segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Como a tecnologia é determinante para o setor de energia?

 


Por Marcos Leite

O setor de energia está entre os mais promissores do país. O Brasil, com sua ampla matriz energética, que inclui desde usinas hidrelétricas até fontes renováveis e a abertura do mercado livre de energia, coloca-se no radar dos mercados com maior potencial de crescimento. Diante disso, torna-se essencial que o segmento invista no uso de tecnologias que permitam uma utilização inteligente de ferramentas, otimizem operações e melhorem a tomada de decisões estratégicas.

Falar sobre tecnologia, atualmente, pode parecer repetitivo. Afinal, há muito tempo, ela deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade nas organizações. Através do seu uso, as empresas têm acesso a informações em tempo real que, quando analisadas corretamente, podem se transformar em oportunidades valiosas. Essa conscientização ganhou ainda mais destaque com o avanço da inteligência artificial (IA), que vem ressignificando os modelos de gestão e operação das organizações.

Assim como em outros setores, o de energia também tem passado por uma profunda transformação digital nos últimos anos. E, diante do atual momento de expansão vivido pelo setor, torna-se crucial a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliem na melhoria da governança, controle de fluxos, gestão financeira e contábil, entre outros aspectos. Não à toa, um estudo da Minsait, 67% das empresas do segmento planejam aumentar seus investimentos em tecnologia nos próximos dois anos.

Essa conscientização é fundamental, especialmente, considerando os desafios que o segmento enfrenta. O Brasil é conhecido por ter um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com uma legislação que muda frequentemente e particularidades regionais que precisam ser seguidas. O não cumprimento dessas normas pode resultar em penalizações e multas, impactando diretamente a conformidade (compliance) das empresas.

Além das questões fiscais, as geradoras de energia enfrentam o desafio de estabelecer uma gestão ágil e eficiente em meio às constantes mudanças e tendências que afetam o setor. Nesse contexto, a tecnologia surge como um alicerce essencial, integrando-se a esses desafios e proporcionando agilidade e eficiência na gestão.

Apesar dos inúmeros benefícios que a tecnologia oferece, é comum o equívoco de que ela resolverá todos os problemas, quando na verdade, ela é um meio, e sua eficácia depende da organização prévia dos processos. Para que a implementação tecnológica seja bem-sucedida, é crucial que as empresas identifiquem os pontos sensíveis de seu negócio.

Uma solução eficaz nesse sentido é a adoção de um ERP, que atua diretamente na organização dos processos, fornece dados em tempo real e gera insights valiosos a partir das informações disponíveis. Além disso, o sistema de gestão pode integrar-se com outras tecnologias promissoras como IA, Business Intelligence (BI), Big Data e Internet das Coisas (IoT), centralizando dados e registros, e facilitando o cumprimento das obrigações legais, adaptando-se às legislações regionais.

Implementar um novo sistema e um modelo operacional mais eficiente não é uma tarefa simples, e dificilmente será realizada sem o suporte adequado. Por isso, contar com uma consultoria especializada no setor é uma excelente alternativa, pois permite identificar gargalos e pontos de melhoria que impulsionam o desempenho.

Assim como outros setores já comprovam a eficácia da tecnologia no dia a dia das operações, o mesmo deve ser adotado pelas geradoras de energia. Com a expansão prevista para o mercado energético nos próximos anos, é essencial que as empresas estabeleçam uma base sólida, focando não apenas no planejamento, mas também na preparação para a integração de novas tecnologias. Afinal, para enxergar o futuro, é preciso encontrar a fonte certa de iluminação.

Marcos Leite é executivo da SPS Rio.

Sobre a SPS Group:
Localizada em São José dos Campos (SP), a SPS Group atua há mais de 12 anos como uma integradora de tecnologia multinacional brasileira, que se consolidou com operações de SAP Business One, com projetos premiados e reconhecidos internacionalmente por sua excelência e qualidade. Parceira SAP Gold Partner, além de oferecer as soluções do portfólio SAP, também desenvolve internamente extensões tecnológicas adicionais ao B1, com vasto know-how para atendimento de pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia. Reforçando o compromisso em fornecer soluções tecnológicas de ponta para todo o mercado, a SPS passou a trabalhar também com os recursos de SAP S/4HANA, tanto na versão Public Cloud, quanto Private, apoiando as empresas em uma operação inteligente, com processamentos em tempo real, Machine Learning, análises preditivas e muito mais. Com expertise atestada no segmento de manufatura, a SPS oferece uma plataforma voltada para melhorias de desempenho nas atividades de produção, com gestão embarcada no sistema MES (Manufacturing Execution Systems), podendo ser utilizada em qualquer tipo de indústria, independente do segmento ou porte. Ainda, a empresa oferta uma gama de soluções avançadas de backup e segurança da informação, BaaS (Backup As A Service), soluções em nuvem, licenciamento Microsoft, switches de rede, entre outros. Com todos os consultores especialistas certificados pela SAP, o grupo já soma mais de 200 clientes em todo território nacional e internacional, e conta com mais de 180 colaboradores divididos entre as unidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Manaus e Rio de Janeiro.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário