Em
Juazeiro do Norte, no Ceará, o professor de Química, Francisco de
Lemos, orientou seus alunos do 2º ano do Ensino Médio a construírem
purificadores que possibilitaram o reuso de águas cinzas. No interior de
São Paulo, em Campinas, o professor de Educação Física Rodrigo Tetsuo,
fez seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental refletirem sobre o
consumismo de forma lúdica, incentivando-os a produzirem piões de
madeira para se conscientizarem sobre novas opções de brincadeiras.
Já
no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a professora
Francieli Carvalho Taborda, da Educação Infantil, utilizou a tecnologia
como aliada para criar uma documentação pedagógica que ajudou a dar
visibilidade à comunidade escolar sobre o que é feito na escola,
ressaltando o protagonismo das professoras e das crianças.
Esses
são três, entre os nove projetos pedagógicos vencedores da última
edição da maior premiação de educação básica do Brasil, o Prêmio Educador Nota 10, realizado pelo Instituto SOMOS.
Sustentabilidade: Protagonismo juvenil em soluções sustentáveis para a comunidade
No
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em
Juazeiro do Norte, o professor Francisco Rodrigo de Lemos Caldas foi
motivado pelo interesse de um aluno a respeito do funcionamento de um
purificador de água. Diante da curiosidade do estudante, o educador
decidiu envolver toda a turma do 2º ano do Ensino Médio na resolução de
um problema pertinente ao seu território utilizando resíduos industriais
e materiais de baixo custo e fácil acesso.
Por meio do projeto “Ecopuro: purificador sustentável”, um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 na categoria Sustentabilidade,
Caldas orientou os estudantes a protagonizarem a ideação, o
planejamento e a construção de dois protótipos de purificadores para a
comunidade reutilizar águas residuais. Dessa forma, a iniciativa dialoga
diretamente com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das
Nações Unidas, como o ODS 6 (Água potável e Saneamento), o ODS 3 (saúde e
bem-estar) e o ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis).
Direitos Humanos: Discutindo consumismo por meio da brincadeira
Em
Campinas (SP), na escola municipal Maria Luiza Pompeo de Camargo, o
professor Rodrigo Tetsuo recorreu à ludicidade para proporcionar aos
seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental importantes reflexões sobre
consumismo. Para isso, o educador incentivou a turma a pesquisar sobre
os principais brinquedos que seus familiares mais velhos tinham na
infância, o que gerou um interesse geral pelo pião de madeira.
O
projeto “Os brinquedos antigos e os dias atuais: refletindo as mudanças
a partir do pião de madeira”, um dos vencedores do Prêmio na categoria Direitos Humanos,
orientou os estudantes a produzirem piões de madeira como forma de se
conscientizarem sobre novas opções de brincadeiras. Além disso, a
iniciativa engajou os alunos a realizar batalhas e arriscar manobras com
os piões, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais
a partir da exigência de perseverança.
Inovação e Tecnologia: Iniciativa pedagógica dá visibilidade ao dia a dia da Educação Infantil
Em
Balneário Camboriú (SC), a educadora Francieli Taborda, do Núcleo de
Educação Infantil Taquaras, desenvolveu uma documentação pedagógica que
teve como objetivo dar mais visibilidade ao trabalho feito diariamente
na escola, evidenciando a intencionalidade pedagógica e o protagonismo
da criança pequena. Para isso, ela utilizou diferentes recursos, como
mini-histórias que retratam o cotidiano escolar de maneira poética,
folhetos informativos que narram as descobertas das crianças e
portfólios digitais.
Esse
é o projeto “O que se faz na Educação Infantil? A documentação
pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com
intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena”, um dos
vencedores na categoria Tecnologia e Inovação, na última
edição da premiação. A partir dessa iniciativa, a coordenadora
pedagógica Francieli recorreu à tecnologia para mostrar à comunidade não
apenas o que é feito na escola, mas o lugar das crianças e das
professoras como protagonistas do processo educativo, contribuindo para a
formação e aprimoramento da equipe pedagógica.
Nova edição do Prêmio Educador Nota 10
Ao todo, serão premiadas, na 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, nove práticas pedagógicas que contribuem para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas a partir de três diferentes eixos temáticos – Direitos Humanos, Sustentabilidade e Tecnologia e Inovação. Os três indicados ao 1º lugar de cada eixo concorrerão ao prêmio Educador do Ano.
Realizado
pelo Instituto SOMOS, o Prêmio conta com o patrocínio da SOMOS
Educação, a parceria com o Grupo Bandeirantes e o Instituto Band, a
auditoria da BDO Brasil e o apoio do Ensina Brasil, do Instituto Rodrigo
Mendes e da Nova Escola. Desde 2018, é a única premiação brasileira
associada ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.
Sobre o Prêmio Educador Nota 10 - Organizado
pelo Instituto SOMOS, organização sem fins lucrativos mantida pela
SOMOS Educação, um dos maiores grupos de educação básica do país, o
Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino
Médio e, também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de
escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo de mais de 25 anos de história, foram premiados 270
educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam
aproximadamente R$ 3,3 milhões em prêmios no total. O Prêmio Educador
Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, sendo organizado
pelo Instituto SOMOS desde 2023.
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