Educação: a importância da alfabetização e como escolas bilíngues de SP atuam para garanti-la
Ler
e escrever bem propicia melhores condições para crianças avançarem nos
estudos e previne o abandono escolar e a baixa aprendizagem
São Paulo, 26 de novembro de 2024
- A alfabetização das crianças no período mais adequado de seu
desenvolvimento cognitivo é fundamental para garantir o desenvolvimento
das habilidades básicas de leitura e escrita e evitar a baixa
aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação define a leitura
como prioridade na educação básica, e aponta “a alfabetização plena e a
capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica como
requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de
aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos”.
Além
disso, a alfabetização na idade certa colabora diretamente para a
redução do índice de analfabetismo no Brasil, pois cria uma base sólida
que diminui as chances de lacunas no aprendizado ao longo da vida.
Segundo dados do “Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do
universo”, cerca de 11,4 milhões de brasileiros, 7% da população, não
sabe ler e escrever ao menos um bilhete simples.
ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO
Na Escola Bilíngue Aubrick,
de São Paulo, a alfabetização das crianças ocorre de forma integrada em
inglês e português, com estratégias que refletem a importância da
exposição precoce aos dois idiomas. Desde a Educação Infantil, os alunos
convivem com ambos os idiomas: até os 3 anos, toda a rotina escolar é
conduzida em inglês, permitindo que as crianças construam uma base
linguística robusta no idioma estrangeiro enquanto têm contato com o
português no ambiente familiar.
A
partir dos 4 anos, a Aubrick introduz projetos específicos de leitura e
escrita em português, visando desenvolver a compreensão do funcionamento
alfabético de escrita. Em paralelo, as aulas de Communication and
Language, seguindo o currículo internacional Cambridge International
Education, aplicam a mesma abordagem para o inglês. Nessas atividades,
as crianças são estimuladas a escrever conforme suas hipóteses e
conhecimento prévio, aprimorando gradualmente sua percepção do sistema
alfabético.
Ao final do Year 1
(Y1), primeiro ano do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos
estejam alfabetizados nas duas línguas, prontos para avançar na jornada
de aprendizado bilíngue. No Year 2 (Y2), questões ortográficas começam a
ser abordadas, ampliando o domínio linguístico das crianças.
“Essa
metodologia diferenciada permite que a Aubrick desenvolva a competência
bilíngue dos alunos, com foco tanto no desenvolvimento da linguagem
quanto na compreensão cultural de cada idioma”, explica a diretora
pedagógica, Teca Antunes.
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Com um olhar cuidadoso e inovador sobre o processo de alfabetização, o Brazilian International School – Colégio BIS
oferece uma abordagem que inicia ainda na Ensino Infantil, buscando
tornar a aprendizagem da leitura e escrita uma experiência prazerosa. “A
alfabetização é uma etapa essencial no desenvolvimento dos alunos.
Nosso objetivo é que, desde cedo, eles se sintam motivados a explorar o
mundo das letras de forma acolhedora e significativa”, afirma a
coordenadora do Ensino Fundamental, Luciene Surita.
O
colégio adota uma metodologia sociointeracionista, respeitando o
desenvolvimento individual e utilizando projetos que incentivam a
construção gradual das habilidades de leitura e escrita.
No
Ensino Infantil, os alunos começam a descobrir o mundo letrado por meio
do próprio nome – palavra mais significativa para a criança –, abrindo o
universo das vogais e consoantes. Por meio de projetos semestrais, os
educandos vão se desenvolvendo nos diferentes níveis da alfabetização:
pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Quando
ingressam no Year 1, primeiro ano do Fundamental, no currículo
brasileiro, os alunos participam dos projetos “Identidade” e “Pequenos
Cientistas”. No primeiro, o autoconhecimento, o reconhecimento do outro e
a valorização das diferenças são os registros que preenchem as linhas
de seus cadernos. “Por meio desse projeto, as crianças exploram sua
própria história, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento
ao grupo, enquanto lapidam o processo de alfabetização”, explica
Luciene. Já no segundo projeto, os alunos se mostram mais maduros e
realizam experimentos com os quatro elementos — água, fogo, terra e ar,
por meio de diferentes recursos que envolvem a leitura e escrita de
maneira contextualizada. O objetivo é que até o fim do ano os alunos se
tornem leitores e escritores proficientes.
Dando
sequência ao Ensino Fundamental, no 2º ano o aprendizado continua com o
aprofundamento de questões gramaticais e ortográficas, agora utilizando
livros didáticos que solidificam a compreensão linguística. “Nossa
prioridade é que cada fase do processo seja eficaz e significativa,
preparando os alunos para uma jornada de sucesso na leitura e escrita”,
completa Luciene.
Ainda no 2º ano
do Fundamental, no currículo internacional, os alunos passam pela
transposição na escrita e leitura da Língua Inglesa, uma vez que já são
falantes (habilidade speaking) e ouvintes (habilidade listening)
nesse idioma e já alfabetizados na língua materna. Esse processo é
natural e facilitador para que o aluno entenda as diferenças
linguísticas.
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A Escola Internacional de Alphaville,
localizada em Barueri, combina aprendizado em português e inglês em um
ambiente acolhedor e envolvente, com o objetivo de estimular o
desenvolvimento integral dos alunos. Com a afetividade como um dos
pilares fundamentais, a escola proporciona uma educação amorosa e
repleta de criatividade. “Acreditamos que a afetividade é central no
processo de aprendizado, e por isso oferecemos um ambiente acolhedor,
onde o brincar e a imaginação são ferramentas essenciais para
desenvolver a criatividade”, afirma a coordenadora pedagógica Jacqueline
Cappellano.
A imersão em inglês
começa na Educação Infantil, entre os 3 e 4 anos, período em que as
crianças são expostas ao idioma por meio de atividades interativas e
projetos lúdicos. Já no Kids 5, fase inicial da alfabetização, o
currículo se desenvolve igualmente em inglês e português, combinando o
aprendizado dos dois idiomas para construir uma base linguística sólida.
Esse equilíbrio linguístico é sustentado tanto pelas diretrizes da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto pelos padrões do Common Core
Learning Standards, referência para a educação infantil nos Estados
Unidos.
A partir do Kids 5, as
crianças participam das Oficinas de Leitura e Escrita, em que
desenvolvem competências críticas como leitores e escritores em
português e inglês. Com base no Reading and Writing Project do Teachers
College da Columbia University, o currículo visa a formar leitores e
escritores habilidosos e críticos. Para as turmas a partir do Ensino
Fundamental, o currículo continua com um equilíbrio de 50% em cada
idioma, preparando os alunos para enfrentar desafios acadêmicos em
português e inglês de forma integrada.
“Essa
estrutura curricular permite que os alunos avancem em ambos os idiomas,
sempre respeitando o desenvolvimento individual de cada um”, completa
Jacqueline.
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