sábado, 31 de agosto de 2024

Afya usa IA para recomendação de conteúdos médicos em casos de surtos epidemiológicos no Brasil

 



Com as enchentes no Rio Grande do Sul, o Radar Whitebook identificou o aumento de 1303% nas buscas por informações sobre sintomas e tratamento da Leptospirose durante o mês de maio. Surtos de dengue e arboviroses também já foram previstos.

A Afya (NASDAQ: AFYA; B3: A2FY34), maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica, anuncia o lançamento do Radar Whitebook, aplicativo que utiliza inteligência artificial para ajudar na identificação do surgimento de surtos epidemiológicos no país. A ferramenta, que analisa dados de acessos a conteúdos médicos, oferece a médicos e estudantes de medicina indícios de crescimento súbito de doenças, além de informações detalhadas sobre condutas clínicas e tratamentos.

O Radar Whitebook identificou recentemente um aumento de 1303% nas buscas por informações sobre sintomas e tratamento da leptospirose, em consequência das enchentes no Rio Grande do Sul. O crescimento, captado em maio, é consistente com as previsões do Ministério da Saúde, que estima até 1,6 mil casos da doença no estado este ano, quatro vezes mais do que o computado no ano anterior. Surtos de arboviroses, com casos que cresceram 340% na base, também foram antecipados pela ferramenta.

Lélio Souza, VP de Soluções para Prática Médica da Afya, traz ainda o exemplo do surto de dengue detectado pela ferramenta: “O Radar Whitebook foi capaz de apontar uma elevação súbita de casos dengue em dezembro de 2023, antes mesmo do verão chegar, sinalizando a probabilidade alta de um surto no curto prazo, o que veio a ser confirmado depois”.

O executivo destaca que a ferramenta não apenas ajuda a antecipar a detecção de picos de doenças, mas sobretudo auxilia o fechamento do diagnóstico e em tratamentos. 

“O diagnóstico é muitas vezes complexo, exigindo uma análise minuciosa de sintomas, histórico médico e exames clínicos. A tecnologia, com o auxílio de sistemas de suporte à decisão, ajuda a identificar padrões e correlações que poderiam passar despercebidos de outra forma. O Radar Whitebook da Afya surge como um grande parceiro desses profissionais e, por consequência, dos pacientes, que têm um diagnóstico mais preciso e rápido”, esclarece.

Como funciona

Ao acessar a plataforma, o usuário pode selecionar a região de atendimento de saúde. Caso exista um crescimento abrupto do consumo de conteúdos médicos específicos na região, o que pode indicar o surgimento de um surto de alguma doença, o Radar Whitebook antecipa o cenário para os médicos, recomendando os principais conteúdos sobre condutas clínicas e tratamentos. O radar encontra-se no aplicativo Afya Whitebook, disponível para médicos e estudantes de medicina em versão freemium, e atualiza as informações epidemiológicas diariamente.






Sobre a Afya 

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.583 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em

www.afya.com.br e ir.afya.com.br. 


Imprensa - InPress: afya@inpresspni.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário