| Quantidade
de estudantes que utilizam sistema de jogos matemáticos da plataforma
Matific na grade curricular saltou de 1,2 milhão em 2023 para 2,8
milhões este ano, um crescimento de 133% entre instituições públicas e
privadas Ferramenta
possui sistema de Inteligência Artificial que promove a inclusão de
alunos na educação especial, adapta exercícios de forma individualizada,
traz planos de aulas e gera relatórios de desempenho por estudante e
turma Setembro de 2024 - O
uso de sistemas de gamificação com inteligência artificial (IA) no
ensino curricular da matemática tem crescido de forma exponencial no
Brasil. O principal exemplo é a utilização nas escolas brasileiras da
plataforma de jogos matemáticos da Matific, especializada na gamificação
da matemática e que atende estudantes de 5 a 14 anos em todo o País. A
ferramenta integra o cotidiano escolar de quase 3 milhões de alunos, de
12 mil escolas brasileiras, entre instituições públicas e privadas. Segundo
balanço da plataforma, a quantidade de estudantes que utilizam sistema
de jogos matemáticos da startup Matific na grade curricular saltou de
1,2 milhão em 2023 para 2,8 milhões este ano, um crescimento de 133% no
período. Já o volume de escolas que possui a ferramenta da empresa
cresceu 71,4% do último ano para cá, saindo de 7 mil para as atuais 12
mil. O sistema de IA promove a inclusão de alunos na educação
especial, adapta exercícios de forma individualizada, traz planos de
aulas e gera relatórios de desempenho por estudante e turma, entre
outras funcionalidades. Esse crescimento, que garantiu um
crescimento nos negócios da startup da ordem de 122% entre 2023 para
2024, coloca o Brasil em posição de vanguarda entre os países em
desenvolvimento no combate a defasagem no aprendizado de jovens e
crianças na matemática, que se intensificou ainda mais a partir da
pandemia da covid-19. Prova deste sucesso pode ser verificado no
desempenho dos alunos da rede pública do estado do Paraná. A ferramenta
garantiu um salto nos resultados do sistema de avaliação Prova Paraná,
saindo 46% em 2021 para 66% em 2023 para os alunos do 6º ano do ensino
fundamental. Já no caso dos estudantes do 7º ano, o volume de acertos
saltou de 38% para 54% no período. “Com
o avanço da internet, inteligência artificial e dispositivos de baixo
custo, é possível levar uma educação de qualidade para qualquer criança,
em cada canto do Brasil, sobretudo para os estudantes chamados de
‘nativos digitais’”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific no Brasil.
“Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta
qualidade para as crianças, oferecendo um sistema de aprendizagem
personalizada e mapeada para o nível de habilidade de cada um, o que
aumenta a confiança, sempre de uma maneira divertida e envolvente para o
aluno”, acrescenta. Atualmente, a Matific atende cerca de 1,6
mil colégios privados, com mais de 230 mil alunos das principais redes
de educação no País, e 10,4 mil de instituições públicas, perfazendo
cerca de 2,6 milhões de estudantes espalhados por colégios estaduais e
municipais, de todas as regiões brasileiras. Os usuários contam
com acervo completo de jogos digitais de matemática da empresa, com
quase 660 milhões de atividades, desafios e exercícios executados em
2024. O sistema também está alinhado à Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e aos principais livros didáticos no País. Funcionalidades da inteligência artificial na plataforma Matific • Adapta os exercícios de acordo com nível de evolução de cada aluno •
Facilita a inclusão de alunos na educação especial, incluindo
superdotados e indivíduos com transtornos mentais, como TDAH,
discalculia, dislexia, TEA e outros • Gera relatórios personalizados para professores • Traz planos de aulas adaptados para cada aluno ou turma • Atende a Base Nacional Comum Curricular e aos livros didáticos de cada estado e município Sobre a Matific (www.matific.com.br) A
Matific é uma empresa startup internacional que desenvolveu um premiado
sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de
especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e
desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor
Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em
Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de
Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 120 países, com
diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.Mais informações para a imprensa: Thiago Nassa (Mtb. 30.914) TOTUM Comunicação (11) 99544-4954 |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário