domingo, 19 de janeiro de 2025

Inclusão da agenda ASG nos cursos de administração e gestão ganha apoio de acadêmicos

 

CRA-SP


Para a maioria dos professores e coordenadores de curso ouvidos pelo CRA-SP, todos os pilares da agenda ASG (ambiental, social e governança) são importantes na formação dos futuros administradores e gestores 

No final de novembro do ano passado, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC e o Instituto Ethos lançaram oficialmente o manifesto público “O futuro se constrói hoje”, no qual defendem a necessidade de os cursos de graduação em Administração e Gestão incluírem, em suas matrizes curriculares, um componente curricular que aborde a agenda ASG (ambiental, social, governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da ONU. 

No evento, direcionado às autoridades acadêmicas, também foi realizada uma breve pesquisa para medir o interesse das instituições de educação superior no tema. No levantamento, que contou com a participação de 62 professores e coordenadores de curso, a grande maioria dos respondentes (82,3%) disse acreditar que a instituição de ensino na qual trabalha gostaria de incluir um componente curricular e/ou matéria optativa sobre os assuntos. Outros 11,3% não souberam dizer e apenas 6,4% afirmaram que não haveria interesse. 

Ao serem questionados sobre o nível de importância dos pilares da agenda ASG para a formação dos profissionais de Administração, 77,9% disseram que todos os princípios da pauta são importantes. Em seguida ficou a governança, com 14,7% das respostas. 

Já na pergunta em relação aos ODS mais relevantes, e na qual era possível escolher até cinco opções, 45,6% dos respondentes indicaram o ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), enquanto 42,6% dos participantes afirmaram que todos os ODS têm o mesmo nível de importância para os profissionais de Administração. 

Manifesto público e projeto

O manifesto, assinado pelas quatro entidades, ressalta que “adaptar a formação acadêmica às novas demandas do mercado e da sociedade não é apenas uma tendência, mas sim uma condição indispensável para garantir um futuro mais justo e sustentável para todos”. 

Ele ainda defende que “ao incorporar os temas ASG e ODS, as instituições promovem uma visão integrada dos aspectos econômicos, sociais e ambientais, capacitando e garantindo que as próximas gerações compreendam a interconexão entre essas esferas”, tornando possível, então, um futuro mais sustentável.

Diante dessa necessidade, o documento também apresenta o projeto no qual as entidades signatárias visam produzir esse componente curricular sobre os temas em questão. O conteúdo, a ser criado para o formato de ensino a distância (EaD), poderá ser incorporado gratuitamente por toda instituição de ensino superior que ofereça cursos de Administração e Gestão e será estruturado para oferecer uma formação atualizada, alinhada às práticas internacionais, mas adaptada ao contexto brasileiro. 

Sua produção levará em conta as respostas obtidas por meio do formulário disponibilizado no evento de lançamento do manifesto e deverá acontecer ainda este ano. 

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



CRA-SP


Informações para a imprensa:


Katia Carmo – katia.silva@crasp.gov.br

Telefone: (11) 3087-3474

Karen Rodrigues – karen.rodrigues@crasp.gov.br

Telefone: (11) 3087-3477

Nenhum comentário:

Postar um comentário