AMÉRICA LATINA
‘O papel do professor evolui na era da Inteligência Artificial’, diz Juscelino Filho, em seminário na Colômbia
Representando
o governo brasileiro na Cúpula Latino Americana sobre IA, ministro das
Comunicações discursou em painel que debateu o uso da nova tecnologia e
seus impactos sobre a educação
Ministro Juscelino Filho, durante discurso em seminário na Colômbia / Fotos: Kayo Souza/MCom
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou nesta quinta-feira (8), em Cartagena, na Colômbia, que o papel do professor no contexto da Inteligência Artificial “não desaparece, mas se transforma”. Ele está representando o governo brasileiro na Cúpula Latino Americana sobre Inteligência Artificial, que segue até sexta (9).
“O papel do
professor na Inteligência Artificial não desaparece, se transforma. Sua
importância no processo educacional se mantém central e insubstituível. A
combinação de IA e a experiência dos educadores pode criar um ambiente
de aprendizado mais eficaz e humanizado, onde as tecnologias
complementam o ensino tradicional, em vez de substituir”, disse
Juscelino.
“Professores devem perder o medo de usar as
tecnologias. Alunos e docentes devem aprender juntos. O professor pode
dizer que não sabe como usar plenamente as ferramentas de IA, mas ele
sabe como aprender e ensinar o que aprendeu. Professores não são
enciclopédias vivas, mas seres humanos treinados para aprender e
ensinar”, complementou.
O evento, organizado pelo governo
colombiano, conta com a participação de diversos especialistas e apoio
da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), entidade
vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na Colômbia, o
ministro está acompanhado pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos
Internacionais do Ministério das Comunicações, Jeferson Nacif.
Juscelino
foi convidado a participar do evento pelo ministro de Tecnologias da
Informação e Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano. O presidente da
Colômbia, Gustavo Petro, também participou da Cúpula nesta quinta.
Também esteve presente no evento o secretário do Departamento de
Ciência, Tecnologia e Inovação Digital (DECTI), do Ministério da
Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Henrique de Oliveira Miguel.
Juscelino
ressaltou ainda que a IA na educação deve ser usada como uma ferramenta
auxiliar, complementando a instrução humana e o trabalho dos
professores. “A interação humana e o envolvimento ativo dos professores
continuam sendo fundamentais para o sucesso do processo educacional”,
afirmou.
“A Inteligência Artificial está revolucionando a
educação, redefinindo a forma como aprendemos e ensinamos, mas penso que
precisamos avaliar como ela pode contribuir para a melhoria do
conhecimento, como será o papel do professor nesse processo e como
absorver as novas tecnologias sem limitar a capacidade criativa dos
alunos”, ressaltou Juscelino.
Ele afirmou ainda que “toda tecnologia disruptiva questiona procedimentos e práticas tradicionais”.
Programas
Juscelino
apresentou no seminário, ainda, o programa Estratégia Nacional de
Educação Conectada (ENEC), que busca conectar todas as escolas públicas
do país a velocidades compatíveis com os projetos pedagógicos atuais.
“Esperamos conectar todas as 138 mil escolas públicas brasileiras até o
fim de 2026”, afirmou.
“O Ministério das Comunicações, no
contexto da conectividade significativa, está empenhado em levar o
letramento digital a todos os cidadãos, sejam eles os mais jovens, por
meio da educação formal nas escolas, sejam eles adultos, cujas condições
laborais, sociais e econômicas são suscetíveis de serem afetadas pela
implantação de sistemas de IA”, complementou.
O ministro falou
ainda sobre o Programa Computadores para Inclusão, que é uma ação
executada pelo Ministério das Comunicações que tem como objetivo apoiar e
viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos
Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) - espaços adaptados
para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, usados para a
realização de cursos e oficinas. O projeto visa ainda realizar o
descarte correto de resíduos eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário