terça-feira, 29 de outubro de 2024

Fim de ano é o período com maior pedido de empréstimo pela Classe D

 


Com cerca de 9 milhões de clientes cadastrados, o levantamento do app Jeitto mostra que no último trimestre do ano há aumento de 10% na busca por crédito de baixo valor

 

São Paulo, 29 de outubro de 2024 – Segundo o levantamento realizado por Jeitto, fintech lançada em 2014 que oferece soluções acessíveis de crédito digital, 80% de seus clientes recebem entre R$ 1.000 e R$ 3.000, pertencendo a Classe D, de acordo com a classificação do IBGE. Apenas 8,9% delas recebem acima de R$ 5.000. O principal vínculo trabalhista desse público é autônomo (47%) e só 33,5% deles possuem carteira assinada. Os principais objetivos de solicitação de crédito são para transferências bancárias, pagamentos de conta, recarga de telefone, E-card (iFood, Uber, Google Pay, etc.) e recarga de vale transporte.
 

Para traçar o perfil de consumo do seu público, a empresa aplica a Inteligência Artificial de forma integrar múltiplas fontes de dados e, assim, agiliza e aprimora a análise de crédito, ampliando a oferta para uma grande parcela da população brasileira que recebe até três salários-mínimos. A partir de seu banco de dados, tendo a base de nove milhões de clientes cadastrados, Jeitto usa recurso estratégico para criar um perfil muito preciso sobre os brasileiros que buscam crédito de baixo valor, melhorando seu portfólio de produtos e serviços, que atendem às necessidades desse público.
 

O público é composto em sua maioria por jovens - sendo 40% entre 25 e 34 anos - e bem dividido entre homens (41,6%) e mulheres (45,8%). Hoje, a base de clientes da fintech está concentrada na região Sudeste do país, com mais de 4,4 milhões apenas nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A região Nordeste fica em segundo com 2,4 milhões de pessoas, seguido por Sul, Centro Oeste e Norte.


Outro dado relevante é que a maior demanda de pedidos por créditos se concentra no período do fim de ano. No último trimestre de 2023, por exemplo, Jeitto teve um aumento de 9,25% na média mensal, conquistando cerca de 5 mil novos clientes a mais por mês.


“Com a nossa base de dados interna, conseguimos fazer combinações de informações para sermos mais assertivos na oferta de crédito, além de entender oportunidades de desenvolver novos produtos”, afirma Fabiano Camperlingo, CGO do Jeitto.

 

Inteligência artificial e educação financeira

Segundo a pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada pela PwC e a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), o volume de créditos concedidos por fintechs cresceu em 52% este ano, alcançando R$ 21,1 bilhões e refletindo a confiança dos consumidores nos serviços financeiros digitais.
 

O estudo também ressalta a importância da inteligência artificial como peça central no planejamento das fintechs, sendo que 53% das empresas planejam investir na tecnologia. Jeitto está revolucionando o mercado e utiliza IA para aprovação de crédito em tempo recorde de apenas 3 minutos e com uma taxa de aprovação duas vezes maior do que a média de mercado. A empresa utiliza apenas o CPF e o celular do cliente para a aprovação, sem precisar de outros dados pessoais, cartão, anuidade, filas ou taxas.


A inteligência artificial utilizada pela empresa também atua para criar um ambiente de confiança mútuo e uma relação de longo prazo com o cliente, aumentando o limite de crédito conforme a quitação dos empréstimos. Outro levantamento, utilizando a base de dados, demonstrou que 50% dos clientes adimplentes se tornam negativados em outras instituições, porém priorizam manter em dia o pagamento do Jeitto.


“Jeitto acredita que a concessão de crédito é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos através do empreendedorismo ou mesmo da melhoria de qualidade de vida. Por isso, está firmemente alinhado com seu propósito social, proporcionando inclusão financeira e tomando cuidado com a sustentabilidade do crédito para não causar um endividamento dos nossos clientes”, afirma Camperlingo.


O Jeitto alcançou recentemente o breakeven e projeta um faturamento de R$ 1,1 bilhão em 2024, quase o dobro do ano anterior. "Estamos em um momento de expansão acelerada e muito bem posicionados para continuar transformando o acesso ao crédito digital no Brasil”, conclui o executivo.

 

Sobre Jeitto 
O Jeitto é uma fintech lançada em 2014 e que oferece soluções acessíveis de crédito digital para pessoas das classes C, D e E. Atualmente, a empresa conta com uma base de 9 milhões de clientes e já liberou mais de 2 bilhões em crédito para os brasileiros. A empresa está revolucionando o mercado com o uso de IA e uma robusta base de dados interna, que permitem aprovação de crédito em apenas 3 minutos e com uma taxa de aprovação duas vezes maior do que o mercado. Jeitto está firmemente alinhado com seu propósito social, proporcionando inclusão financeira a seus clientes, tomando cuidado para não causar o seu endividamento. Para saber mais, visite o site em jeitto.com.br.

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