28ª MOSTRA TIRADENTES EXIBE 140 FILMES BRASILEIROS EM PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
| Olá, tudo bem?
A 28a Mostra de Cinema de Tiradentes, entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro,
abre o calendário audiovisual brasileiro com pré-estreias e sessões
especiais em vários recortes, entrada gratuita e diversos espaços na
cidade histórica mineira. Este ano a Mostra irá homenagear a atriz Bruna Linzmeyer, que estará presente no evento,além de promover um recorte de títulos com a atriz para ser exibido ao longo do evento.
A programação traz 140
filmes Nacionais de 21 estados – São Paulo (35), Rio de Janeiro (32),
Minas Gerais (24), Ceará (10), Pernambuco (7), Rio Grande do Sul (7),
Espírito Santo (6), Distrito Federal (5), Rio Grande do Norte (5),
Alagoas (4), Paraná (4), Bahia (3), Santa Catarina (2), Acre (2), Goiás
(2), Mato Grosso do Sul (1), Mato Grosso (1), Amazonas (1), Paraíba (1),
Pará (1), Sergipe (1), divididos em 62 sessões. Diversos títulos também integrarão a programação online do evento no endereço: mostratiradentes.com.br.
A Mostra abre com a pré-estreia de "Girassol Vermelho",
novo longa-metragem do diretor mineiro Éder Santos, extensão de um de
seus trabalhos mais aclamados que se tornou uma ficção protagonizado por
um elenco estrelado, formado por Daniel de Oliveira, Chico Diaz e Bárbara Paz.
Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/ *** Abaixo segue release com todos os filmes que serão exibidos e em competição. A
coordenadora da Mostra, Raquel Hallak, assim como os diretores dos
filmes e a homenageada Bruna Linzmeyres estão disponíveis para
entrevista. Mais informações, entrevistas, fotos e imagens é só entrar em contato. Obrigada e aguardo retorno, Karina
Atti Comunicação| Karina Mancini 11.3729-1455 / 3729-1456 / 993229220 redacao@atticomunicacao.com.br/ atticomunicacao@gmail.com
28a Mostra de Cinema de Tiradentes 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025 28ª MOSTRA TIRADENTES EXIBE 140 FILMES BRASILEIROS EM PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS 28a edição
do evento, entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, abre o calendário
brasileiro audiovisual apresentando ao público o que vai ser o cinema
brasileiro contemporâneo de 2025 A 28a Mostra de Cinema de Tiradentes, entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro,
abre o calendário audiovisual brasileiro com pré-estreias e sessões
especiais em vários recortes, entrada gratuita e diversos espaços na
cidade histórica mineira. No total, serão exibidos 140 filmes,
sendo 43 longas, 1 média e 96 curtas-metragens vindos de 21 estados
– São Paulo (35), Rio de Janeiro (32), Minas Gerais (24), Ceará (10),
Pernambuco (7), Rio Grande do Sul (7), Espírito Santo (6), Distrito
Federal (5), Rio Grande do Norte (5), Alagoas (4), Paraná (4), Bahia
(3), Santa Catarina (2), Acre (2), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1),
Mato Grosso (1), Amazonas (1), Paraíba (1), Pará (1), Sergipe (1), divididos em 62 sessões. Debates, bate-papos após as sessões e rodas de conversa completam a experiência cinematográfica proporcionada pelo evento. A curadoria teve coordenação geral de Francis Vogner dos Reis. A comissão de longas-metragens contou com as presenças de Juliano Gomes e Juliana Costa, além de Francis. A de curtas-metragens teve participações de Camila Vieira, Mariana Queen Nwabasili, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha e Rubens Fabricio Anzolin. FILME DE ABERTURA A Mostra abre na noite de 24 de janeiro com a pré-estreia de "Girassol Vermelho",
novo longa-metragem do diretor mineiro Éder Santos, extensão de um de
seus trabalhos mais aclamados que se tornou uma ficção protagonizado por
um elenco estrelado, formado por Daniel de Oliveira, Chico Diaz e
Bárbara Paz. MOSTRA HOMENAGEM Em 2025, a Mostra homenageia a atriz Bruna Linzmeyer,
um dos nomes mais representativos de sua geração. Com uma carreira
marcada pela coragem e versatilidade, Bruna transita entre o cinema
independente e produções televisivas de grande alcance. Nascida em Santa
Catarina, começou sua trajetória artística aos 16 anos, quando se mudou
para São Paulo para estudar teatro. Estreou na televisão em 2010, na
série "Afinal, o que Querem as Mulheres?", de Luiz Fernando Carvalho, e
acumula papéis marcantes em novelas como "Gabriela" (2012), "Amor à
Vida" (2013) e "Pantanal" (2022). A
homenagem a Bruna Linzmeyer celebra não apenas sua trajetória como
atriz, mas também o engajamento com um cinema inventivo, poético e
provocador. "Ela não só é uma atriz talentosa, mas uma mulher de seu
tempo, que se vincula às lutas e à criação de uma arte do prazer e da
rebeldia", diz Francis Vogner dos Reis. "Artista de coragem e escolhas
assertivas, Bruna soma carisma rebelde, uma fotogenia rara e um talento
mutante a cada projeto que faz". Além
da presença de Bruna Linzmeyer, a Mostra vai promover um recorte de
títulos com a atriz para ser exibido ao longo do evento. Os filmes são:
"O Vento Frio que a Chuva Traz", Neville d'Almeida; "Cidade; Campo"
(2024), Juliana Rojas; "Baby" (2024), Marcelo Caetano; "Notícia
Populares (episódio 6)", Marcelo Caetano; "Uma Paciência Selvagem me
Trouxe até Aqui" (2021), Eri Sarmet; "Se Eu to Aqui é por Mistério"
(2024), Clari Ribeiro; "Medusa" (2021), Anita Rocha da Silveira; "O
Filme da Minha Vida" (2017), Selton Mello; "O Grande Circo Místico"
(2018), Cacá Diegues; e "Alfazema" (2019), Sabrina Fidalgo. MOSTRA OLHOS LIVRES A Mostra Olhos Livres passa a ser avaliada pelo Júri Oficial com exibições no horário noturno, enquanto a Mostra Aurora será
avaliada pelo Júri Jovem com sessões no fim da tarde. Além disso, a
Aurora agora passa a contar com filmes exclusivamente de cineastas em
seu primeiro longa-metragem. A decisão reflete mudanças observadas no
panorama do cinema independente ao longo dos últimos anos. Quando a
Aurora foi criada pelo curador Cléber Eduardo em 2008, o cenário da
produção independente, de baixo ou baixíssimo orçamento, ainda estava se
consolidando e buscava identidades. Com o tempo, esse campo ganhou
forma e maturidade e modificou as trajetórias de seus realizadores. A
Olhos Livres tem se destacado nos últimos anos ao exibir filmes que
resgatam o espírito original da Aurora, quando a proposta era desbravar
novos caminhos na produção autoral. Muitos desses filmes são de nomes
que, apesar de se firmarem como jovens veteranos, continuam a apostar na
radicalidade inventiva que marca suas obras. Os filmes selecionados para a Olhos Livres em 2025 são "Prédio Vazio" (ES), de Rodrigo Aragão; "A Primavera" (PE), de Daniel Aragão e Sergio Bivar; "Deuses da Peste" (SP/MG), de Gabriela Luíza e Tiago Mata Machado; "O Mundo dos Mortos" (RJ), de Pedro Tavares; "As Muitas Mortes de Antônio Parreiras" (RJ e CE), de Lucas Parente; "A Vida Secreta de Meus Três Homens" (PE), de Letícia Simões; e "Batguano Returns – Roben na Estrada" (PB), de Tavinho Teixeira e Frederico Benevides. MOSTRA AURORA Em sua 18a versão,
a Aurora é espaço exclusivo de primeiros longas-metragens. Com isso, a
curadoria preserva o conceito original do recorte, que é o de apontar e
descobrir realizadores em trabalhos iniciais na direção e os rumos do
cinema contemporâneo brasileiros. Os títulos serão avaliados pelo Júri
Jovem. Os selecionados para esta primeira edição da nova fase da Aurora são "Margeado" (ES), de Diego Zon; "Um Minuto é uma Eternidade para Quem está Sofrendo" (SE), de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro; "Nem Deus é tão Justo quanto seus Jeans" (SP), de Sergio Silva; "Kickflip" (SP), de Lucca Filippin; "Cartografia das Ondas" (RJ), de Heloisa Machado; e "Resumo da Ópera" (CE), de Honório Félix e Breno de Lacerda. MOSTRA TEMÁTICA Neste ano dois filmes fazem parte do recorte temático "Que cinema é esse?": os longas-metragens "Relâmpagos de Críticas, Murmúrios de Metafísicas", de Julio Bressane e Rodrigo Lima, e "Odradek",
de Guilherme de Almeida Prado. Quantas imagens podem existir em um
plano? O quanto o princípio de organização de uma montagem tem como
destino poético a desorganização, a fim de criar ou encontrar algo que
não está dado, seja no texto do filme, seja na própria materialidade das
coisas que filma ou e na nossa percepção? Em uma época em que se
discute, se pratica e se demanda objetos audiovisuais pensados a partir
de uma economia de tempo que facilite a produção serial (e industrial)
de padrões e que trabalhe, junto ao espectador, com o imperativo da
eficiência cognitiva que dispensa a concentração da atenção, esses dois
filmes, não só por suas durações (duas hora e meia no filme de Lima e
Bressane, quatro horas e meia no de Almeida Prado), mas principalmente
pelo caráter de seus trabalhos de concepção do tempo na relação, na
duração e na intervenção nas imagens. MOSTRA AUTORIAS O
sentido que soa mais latente no conjunto da Mostra Autorias em 2025 é o
de uma ênfase nas trocas e nas transformações. Seja na duplicidade dos
músicos que conduzem "Centro Ilusão" (CE), de Pedro
Diógenes, cuja permuta (histórica, estética, libidinal) é central como
tarefa do trajeto fílmico, ou na fantasmagoria da correspondência de
Lota de Macedo Soares habitando a escuridão presente do parque urbano
carioca em "Para Lota" (RJ), de Bruno Safadi e Ricardo
Pretti, nas variações entre contar e ver, simbolizar e ser, entre humano
e coisa, textura e vida, entre si e outro, que experimentamos em "Uma Montanha em Movimento" (SP), de Caetano Gotardo, ou nas interações corporais e subjetivas tornadas jogos de montar e desmontar, em "Parque de Diversões" (MG),
de Ricardo Alves Jr. As peças se apresentam para, no trajeto dos
filmes, tornarem-se outras. E a possível autobiografia familiar de Sueli
Maxakali se torna uma jornada essencialmente coletiva em "Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá" (MG/MS),
de Isael Maxakali, Luisa Lanna, Sueli Maxakali e Roberto Romero, em que
toda uma comunidade humana e extra-humana participa, entre presenças e
projeções. MOSTRA PRAÇA As
exibições da Mostra Praça são um dos pontos de culminância do aspecto
coletivo e comunitário que marca a Mostra de Tiradentes. As centenas de
pessoas que se juntam na Praça Tiradentes estão ao mesmo tempo
interagindo e experimentando o espaço da cidade, seu contexto imediato,
às vezes envolvidos em outras atividades simultaneamente, o que exige da
curadoria refletir e trabalhar ideias de coletividade que aparecem nos
próprios filmes de diferentes formas. Este ano, a programação de
longas-metragens da praça inclui "Malês" (RJ), de Antônio Pitanga; "Milton Bituca Nascimento" (SP), de Flavia Moraes; "3 Obás de Xangô" (RJ/BA), de Sergio Machado; "Alma Negra: Do Quilombo ao Baile" (SP), de Flavio Frederico; e "Kasa Branca" (RJ), de Luciano Vidigal. Além disso, haverá três sessões com um total de 15 curtas-metragens. CLÁSSICOS DE TIRADENTES Novidade
em 2024, o recorte pretende revelar um universo de filmes que atentam
contra duas noções vulgares mais convencionais sobre a ideia "clássico":
a de filmes amplamente conhecidos e que fazem parte de uma memória em
comum do público e a que parasita a ideia de obras de arte que primam
pelo equilíbrio e por uma forma de expressão ideal. Nesta segunda
edição, serão apresentados filmes que deram rumos fundamentais à Mostra
de Tiradentes como espaço de invenção e projeção visionária: "Conceição - Autor bom é Autor Morto" (RJ),
de André Sampaio, Cynthia Sims, Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento e
Samantha Ribeiro, exibido no evento em 2007 e que serviu de prévia do
que viria a ser a Mostra Aurora, criada no ano seguinte; e o
curta-metragem "Maldição Tropical" (RJ), de Luísa
Marques e Darks Miranda, que em 2017 disputou a Mostra Foco no ano
seguinte à derrubada da presidente Dilma Rousseff e trouxe a impressão
amarga de que o Brasil é, e sob certo aspecto sempre foi, uma ruína do
futuro. O filme se afixou na memória de quem viu e segue como um dos
mais misteriosos objetos que passaram pela Foco. MOSTRA DE CURTAS Vão ser exibidos 96 curtas-metragens. Os títulos escolhidos são distribuídos nas mostras Foco
(13), Formação (13), Panorama (24), Praça (15), Homenagem (3) Jovem
(5), Valores (4), CineEmbraturLab (4), Mostrinha (6), Clássicos de
Tiradentes (1) e Território Mineiro (8). Entre
elas, a Foco tem avaliação do Júri da Crítica e mantém o perfil da
pluralidade e radicalidade, atenta à emergência de expressões
sofisticadas de quem está começando pelo curta ou de cineastas
experientes que continuam explorando o formato como meio de
experimentação e refinamento. Os curtas da Foco este ano são "Não me Abandone" (SP), de Gabriel Vieira de Mello; "Entre Corpos" (AL), de Mayra Costa; "Osmo" (DF), de Pablo Gonçalo; "Estrela Brava" (RJ), de Jorge Polo; "Mais um Dia" (AC, SP, BA), de Vinícius Silva; "Trabalho de Amor Perdido" (SP), de Vinícius Romero; "Ver Céu no Chão" (CE e RJ), de Isabel Veiga; "Tamagotchi_balé" (RJ), de Anna Costa e Silva; "Sem Título # 9: Nem Todas as Flores da Falta" (SP), de Carlos Adriano; "HEYARI: Espalhar Fumaça para Fazer Adoecer Colocando Feitiço no Fogo" (SC), de Daniel Velasco Leão; "Jamais Visto" (MG), de Natália Reis; "O Mediador" (BA), de Marcus Curvelo; e "Marmita" (SP), de Guilherme Peraro. SESSÕES DEBATE Nesta
edição serão dois filmes que, além de provocarem discussões sobre a
atualidade, se debatem internamente em seus temas e formas. Enquanto "Tijolo por Tijolo" (PE),
de Victoria Alvares e Quentin Delaroche, opta por uma narrativa
documental de observação para buscar uma síntese fragmentada de um
recorte da sociedade brasileira contemporânea, "Trópico de Leão" (SP),
de Luna Alkalay, apresenta a subjetividade da diretora em um filme
ensaio complexo que tem na palavra sua base de expressão. VERTENTES Aqui
dois filmes dialogam com estruturas consolidadas do cinema e se
integram às narrativas da história da arte para rever os gêneros aos
quais se remetem explicitamente. "Oeste Outra Vez" (GO),
de Erico Rassi, explora o sertão de Goiás com referências ao faroeste,
mas troca o embate mortal pelo tédio da escassez; em vez do ouro e da
conquista típicos do western clássico, o filme aborda a ausência de
perspectivas no coração do Brasil. Já "Sem Vergonha"
(RJ), de Rafael Saar, tem Maria Alcina interpretando sua própria
biografia, em uma celebração de exuberância e teatralidade. Incorporando
a chanchada e o teatro de revista, o filme resgata a irreverência
dessas formas artísticas enquanto questiona os limites entre arte e
realidade. A pungência de Alcina dá profundidade à encenação, evocando
reflexões sobre identidade e autobiografia MOSTRINHA Com
parte de sua programação voltada às crianças, visando o entretenimento e
a educação como parte das ações do evento em atenção à comunidade, a
Mostra de Tiradentes exibe em 2025 na Mostrinha "Dentro da Caixinha - Mundo de Papel" (MG), de Guilherme Reis, e "A Mensagem de Jequi" (MG),
de Igor Amin, além de curtas-metragens. Ambos os filmes buscam conectar
ou reconectar as crianças aos temas e questão do mundo à sua volta e
desperta a atenção delas para a responsabilidade com o contexto no qual
vivem. CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI – WIP | Work in Progress – Corte Final Na
programação da Mostra acontece um recorte dedicado a atividades do
Brasil CineMundi, encontro internacional de coprodução realizado
anualmente na CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte. Em Tiradentes
a Conexão BCM promove sessões Work in Progress, com filmes em processo
de finalização que são vistos por consultores e convidados
especializados na indústria do audiovisual. Em 2025 os filmes WIP são: "Nós a Sós" (RS), de Márcio Picoli e Victor Di Marco; "Morte e Vida Madalena" (CE), de Guto Parente; "A Voz de Deus" (SP), de Miguel Antunes Ramos; "Não Estamos Sonhando" (CE), de Ulisses Arthur; e "O Monstro" (SP), de Helena Guerra. FILME DE ENCERRAMENTO "Suçuarana" (MG),
mais recente projeto da produtora mineira Anavilhana Filmes, é a
primeira direção compartilhada de Clarissa Campolina e Sérgio Borges no
formato de longa-metragem. Exibido nos festivais de Chicago, Rotterdam e Brasília,
o filme encerra a 28ª Mostra de Tiradentes. Na narrativa, acompanhamos
Dora em uma aventura solitária a caminho da terra que teria pertencido a
sua mãe e leva o nome do título: Suçuarana. Como uma Alice no país das
maravilhas na estrada, no percurso em direção a sua Shangri-Lá, a
protagonista encontra e desencontra personagens que auxiliam e confundem
o trajeto em direção ao seu "retorno ao lar". PROGRAMAÇÃO ONLINE Diversos
títulos da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes integrarão a programação
online do evento, que vai reunir títulos, alguns exibidos apenas neste
formato, na plataforma do evento mostratiradentes.com.br.
A seleção inclui títulos da Mostra Panorama e da Mostra Homenagem e
serão disponibilizados para visualização entre os dias 24 de janeiro e 1
de fevereiro, simultaneamente à realização da programação presencial da
Mostra na cidade mineira. Além disso, um recorte especial da Mostra estará disponível na plataforma IC Play, do dia 3 ao dia 16 de fevereiro: https://www.itauculturalplay.com.br/. PREMIAÇÃO Nesta edição, a Universo Produção irá oferecer premiação em dinheiro para os vencedores das Mostras Aurora, Olhos Livres, Foco e Formação. Além disso, a 28a Mostra Tiradentes conta com uma rede de parceiros que distribuem premiações em várias categorias. São eles: Melhor Longa – Júri Popular Troféu Barroco e prêmios da Dot e Mistika Melhor Longa – Mostra Aurora – Júri Jovem Troféu Barroco, premiação em dinheiro e prêmios da Cinecolor, Dot, Naymovie, O2 Pós, Retrato Filmes e The End Melhor Longa – Mostra Olhos Livres – Júri Oficial – Prêmio Carlos Reichenbach Troféu Barroco, premiação em dinheiro e prêmios da Cinecolor, Dot, Naymovie e Retrato Filmes Melhor Longa – Mostra Autorias – Prêmio Abraccine Certificado do Prêmio Abraccine Melhor Curta – Júri Popular Troféu Barroco e prêmios da Dot e Naymovie Melhor Curta – Mostra Foco – Júri Oficial Troféu Barroco, premiação em dinheiro e prêmios da Mistika, Naymovie e The End Melhor Curta – Mostra Foco – Júri Canal Brasil Prêmio Canal Brasil de Curtas Melhor Curta – Mostra Formação – Júri Jovem Troféu Barroco e premiação em dinheiro Prêmio Helena Ignez – Júri Oficial Troféu Barroco para Destaque Feminino Prêmio Conexão Brasil CineMundi 2025 Prêmios da Cinecolor, Málaga Wip, O2 Pós e Retrato Filmes Prêmio Festival Scope A
Universo Produção em parceria com a plataforma Festival Scope Pro
oferece o Prêmio Festival Scope para filmes da programação da 28ª Mostra
de Cinema de Tiradentes. Essa premiação tem o objetivo de criar
oportunidades de distribuição e programação para filmes e talentos
independentes do cinema brasileiro. O prêmio consiste na divulgação e
disponibilização dos filmes na plataforma para profissionais da
indústria cinematográfica no mundo todo. Ao todo, vinte filmes serão
premiados: os longas das mostras Aurora e Olhos Livres, os filmes
vencedores das mostras Autorias, Foco e Formação, os vencedores dos
prêmios Canal Brasil de Curtas e Helena Ignez, e o curta e o longa
escolhidos pelo Júri Popular. ACESSE AQUI A SELEÇÃO DE FILMES DA 28ª MOSTRA TIRADENTES SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO Maior
evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão,
exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em
formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições
anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual
brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e
abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do
audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. O
evento exibe 140 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras
temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove
seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha
de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações
artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br link para fotos https://www.flickr.com/photos/universoproducao/ *** Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2025. Participe da Campanha #EufaçoaMostra Na Web: mostratiradentes.com.br No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção No X (Antigo Twitter): @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao No LinkedIn: universo-produção SERVIÇO 28a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA Patrocínio Máster: PETROBRAS Patrocínio: CBMM, INSTITUTO CULTURAL VALE, ITAÚ, EMBRATUR, BB ASSET, CSN, CAIXA, EMGEA, SEBRAE, COPASA | GOVERNO DE MINAS GERAIS Parceria Cultural e Educacional: SPCINE, SENAC E SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA Apoio:
PREFEITURA DE TIRADENTES, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT,
EMBAIXADA DA FRANÇA, FESTIVAL SCOPE, MAFF, MISTIKA, NAYMOVIE, O2 PÓS,
RETRATO FILMES, THE END. Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA Luz Comunicação Jozane Faleiro - (31) 992046367 - jozane@luzcomunicacao.com.br Wandra Araújo - (31) 999645007 - imprensa@luzcomunicacao.com.br Eliz Ferreira - (11) 991102442 - eliz@atticomunicacao.com.br Valéria Blanco - (11) 991050441 - atticomunicacao1@gmail.com Produção de Textos: Marcelo Miranda
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