domingo, 12 de janeiro de 2025

Controle de preços: a receita do desastre

 


 

Alex Pipkin, PhD


        Luiz da Silva e sua trupe petista, são exímios populistas. Prometem falsamente os céus de brigadeiro, mas entregam o inferno terreno. Para esses, a política - não a vida social e econômica como ela é, factualmente - deve ser a expressão da vontade geral dos cidadãos.

Luiz da Silva se considera, populisticamente, o genuíno “pai dos pobres”. Zela tanto pelos pobres, que suas políticas públicas ideológicas “progressistas” só fazem aumentar o número e a pobreza no país. Tenham em mente que o número de pessoas em situação de rua no país, cresceu aproximadamente 25% sob o governo vermelho de Luiz da Silva, um legítimo pai irresponsável, perdulário e incompetente.

Mentiroso contumaz, prometeu à picanha e a cervejinha para todos os brasileiros. A realidade é oposta: preços impraticáveis até para os inimigos burgueses! Nada novo no “front”; ele continua fazendo promessas irrealizáveis, mentindo pelos cotovelos. Aliás, desafortunadamente, é mister lembrar que a América Latina é um terreno mais do que fértil para populistas bastardos.

Inflação fora da meta e desgovernada, preços disparando, estelares, e dólar nas alturas, são algumas das variáveis pragmáticas e terríveis para a popularidade do “pai dos pobres”. Essa vem crescendo como rabo de cavalo. Para gente do “tipo ideal” populista a lá Luiz da Silva, sempre a culpa da situação econômica é “dos outros”… notadamente, do ex-presidente, e/ou do ex-presidente do Banco Central…

Em relação à subida dólar, o grande falastrão Luiz da Silva, afirmou - como se estivesse numa mesa de bar - que “o governo tem de fazer alguma coisa para segurar o dólar”! Como sempre, o populista incompetente, apela para supostas “soluções simples” para problemas complexos. Contudo, nada que não possa ser mascarado, manipulado e controlado, dobrando-se a aposta no populismo retórico e equivocado.

Como aos costumes, os da estrela vermelha já estão com um olho em 2026. Portanto, é fundamental encenar alguma tramoia desastrosa, a fim de que ocorra, como num passe de mágica, a redução de preços. Preços de alimentos básicos, picanha e acessórios, gasolina e energia, todos pressionados pela inflação de custos, via dólar astronômico, impactam, justa e severamente, nos bolsos e nas barrigas dos mais pobres.

É natural, então, que a turma colorada da incompetência e da mentira contumaz, recorra a falsa e errônea receita do controle de preços. Não importa que comprovadamente nunca tenha dado certo! Controle de preços é um mecanismo trivial para um político populista mentir para você de que irá reduzir, de fato, os preços de bens e serviços.

É fundamental que se saiba que os preços transmitem informações cruciais para ofertantes e demandantes nos mercados. Qualquer tipo de controle representa, assim, uma interrupção nesse canal, uma distorção da realidade e, per se, um conjunto de disfunções desastrosas e perigosas para a economia real. A regulamentação de preços é, na verdade, a grande ilusão de que os preços podem ser controlados por governantes ineptos, tal qual Luiz da Silva, e seus escudeiros, burocratas estatais.

O controle de preços é, como sempre foi, destrutivo e ilusório, como aquele que se assistiu, de forma perplexa, no governo petista da presidenta Dilma Rousseff. É um mecanismo atraente e sedutor para políticos populistas e incompententes, trágico para os comuns de carne e osso. Somente os criadores de riqueza, as empresas e as pessoas, não os burocratas estatais, são os que podem gerenciar alterações de preço, com base em um conjunto de recursos e de habilidades, e em suas estratégias empresariais embasadas na análise competitiva, visando a obtenção de melhores resultados econômico-financeiros.

É o eficiente sistema de preços, quando não manipulado pelo nefasto intervencionismo estatal, que auxilia às pessoas e às empresas a gerenciar e alocar eficientemente seus recursos escassos e, portanto, aquele que apoia a melhor tomada de decisões.

Não, não adianta que o desgoverno petista queira mascarar, manipular, controlar e distorcer os preços, na tentativa de encobrir as valiosas e essenciais informações que os preços transmitem. Saibam todos que os preços são, trivialmente, um sistema de transmissão de informação, que governos populistas e incompetentes, tais como o de Luiz da Silva, continuam desejando assassinar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário