sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Taxa de inadimplência de aluguel na Bahia segue em alta com 4,73% em outubro

 

Taxa de inadimplência de aluguel na Bahia segue em alta com 4,73% em outubro

  • Índice Superlógica traz ranking dos estados com maior taxa de inadimplência de aluguel do país
  • Índice de inadimplência de aluguel no País ficou em 3,31% no mês de outubroo
  • Estados das regiões Norte e Nordeste lideram o ranking com as maiores taxas de inadimplência do período
  • Criado para apoiar imobiliárias em decisões estratégicas, índice analisa dados anonimizados de mais de 800 mil clientes

Novembro de 2024 – A taxa de inadimplência de aluguel aumentou na Bahia em outubro, a exemplo do que já havia ocorrido no período anterior. Segundo o Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica – principal plataforma de soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário –, o mês registrou alta e fechou em 4,73%, 0,42 ponto percentual a mais do que em setembro (4,31%), que, por sua vez, tinha computado um crescimento de 0,24 ponto percentual em relação a agosto (4,07%). O índice baiano também está acima da média nacional, que ficou em 3,31% em outubro.

As altas consecutivas na Bahia em setembro e outubro interromperam a queda da taxa de inadimplência no estado, que havia diminuído 0,76 ponto percentual entre julho e agosto. Entre as regiões do País, o Norte lidera o ranking de outubro com a maior taxa de inadimplência do período, com 6,02%, seguido de Nordeste (4,69%), Sudeste (3,09%), Sul (2,70%) e Centro-Oeste (2,59%).

Na comparação entre os estados, a maior taxa de inadimplência locatícia foi registrada na Paraíba: 13,86%. A lista segue com Amazonas (10,68%), Rondônia (9,19%), Maranhão (6,65%), Pará (5,40%) e Acre (5,18%). O ranking dos estados com as menores taxas é liderado por Santa Catarina (2,03%), seguido de Sergipe (2,06%), Distrito Federal (2,13%), Minas Gerais (2,54%), Mato Grosso do Sul (2,54%) e Rio Grande do Sul (2,56%).

Nos imóveis residenciais, a maior taxa de inadimplência foi na faixa de aluguel acima de R$ 13.000 (5,07%), enquanto a menor foi de imóveis de R$ 2.000 a R$ 3.000 (2,15%). Já em relação aos imóveis comerciais a faixa até R$ 1.000 trouxe a maior taxa (6,22%), e a menor foi na faixa de R$ 1.000 a R$ 2.000, de 3,45%. Em relação ao tipo de imóvel, a taxa de inadimplência de apartamentos subiu de 2,22%, em setembro, para 2,34%, em outubro; e a de casas, de 3,47% para 3,79%. Os imóveis comerciais tiveram 4,05% de inadimplência, 0,06 ponto percentual acima de setembro que fechou em 3,99%.

Principais dados do Índice de Inadimplência Superlógica:

“Em outubro, registramos novo aumento na taxa de inadimplência locatícia na Bahia, na comparação com o mês de setembro. Como o aluguel é, em geral, o maior impactador sobre a renda do brasileiro que não tem imóvel próprio, a inadimplência da locação está diretamente relacionada aos fatores macroeconômicos da região, como taxa de emprego e PIB”, afirma Manoel Neto, Diretor de Negócios para Imobiliárias da Superlógica. 

O Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica é um levantamento mensal de dados exclusivos e internos que apresenta o cenário de dívidas do mercado brasileiro de locação imobiliária. O índice leva em consideração o valor do boleto, o tipo de imóvel (apartamento, casa ou comercial) e a sua localização, além das datas de vencimento e pagamento, que mostram se há inadimplência ou não. 

O estudo da Superlógica sobre a inadimplência no mês de outubro contou com dados de mais de 800 mil clientes locatários, em todo o Brasil, que possuem boletos que estão há mais de 60 dias sem pagamento ou que foram pagos com atraso de mais de 60 dias. Todos os dados são anonimizados, ou seja, não são passíveis de associação a um indivíduo, direta ou indiretamente.

“Acompanhar se os clientes estão pagando os boletos em dia é fundamental para que as imobiliárias e proprietários possam se planejar financeira e estrategicamente. Com o índice, é possível ter parâmetros para entender o tamanho do problema e a urgência em procurar novas ferramentas, sistemas e soluções”, conclui Manoel Neto.


Sobre a Superlógica

Líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário, a Superlógica detém 50% do mercado endereçável no segmento condominial no país e oferece um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A empresa realizou 8 aquisições nos últimos anos e já recebeu 450 milhões de reais em aportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi liderado pelo fundo norte-americano de private equity Warburg Pincus. A Superlógica possui mais de mil funcionários e transacionou mais de 35 bilhões de reais em 2023.




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Nova PR

Eduardo Brunelli
eduardo.brunelli@novapr.com.br
(11) 97336-0313

Black Friday destaca a urgência de as empresas investirem em soluções de cibersegurança para prevenir fraudes e ataques cibernéticos

 

APURA CYBER INTELLIGENCE

Black Friday destaca a urgência de as empresas investirem em soluções de cibersegurança para prevenir fraudes e ataques cibernéticos

Com a chegada de uma das datas mais movimentadas do comércio, especialista alerta para os riscos de ataque e mostra como empresas de diferentes tamanhos podem se precaver dessas fraudes

Com a chegada de novembro, o comércio vive o frisson da Black Friday, uma das datas mais movimentadas do ano. Essa efervescência comercial, esperada ansiosamente por consumidores em busca de promoções irresistíveis, também chama a atenção dos cibercriminosos.

Segundo levantamentos do Google, 7 em cada 10 brasileiros planejam participar das compras da Black Friday, que acontecerá na sexta-feira 29 de novembro deste ano, um indicador claro do fortalecimento dessa data no mercado nacional, impulsionado por um aumento de 5 pontos percentuais em comparação aos anos anteriores.

A transição para o ambiente de compras online não é apenas uma tendência; é uma realidade consolidada, com mais de 90% dos consumidores brasileiros optando por adquirir seus itens pela internet. Contudo, nem todas as empresas acompanharam essa transição de maneira segura, o que as deixou vulneráveis aos olhos afiados dos cibercriminosos. Projeções da Juniper Research, em conjunto com a Mastercard, indicam que, até 2027, as perdas financeiras devido a golpes digitais podem ultrapassar a incrível marca de 340 bilhões de dólares.

“Além dos já conhecidos riscos de phishing e fraudes financeiras, nosso recente relatório revela a sofisticação alarmante de um aumento quantitativo de agentes maliciosos que surgem constantemente, como os stealers e trojans bancários”, explica Frank Vieira, CRO da Apura Cyber Intelligence.

O especialista destaca algumas ameaças, como o JaskaGO, um malware que ataca sistemas Windows e macOS, inovador devido aos seus numerosos comandos e diversos mecanismos de persistência. Outros malwares voltados para sistemas bancários também ganharam destaque, como o novo trojan Coyote, que teve como alvo usuários de mais de 60 instituições bancárias, com 90% das infecções no Brasil. O trojan CarnavalHeist também descoberto recentemente, tem como alvo instituições financeiras brasileiras, usando táticas sofisticadas para evitar a detecção e drenar contas bancárias.

Apenas grandes empresas devem se proteger?

Frente a esse cenário ameaçador, é vital que não apenas as empresas de grande porte, mas também as médias, busquem aumentar seus padrões de segurança, especialmente durante a Black Friday, com medidas robustas de segurança cibernética e detecção de fraudes. Assim, é essencial conhecer os riscos existentes e se antecipar às ameaças dos criminosos e fraudadores digitais. 

Vieira cita o BTTng, ferramenta disruptiva da Apura de inteligência de ameaças em fontes abertas, que tem arquitetura SaaS (Software as a Service) e mapeia as várias camadas da internet, inclusive a Deep e Dark Web, facilitando a busca ativa por ameaças cibernéticas. Vieira destaca a capacidade de configuração personalizada de robôs de coleta, além de boletins regulares que destacam as principais ameaças e incidentes no cenário de cibersegurança, tanto nacional quanto internacional.

Como o BTTng é uma ferramenta robusta e já consolidada para empresas de grande porte, a Apura lançará no começo de 2025 uma plataforma modular de inteligência cibernética, baseada no BTTng, cujo foco são as médias empresas e suas demandas mais específicas em relação à cibersegurança. Trata-se do BTTse, que permite a escolha de componentes de segurança que melhor se adequam ao orçamento e à operacionalidade particular de cada organização.

Conforme enfatiza Frank Vieira, “em vez de adquirir uma solução completa de inteligência, as empresas podem selecionar módulos específicos que ofereçam uma proteção eficaz contra ameaças cibernéticas e fraudes".

Entre as características notáveis do BTTse está a capacidade de detectar imediatamente vazamentos de credenciais, prevenir a utilização indevida de dados por fraudadores e monitorar plataformas sociais para a remoção diligente de perfis falsos ou fraudulentos. A disposição para neutralizar ataques de phishing e realizar takedowns de páginas ilegítimas garante uma salvaguarda essencial contra fraudes.

Um dos golpes mais frequentes no período da Black Friday, os sites fraudulentos com anúncios de falsas promoções, além de propagandas e perfis maliciosos nas redes sociais, são facilmente identificados pelo BTTse e podem ser retirados do ar rapidamente, preservando a imagem da empresa e protegendo os consumidores. 

De acordo com Vieira, essa eficácia em tempo real é fundamental não apenas para preservar a integridade operacional das vendas durante a Black Friday, mas também para solidificar a confiança do consumidor. Com robôs processando milhões de informações diariamente, a solução BTTse gera alertas instantâneos sobre possíveis ameaças, garantindo que sua empresa reconheça e mitigue riscos antes que causem maiores prejuízos.

“Portanto, enquanto as promoções seduzem clientes e prometem um volume recorde de vendas, a proteção cibernética deve figurar, escalonadamente, na pauta estratégica das empresas. Investir em sistemas que resguardem seus ativos digitais e mantenham a fidelidade do consumidor é imperativo. Em um mundo tecnológico em constante evolução, estar preparado é não apenas necessário, mas absolutamente crucial”, ressalta Vieira.

Para acompanhar o lançamento do BTTse e mais dicas sobre cibersegurança, acesse: https://apura.com.br/

 



Black Friday
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Engenharia de Comunicação

imp

Vinhos de R$ 5 mil e mimo de bilionário: o luxo no lixo de Lula

 

Rodrigo Rangel

Vinhos de R$ 5 mil e mimo de bilionário: o luxo no lixo de Lula

O ex-presidente foi afagado por Rubens Ometto, que votou em Jair Bolsonaro em 2018

atualizado

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Marcelo Chello/Especial Metrópoles
Casa do ex-presidente Lula no Alto Pinheiros em São Paulo 1

Foram bem animados (e faustosos) os dias que antecederam a cerimônia de casamento do ex-presidente Lula com Rosângela da Silva, a Janja, na confortável casa de dois andares que o casal escolheu para morar em Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.

As garrafas descartadas na porta da casa às vésperas do casamento deixam evidente que, na prática, o líder petista leva uma vida bastante diferente daquela que prega para os demais brasileiros de classe média.

No início de abril, ao discursar em um evento em São Paulo, o ex-presidente espinafrou o padrão de vida da classe média ao dizer que, enquanto a maioria da população tem dificuldades para se sustentar, uma parcela pequena ostenta luxos desnecessários.

Rodrigo Rangel

Vinhos de R$ 5 mil e mimo de bilionário: o luxo no lixo de Lula

O ex-presidente foi afagado por Rubens Ometto, que votou em Jair Bolsonaro em 2018

atualizado

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Casa do ex-presidente Lula no Alto Pinheiros em São Paulo 1

Foram bem animados (e faustosos) os dias que antecederam a cerimônia de casamento do ex-presidente Lula com Rosângela da Silva, a Janja, na confortável casa de dois andares que o casal escolheu para morar em Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.

As garrafas descartadas na porta da casa às vésperas do casamento deixam evidente que, na prática, o líder petista leva uma vida bastante diferente daquela que prega para os demais brasileiros de classe média.

No início de abril, ao discursar em um evento em São Paulo, o ex-presidente espinafrou o padrão de vida da classe média ao dizer que, enquanto a maioria da população tem dificuldades para se sustentar, uma parcela pequena ostenta luxos desnecessários.

Calendário do Advento Brincando Juntos: Uma Tradição Natalina de Conexão e Afeto para Toda a Família

 

Calendário do Advento Brincando Juntos: Uma Tradição Natalina de Conexão e Afeto para Toda a Família

Que tal transformar o Natal deste ano em uma experiência ainda mais especial? O Calendário do Advento Brincando Juntos 2024 chega para criar uma nova tradição na sua família, proporcionando momentos de diversão e conexão com os filhos durante a contagem regressiva para o Natal.


O calendário é uma combinação de atividades diárias que envolvem brincadeiras, vivências e momentos de qualidade. Cada dia oferece uma proposta diferente, já com todos os materiais necessários, para que a família possa se divertir sem preocupações.


Desde brinquedos sensoriais a enfeites de Natal, passando por caças ao tesouro, pinturas e experiências em família, o Calendário do Advento proporciona uma ampla gama de atividades para fortalecer os laços familiares e criar memórias afetivas duradouras.


O kit do Calendário do Advento Brincando Juntos inclui uma caixa repleta de envelopes, cada um contendo materiais para criar brinquedos e atividades, além de um e-book com o passo a passo de como realizar cada proposta ao lado dos pequenos. É uma forma de unir a família e viver o verdadeiro espírito natalino, com criatividade e carinho.


Para famílias com mais de uma criança, a Brincando Juntos traz também o “Kit Irmão” – uma opção perfeita para garantir que todos possam desfrutar juntos desta experiência única.

O Calendário do Advento Brincando Juntos chega à sua quinta edição, um ritual que acompanha a marca desde a sua fundação: “O Calendário do Advento Brincando Juntos se transformou em um verdadeiro símbolo de conexão familiar, trazendo não só diversão, mas momentos profundos de afeto e união. A cada envelope aberto, somos lembrados do valor do tempo compartilhado e da importância de criar memórias afetivas que ficam para sempre. Ver as famílias se conectarem através das atividades é gratificante e reforça o propósito do Brincando Juntos, que é fortalecer esses laços por meio de brincadeiras simples, mas significativas,” ressalta Vera Duarte, criadora da Brincando Juntos.

Transforme o Natal da sua família com essa nova tradição que vai encantar a todos!

Garanta já o seu Calendário do Advento Brincando Juntos pelo link:

*Importante: todos os objetos pensados para os kits Brincando Juntos apresentam variações de cores e formatos, proporcionando uma experiência personalizada para cada família. Além disso, é indicado que as crianças sejam supervisionadas e acompanhadas por um adulto durante o uso, uma vez que o kit contém peças pequenas que podem ser levadas à boca.

Brincando Juntos

Criada em 2020 pela pedagoga Vera Duarte, a Brincando Juntos nasceu da vontade da educadora estar e brincar com os seus filhos e se transformou num lindo projeto de inspiração para que outras famílias também partilhem de momentos divertidos e de conexão através da Brincadeira. A Brincando Juntos desenvolve e comercializa brinquedos e kits sensoriais feitos com carinho, que geram memórias afetivas em família, garantindo para quem brinca, um papel ativo frente à criatividade e à imaginação.

https://www.brincandojuntos.com.br/

brincandojuntos@brincandojuntos.com.br

Telefone: 55 11 937156763

Contatos da assessoria

Email: andressa@agenciaviva.com

Cidades Invisíveis chega a Niterói com jantar e leilão beneficente no próximo dia 2 de dezembro

 

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Cidades Invisíveis chega a Niterói com jantar e leilão beneficente no próximo dia 2 de dezembro 

Com patrocínio de Habitare e Tailor Partners, além do apoio de Woods Wine, DBM Engenharia e Lavoro Seguros, evento arrecadará fundos para a implementação de ações de impacto social do instituto na cidade  

 

Após implementar, em 2021, o Bonsai Vidigal, seu primeiro núcleo no estado do Rio de Janeiro, na capital fluminense, o Instituto Cidades Invisíveis chega à cidade de Niterói com patrocínio da incorporadora Habitare e Tailor Partners, além do apoio de Woods Wine, DBM Engenharia e Lavoro Seguros. Para marcar o começo dessa iniciativa, serão realizados um jantar e um leilão beneficente no próximo dia 2 de dezembro, no restaurante Olimpo, em Charitas. Na ocasião, artistas e empresários poderão arrematar obras de arte e vinhos para arrecadar fundos que serão destinados ao novo núcleo do instituto, que ficará na comunidade do Preventório. A expectativa é reunir cerca de 130 convidados e atingir a meta de R$90 mil arrecadados.

 

            "É extremamente importante e relevante atuarmos dentro de comunidades invisibilizadas pelo sistema público, onde existe a maior carência e vulnerabilidade”, destaca Samuel dos Santos, fundador do Cidades Invisíveis, “vamos atuar no Preventório, que atualmente não possui nenhum projeto social ativo, e a presença do instituto conseguirá levar educação, cultura, esporte e cidadania digital para o local", completa.

 

Para Roberto Baranowski, CEO da Habitare, a união do empresariado de Niterói será fundamental para garantir vida longa ao Cidades Invisíveis na cidade. “Estamos muito felizes de fazermos parte desse movimento e de podermos ajudar a trazer o Cidades Invisíveis para nossa cidade. Porém, temos potencial de fazermos muito mais. O leilão é o pontapé inicial para o Bonsai Preventório, mas outras empresas podem e devem conhecer melhor esse trabalho para que ele impacte muitas gerações de niteroienses”, convoca Roberto. 

 

O Cidades Invisíveis já destinou mais de R$ 3,7 milhões a projetos sociais, nos seus dez anos de atuação, para combater a invisibilidade de pessoas das periferias das cidades onde atua. Seu propósito é atuar como elos, no compromisso com as pessoas que apoia; como ponte, na abertura de um caminho entre colaboradores, lugares e pessoas que, normalmente, não estariam incluídos; e, por fim, como holofote, simbolizando a capacidade de iluminar e dar visibilidade para projetos e pessoas normalmente invisibilizadas.

 

Sobre o Cidades Invisíveis

 

Criado em 2012 com o sonho de mudar realidades e transformar vidas, o Cidades Invisíveis é uma organização social que atua em diversas cidades do país, impactando milhares de jovens em situação de vulnerabilidade, agindo como um instrumento para a redução da pobreza e da desigualdade nas suas mais diversas dimensões. Desenvolve diversos projetos em parceria com artistas locais e nacionais, onde a renda arrecadada pelas ações tem parte do lucro revertida para a transformação social em várias comunidades. 

 

Dentro dos Bonsais, espaços próprios dos projetos nas comunidades, dispõe de programas que possibilitam o acesso ao conhecimento, aconselhamento, novas tecnologias, cuidados básicos, lazer, cultura, entre outros, para a aceleração de potenciais humanos que, muitas vezes, estão desassistidos pelo poder público. Atualmente esses projetos contam com 270 alunos matriculados, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Desde sua fundação, o Cidades Invisíveis promoveu o impacto social em 62 comunidades, com nove Bonsais e 270 alunos matriculados atualmente, beneficiando diretamente ao longo de sua trajetória mais de 100 mil pessoas e indiretamente mais de 500 mil pessoas. Além disso, foram criados mais de 1,5 mil m² de arte urbana, apoiado por 80 artistas do projeto RUA (Ressignificação Urbana Artística), e mais de 30 educadores sociais atuando nos projetos.

 

Agente de transformação social, o Cidades Invisíveis está presente atualmente em Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Sebastião (SP) e Canela (RS), destinando mais de R$ 3,7 milhões a projetos sociais nos seus mais de dez anos de atuação. O projeto está alinhado com a Agenda 2030 da ONU, com o plano global de transformar o mundo em um lugar melhor, sendo também signatário do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (ODS/SC), para combater a invisibilidade de pessoas das periferias das cidades onde atua. 

 

Sobre a Habitare 

 

Criada em 2020, a Habitare é uma incorporadora com DNA 100% digital, que tem como objetivo revolucionar o mercado imobiliário de Niterói. Idealizadora do Sou+ Icaraí, um sucesso de vendas que redefiniu o conceito de studios na cidade e foi entregue em julho de 2024, a Habitare surgiu para atender aqueles que não podem e não querem perder tempo. Composta por uma equipe apaixonada por inovação e tecnologia, a empresa vai além da entrega de imóveis: ela oferece um estilo de vida em que conforto, acessibilidade, praticidade, possibilidades e beleza se complementam. Um novo capítulo já está sendo escrito com o lançamento do Sou+ Charitas, que traz 95 unidades e ainda mais avanços em tecnologia e sustentabilidade. Até 2027, a Habitare planeja expandir para mais quatro bairros, totalizando 1.846 unidades e um VGV superior a 1,8 bilhão de reais. O futuro do morar está sendo projetado agora.

 

Sobre o Olimpo

 

Projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e com decoração assinada pelo francês Gilles Jacquard, o restaurante Olimpo, localizado em Niterói, é uma obra de arte moderna que atrai tanto pela gastronomia quanto pelo visual. Situado na estação Hidroviária de Charitas, proporciona aos seus visitantes uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor compondo o cenário ao fundo.

 

Sobre a Tailor Partners

 

            A Tailor Partners é um Multi-Family & Business Office que proporciona atenção e singularidade na assessoria financeira e patrimonial de famílias e empresas. Com uma abordagem personalizada, se destaca pelo cuidado em entender e atender às necessidades específicas de cada cliente, integrando planejamento e gestão financeira a estratégias adaptadas às suas trajetórias individuais. Seu diferencial está em oferecer atenção e exclusividade típicas de um Family Office, mas em formato ampliado, combinando pluralidade e independência. Atuam com profundidade em todas as interações, conectando famílias e empresas a um portfólio abrangente de serviços e produtos. Reconhecendo a singularidade de cada história, desenvolve soluções financeiras que transcendem os modelos convencionais, e acreditam que cada detalhe importa, e por isso, sua missão é conduzir os clientes em direção a estratégias sólidas e sustentáveis, sempre respeitando suas particularidades. Com a Tailor Partners, famílias e empresas encontram não apenas um parceiro, mas um guia confiável para planejar e prosperar em um mercado cada vez mais dinâmico e desafiador.

Governo destina mais de R$ 90 milhões para ações do Saúde na Escola

 





SAÚDE


Governo destina mais de R$ 90 milhões para ações do Saúde na Escola
Criado em 2007, programa tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde

No segundo ano do ciclo 2023/2024, os repasses serão feitos com base no cumprimento das metas de monitoramento - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Governo Federal destinou R$ 90,3 milhões aos municípios e ao Distrito Federal para ações do Programa Saúde na Escola, iniciativa que tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais de educação.
 

Dessa forma, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros.
 

No segundo ano do ciclo 2023/2024, os repasses serão feitos com base no cumprimento das metas de monitoramento. Os recursos serão transferidos diretamente aos fundos municipais de saúde, em parcela única. A medida foi divulgada por meio de portaria publicada na última quinta-feira, 14 de novembro. O ciclo atual atingiu um recorde histórico de adesões, com 99% das cidades brasileiras habilitadas, e a previsão é de que mais de 25 milhões de estudantes sejam assistidos. Acesse a lista de municípios contemplados aqui.
 

No primeiro ano do ciclo, os municípios receberam valores relativos à adesão, calculados com base no número de estudantes pactuados. Já no segundo ano, os repasses serão feitos com base em dois indicadores. O primeiro é o percentual de escolas pactuadas que realizaram ações do PSE no município, o que reflete a cobertura das iniciativas nas escolas aderidas.
 

O segundo indicador está relacionado ao alcance de desempenho na execução das atividades prioritárias para o ciclo 2023/2024 no município. As ações incluem: alimentação saudável, prevenção da obesidade, promoção da atividade física, saúde mental, prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e dos direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, além da prevenção de HIV/IST nas escolas participantes do PSE.
 

O recurso poderá ser utilizado para aquisição de materiais de consumo que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos. A portaria lista os municípios habilitados para o recebimento do teto de recursos pactuados em Termo de Compromisso do PSE assinado por municípios e Distrito Federal. O município que não registrou as atividades do Programa Saúde na Escola permanece no ciclo, mas não recebe o incentivo financeiro. As ações são monitoradas pela pasta ao final de cada ano do ciclo.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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Qual a importância de avaliar uma empresa? Conheça 8 motivos mais comuns para avaliação de um negócio

 


Qual a importância de avaliar uma empresa? Conheça 8 motivos mais comuns para avaliação de um negócio


O valuation é uma ferramenta essencial para investidores, analistas e gestores financeiros


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valuation é um processo fundamental no mercado financeiro usado para determinar o valor econômico de uma empresa ou de um ativo. Esse valor pode ser calculado usando diferentes métodos e serve para várias finalidades, como fusões e aquisições, decisões de investimento, análises de mercado e até para negociações de ações.


Segundo Tássia Warken da Rosa - especialista em M&A, valuation, governança e sócia do Método Dutra - em um mercado cada vez mais concorrido, conhecer o valor de uma empresa e o que determina tal valor pode ajudar a tomar decisões sobre investimentos, financiamento e planejamento de longo prazo. A avaliação quantitativa serve como uma informação gerencial para dar suporte a decisões estratégicas.


Além disso, utilizar essa ferramenta de análise em seu negócio traz vários benefícios, e oferece o valor justo e seguro dempresa. Conheça 8 motivos mais comuns para avaliação de um negócio:    

 

•Vender ou comprar uma empresa por um preço justo;

•Procurar um investidor;

•Fazer fusão entre empresas com equidade e proporcionalidade;

•Em caso de separação de sócio;

•Em caso de não haver um sucessor familiar;

•Como ferramenta de gestão para definir novas estratégias;

• Análise de Desempenho;

•Negociar benefícios e financiamentos em bancos ao demonstrar projeções sólidas para o futuro.

 

“Para conhecer a faixa de valor da empresa é necessário a análise técnica de informações quantitativas e qualitativas do negócio e uma série de cálculos, em um processo chamado de valuation. Há diferentes métodos de valuation e a escolha do mais adequado já é o primeiro passo decisivo para chegar a resultados justos”, destaca Tassia Warken da Rosa.

Finalizando a especialista comenta, “Além da escolha do método adequado, às premissas e o julgamento do avaliador também podem causar mudanças drásticas no valor calculado. Valuation é um processo complexo e muito subjetivo, repleto de ambiguidades, e por isso contar com profissionais qualificados e experientes é fundamental”.

 

Sobre Tássia Warken da Rosa: Sócia do Método Dutra e do Mindset IPO, atua há mais de 15 anos como especialista em M&A, Valuation e assessoria de gestão empresarial. Aconselha estratégia e planejamento de negócios a nível nacional e internacional, com ênfase em finanças, governança corporativa e gestão estratégica.

 

Informações à Imprensa:

Way Assessoria de Comunicação

Jéssica Danne Moura | 11 98230-9405 | jessica@waycomunicacao.com.br

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Drex: como o novo real digital irá revolucionar as transações no Brasil?

 


Por Taís Baruchi

Todos nos encantamos com as facilidades que o Pix trouxe para as transações nacionais. Em breve, poderemos presenciar a chegada de uma solução ainda mais robusta e revolucionária: o Drex. Desenvolvido pelo Banco Central, ele será nosso real digital, e traz consigo enormes expectativas de elevar a segurança e automação destas operações, simplificando e modernizando o sistema complexo que ainda temos em nosso país.

Os avanços tecnológicos vêm fomentando, a níveis velozes, a digitalização no sistema de meios de pagamento no país. Em dados divulgados no relatório “Mercado de Pagamento em Dados”, como exemplo, 76% dos pagamentos do Brasil já são feitos de forma digital – com destaque para o próprio Pix, cartões e links de pagamento.

Nesse cenário de busca por soluções cada vez mais avançadas, o Drex, com previsão de lançamento para 2025, promete inaugurar uma nova era no sistema financeiro brasileiro, especialmente em operações que demandam segurança e automação, como compra e venda de imóveis, veículos e negociações com fornecedores.

Pensando nisso, uma de suas grandes inovações será o uso de contratos inteligentes. Com essa tecnologia, contratos que, antes, dependiam de processos manuais, poderão ser executados automaticamente. Em uma transação de compra de imóvel, por exemplo, todas as etapas burocráticas ocorrerão sem a necessidade de intermediários ou cartórios; e assim que as condições do contrato forem cumpridas, a transação é finalizada automaticamente, poupando tempo e diminuindo custos.

Para os empresários, isso significa operações mais práticas e um relacionamento ágil com fornecedores, onde o pagamento é liberado automaticamente após a entrega dos produtos conforme o combinado, reduzindo erros e aumentando a eficiência.

O acesso ao crédito também será amplamente beneficiado pelo Drex, graças à utilização de contratos inteligentes. Empréstimos e financiamentos se tornarão mais rápidos e seguros, pois todas as condições do crédito poderão ser verificadas e cumpridas instantaneamente, algo que trará uma maior agilidade e transparência para empresas e clientes.

Outra possibilidade interessante é o uso de pagamentos automáticos por dispositivos conectados. Na prática, em um cenário empresarial, por exemplo, veículos de frota poderiam pagar automaticamente pedágios e estacionamentos, aumentando o controle e praticidade nas operações.

Para os profissionais de contabilidade, o Drex traz uma nova frente de atuação. Com a digitalização e tokenização dos ativos, será fundamental que contadores compreendam essas mudanças para orientar clientes sobre o impacto dessas novas transações no planejamento financeiro e fiscal das empresas.

As operações financeiras, antes manuais, agora serão automatizadas, e questões tributárias e previdenciárias devem se adaptar a esse novo cenário. A contabilidade terá um papel crucial na orientação de empresas, garantindo a conformidade e aproveitando ao máximo as oportunidades dessa inovação.

Além de tantas possibilidades de aplicação, o acesso ao Drex será simplificado para o público. A tecnologia estará disponível através dos bancos e instituições financeiras que o usuário já utiliza, sem necessidade de um aplicativo exclusivo. Isso permitirá que cada cliente escolha a instituição de sua preferência para acessá-lo de forma segura e prática.

Todas essas inovações embarcadas no Drex colocam o Brasil na vanguarda da tecnologia financeira mundial, modernizando a economia e aumentando a segurança e eficiência nas transações. Sua chegada poderá representar uma verdadeira transformação para o sistema financeiro brasileiro, oferecendo novos horizontes para empresas, consumidores e profissionais da contabilidade.

Em um mercado pautado pela globalização e modernização, daremos um grande avanço rumo a uma economia mais digital e conectada, permitindo que o país acompanhe as principais tendências globais. Ao adotar essa inovação, o Brasil estará mais preparado para os desafios e oportunidades do futuro digital, beneficiando a economia e a sociedade como um todo.

Taís Baruchi é sócia na ECOVIS® BSP.

 

Sobre a BSP:

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Caravanas de Natal da Coca-Cola farão nove apresentações na Bahia; confira datas oficiais

 

Solar Coca Cola

Caravanas de Natal da Coca-Cola farão nove apresentações na Bahia; confira datas oficiais

Os caminhões iluminados percorrem Feira de Santana, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Salvador

Para celebrar a magia de uma das épocas mais emocionantes do ano, a Caravana de Natal da Coca-Cola já está percorrendo o país desde o mês de outubro. A partir do dia 26 de novembro, a Bahia também receberá esse momento mágico que encanta e emociona o público por onde passa. Este ano, os caminhões iluminados farão nove apresentações: nos dias 26/11 em Feira de Santana; 28/11 em Santo Antônio de Jesus; 01/12 em Simões Filho; 06/12 em Lauro de Freitas; e em Salvador, nos dias 02/12, 05/12, 07/12 e 08/12.

Neste ano, em Salvador, o desfile do dia 07/12 terá um momento inédito: as Caravanas receberão um show de drones, programado para acontecer durante a parada dos caminhões na Rua Chile, próximo ao Palácio Rio Branco. O espetáculo, que poderá ser visto de diferentes pontos, deverá encantar o público soteropolitano durante cerca de 15 minutos, iluminando os céus de Salvador.

A abertura oficial do Natal de Salvador acontece no dia 7 de dezembro, às 17h, no Largo de São Francisco, com uma missa campal ministrada pelos padres Jaciel Bezerra e Abel Carvalho, no Palco Anunciação. Entre os destaques da programação estão o show de drones na Praça Municipal, a tradicional Caravana da Coca-Cola, que pelo segundo ano consecutivo apoia as celebrações natalinas da capital, e a Parada Natalina. O desfile envolve mais de 700 artistas, carros alegóricos, grupos musicais, proporcionando um espetáculo mágico e inesquecível. O evento contará com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, do diretor de Iluminação de Salvador, Ângelo Magalhães, e outras autoridades.

Caravanas no Nordeste

As caravanas natalinas deste ano integram a campanha de Natal da Coca-Cola 2024, intitulada “Desperte o Papai Noel que há em você”. No Nordeste, a responsabilidade por espalhar toda essa magia fica por conta da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território brasileiro e a produção executiva é da agência DOT. promo, responsável pela operação 360º das Caravanas Iluminadas desde 2018.

As caravanas de Natal da Coca-Cola tiveram recorde de público em 2023, e esse ano esperamos contagiar cada vez mais pessoas com esse espetáculo que já virou uma tradição! Ficamos emocionados e orgulhosos por proporcionar esse momento de alegria genuína em um público tão diverso, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. Contribuir com a construção de memórias felizes de milhares de brasileiros e brasileiras é o verdadeiro sentido do Natal, e as caravanas fazem parte disso, pois despertam o espírito natalino e o Papai Noel que existe em cada um de nós”, destaca Natasha Castro, gerente de marketing e experiência, responsável pelas Caravanas Iluminadas da Solar Coca-Cola. 

No Nordeste, os caminhões iluminados que transportam o bom velhinho vão rodar os nove Estados da região, visitando mais de 20 cidades. Serão cerca de 30 apresentações que prometem encantar milhares de pessoas em capitais, municípios das regiões metropolitanas e cidades do interior. Ao longo de três meses (outubro, novembro e dezembro), o trajeto cobrirá mais de 6 mil quilômetros, levando emoção e magia ao público.

Os desfiles natalinos liderados pela Solar contarão com sete caravanas simultâneas, percorrendo aproximadamente 50 cidades em 15 Estados brasileiros. No total, serão mais de 8 mil quilômetros percorridos. Durante 35 dias, os caminhões farão paradas em shoppings, pontos de venda e locais turísticos. A jornada começou no dia 27 de outubro, no Crato–CE, e está prevista para finalizar em 22 de dezembro, em Natal–RN.

Acompanhe o trajeto

Feira de Santana (26/11): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai da Fábrica Solar Coca-Cola e faz paradas na Casa Fornari — Boulevard Shopping — São Roque (Fraga Maia) — Praça de Alimentação (Getúlio Vargas). O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=333&caravan=230 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Santo Antônio de Jesus (28/11): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai da Recôncavo Distribuidora de Bebidas e faz paradas na Praça da Biblioteca — Praça Renato Machado — Praça São Benedito — Praça Padre Matheus. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=552&caravan=231 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Simões Filho (01/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai da Fábrica Solar Coca-Cola e faz parada na Praça da Bíblia. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=579&caravan=233 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Salvador (02/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai do Atacadão (Cajazeiras) e faz parada na Estação Pirajá. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=538&caravan=236 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Salvador (05/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai do Rede Mix (Stella Maris) e faz parada no Atakarejo (São Cristóvão). O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=538&caravan=235 a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Lauro de Freitas (06/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai do Parque Shopping Bahia e faz parada no Terminal Rodoviário de Portão.  O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=433&caravan=232 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Salvador (07/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai do Assaí (Vasco da Gama) e faz paradas no Pelourinho e Igreja do Bonfim. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=538&caravan=362 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Salvador (08/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai do Salvador Shopping e faz parada no Farol da Barra. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=538&caravan=361 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Salvador (09/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai do Assaí (Rótula) e faz parada na Praça João Martins. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=5&city=538&caravan=238 (a rota está sujeita a alteração sem aviso prévio).

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola — Capuchino Press

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Na contramão do saneamento: Brasil aumenta conta de água com nova tributação, enquanto outros países priorizam setor

 

ABCON SINDCON

Na contramão do saneamento: Brasil aumenta conta de água com nova tributação, enquanto outros países priorizam setor

ABCON SINDCON levou ao Senado hoje (21.11) um novo alerta sobre o impacto da reforma tributária no setor

O Brasil está na contramão do mundo quando o assunto é saneamento: vai aumentar em média 18% a conta de água para a população com a reforma tributária, enquanto os países da União Europeia – todos com elevado nível de atendimento – têm regime tributário diferenciado para a atividade de tratamento de água e esgoto, em função de seus benefícios sociais e para a saúde. Alguns chegam a ter redução na alíquota de mais de 80%.

O alerta é da diretora-executiva da ABCON SINDCON, Christianne Dias, que participou hoje cedo (21.11) de sessão na CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, em Brasília, sobre a regulamentação da reforma tributária.

A representante das operadoras de saneamento disse que o aumento abrupto de imposto sobre o setor advindo da reforma tributária acontece justamente no momento em que essa área de infraestrutura começa a acelerar investimentos para reduzir o déficit histórico de atendimento em água e esgoto no país. “Estamos falando de um impacto de 18% na conta de água, um aumento que atinge todos os brasileiros, inclusive os mais vulneráveis”, alertou ela. “Saneamento está diretamente ligado à saúde pública. A falta do serviço acarreta várias doenças e eleva os gastos com internações no SUS”, completou.

A diretora-executiva da ABCON SINDCON citou entre as iniciativas do setor o abaixo-assinado que a associação e a AESBE, entidade das companhias estaduais de saneamento, lançaram contra o aumento da conta de água e que está mobilizando a população. O documento pode ser acessado em https://chng.it/wBfd2SJQ7m.


Na Europa – onde o acesso ao saneamento é praticamente universalizado, ao contrário do Brasil, em que cerca de 100 milhões de pessoas não têm acesso a tratamento de esgoto –, a redução de alíquota de imposto para o setor gira entre 50% a 82%. Na França, por exemplo, onde 90% da população já possui esgotamento sanitário, a redução é de 50%: em vez dos 20% da alíquota-padrão do IVA, a população paga apenas 10% de imposto sobre o serviço de saneamento. Países como Luxemburgo (82% de desconto e 96% de população atendida) e Bélgica (71% de desconto e 95% de população atendida) avançam ainda mais em seus regimes diferenciados.

Hoje, o regime atual de tributação sobre o saneamento no Brasil é de 9,74% sobre a receita bruta. Com o regime proposto pela reforma, o setor pagará, sem regime diferenciado, o valor integral da alíquota do novo IVA dual (estimado entre 26% e 28%).


Agência Em Foco

Manu Vergamini
manu@agenciaemfoco.com.br
(11) 98772-1162

Animais em Condomínios: a Reforma do Código Civil - um novo paradigma legal

 

Animais em Condomínios: a Reforma do Código Civil - um novo paradigma legal

Os animais são seres capazes de sentir sensações e emoções, e passíveis de proteção jurídica

O Código Civil está passando por uma reforma recente e os animais ganharam um novo status legal. Deixaram finalmente de serem considerados meros objetos e/ou animais irracionais, mas sim seres vivos sencientes, ou seja, capazes de sentir sensações e emoções e passíveis de proteção jurídica própria.

A convivência entre humanos e animais, principalmente em condomínios residenciais, comerciais e mistos é um tema cada vez mais relevante, e surgem importantes debates sobre seus direitos e deveres nesse contexto.

A mudança proposta na reforma do Código Civil representará um novo paradigma legal, promovendo uma convivência mais justa, igualitária e consciente nos condomínios.

Dra. Alessandra Bravo, advogada especialista em Direito Condominial e Direito Animal explica como essa mudança impacta os condomínios residenciais:

A proposta do artigo 1.510-A afirma finalmente que os animais são capazes de sentir emoções e sensações de forma consciente e racional. Essa mudança considera o bem-estar integral dos animais. As necessidades individuais devem ser respeitadas, assim como sua dignidade e capacidade de sentir. A imparcialidade é essencial para criar um cenário favorável a todos os envolvidos em quaisquer conflitos.”

  1. Deveres dos Condôminos:
    • Animais em condomínios são um exercício do direito de propriedade, mas esse direito está associado ao respeito pelos vizinhos
    • O Código Civil (artigos 1.277, 1.278 e 1.279) permite cessar interferências nocivas à segurança e ao sossego dos demais.
  2. Responsabilidades dos Tutores:
    • Limpeza das sujeiras dos animais nas áreas comuns é obrigatória
    • Cães agressivos devem usar focinheira, conforme previsto na legislação do Estado que se encontra
    • Limpar as fezes e urina do animal, manter a higiene e a vacinação em dia
  3. Reforma do Código Civil:
    • O novo texto reconhece os animais como seres sencientes e passíveis de proteção jurídica própria
    • A reforma representa um avanço importante para o bem-estar animal e a harmonia nos condomínios.

Reconhecimento dos Animais como Seres Sencientes e Famílias Multiespécie

Uma família multiespécie é aquela formada pelo núcleo familiar humano em convivência compartilhada com seus animais de estimação sob o mesmo teto. Esse vínculo vai além das responsabilidades de um tutor, marcado pelo afeto e amor. Essa situação pode causar impactos diretos nas relações entre os moradores e o condomínio, promovendo a necessidade de tolerância e a compreensão entre os vizinhos.

Yoshie Kuninari é tutora de Jully, uma poodle de 05 anos. Ela comenta sobre o profundo afeto que transcende a relação humana e animal:

“Nós dividimos o mesmo travesseiro e edredom. Essa proximidade é um testemunho do amor e da nossa cumplicidade. O meu filho já apresenta a Jullynha como uma irmãzinha, parte realmente da nossa família.”

Yoshie durante uma “Cãominhada” com sua poodle Jully

Embora algumas pessoas possam estranhar essa relação, para Yoshie e sua família, Jullynha é parte integrante do lar, merecendo todo o respeito e carinho.

A família multiespécie transcende os limites humanos e inclui os animais de estimação como membros essenciais, explorando a relação familiar e o papel especial que os pets representam no convívio diário.

Stela é moradora de um condomínio residencial e tutora da Lully, de 07 anos, da raça shih-tzu. Ela destaca o equilíbrio entre moradores com e sem pets. Conversas amigáveis e respeito mútuo garantem uma convivência harmoniosa para todos:

“Proteger os direitos dos animais é uma responsabilidade de todos nós, e a legislação está cada vez mais atenta a essa questão. E aqui temos um problema que considero em comum: latidos excessivos de uma cachorrinha quando o proprietário sai. A solução? Conversei com o dono e, quando necessário, entro no apartamento, brinco com a cachorra e ofereço um petisco. Geralmente, a cachorra se tranquiliza, evitando latidos persistentes. A convivência com animais em condomínios exige empatia, diálogo e respeito mútuo.”

Conflitos entre tutores dos pets e moradores – convivência harmoniosa e normas

A coexistência pacífica entre humanos e animais requer um equilíbrio entre direitos e responsabilidades. Os condôminos tutores devem garantir que seus pets também não interfiram nos direitos dos demais moradores.

O Código Civil estabelece que os condôminos têm o dever de não prejudicar o sossego, a salubridade e a segurança dos demais. Isso inclui o cuidado com os animais. Dra. Alessandra Bravo, especialista em Direito Animal, destaca que:

“Os animais têm o direito de permanecer e viver nos condomínios, e como as pessoas que ali residem precisam se enquadrar e respeitar as regras estabelecidas. Além disso, os tutores devem se responsabilizar por eventuais danos causados pelos seus próprios pets.”

As divergências entre moradores podem surgir devido a diversos fatores, como:

  • Barulho: Latidos excessivos e outros ruídos causados pelos animais podem perturbar a tranquilidade dos vizinhos
  • Sujeira: A higiene e a limpeza das áreas comuns são questões sensíveis quando se trata de animais
  • Alergias e Medos: Alguns condôminos podem ter alergias ou medo de animais, o que gera tensões

Dra. Alessandra Bravo, especialista em Direito Condominial e Direito Animal

Dra. Alessandra Bravo considera que dúvidas frequentes incluem questões sobre raças permitidas, rotinas diárias, intolerância entre animais e responsabilidade por danos. Ela explica:

“Embora a Constituição Federal assegure direitos aos animais, cada Estado tem regras específicas. Por isso, avaliar cada situação individualmente é essencial e necessária para maior efetividade.”

Dra. Alessandra Bravo ainda ressalta que os moradores devem seguir as normas internas do condomínio, desde que não firam os direitos dos animais. Ela afirma:

“Os deveres dos moradores incluem respeitar as regras de boa vizinhança e convívio. A convivência em condomínios é um delicado equilíbrio entre direitos individuais e o bem-estar coletivo. Quando se trata de animais de estimação, essa harmonia requer conhecimento, respeito e paciência.”

O síndico profissional de um condomínio residencial, Antônio Carlos, enfatiza a importância do diálogo com os moradores e da conscientização sobre as boas práticas relacionadas aos animais nas áreas comuns dos condomínios. Ele procura manter uma comunicação aberta para garantir o bem-estar de todos.

“Um caso relevante ocorreu quando um morador levava sua gatinha para fazer as necessidades na área do parquinho das crianças. Ao abordá-lo, o morador foi extremamente ríspido, o que me levou a adverti-lo administrativamente. Essa situação gerou um desconforto ainda maior, mas ele acabou acatando para evitar multas.”

 

Orientação Jurídica e Mediação de Conflitos

Advogados especializados em Direito Animalista ajudam na elaboração de regulamentos internos que respeitem os direitos de todos: humanos e não humanos. Eles consideram as necessidades dos animais, a convivência harmônica e a segurança de todos os condôminos.

O síndico profissional Antônio Carlos destaca que o conhecimento das leis e normas relacionadas aos animais, ajudam os síndicos a lidarem com coerência nesse assunto, mas que contar com o apoio de um advogado condominial é fundamental:

“O advogado é de extrema importância no momento de aplicar as normas relacionadas aos animais corretamente, evitando impactos negativos para o condomínio. Conscientizar sobre as boas práticas com os animais é essencial para uma convivência harmoniosa.”

Dra. Alessandra Bravo enfatiza a importância de advogados especializados em Direito Animalista:

“Esses profissionais podem auxiliar condôminos, síndicos, administradoras e gestores condominiais. Oferecem orientação jurídica preventiva e contenciosa, mediam conflitos relacionados aos animais e defendem os direitos dos proprietários de animais de estimação e do próprio condomínio.”

A Mediação Animalista é uma ferramenta valiosa para a resolução consensual de conflitos envolvendo animais. Ela promove:

  • Um espaço de fala e escuta para os envolvidos
  • Conscientização sobre os direitos dos animais
  • Prevenção de novos danos
  • Construção de entendimento benéfico para todos, incluindo os próprios animais

Crime de Maus Tratos e Animais Comunitários - Lei nº 14.064/2020

A majoração do crime de maus tratos foi um avanço significativo na legislação brasileira. Essa lei fortaleceu a proteção dos direitos dos animais e seu bem-estar. Agora, decisões judiciais têm sido favoráveis à punição de abusos e negligência, sempre buscando o melhor para todos os animais.

Incluindo não apenas os animais de estimação, mas também os chamados “animais comunitários”, que são aqueles que vivem nas áreas comuns dos condomínios, muitas vezes sem um tutor voluntário específico.

Eles podem ser gatos, cachorros ou outros animais que encontram abrigo e alimento nessas áreas. Esses seres indefesos muitas vezes são abandonados pelo Poder Público e dependem da solidariedade dos moradores.

Dra. Alessandra Bravo enfatiza:

“Os animais comunitários também possuem direitos. Eles têm o direito de viver e serem alimentados nas áreas comuns dos condomínios. Garantir o mínimo de bem-estar para esses animais é uma responsabilidade de todos nós.”

Uma das perguntas mais frequentes é se os animais comunitários podem ser proibidos pelo síndico, administração, funcionários ou moradores. Dra. Alessandra esclarece:

“A resposta é não! Tal proibição pode configurar como crime de maus-tratos e crueldade animal, previsto na Constituição Federal e no Código Penal. Além disso, outras implicações legais podem ocorrer, dependendo do Estado onde se encontra o condomínio.”

A presença dos animais comunitários nos condomínios é uma realidade que deve ser tratada com empatia, compreensão e respeito. Proteger esses seres é uma responsabilidade de todos, e a legislação está cada vez mais atenta a essa questão.

 

Animais em Condomínios: Diálogo, respeito e bem-estar

A convivência entre humanos e animais nos condomínios requer sensibilidade, conhecimento legal e empatia.

O diálogo e a conscientização são ferramentas essenciais para manter a harmonia entre os moradores. Vasco Rodrigues, sub-síndico de um condomínio residencial, destaca que no local as soluções ocorrem de maneira rápida e tranquila entre os próprios tutores. O segredo? Consciência e respeito. O condomínio se destaca por buscar equilibrar os interesses e direitos dos moradores com e sem pets. Vasco explica:

“Obedecer à convenção é fundamental. Quando surgem dúvidas, a orientação está lá. Os regulamentos são conhecidos e aplicados, garantindo tranquilidade. E aqueles que têm pets devem atentar-se à convenção do condomínio e buscar a convivência em paz.”

Para resolver conflitos entre moradores e o condomínio relacionados aos animais, o diálogo é essencial. Dra. Alessandra Bravo diz:

“É recomendado que haja diálogo entre as partes e respeito mútuo. Regras claras e coerentes são fundamentais. Se necessário, busca por soluções amigáveis, ou até mesmo judiciais, devem ser consideradas. Entretanto, as convenções e regulamentos internos têm que estar condizentes com a realidade atual e enquadrados de uma forma que proteja tanto os humanos como os não humanos, de outra forma, qualquer cláusula proibitiva é nula.”

Manter a paz entre humanos e seus fiéis companheiros de quatro patas, protegendo os direitos dos animais é uma responsabilidade de todos. Yoshie, tutora da Jully, finaliza:

“Quem tem pet deve estar preparado para lidar com suas peculiaridades. O mais importante é manter o bom senso e o bem-estar dos pets e dos condôminos. Manter a calma, ter paciência e agir com responsabilidade é essencial.”

 

INFORMAÇÕES – ABRAVO (Advocacia e Assessoria Especializada): Advogada Alessandra Bravo

ABRAVO (Advocacia e Assessoria Especializada) visa atender a demanda dos clientes em soluções administrativas e judiciais, de serviços especializados e específicos para os mais diversos problemas, tratando-os de forma preventiva, conciliatória e contenciosa, com alto grau de satisfação. Com mais de 20 anos de experiência na área, Alessandra Bravo (proprietária da ABRAVO) é Advogada Condominialista - especialista em Gestão e Direito Condominial, Diretora da ANACON SP (Associação Nacional da Advocacia Condominial), Síndica Profissional, Coordenadora do Núcleo de Direito Condominial do Conselho Seccional da Jovem Advocacia da OAB de São Paulo, Professora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Docente da pós-graduação do IDD (Instituto de Educação Avançada) de Engenharia Condominial, Professora do Proordem, Docente da pós-graduação em Direito Imobiliário da I9 Educação, Especialista em Direito Animalista e Coordenadora Pedagógica do Curso de Pós-graduação em Direito, Engenharia e Gestão Condominial e Imobiliária do Proordem. Para mais informações sobre a ABRAVO, acesse:

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Dra. Alessandra Bravo, especialista em Direito Condominial e Direito Animal
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Yoshie durante uma “Cãominhada” com sua poodle Jully
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