domingo, 1 de setembro de 2024

Somando Mais Ações: Transformando Vidas com Empatia e Transparência

 





Conheça a Instituição e seus 21 projetos criados em prol de pessoas em situação de rua


A Somando Mais Ações é uma organização dedicada a apoiar pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Com ações realizadas em diversos estados brasileiros e embaixadas internacionais, a ONG busca restaurar a dignidade e promover o respeito para aqueles que frequentemente se sentem esquecidos pela sociedade e pelo Poder Público. Atualmente, a Somando Mais Ações conta com 21 projetos distintos, cada um abordando uma área específica dos desafios enfrentados pela população em situação de rua. Todos os projetos são acelerados pela Somando e funcionam tanto em conjunto quanto de forma independente.

A Somando se baseia em princípios fundamentais como diversidade, igualdade, transparência e empatia. A diversidade é valorizada tanto entre os voluntários quanto nas ações, garantindo inclusão para todos, independentemente de gênero, raça ou religião. A igualdade é perseguida, garantindo que todos tenham acesso aos direitos básicos. A transparência é mantida em relação às doações e administração de recursos, e a empatia é central, com voluntários oferecendo não apenas apoio material, mas também atenção e carinho.

A Somando Mais Ações está comprometida em expandir seu impacto e continuar a transformar vidas, oferecendo amor e dignidade a quem mais precisa.

Conheça os projetos:

Bem da Madrugada: Carro-chefe da Somando, somos uma organização sem fins lucrativos, políticos, partidários ou religiosos, cujas ações se pautam no amor, respeito e empatia, e atuamos em prol da população em situação de rua. O projeto nasceu no ano 2000, com um grupo de amigos que se reunia nas madrugadas para distribuir cobertores às pessoas em situação de rua na capital paulista. Com o tempo, o projeto se expandiu e tomou a forma que conhecemos hoje, com embaixadas em 56 cidades brasileiras e 4 países.

VolunKids: É o projeto em que as crianças são os voluntários ativos e os adultos ficam de apoio. Tem como objetivo incentivar a prática das boas ações através das crianças.

Médicos nas Ruas: Uma junta médica que leva atendimento humanizado para a população em situação de rua, de forma a promover os cuidados médicos que muitas vezes eles não têm acesso.

Sorriso Social: O projeto promove a saúde bucal, sorriso saudável e higiene pessoal para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Por muito tempo, foi uma necessidade que os próprios atendidos pediam durante as ações.

Navalhas nas Ruas: O projeto é composto por voluntários profissionais da beleza que resgatam a autoestima e a identidade visual dos nossos irmãos em situação de rua, muitas vezes, até então, perdida.

Veterinários nas Ruas: Levam atendimento aos pets, companheiros fiéis das pessoas em situação de rua e, muitas vezes, suas únicas companhias.

Enfermeiros nas Ruas: Projeto que atua na prevenção de doenças, realização de exames rápidos e testes nas ruas de São Paulo.

Assistentes Sociais nas Ruas: Junta de Serviço Social que visa orientar a população em situação de rua no acesso e direito aos serviços públicos.

Lanchinho Coletivo: O projeto cuida dos kits de lanches que são distribuídos nas ações, um trabalho feito com muito amor, carinho e dedicação.

Fotógrafos do Bem: São responsáveis por eternizar nossas ações através das lentes das câmeras. Por meio de suas fotos, os projetos coirmãos recebem visibilidade e muitos dos novos voluntários são captados. Também é uma prova social de como são empregadas as doações que recebemos para uso exclusivo das ações.

Dia do Bem: Projeto antagônico ao Bem da Madrugada, acontece durante o dia e aos finais de semana. São atendidos vários públicos diversos: mulheres trans, crianças, abrigos, entre outros.

Músicos do Bem: Levam amor e alegria às ações por meio da arte, levando a música a quem já não tinha mais acesso direto a ela.

Jurídicos nas Ruas: Projeto que tem o objetivo de levar justiça e sanar dúvidas jurídicas e de direito cívico e social para a população em vulnerabilidade social.

Psicólogos nas Ruas: Nascido da necessidade de uma escuta ativa durante as ações, o projeto foi criado para proporcionar saúde mental e bem-estar à população em situação de rua e vulnerabilidade social.

Trampos do Bem: Projeto que visa ajudar na recolocação da PopRua no mercado de trabalho. Durante as ações, líderes e coordenadores, juntamente com os fotógrafos, identificam e realizam uma minientrevista e tiram uma foto do candidato à recolocação. O currículo é então encaminhado a empresas parceiras, programas do governo, como o Emprega SP, do Estado, ou o F.A.T. do Governo Federal.

Bem Street Run: Corrida virtual que nasceu durante a pandemia, quando as corridas de rua foram canceladas. Voluntários se inscrevem, recebem os kits (com valores acessíveis), marcam seu tempo em uma plataforma digital e toda a arrecadação é usada nas ações do Bem da Madrugada. Atualmente, as corridas já acontecem de forma presencial.

Luz, Câmera, Rua: A magia do cinema, aplicada ao maior palco de histórias do mundo: a rua. Voluntários usam as lentes de suas câmeras para captar a realidade das ruas e do cotidiano.

Feijoada do Bem: Nascida de uma ação, mas que deu tão certo que acabou se firmando como um projeto. Uma vez ao mês, no sábado de manhã, além da feijoada, preparada com todo carinho e amor, a PopRua tem acesso a todos os projetos da Somando em uma grande ação. Tudo acompanhado da alegria das rodas de samba.

Embaixadas do Bem: Embaixadas do Bem da Madrugada espalhadas em diversas cidades de São Paulo e de outros estados brasileiros. Também contamos com embaixadas internacionais, todas com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de rua, onde quer que possamos alcançá-las.

Somando Mais Educação: Projeto dividido em vertentes voltadas ao profissional e à educação básica. Seu intuito é promover capacitação e meios de sustento para pessoas de baixa renda.

Cestas Básicas: Projeto que visa o combate à fome, diminuição da evasão alimentar e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário