terça-feira, 17 de setembro de 2024

Internet reage com sentimento de felicidade à cadeirada de Datena em Pablo Marçal durante debate na TV Cultura

 


Estudo da Latam Intersect Intelligence identificou a emoção dos usuários, que comentaram sobre o acontecimento nas redes sociais
 


São Paulo, 17 de setembro de 2024 - Na noite de ontem (15/09), o cenário político brasileiro ganhou um novo capítulo com o embate entre José Luiz Datena e Pablo Marçal. Conhecido por suas opiniões muitas vezes polêmicas, Datena protagonizou um episódio inesperado ao desferir uma ‘cadeirada’ contra o também candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal.

A troca de farpas e a agressão logo viraram um assunto de destaque na internet e a Latam Intersect Intelligence apurou por meio do Relatório de Análise Emocional, com tecnologia Delta Analytics, as reações dos internautas.

Analisando conversas no Facebook, Instagram e TikTok sobre o tema ‘cadeirada do Datena', o relatório revelou que os usuários das redes sociais se sentiram majoritariamente felizes nas três redes sociais monitoradas.

O Instagram foi a rede em que mais pessoas expressaram esse sentimento, com 72,6% dos posts revelando contentamento. Essa também foi a emoção mais expressada em posts no Facebook (34,2%) e TikTok (30,3%). Em contraponto, a tristeza foi o segundo sentimento mais registrado nas redes, mas bem abaixo do primeiro sentimento, com 6,26% no Instagram, 19,5% no Facebook e 17,7% no TikTok.

“O público brasileiro, em geral, prefere lidar com questões sérias de maneira mais leve, usando o humor como um mecanismo de defesa contra a frustração com o cenário político. Além disso, a forte cultura de memes e a viralização nas redes sociais amplificam a transformação de eventos polêmicos em tópicos de entretenimento, oferecendo uma forma de escapismo e distração das tensões diárias”, destaca Roger Darashah, diretor da Latam Intersect PR, ao analisar o resultado do monitoramento.

Os Relatórios de Análise Emocional (AE Reports), gerenciados pela área de inteligência da Latam Intersect, revelam as emoções mais associadas a uma determinada marca, produto ou assunto na web, seja nas notícias e em qualquer plataforma de rede social. Os dados de AE são específicos por idioma e país, permitindo que os gestores de marca comparem os sentimentos mais comumente associados a sua marca ou produto com os principais concorrentes, além de monitorar ao longo do tempo ou em relação a marcos importantes (eventos, lançamentos, campanhas, etc). Desenvolvidos por especialistas em otimização de empatia orientada por dados, a Delta Analytics BV, os Relatórios de AE estão disponíveis exclusivamente na América Latina através da Latam Intersect PR.

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