sábado, 26 de outubro de 2024

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 26/10/2024

 
26.Outubro.2024

Missa da Saudade política

A missa de mês dos políticos mortos no massacre de 6 de outubro não deve atrair ninguém para velar os corpos de Gelado Limões, Pancadão da AFI, Capetão Arregão Azêdo, Zeronimo, Ai Dela, Geddel Frieira Lima, Enrolando o Pinto, Rui B. Osta, os parentes de Maria Gorda, o filho de Cuma, os radialistas que confundem audiência com votação...

O último ringue

Com a eleição decidida em todo o estado, com derrota humilhante do PT e vitória retumbante de ACM Neto, a crise, a briga e as declarações idiotas se concentram em Camaçari, única com segundo turno. Como a de Rui B. Osta, de que “causa uma indignação profunda quando esse povo da elite, filho de riquinho, que empinava arraia com ventilador..."(sobre Neto).

Resposta na ponta da língua

Neto fez como o avô ACM, que ignorava os ataques e escalava outros para responder. E a resposta foi de Marcelo Nilo, cortante como uma espada ninja. “Rico mesmo é Rui Costa, que nasceu numa encosta da Liberdade e hoje mora no metro quadrado mais rico da Bahia, na Mansão do Baiano de Tênis”. Detalhe: ficou rico só com salário de secretário e governador...

Deu PT... Perda Total

perda total A coisa não está fácil para os neo-amigos Gelado Limões e Pancadão da AFI. Além de sair humilhados da eleição, viram o adversário Augusto se reeleger com votação histórica e agora virar liderança estadual com apoio de mais de 80 prefeitos para ser presidente da UPB. Enquanto isso, Gelado será expulso do PT e Pancadão pode não ser reeleito em 2026.

Ansiedade pré-reforma

A grande especulação do momento é quem vai ser jogado fora da prefeitura de Itabuna no novo mandato de Augusto. Vai ser difícil ele abrir mão de secretários que "entregam", como Sônia Fontes, Lívia Mendes e Alcântara, por exemplo. Mas quem "não entrega" sabe que está com um pezinho na tábua de graxa. Vai ter falta de estoque de Lexotan nas farmácias.

Um governo caranguejo

Canavieiras reelegeu Paulo Pamonha, mas não tem ideia do que está apoiando. Os pacientes de Canes, por exemplo, estão sendo barrados na Policlinica de Ilhéus por causa do calote da Prefeitura. Não têm nem exames, nem consultas, e a quantidade de remédios nos postos de saúde só dura até novembro. Depois disso, é só "fazer o P", de putos com Pamonha.

O pior de todos os mundos

Logo depois da eleição, Pamonha demitiu 40 garis e deve seis meses da coleta de lixo. Também mandou embora 570 terceirizados contratados, por coincidência, em agosto e setembro, na campanha eleitoral. O vereador Nizão Valentão já deu ordem a Paulo Pamonha para entregar a secretaria de Bem Estar Social para ele e vão fazer de Roni Rôla o presidente da Câmara.

Calado pelas urnas

Durante a campanha eleitoral, o traíra do PT, finado Gelado Limões, alardeava que Pacadão da AFI ia ganhar porque "trata-se do pior governo da história de Itabuna nos últimos tempos. Eu digo, e as pesquisas mostram, que 70% da população de Itabuna rejeita o governo dele". Bom, não sei as pesquisas, mas as urnas mostraram o contrário, com vitória acachapante de Castro.

Geddel no fundo do poço

Além de Gelado e Pancadão, não dá para esquecer que a derrota humilhante também foi do MDB do presidiário Geddel Frieira Lima. Ele primeiro apoiou Gelado como candidato do PT. Depois se bandeou com ele para os braços de ACM Neto. Agora volta para a base petista como se nada tivesse acontecido e desconversa sobre o outro Geraldo humilhado, o Cabeção.

Briga de Leão com rato

Por falar em Geddel, ele andou trocando farpas com João Leão porque o PP quer voltar para a base do Partido Terrorista. Primeiro disse que o PP faz "jogo combinado para ter uma boquinha em cada lugar, nos governos federal, estadual e municipal de Salvador”. Leão não gostou e soltou as garras: "não sou prostituta de cargo e não tenho rabo de palha”. Êita!

Jogou baixo, muito baixo

Para completar, Leão jogou vinagre em cima da ferida mandando Geddel "cuidar das suas malas perdidas”. Aí Geddel resolveu baixar o nível abaixo de cintura de anão, dizendo que vai "cuidar dos meus filhos, para que, por falta de pai, não sejam abestalhados”. O detalhe é que João Leão tem um filho deficiente, atacado por Geddel sem ter nada a ver com a briga.

Vingança de anão político

Mesmo recebendo um enorme recado das urnas, o conversador Zeronimo (PT) preferiu se vingar de quem não votou em seus candidatos. Já mandou tirar até as máquinas que eram usadas na cobertura do canal do Malhado e as da duplicação da zona sul. Mas a vingança pode virar mico, se Valderico Jr conseguir ajuda federal e terminar as obras sem o estado.

Um copo transbordando

Depois de anos e anos de calote e atraso nos salários, pelos terceirizados do governo do estado, os sindicatos enfim perderam a paciência. Dois deles, o Sintesi e o Sindtae, entraram com uma ação na Justiça contra o IGA (IBDAH com novo nome para fugir da responsabilidade), que "administra" o Hospital Costa do Cacau, além do próprio governo baiano.

Prejudicando a cunhada

traira A trairagem do finado Gelado Limões já começa a afetar todo mundo ligado a ele que ainda mantém cargo no estado pelo PT. A primeira vítima foi a cunhada Genilva Feitosa, demitida pelo conversador Zeronimo da coordenação do SAC de Itabuna. O resto vai ser chutado nas próximas semanas e ninguém vai encontrar abrigo no grupo de ACM Neto.

Em traíra não se confia

Maior vitorioso da eleição, ACM Neto percebeu que Gelado não acrescentou absolutamente nada à campanha de Pancadão da AFI. Além disso, se Gelado foi capaz de trair o partido onde militou a vida inteira e Wagner, que empurrou sua carreira ladeira acima, que confiança Neto teria de que Gelado não o trairá no futuro? Não tem. Não dá para confiar em traíra.

Fazendo piada com os mortos

O conversador Zeronimo, além de manter a Bahia como estado mais violento do país, herança que recebeu de Rui B. Osta e ampliou, agora resolveu fazer piadinha com a angústia dos baianos. Durante uma entrevista, disse que o completo caos na segurança da Bahia é "só uma gripezinha”. Mas o paciente foi entubado, entrou em coma e pode morrer a qualquer hora.

Sobrou até pro Ludrão

Dando razão a Neto, que acusa Zeronimo de empurrar sua responsabilidade para os outros, ele jogou o problema no colo do Ludrão, dizendo que a segurança na Bahia “é responsabilidade do Lula. Eu votei nele, mas eu estou cobrando a ele”. Não é a toa que foi humilhado na internet pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado: "me dê o comando por seis meses que eu resolvo".

Sem dormir por Camaçari

Uma das razões do descontrole de Zeronimo foi a surra homérica que o PT tomou nas eleições deste ano e a perspectiva de tomar outra em Camaçari, única cidade com segundo turno nesta eleição. O candidato da facção, Luiz Caetano, tenta fazer o povo esquecer que foi preso pela PF com grana em caixas de sapato e condenado várias vezes por má gestão.

Muda onde for preciso

Quem acha que a eleição para vereador definiu a nova Câmara de Itabuna ou de Ilhéus precisa repensar seus conceitos. A composição em janeiro pode ser bem diferente da atual, com eleitos virando secretários para dar lugar a suplentes de interesse dos prefeitos. Em Itabuna já se fala em Erasmo Ávila indo para o governo para Gerônimo assumir. Mas Augusto não precisa.

Uma cidade vazando água

Itabuna acordou na terça com a Emasa emitindo contas absurdas em toda a cidade. Usuários desesperados receberam contas várias vezes maior que o normal. Uma multidão lotou o escritório da Emasa para ouvir a mesma ladainha: "voce gastou a mais ou tem vazamento". O host do Conexão Morena, da Morena FM, Oziel Aragão, questionou: "a cidade inteira está com vazamento?"

Descaso com o cliente

Os moradores relatam que, ao fazer a queixa, recebem como resposta que "voce gastou mais mesmo" e, no máximo, oferecem o parcelamento da conta. Todos dizem que nada tinha mudado no consumo da casa e que, se não pagar, cortam a água. Já dá para prever que toda essa bagunça da Emasa, intencional ou não, vai gerar outra fila imensa: no Procon e na Justiça.

A mente estranha do Pinto

O deputado estadual Enrolando o Pinto (PT) não tem medo de pagar mico ou falar bobagem para defender o desgoverno de Zeronimo. Nesta semana tentou defender o governo pela total incompetência ao dizer que ACM Neto "confunde violência com segurança pública”. Cuma? Será que ele sabe que a violência é causada pela falta de... segurança pública?

Levou goleada em casa

Um dos motivos de Enrolando o Pinto estar com os nervos à flor da pele é ter sido humilhado por Rodrigo Hagge. Sua candidata Luciana perdeu para Dr. Adauto, apoiado por Hagge, em Itororó, justamente a cidade natal do petista. Levou outra derrota em Itapetinga, onde Rodrigo elegeu seu tio, Eduardo, contra Cida Moura, apoiada por Enrolando e o PSD.

Vem aí o governador oculto

O desempenho de Zeronimo, o governador mais relento da história baiana, está deixando os petistas e aliados tão desesperados que já articulam um pedido para que Jaques Wagner e Rui B. Osta façam uma intervenção e tomem as rédeas do estado. Secretarias eles já têm. A ideia é deixar Zeronimo como "rainha da Inglaterra", com Rui comandando o governo.

Baiano é cidadão otário

Bolsonaro acabou com o DPVAT, que enriquecia um grupo de seguradoras. Ludrão do PT recriou a taxa como SPVAT mas, como não quer o desgaste, mandou os estados esconderem ele dentro do valor do IPVA ou do licenciamento. Só cinco estados aceitaram enganar o cidadão, entre eles, claro, a Bahia do PT. Voce não sabia, mas a taxa estará escondida no seu IPVA em 2025.

PT destruindo a Bahia

A esquerda vivia fazendo barulho pelas queimadas da Amazônia na época de Bolsonaro. Hoje, o desgoverno do Ludrão bate todos os recordes de destruição e ficam calados. Além da Amazônia em chamas, a Bahia destruiu, em 5 anos, 1.826.643 hectares do cerrado e da Mata Atlântica sob o comando do Partido Terrorista. Isso são mais de 10 bilhões de metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário