quarta-feira, 3 de julho de 2024

Votos, documentário de Ângela Patrícia Reiniger, estreia nos cinemas brasileiros dia 25 de julho

 


Filme mostra conversa com pessoas que decidiram fazer os votos Conversão de Costumes, Obediência e Estabilidade; distribuição é da O2 Play


Cartaz do documentário Votos | Créditos: Divulgação

NOS CINEMAS EM 25 DE JULHO

DOWNLOAD DO CARTAZ AQUI

São Paulo, abril de 2024 — O documentário Votos, dirigido por Ângela Patrícia Reiniger e roteirizado por ela com Daniella Machado, já tem data de lançamento. O documentário mostra a jornada das pessoas que decidem passar a vida em mosteiros. Distribuído pela O2 Play, foi produzido pela No Ar Comunicação em parceria com a GloboNews e Globo Filmes, e chega aos cinemas brasileiros em 25 de julho.

Votos, selecionado para a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e premiado no Denver Movie Awards, investiga os motivos que levam pessoas, em pleno século XXI, em duas das mais emblemáticas cidades da América Latina, Rio de Janeiro e São Paulo, a fazer os votos de Conversão de Costumes (Pobreza e Castidade), Obediência e Estabilidade. Por meio de entrevistas, o filme é um convite para compreender a opção de alguém por passar a vida no claustro, ao entrar na vida monástica.

No mundo de hoje, com as pessoas cada vez mais ansiosas por novos prazeres, histórias e símbolos de status, e onde os relacionamentos humanos são cada vez mais descartáveis, os votos religiosos, ao contrário, são um compromisso para toda a vida. Tanto que, em sua fase final, são chamados de votos perpétuos. Votos é único no sentido de revelar uma realidade à qual a maioria das pessoas não têm acesso, mas sim muita curiosidade sobre o que se passa dentro dos mosteiros e abadias.

“O filme pode desmistificar a vida de pessoas que optaram por fazer votos religiosos e por viver em clausura. Ao conhecer o dia a dia dessas pessoas e entender as motivações delas para as escolhas que fizeram, o público se aproxima dos entrevistados e tem a possibilidade de enxergar o mundo sob a ótica deles. É muito rico ter a possibilidade de levar o espectador a conhecer melhor um ambiente tão pouco explorado”, comenta a diretora Ângela Patrícia Reiniger.

Sobre a diretora

Ângela Patrícia Reiniger é jornalista, formada pela PUC-RJ. Iniciou sua carreira profissional na MTV e depois trabalhou na VideoFilmes como produtora e pesquisadora. Em 2006, roteirizou e dirigiu o documentário longa-metragem Três Irmãos de Sangue, sobre Betinho Henfil e Chico Mário. O filme participou do Festival do Rio, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival de Cinema em Paris. Foi eleito o Melhor Filme no 5º Cine Fest Petrobras Brasil de Nova York pela votação do público e recebeu inúmeras críticas positivas.


 

Ficha Técnica

Direção: Ângela Patrícia Reiniger

Argumento: Daniella Machado

Roteiro: Ângela Patrícia Reiniger e Daniella Machado

Fotografia: Juarez Pavelak e Evandro Fraga

Som Direto: José de Arimathea e Jussimar Teixeira

Montagem: Paula Neto, edt.

Trilha Sonora Original: Fernando Moura

Produção Executiva: Vania Cardoso

Assistência de Direção: Daniella Machado

Produção: No Ar Comunicação

Co-produção: GloboNews e Globo Filmes

Distribuidora: O2 Play

Duração: 71 min


 

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão - Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.

Mais informações no site da O2 Play.

Informações para a imprensa

Agência Lema

Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Guilherme Maia

Maria Morales - (11) 98147-2307

maria.morales@agencialema.com.br

Gabriela Salomoni - (11) 98757-9090

gabriela.salomoni@agencialema.com.br 

Marcos Morelli - (11) 99442-7700

morelli@agencialema.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário