sexta-feira, 11 de abril de 2025

Com programação enriquecedora, evento pioneiro no setor extrajudicial reúne autoridades na Bahia

 

IEPTB

Com programação enriquecedora, evento pioneiro no setor extrajudicial reúne autoridades na Bahia

Nesta quinta, 10, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) sediou o 1º Seminário de Protesto, Recuperação de Crédito e Soluções Extrajudiciais, marcando um avanço significativo nas práticas judiciárias e extrajudiciais no Brasil. Esse evento pioneiro, realizado  pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos da Bahia (IEPTB-BA), em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), reuniu magistrados, servidores e advogados de todo o Brasil para debater inovações e práticas que prometem transformar a recuperação de crédito no país.

Entre os participantes renomados estavam o presidente regional do IEPTB-BA, Cláudio Pereira Pinto, presidente nacional do IEPTB, André Gomes Netto, o advogado e professor Fredie Didier, o especialista em Direito Imobiliário Bernardo Chezzi, o notário e registrador, Celso Belmiro, a vice-presidente do IEPTB-BA, Nadja Reis, os tabeliães Bruno Alves e Dr. João Moura, a coordenadora da UNICORP, Isabella Lago, entre outras referências.

Durante a abertura, André Gomes enfatizou a agilidade e segurança do protesto como ferramenta de cobrança, elogiando a filial baiana por seu desempenho exemplar. "O IEPTB-BA é uma escola para todo o país", observou. Os debates do dia exploraram o conceito de justiça multiportas, com ênfase em soluções extrajudiciais. Ada Guimarães, diretora de protesto na ANOREG-BA, reforçou o papel do protesto na cidadania e recuperação de créditos.

Fredie Didier trouxe clareza sobre a distinção entre sistema judiciário e justiça, enquanto o Dr. João Moura destacou o desconhecimento do potencial do protesto na sociedade. "Este evento é essencial para evidenciar a funcionalidade e eficácia do serviço", afirmou Moura. Outro destaque foi o painel com o Dr. Cláudio Pereira, Dr. André Gomes e a juíza Liz Resende, discutindo a desjudicialização e apresentando dados inéditos sobre protestos no país. Evidências demonstraram o impacto positivo do protesto na gestão da dívida ativa nacional.

O evento abordou ainda a revolução digital nos serviços de protesto, apresentando novas ferramentas e facilidades para a população. O seminário encerrou com uma análise das implicações legislativas para devedores e credores, ressaltando a importância das soluções negociais e extrajudiciais.

Sobre o IEPTB-BA

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Bahia (IEPTB-BA) coordena os cartórios de protesto no estado, que oferecem serviços essenciais como a consulta gratuita de CPF/CNPJ através do site www.protestoba.com.br e o protesto de títulos - instrumento legal que comprova a inadimplência de devedores. Além disso, os cartórios são protagonistas no processo de desjudicialização, permitindo que procedimentos como divórcios consensuais e inventários sejam realizados extrajudicialmente, reduzindo a sobrecarga do Judiciário e proporcionando aos cidadãos soluções mais ágeis, econômicas e desburocratizadas para questões que antes exigiam longos trâmites judiciais.



Dr. André Gomes Netto Mesa de abertura
Visualizar todas as imagens em alta resolução





Tainara Carvalho
Executiva de atendimento
tainara@textoecia.com.br
(71) 99963-2513



Nenhum comentário:

Postar um comentário