaS (Backup As A Service), soluções em nuvem, licenciamento Microsoft, switches de rede, entre outros. Com todos os consultores especialistas certificados pela SAP, o grupo já soma mais de 300 clientes em todo território nacional e internacional, e conta com mais de 230 colaboradores divididos entre as unidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Manaus e Rio de Janeiro. 



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 95457-3500
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário