Nomeado
de Projeto Dandara, o estudo inspirou a criação da linha Tododia Jambo
Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para atender às
necessidades das peles ricas em melanina, pré-lançada na Casa Natura
Musical nesta terça-feira (12)
Na
noite da última terça-feira (12), Natura Tododia celebrou, na Casa
Natura Musical, o pré-lançamento da sua nova linha de cuidados
corporais Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju,
desenvolvida especialmente para peles pretas e pardas, em um evento que
destacou a importância da representatividade e do bem-estar. Com
mediação da jornalista Cris Guterres, o encontro também contou com a
apresentação do Projeto Dandara, estudo inédito que mapeou o bem-estar
da mulher negra.
A
pesquisa realizada pela Natura, em parceria com um time de
especialistas, foi um elemento-chave para a criação da nova linha
Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, que visa atender às necessidades
específicas das peles ricas em melanina. Conduzida em três fases e com
cerca de mil mulheres participantes, o levantamento revelou dados
importantes sobre o bem-estar psicológico, emocional e físico da mulher
negra, o que trouxe insights fundamentais para o desenvolvimento de uma
linha de produtos realmente inclusivos.
“Fazemos
um convite à reflexão e ao fortalecimento do empoderamento das mulheres
negras ao anunciar essa novidade, pensando no impacto profundo que a
linha pode ter na autoestima e na valorização de identidade desse
público”, destaca Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão
da Natura. “Cada detalhe, desde a fórmula até a fragrância, foi pensado
para celebrar a diversidade e proporcionar um cuidado que vai além da
pele, porque o verdadeiro significado do Bem Estar Bem começa no momento
em que a mulher se reconhece em sua própria essência”, reflete a
executiva.
Dividida
em etapas qualitativas e quantitativas, o estudo consistiu em um
cuidadoso mapeamento sobre os hábitos, comportamentos e bem-estar das
mulheres negras, por meio de uma abordagem psicossocial. Entre os
achados mais relevantes, destacam-se a maior sensibilidade, a tendência à
hiperpigmentação e a necessidade de hidratação intensa e duradoura das
peles pretas e pardas. Essas percepções direcionaram o desenvolvimento
de uma linha com potentes ativos, como Niacinamida, Pantenol, Óleo de
Gergelim e Vitamina E, testados em mais de 120 tons de pele negra, para
atender de forma precisa às particularidades da pele desse público.
“Este
estudo também jogou luz sobre o papel social que a representatividade
cosmética e o cuidado com o corpo são traduzidos na nossa sociedade, que
tem um papel fundamental no processo de auto aceitação e reconhecimento
da própria beleza”, complementa Aline.
Com
introdução de Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca e Inovação da
Natura, a programação do evento também incluiu uma roda de conversa
sobre as “Possibilidades de construção do Bem Estar Bem e novos futuros
para mulheres negras” com a participação de Cris Guterres
(@crisguterres), Aline Lima (Head de diversidade, equidade e inclusão da
Natura), Gabi Oliveira (@gabidepretas) e Joice Soares (Gerente de
Negócios da Natura), além de um show de Tássia Reis, que emocionou o
público com sua música que celebra a diversidade e a força feminina.
Da fragrância à música
O
renomado perfumista Jerry Padoly, de origem franco-caribenha, assina a
fragrância do lançamento, que reflete na experiência do especialista em
Salvador durante a expedição, uma das etapas do Projeto Dandara que
investigou os hábitos e o bem-estar da mulher negra. Com isso, Tododia
Jambo Rosa e Flor de Caju combina notas de frutas tropicais em uma
explosão vibrante e autenticamente brasileira com um corpo floral
envolvente.
Em
sintonia com o lançamento, a Natura anunciou recentemente o patrocínio
na turnê ‘CAJU’, da cantora Liniker, reforçando ainda mais a importância
de cuidar e valorizar as raízes culturais, além das diversas etnias
presentes no Brasil e suas particularidades, algo que tem sido não
apenas uma preocupação frequente da Natura, mas que também tem guiado
sua atuação no mercado e inovação nas linhas de produtos. Além do
patrocínio, a marca também contará com um time de influenciadoras para
diversas ativações, tendo a cantora IZA como uma das embaixadoras do
lançamento.
Natura
Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju está disponível a partir de hoje (13)
no e-commerce da marca e com as Consultoras de Beleza. Em 2025, o
produto chega nas lojas físicas e na revista da Natura.
Obs.: As baianas Taynar Fiuza (influencer) e Amanda Souza (jornalista do A Tarde) viajaram a convite da Natura.
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