sábado, 3 de agosto de 2024

87% das interações em perfis agenciados pela Banca Digital são positivas ou neutras, revela relatório

 



No último ano, termos relacionados a risadas predominaram nas 14 milhões de menções analisadas nas páginas de meme e entretenimento


A maioria das menções a perfis agenciados pela Banca Digital são positivas ou neutras, aponta Relatório de Saudabilidade encomendado pela agência, que é pioneira em marketing de influência de páginas de meme e entretenimento.

O estudo, feito em parceria com a consultoria Content Co., usou a plataforma Consumer Intelligence do Brandwatch – que possui o maior arquivo de menções sociais do mundo – e avaliou mais de 14 milhões de menções, entre abril de 2023 e março de 2024, com o objetivo de entender as percepções, atitudes, padrões e comportamentos das pessoas que se relacionam com as páginas nas principais redes sociais e na internet como um todo.

Foram analisados os perfis Nazaré Amarga, Nana Rude, Miga Sua Loca, Geshow, Babados, Sincero Oficial, Caso Família, Xuxa Nave, Arthur Antunes, Saquinho de Lixo, O Muso João e InstaCinefilos. A metodologia incluiu ainda etapas de modelo personalizado de inteligência artificial e curadoria humana para refinamento dos dados. 

Segundo o relatório, a maioria das menções – 46% ou 6,5 milhões – foi categorizada como positiva. O tom neutro veio em segundo lugar, com pouco mais de 5,7 milhões de menções, representando 41%. Apenas 13% das menções foram classificadas como negativas. Esse baixo índice de conversas negativas foi uma constante em todos os perfis analisados individualmente, destacando a saúde geral das interações. 

O estudo ainda mostra que as menções críticas, aquelas com alta probabilidade de atrair interações hostis, agressivas, tóxicas e/ou polarizadas, representam apenas 3,5%, atestando a saudabilidade da conversa dentro dos perfis no período analisado. Do total de menções críticas, apenas 0,43% alcançaram engajamento relevante, que se refere a interações ativas entre páginas e usuários, podendo ser likes, comentários, compartilhamentos, etc. Em números, isso significa somente 1.987 menções em um universo de mais de 14 milhões (0.01%). 

Vinicius Magalhães, diretor de estratégia e suporte comercial da Banca Digital, explica que os dados refletem a relação saudável que os perfis buscam manter com o público que acredita em sua linha editorial. “Os perfis analisados têm viés de entretenimento, e é positivo que as conversas surjam de maneira orgânica e se concentrem para esse objetivo. Nós sabemos que comentários negativos podem existir, mas trabalhamos para que eles não sejam o ponto central da conversa. Cada vez mais incentivamos as interações com responsabilidade, tanto da parte dos criadores quanto do público”, diz.


Na amostra, nove dos cem termos mais comuns referentes aos agenciados da Banca Digital foram relacionados a risadas. O emoji "chorando de rir", por exemplo, apareceu em mais de 2 milhões de menções, 14% do total. Houve também uma presença bastante marcante de palavras relacionadas à TV e a participantes do BBB. O único nome próprio não relacionado ao reality entre os top 100 foi o da cantora estadunidense Beyoncé.

O que está em alta nas redes?

A pesquisa mostrou que seis em cada dez menções relacionadas aos perfis da Banca Digital foram sobre TV/Cinema, Big Brother Brasil, Música e apoio/celebração – o "like" em forma de comentário, quando usuários escrevem elogios como "adorei". Os dados confirmam a sinergia dos perfis com suas comunidades, destacando assuntos que são de interesse nacional e que conversam com a cultura popular. Os outros 40% correspondem a menções variadas relacionadas, por exemplo, a influenciadores digitais, humor/memes e notícias em geral.

 

O volume de menções semanais foi constante ao longo do período analisado, exceto no início de 2024, quando a nova temporada do Big Brother Brasil começou. Nesse momento, as citações aumentaram substancialmente, atingindo o pico em março, durante a reta final do programa. O volume chegou a ser mais de três vezes maior do que a média registrada em muitas das semanas anteriores.

Publicidade também engaja

Não é só de meme que essas páginas vivem — ou melhor, mesmo se o meme estiver acompanhado de uma publicidade, o público ainda engaja com comentários positivos.

Os 6,3 mil posts sinalizados como publicitários durante o intervalo analisado geraram 90 mil menções por quase 60 mil autores únicos. Indicativos de saúde das publicidades incluem 60% de citações positivas (13 pontos percentuais acima da média geral) e um volume ainda mais baixo de menções críticas (1,2%).

“A publicidade já faz parte dos perfis, mas, para obter os resultados positivos, deve-se entender que o post não deve fugir do que já é publicado naturalmente. O famoso #PubliPost também deve conversar com o público e manter o padrão da linguagem e estética editorial das páginas”, conclui Magalhães.


Sobre a Banca Digital

A Banca Digital é uma agência brasileira independente de marketing de influência e especializada em estratégias de comunicação na internet. Fundada em 2019 por Murilo Henare, é pioneira no agenciamento de páginas dedicadas a conteúdo de entretenimento e humor. Atualmente, representa comercialmente mais de 40 perfis – entre eles @migasualoca, @ginaindelicada, @saquinhodelixo, @nanarude, @memestwitter e @sincerooficial, que têm milhões de seguidores em várias plataformas. Essa ampla base de seguidores demonstra a influência marcante e o alcance massivo da empresa, refletindo sua liderança no segmento.


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