domingo, 11 de agosto de 2024

Potencial do mercado sustentável no âmbito financeiro: evento da B4 reúne grandes nomes para debater o tema no próximo dia 13 em São Paulo

 

Você

O seminário organizado pela B4, “Traders Academy”, trará discussões a respeito do potencial do mercado sustentável com convidados que possuem experiência na área: representantes do Banco do Brasil, e da exchange Mercado Bitcoin. 

 

O Brasil tem uma baixa emissão de CO2 por pessoa, comparado com outros países, registrando uma média de 2 toneladas de gás carbônico emitida por brasileiro (cerca de 1/7 da emissão de um americano e mais ou menos 1/3 de um europeu, por exemplo). Esses dados da Agência Internacional de Energia (AIE) reforçam o potencial do país em termos sustentáveis, sobretudo por gerar créditos de carbono e demais créditos sustentáveis. 


Isso significa que há uma janela de oportunidade para o nosso país, tanto no âmbito da própria sustentabilidade, como no mercado financeiro, que é exatamente o que será discutido no próximo dia 13 de agosto, às 18h, em São Paulo, no “Traders Academy”, um seminário organizado pela B4 - a primeira bolsa de ação climática do mudo - com convidados que são referência na área. 


Será realizada uma imersão no mercado de sustentabilidade com apresentação do potencial deste setor para a próxima década, além de discutir sobre as finanças regenerativas (ReFi) - assunto que tem pautado diversas discussões anteriores promovidas pela B4, e que também são fundamentais para a compreensão do mercado de sustentabilidade e suas vertentes financeiras. 


Para embasar os paineis, a B4 já confirmou 3 principais speakers: Michel Duarte, diretor, investment banking, ECM e M&A do Banco do Brasil; Lucca Benedetti, products analyst do Mercado Bitcoin e Sergio Coelho, head of assets da B4


Os temas dos paineis são: “Transformação de ativos”; “Como operar na Exchange da B4”; “Pilares da Bolsa de Ação Climática”; “Finanças Regenerativas (ReFi); “Precificação de créditos sustentáveis”. Além das discussões dentro da temática do mercado sustentável, a B4 também apresentará seus recentes indicadores. 


O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas no link: https://b4.capital/pt/traders-academy/  



Sobre a B4


Lançada em agosto de 2023, a B4 - primeira bolsa de ação climática do Brasil - já alcançou números surpreendentes que indicam um mercado de carbono aquecido e a necessidade de apoio às empresas que estão buscando reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. No geral, o trabalho é focado em desenvolver um projeto de ação climática para que as empresas consigam bater as suas metas sustentáveis.


Hoje, cerca de 5 mil empresas emitem por ano, aproximadamente 25 mil toneladas de CO2 na atmosfera - só no Brasil - o que faz com que haja uma aceleração no que chamamos de aquecimento global. Com o objetivo de tentar reduzir e até mesmo mitigar as emissões, o crédito de carbono começa a ficar cada vez mais em evidência, e plataformas como a B4 surgem para construir um ambiente seguro que motive, apoie e mantenha as empresas comprometidas em promover práticas sustentáveis, e a implementar uma cultura sólida que busca, de fato, preservar o meio ambiente, reduzindo a pegada de carbono e ainda colaborando com ações de sustentabilidade corporativa.


A B4 já soma mais de 15,8 milhões de toneladas de Crédito de Carbono que estão em análise para serem listadas em sua plataforma e um crédito listado: a ONG SOS Vida Silvestre com seus créditos de biodiversidade. Além disso, já são mais de 1.800 empresas que procuraram a B4 no período de novembro de 2023 e meados de janeiro deste ano, para solicitar seu inventário de pegada de carbono.


O objetivo da B4 não é apenas a listagem e a negociação de créditos de carbono, mas também atuar como uma ponte para a jornada de sustentabilidade, análise e auxílio para que essas empresas possam, de fato, compreender o que pode ser feito para reduzir as emissões de CO2.


“Quando a gente diz que a B4 quer ir além das negociações de crédito de carbono, estamos assumindo nosso compromisso com a sustentabilidade real, conduzindo as empresas que querem criar projetos que reduzem os impactos negativos no meio ambiente, para a verdadeira ‘jornada da sustentabilidade’, ou seja, ajudando essas empresas desde a realização do inventário que mostra a pegada de carbono, até as possíveis soluções para reduzir esses danos e, finalmente, para a transformação dessas empresas em novos negócios sustentáveis”, diz Odair Rodrigues, fundador e CEO da B4. 


Saiba mais em: https://b4.capital/



Serviço


Traders Academy - Agosto

Data: 13 de agosto (terça-feira)

Horário: 18h às 21h

Local: Espaço Fit Eventos - Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, 384 - Estação Granja Julieta | Marginal Pinheiros - São Paulo/SP

Inscrições: https://b4.capital/pt/traders-academy/ 




Assessoria de imprensa:

Pautei Estratégica - Gabriela: Cunha | (19) 99312-7262

gabriela@pautei.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário