Numa fusão das linguagens de circo e teatro, o solo KING KONG FRAN, protagonizado pela personagem-título Fran, criação da atriz e palhaça Rafaela Azevedo, convida o público a conhecer o avesso dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade. Partindo de referências como a atração circense "Monga, A Mulher Gorila", e King Kong, o gorila gigante do cinema, Rafaela questiona a sexualidade e a distinção de gênero na construção social. Entre
brincadeiras (consentidas), relatos e músicas, a atriz interage com os
espectadores propondo que experimentem inversões dos estereótipos de
gênero. Fazendo o papel secularmente atribuído aos homens, Fran os
aborda fazendo convites propostas. A plateia reage bem, e embarca na
brincadeira.
Em São Paulo o espetáculo fica em cartaz no Teatro VillaLobos nos dias 11 de janeiro, às 20h, e no dia 12, às 18h, e os ingressos já estão à venda na internet (www.sympla.com.br) presencialmente, nos pontos de venda nos totens no Shopping VillaLobos (4º piso) ou ainda na bilheteria do Teatro VillaLobos
(nos dias do espetáculo, 1h antes do horário do espetáculo até o início
da apresentação). A realização é de Rega Início Produções
Pedro Brício, coautor e codiretor, é quem conta: “Conheci
o trabalho da Rafa num outro espetáculo, em que ela dublava a música
‘Toxic’, da Britney Spears. Terminou e eu falei, quero fazer um
espetáculo com você. Fiz este projeto por ter visto uma artista
extraordinária. Ela não é só uma comediante, ela é também palhaça, e o
‘King Kong Fran’ tem também essa especificidade, da palhaçaria, da
performance, junto com o teatro. Tem um lugar híbrido que eu adoro. A
base do jogo do palhaço é com o público. Então, é um espetáculo de
franca comunicação, muito engraçado e também provocador, de muita
empatia. O sucesso dele vem daí.
Estamos
falando de machismo, patriarcado, inversão de papéis, gênero. Quando
ela fala da história do King Kong e também da história da mulher-gorila,
fica muito evidente essa objetificação da mulher, tanto no circo quanto
na vida cotidiana. As interações com a plateia são reveladoras, além de
muito engraçadas. Na comunicação com o público, sobretudo o feminino, a
Rafa expõe de uma maneira muito crítica os papéis sociais do homem e da
mulher. E como ela inverte jogo e faz também o papel dos homens, acho
que tudo fica muito divertido para eles também.”
FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício
Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo
Direção Musical: Letrux
Cenografia: Carola Leal, Gabriela Prestes e Álvaro Antônio Ferreira Figurino: Natascha Falcão, Bruno Pimentel e Bold Strap
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Direção de Arte: Gabriela Prestes e Carola Leal
Assistência de Direção de Arte: Álvaro Antônio Ferreira
Identidade Visual: BBhiits
Assistência de Direção: Tamie Panet
Operadora de Som: Joana Guimarães
Operadora de Luz: Cris Ferreira
Produção: Victor Vaz
PEDRO BRÍCIO - coautor e codiretor
Estudou
Cinema na Universidade Federal Fluminense e fez Mestrado em Teatro na
Uni-Rio. Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola
Internazionalle Dell’atore Comico (Italia) e a École Philippe Gaulier
(Londres).
Escreveu
e dirigiu as peças “Sonhos de uma noite com o Galpão”, “O Condomínio”,
"A outra cidade", "Me salve, musical!", "Trabalhos de amores quase
perdidos", "Cine-Teatro Limite", "A incrível confeitaria do Sr.
Pellica", entre outras. Recebeu alguns dos principais prêmios do país
pelo seu trabalho, como Shell, Questão de Crítica, Contigo e APCA.
Tem
textos traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou da Feira
Internacional do Livro de Frankfurt, da Semana de Dramaturgia
Contemporânea, em Guadalajara, e da mostra Una Mirada al Mundo, no
Centro Dramatico Nacional, em Madri. Como diretor, encenou textos de
Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda
Hilst. Recentemente escreveu e dirigiu os espetáculos “King Kong Fran”
(em parceria com Rafaela Azevedo) e o musical “Ícaro and the black
stars”.
RAFAELA AZEVEDO - coautora, codiretora e atriz
Idealizadora, intérprete, codiretora e Codramaturga do espetáculo “King Kong Fran”.
Ganhadora
do Prêmio Glamour 2024, indicada ao Prêmio do Humor como Melhor
Performance, Melhor Espetáculo e Melhor Direção e ao Prêmio APTR.
A
artista também é idealizadora e intérprete do espetáculo de palhaçaria
"Fran World Tour - eu só preciso ser amada". Estreou no Brasil em 2018 e
em 2019 circulou em âmbito nacional e internacional - esteve na Itália e
na Alemanha.
Participou
dos principais festivais de palhaçaria feminina do Brasil: "Esse Monte
de Mulher Palhaça" em 2018, "Encontro Internacional de Mulheres Palhaças
de São Paulo" em 2019. Integrou a programação do "Festival
Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas / Rede Internacional de
Mulheres – THE MAGDALENA PROJECT" em 2015 e 2018.
Formada
pela Casa das Artes de Laranjeiras em 2011, Rafaela iniciou sua
carreira em 2012 como integrante do Grupo Teatral Moitará, referência no
Brasil sobre pesquisa de linguagem da máscara teatral. Participou do
Polo Carioca de Circo, coordenado pelo Grupo Off-Sina, no estudo da
palhaçaria sob a perspectiva de diferentes profissionais renomados na
área, como Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Ésio Magalhães.
Estudou
e trabalhou com Enrico Bonavera (Piccolo Teatro de Milão, Itália)
mestre e expoente da Commedia Dell'Arte; Donato Sartori e Paola Piizzi
(Centro Máscara e Estrutura Gestual, Itália) referência na pesquisa e
confecção da máscara teatral; Lina Della Rocca (Teatro Ridotto, Itália)
atriz, diretora e pedagoga integrante do grupo internacional de pesquisa
Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, e que integra
outro importante grupo de teatro, o Odin Teatret, de Eugenio Barba.
Assina
a direção e dramaturgia dos espetáculos “Não aprendi dizer adeus” de
Barbara Salomé e “A Ira do Agero” de Débora Veneziani. Ao lado de
Pedroca Monteiro também assina a direção do espetáculo musical cômico
"Canções para Matrimônio", de Ingrid Gaigher e direção do show "Kitch
Completo", da artista Natascha Falcão. É idealizadora e diretora do
Laboratório Estado de Palhaça e Palhaço, escola que difunde a técnica da
palhaçaria.
Sobre o Teatro VillaLobos
Localizado
na Zona Oeste de São Paulo, no quarto andar do centro comercial
Shopping VillaLobos, o Teatro VillaLobos conta com 717 lugares
distribuídos entre plateias inferior e superior, palco com mais de 10
metros de profundidade e 24 metros de largura, foyer espaçoso com
cafeteria e um rooftop que proporciona uma vista espetacular da cidade.
Desenhado pelo arquiteto Carlos Bratke (1942-2017), o teatro possui
projetos de acústica e cenotécnica que empregam materiais e equipamentos
de ponta, tornando a experiência dos espectadores algo inesquecível. A
programação do Teatro VillaLobos conta com espetáculos teatrais adultos e
infantis e grandes produções. Durante a semana o palco é ocupado com
shows musicais e apresentações de stand-up comedy, além de eventos
corporativos.
SERVIÇO
KING KONG FRAN
SÃO PAULO
Local: Teatro Villa Lobos
Endereço: Av. Drª Ruth Cardoso, 4777 - Jardim Universidade Pinheiros - São Paulo/SP
Sessões: Sábado, 11 de janeiro, às 20h, e domingo, 12 de janeiro, às 18h
Duração: 70 minutos
Capacidade: 700 lugares
Classificação: 18 anos
Acesso e assentos disponíveis para pessoas com deficiência.
PREÇOS
PLATEIA PREMIUM: R$60,00 (meia-entrada); R$120,00 (inteira)
PLATEIA GOLD: R$50,00 (meia-entrada); R$100,00 (inteira)
PLATEIA SILVER:R$50,00 (meia-entrada); R$100,00 (inteira)
BALCÃO: R$35,00 (meia-entrada); R$70,00 (inteira)
Sem taxa de conveniência:
Atendimento
presencial: Toten de vendas no Shopping Villa Lobos (4º piso ao lado da
bilheteria), ou na bilheteria do Teatro Villa Lobos (nos dias do
espetáculo, 1h antes do horário do espetáculo até o início da
apresentação)
Com taxa de conveniência: www.sympla.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA - TEATRO VILLALOBOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário