domingo, 27 de outubro de 2024

Entenda as diferenças entre chip da beleza e implante de etonogestrel

 

Você

ABRAFESC


Entenda as diferenças entre chip da beleza e implante de etonogestrel
Diretor médico da Organon esclarece dúvidas sobre os dois métodos hormonais

Com a recente proibição do "chip da beleza" pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), muitas dúvidas surgiram sobre a diferença entre esse produto e o implante subdérmico de etonogestrel, amplamente utilizado como método contraceptivo de longa duração.  Embora ambos sejam implantes hormonais inseridos sob a pele, o implante de etonogestrel e o “chip da beleza” têm finalidades e composições completamente distintas.

Segundo o Dr. Luiz Lucio, diretor médico da Organon, o implante de etonogestrel tem como única indicação a contracepção e é um dos métodos mais seguros e eficazes disponíveis no mercado. “É um produto desenvolvido exclusivamente para a contracepção, que contém uma dose precisa de etonogestrel, um hormônio que se assemelha à progesterona, e possui aprovação da Anvisa e de outras agências reguladoras internacionais”.

Já o "chip da beleza" é um termo genérico utilizado para se referir a implantes hormonais personalizados, preparados em farmácias de manipulação. "A composição desses implantes varia de paciente para paciente, já que são feitos individualmente para conter diferentes tipos e doses de hormônios", explica o diretor médico. Embora até possam, temporariamente, atuar na prevenção da gravidez, sua função é a reposição hormonal. No entanto, o uso estético ganhou popularidade com muitos médicos e pacientes, o que deu origem ao termo 'chip da beleza'.

O procedimento de inserção e remoção também difere entre os dois métodos. O implante de etonogestrel é colocado sob a pele com o auxílio de um aplicador projetado para melhor garantir seu posicionamento, proporcionando contracepção eficaz por até três anos. Quando removido, o efeito contraceptivo cessa imediatamente. Já o “chip da beleza” tem uma duração mais curta, geralmente perdendo sua eficácia após cerca de seis meses. Além disso, muitos desses implantes manipulados podem ser absorvíveis, o que, em alguns casos, dispensa a necessidade de remoção. No entanto, se for necessário retirá-los, o procedimento pode ser mais complexo devido às suas características.


Sobre Organon
A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta.
 
Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no  LinkedIn. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário