sábado, 26 de outubro de 2024

Viagens na melhor idade ganham força e exigem adaptações do setor

 

Engana-se quem pensa que a idade é um empecilho para desbravar novos lugares. Com o tempo livre da aposentadoria e recursos financeiros acumulados ao longo de uma vida, muitos idosos têm aproveitado para viajar, seja de forma independente ou em excursões organizadas. Hoje, eles representam cerca de 18% dos viajantes, de acordo com pesquisa feita pelo Hurb, empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos. Compostas em sua maioria por mulheres, as excursões voltadas para os mais velhos promovem a criação de novas conexões, proporcionando experiências que vão além da viagem em si.


O Censo 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontou um crescimento de 57,4% no número de idosos no país em relação ao mesmo período de 2010. A expectativa é que a população idosa atinja a marca de 90 milhões de pessoas até 2050. Esse crescimento reflete o envelhecimento da população brasileira, e as projeções demográficas indicam que, até 2060, um quarto da população terá mais de 65 anos. Esse cenário é tão desafiador quanto promissor para o setor de turismo. Afinal, o público da terceira idade busca explorar o mundo e fazer novas amizades, mas é mais exigente. A geração prateada já viveu muitas coisas ao longo de sua vida, e hoje entende-se que esse público busca algo que vá além de um bom atendimento. Eles querem conforto, mobilidade e lazer em um só lugar, e por isso, preferem acomodações all inclusive e serviços de qualidade. Muitos resorts investem em infraestrutura adequada, com apartamentos adaptados, rampas, elevadores de acesso e atividades exclusivas para o grupo, como aulas de hidroginástica, ioga, funcional, além de tratamentos e massagens no SPA, para poderem aproveitar ao máximo a estadia.


Visando tornar as viagens mais acessíveis a esse público, o governo federal lançou, em 24 de julho, o programa Voa Brasil. Destinado a públicos específicos, como aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, o programa disponibilizou três milhões de passagens por um valor fixo de R$200 cada. Desde o lançamento, já foram vendidos 10 mil bilhetes para idosos, promovendo a inclusão deste público no turismo aéreo, embora este número corresponda a menos de 1% das passagens disponibilizadas.

O projeto não é a única iniciativa pública voltada para o tema. O Ministério do Turismo lançou ainda a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos”, para garantir um acolhimento adequado a esse público no Brasil. O guia oferece orientações a prestadores de serviços do ramo turístico sobre como identificar necessidades específicas e tratar o público da terceira idade com dignidade e respeito, para terem uma experiência prazerosa, especialmente durante a baixa temporada, quando os destinos são mais tranquilos.


Conforme o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que os viajantes idosos se sintam confortáveis. Além disso, os profissionais devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante, oferecendo o auxílio adequado durante as atividades turísticas.


Contrariamente à imagem que persiste na sociedade brasileira, a população prateada está cada vez mais ativa. Segundo projeções da Divisão de População da ONU, em 2022 os idosos (60+) representavam 13,9% do total da população mundial, com tendência de crescimento contínuo. Realizado no Brasil, o estudo Tsunami60+, que se debruçou sobre o mesmo público, mostrou que 62% dos entrevistados relataram estar bem, física e mentalmente; além disso, 59% dos entrevistados entre 55 e 64 anos afirmam ser ativos. Eles estão usando tecnologia, passeando, viajando, namorando, casando e recasando, trabalhando, empreendendo, estudando, praticando esportes, aventurando-se… um verdadeiro envelhecimento ativo.


Além disso, o mesmo estudo indica que a economia prateada movimenta cerca de R$1,6 trilhões por ano, representando 20% do consumo total do país. No entanto, apesar do grande poder de consumo, a geração prateada ainda enfrenta invisibilidade. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados com mais de 55 anos afirmam não se sentir representados pela mídia nem pelas campanhas de marketing de marcas e empresas, incluindo os destinos turísticos.


Por isso, é fundamental adaptar atrações, hospedagens e comunicação, garantindo acessibilidade e segurança para atender às necessidades desse público. A promoção de produtos e serviços voltados para esse público deve incluir imagens de idosos reais, criando identificação e representatividade. Além disso, é importante criar equipes intergeracionais e capacitar profissionais para lidar com as especificidades desse público.


Ademais, o público sênior é muito diverso, compreendendo pessoas com excelente estado de saúde, incluindo mobilidade reduzida, deficiências ou limitações. Há diferentes possibilidades financeiras, níveis culturais e sociais, além de variados arranjos de relacionamento. Assim, conhecer e segmentar adequadamente é essencial para entender suas demandas e anseios no turismo, garantindo que todos se sintam incluídos e acolhidos.

Outro ponto importante para esse público é a alimentação. Com a chegada da idade, muitos idosos precisam de uma alimentação específica para repor vitaminas, mas 40% dos entrevistados na pesquisa relataram encontrar dificuldades em acessar esses tipos de alimentos. Além disso, 28% dos entrevistados alertaram sobre a dificuldade em encontrar adaptações para suas casas, como barras de segurança ou locais sem degraus. O mesmo padrão pode ser observado em hospedagens. Esses desafios revelam oportunidades para investimentos e melhorias, tanto no setor de turismo quanto em outros setores voltados para o bem-estar da população idosa.


O turismo na melhor idade está em plena ascensão, movimentando o setor e provando que a idade não é barreira para quem deseja explorar o mundo, criar memórias e viver novas aventuras. Todos os setores da sociedade precisam se preparar para se relacionar e atender às demandas deste público, que requer serviços, produtos e condições adequadas para um envelhecimento saudável, ativo e feliz. É importante ainda reconhecer que a geração prateada não é homogênea e compreender essa diversidade é a chave para oferecer experiências turísticas significativas e satisfatórias para todos.


Sobre o Hurb

imprensa@hurb.com

Empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, o Hurb leva brasileiros, todos os dias, para mais de 5 mil destinos nacionais e internacionais. Com sua plataforma online, que recebe mais de 50 mil acessos por dia, a companhia realiza a missão de potencializar viagens através da inovação. Para identificar as melhores oportunidades do mercado, a OTA investe continuamente em engenharia e automação de dados, além do relacionamento com os parceiros do setor. Desde 2022, já fez parte da viagem de mais de 1,6M de pessoas. A marca global, com escritórios em Portugal e no Canadá, escolheu o Rio de Janeiro como sede do negócio. 

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Viagens na melhor idade ganham força e exigem adaptações do setor

Idosos representam cerca de 18% dos viajantes e buscam conforto, mobilidade e experiências significativas

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