quarta-feira, 20 de novembro de 2024

IAV-IDV projeta aumento de vendas nominais de outubro a dezembro

 

Você

IAV-IDV projeta aumento de vendas nominais de outubro a dezembro

Projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 7,9% em outubro, 8,0% em novembro e 7,0% em dezembro, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em setembro, houve alta de 3,8%.


Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA, de setembro/24, apontam alta de 3,2% em outubro, 3,4% em novembro e 2,4% em dezembro. Em setembro, a variação nominal registrou queda de 0,6% em relação ao mesmo mês de 2023.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõe o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representam, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.


IAV Setorial


No setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, setembro teve alta de 1,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de alta de 8,3% em outubro, 10,3% em novembro e 9,0% em dezembro.


No setor de material de construção, setembro mostrou alta de 2,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de alta de 11,5% em outubro, 9,7,% em novembro e 7,2% em dezembro.


No setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, setembro mostrou crescimento de 11,9% em relação ao mesmo mês de 2023, e as previsões são de crescimento de 19,9% em outubro, 22,4% em novembro e 17,6% em dezembro.


No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, setembro mostrou crescimento de 18,8% em relação ao mesmo de 2023, e as previsões são de crescimento de 21,0% em outubro, 18,1% em novembro e 13,7% em dezembro.


No setor de móveis e eletrodomésticos, setembro teve alta de 3,9% em relação ao mesmo mês de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de alta de 3,6% em outubro, 4,3% em novembro e 4,4% em dezembro.


No setor de tecidos, vestuário e calçados, setembro mostrou alta nas vendas de 4,1% em relação ao mesmo mês de 2023, e as previsões são de crescimento de 10,9% em outubro, 7,6% em novembro e 7,6% em dezembro.


Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)


Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo. Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.


Sobre o IDV


O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 69 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, esportes, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Juntas, somam um faturamento aproximado de R$ 624 bilhões por ano, geram 938,8 mil empregos diretos e possuem, aproximadamente, 36,7 mil estabelecimentos comerciais e 820 centros logísticos. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal, que contribua para as mudanças estruturais do Brasil e para a melhoria da vida dos brasileiros.


Conheça as empresas associadas: Americanas SA, Assaí, Bob´s, C&A, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Caedu, Calvin Klein, Carrefour, Casas Bahia, Cencosud, Centauro, Cybelar, Dafiti, Decathlon, DPaschoal, Drogaria DPSP, Espaço Laser, Ferreira Costa, Fortbras, Frigelar, Gouvêa Ecosystem, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Grupo Boticário, Grupo Mateus, Grupo Soma, Habib´s, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Avenida, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompéia, Lojas Quero-Quero, Lojas Renner, Magazine Luiza, Marisa, McDonald´s, Mundo do Cabeleireiro, Nagem, Natura & Co, Netshoes, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Panvel Farmácias, Pernambucanas, Petlove, Petz, Polishop, Portobello, Ráscal, RD Saúde, Restoque, Ri Happy, Riachuelo, Roldão, Sephora, Sodimac, Telhanorte/Tumelero, Tok&Stok, Via Veneto – Brooksfield, Vivara e Zara.

  

Informações para a Imprensa


Fonte Assessoria de Comunicação

(16) 98118-9333

www.fonte.com.br

Paulo Viarti – paulo@fonte.com.br

Ricardo Carvalho – ricardo@fonte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário