quinta-feira, 22 de agosto de 2024

"Bom Dia, Fim do Mundo": Agência Pública e TV PUC lançam videocast para discutir notícias sob a perspectiva das mudanças climáticas

 



A nova produção conta com a apresentação de grandes jornalistas da Pública e mistura análise crítica e humor ácido
 


A Agência Pública, em parceria com a TV PUC, estreia nesta quinta-feira (22) o videocast semanal "Bom Dia, Fim do Mundo", um programa que mistura análise crítica e humor ácido para discutir notícias sob a perspectiva das mudanças climáticas. O programa estará disponível todas as quintas-feiras nos principais tocadores de podcast e no YouTube da Agência Pública. Além disso, também será veiculado no YouTube da TV PUC e no Canal Universitário às segundas-feiras, 23h.

Com um olhar afiado e uma proposta de conteúdo que vai além do óbvio, "Bom Dia, Fim do Mundo" chega para redefinir como entendemos e discutimos as mudanças climáticas e seu impacto no nosso dia a dia. O programa não se limita a trazer notícias "quentes", mas garante conversas para talvez ajudar a transformar a apatia em inquietação, sem derrotismo, mas também sem negacionismo.

O programa é apresentado pela jornalista especializada em clima Giovana Girardi, chefe da cobertura socioambiental da Pública, e pela Marina Amaral, co-fundadora e diretora executiva da Pública, que dividem os microfones com o âncora Ricardo Terto, supervisor técnico de podcasts e áudio.

“A ideia é trazer análises dos assuntos mais quentes do noticiário pela lente da emergência climática. Vamos discutir como o cenário político, as articulações do Congresso, os interesses econômicos e as movimentações do tabuleiro da geopolítica internacional se relacionam, direta ou indiretamente, com a forma como estamos lidando, ou não, com a crise do clima”, ressalta Giovana Girardi.

“Bom dia, Fim do Mundo” é dividido em blocos de análise com as jornalistas da Pública Marina e Giovana, que exploram como a questão climática está entrelaçada com o noticiário e se conecta com diversos aspectos da sociedade. Além disso, o programa também conta com dois quadros, o “Trombeta do Apocalipse”, em que Ricardo Terto traz uma notícia bizarra da semana, e o "Luz no fim do túnel", comandado pelo estagiário de clima Gabriel Gama, que apresenta uma notícia positiva, oferecendo ao público um respiro em meio às discussões intensas.

“O ouvinte pode esperar debates aprofundados que conectam pontos que nem sempre estão claramente à vista”, exemplifica Girardi ao comentar o primeiro episódio, lançado hoje, que aborda a ligação entre Silvio Santos, Delfim Netto e a indígena Tuíre Kayapó. Essas três personalidades, que faleceram na semana passada, estão, de certo modo, conectadas pelo projeto de ocupação da Amazônia, iniciado na ditadura militar e que marcou o começo do processo de destruição da floresta.

Com a estrutura e estúdios da TV PUC, o "Bom Dia, Fim do Mundo" traz uma visão diferenciada sobre os acontecimentos semanais, mostrando que as mudanças climáticas vão além das questões ambientais, afetando diversos temas e setores. A proposta do programa é não apenas informar, mas também provocar reflexão, tudo isso com uma dose de humor inteligente e crítica social.

SERVIÇO

Bom dia, Fim do Mundo

Com Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto

Estreia: 22 de agosto de 2024

Episódios semanais toda quinta-feira às 6h
Acompanhe nos principais tocadores de podcast e nos canais de YouTube da Agência Pública e da TV PUC. O programa vai ao ar no Canal Universitário (canal 11 na Claro TV e 10 ou 187 na Vivo TV) às segundas-feiras, 23h30



Sobre a Agência Pública - A Agência Pública foi fundada em 2011 por jornalistas mulheres e tem como missão produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população - visando o fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e a promoção dos direitos humanos. Em 2023, nossas reportagens foram reproduzidas por cerca de 800 veículos, sob a licença creative commons. A Agência Pública ganhou mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Vladimir Herzog, Prêmio República e Prêmio Gabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário