domingo, 24 de novembro de 2024

Regional de Marabá promove ação de humanização em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

 


Regional de Marabá promove ação de humanização em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

 A iniciativa, direcionada a pacientes e acompanhantes, incluiu apresentações musicais e sessões de contação de histórias, proporcionando momentos de lazer e acolhimento

Álvaro Santos, morador de Marabá, encaminhado para atendimento especializado com ortopedista no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), participou, na terça-feira, 19, de uma ação especial de humanização em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20. A atividade promoveu uma reflexão sobre a valorização e preservação da cultura afro-brasileira.
 
"É inspirador ver que o hospital vai além do cuidado com a saúde física, promovendo ações que fazem refletir sobre a importância da igualdade, respeito e do reconhecimento da cultura afro-brasileira. Esse tipo de atitude faz a diferença, porque acolhe não só o corpo, mas também a alma e a história de cada um de nós", destacou o professor.
 
A ação do serviço de humanização da unidade do Governo do Pará, foi direcionada a pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento no hospital. O evento trouxe momentos de cultura e descontração com contação de histórias da artista Gabriela Silva/ do grupo Alecrim, e apresentações musicais de Zequinha do Cabelo Seco.  
 
Davi Silva, 08 anos, morador de Marabá, estava no hospital para realizar um exame de imagem e teve uma surpresa muito especial. Ao chegar, ele ficou encantado com as apresentações musicais que estavam acontecendo no local. "Adorei as músicas! Elas ajudaram a passar o tempo mais rápido enquanto eu esperava pelo meu exame", explicou.
 
Gabriela Silva destacou que durante as apresentações, foram abordados temas como igualdade, ancestralidade e riqueza das tradições afro-brasileiras, que proporcionaram um ambiente de lazer, reflexão e bem estar aos presentes. "As histórias e músicas que compartilhamos falam da força e da contribuição do povo negro para o Brasil. Trazer essa mensagem para o ambiente de cuidado como o hospital é importante”, destacou a artista.
 
Humanização - Na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o serviço de humanização desenvolve ações que contribui para reduzir o estresse e a ansiedade de pacientes, promovendo ambiente acolhedor, e de bem-estar durante o tratamento. 

Daiane Uszynski, analista de humanização, ressaltou que as ações desenvolvidas têm como objetivo promover acolhimento, lazer e aprendizado, criando um ambiente que respeite e valorize a cultura e a história de cada paciente, transformando o período de espera em uma experiência mais acolhedora e significativa.

 “Nosso trabalho vai além do cuidado físico. A humanização tem o papel fundamental de oferecer um ambiente onde as pessoas se sintam respeitadas e reconhecidas em sua individualidade, cultura e história. Buscamos trazer mais leveza, dignidade e empatia, tornando o momento de espera não apenas mais agradável, mas também carregado de significado”, destacou Daiane. 

Serviço: O Hospital Regional do Sudeste do Pará garante à população atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.


--

Atenciosamente, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário