domingo, 7 de julho de 2024

Great Place To Work revela as Melhores Empresas para Trabalhar Mercado Editorial

 


Empresas premiadas se destacam por oferecer horário flexível, home office e redução da jornada de trabalho

75% das empresas premiadas oferecem licença paternidade estendida (maior que cinco dias e 13% oferecem licença maternidade acima dos 120 dias

Maio de 2024 – O Great Place To Work®, consultoria global que trabalha com a missão de construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um “Great Place To Work for All”, divulga pela 1ª vez as Melhores Empresas Para Trabalhar™ lista Mercado Editorial. Das 21 empresas avaliadas, foram premiadas quatro em São Paulo (SP), duas no Rio Grande do Sul (RS), uma no Paraná (PR) e uma na Paraíba (PB).

O ranking GPTW Mercado Editorial brasileiro revela uma indústria vibrante, ajustando-se ao ritmo da economia e aos novos padrões de leitura do país. Na vanguarda desta evolução, editoras e outras empresas visionárias estão redefinindo o significado de inovação, criando espaços em que criatividade e bem-estar caminham lado a lado com seus talentos literários.

Entre as oito empresas premiadas em 2024, 13% se destacam por terem implementado programas de sustentabilidade robustos, alinhados com padrões internacionais como GRI ou relato integrado, refletindo um compromisso firme com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance). Ainda entre as vencedoras, três são signatárias do Pacto Global da ONU.

Quanto ao perfil de profissionais desse mercado, 15% da força de trabalho representa as pessoas com faixa de idade de até 25 anos. O grupo mais robusto é o de profissionais entre 26 a 34 anos, representando 37%, seguido de perto pelos de 35 a 44 anos, que somam 31%, refletindo um equilíbrio de inovação e experiência. Aqueles entre 45 e 54 anos ainda desempenham um papel significativo, com 14%, enquanto os profissionais mais experientes, de 55 anos ou mais, marcam presença com 3%, indicando um respeito pela sabedoria e conhecimento acumulado.

Esses profissionais possuem ainda nível de qualificação elevada: 48%, com ensino superior completo, 18% têm formações avançadas como pós-graduação, mestrado ou doutorado, 19% com Ensino Médio completo ou menos, e 15% com Ensino Superior incompleto, o que indica um espectro diversificado de formações dentro das empresas premiadas.

As empresas premiadas no ranking GPTW Mercado Editorial em 2024 exibem uma composição de gênero que favorece a presença feminina, com as mulheres representando 56% do total de colaboradores, superando a porcentagem de homens, que é de 44%.

“Temos mais de 30 anos de história. Para a gente, expandir essa missão é o que dá o tom para o nosso trabalho e poder conversar e convidar diretamente o mercado editorial para isso é um marco para nós por ser um segmento tão relevante para os negócios, para as pessoas e para sociedade prosperar”, afirma Mariana Sobral, Chief of Projects and Methodology do GPTW Brasil.

Mercado

Em 2022, o setor editorial brasileiro vivenciou um incremento nominal de 3% nas vendas, mas quando ajustado pelo IPCA, que foi de 5,79% no período, houve um decréscimo real de 2,6%. A produção manteve a mesma proporção do ano anterior, com 324 milhões de exemplares, dos quais 84% foram reimpressões e 16% novos títulos. No que diz respeito às vendas, o setor comercializou 314 milhões de exemplares, gerando R$5,5 bilhões em faturamento. Desse montante, R$4,1 bilhões provieram da venda de 188 milhões de exemplares para o mercado e R$1,4 bilhões da venda de 126 milhões de exemplares para o governo. As livrarias virtuais lideraram o faturamento das editoras com 35,2% de participação, com destaque para a Feira do Livro/Bienal, que se colocou entre os cinco principais canais para Obras Gerais. No segmento de conteúdo digital, o faturamento aumentou 35% nominalmente, e ajustado pela inflação, o crescimento real foi de 28%.

As organizações premiadas no ranking apresentaram um índice de admissões, no último ano, de 12% frente a um índice de demissões de 15%. Esta dinâmica sugere um fluxo de mão de obra ativo, com mais saídas do que entradas de funcionários. Tal cenário pode refletir uma variedade de fatores, como reestruturações internas, a busca dos profissionais por melhores oportunidades, ou até mudanças no próprio mercado editorial que demandam novas competências. A diferença de 3% entre demissões e admissões também pode ser um indicativo de que as editoras precisam investir mais em estratégias de retenção e atração de talentos, para equilibrar essa equação e promover um crescimento sustentável.

Qualidade de vida

O principal motivo apontado pelos trabalhadores para que continuem em seus trabalhos atuais é a oportunidade de desenvolvimento. O ranking mostra um aumento, ano a ano, daqueles que priorizam qualidade de vida. Nas organizações premiadas, 75% das editoras oferecem horários flexíveis, permitindo que os funcionários ajustem seus horários de trabalho para atender às suas necessidades e preferências individuais, promovendo um ambiente de trabalho mais autônomo e responsável. Além disso, a implementação do home office por 100% das empresas do setor reflete uma resposta inovadora e adaptativa às tendências modernas de trabalho, permitindo que os colaboradores realizem suas tarefas remotamente, o que pode resultar em maior satisfação no trabalho e produtividade, além de atrair talentos que valorizam essa flexibilidade.

Neste ano, 63% das Melhores Empresas Para Trabalhar™ Mercado Editorial oferecem bolsa de estudos para curso de graduação ou pós-graduação, e 25% para cursos de idiomas. 50% das empresas têm uma universidade corporativa e 13% disponibilizam verba para que o funcionário use no programa de desenvolvimento que quiser.

Em relação a práticas da empresa quando funcionários têm filhos, 13% das Melhores Empresas Para Trabalhar™ Mercado Editorial oferecem licença maternidade acima de 120 dias exigidos pela lei. Para licença paternidade, o período exigido pela lei é de 5 dias, e 75% das empresas oferecem mais tempo do que isso.

A lista completa com a relação das Melhores Empresas para Trabalhar™ – Lista Mercado Editorial – está disponível em https://conteudo.gptw.com.br/estudo-mercado-editorial-2024

Sobre a pesquisa

Na 1ª edição da premiação das Melhores Empresas Para Trabalhar™ GPTW Mercado Editorial, realizada em 2024, um total de 21 empresas participaram do processo de avaliação.

Para se qualificarem para o ranking, as empresas precisavam atender aos critérios de ter no mínimo 30 funcionárias(os), possuir CNPJ registrado no Brasil no setor editorial. Entre essas empresas, 8 foram reconhecidas como as melhores.

Participaram 4 empresas de pequeno porte, e 4 de médio e grande porte.

Sobre o Ecossistema Great People & Great Place To Work (GPTW)

Por meio de uma metodologia presente em 170 países, o Great Place To Work® é a principal referência mundial em cultura organizacional, amplificando as vozes dos colaboradores através de pesquisas para diagnóstico, dados e benchmarking, possibilitando a promoção de melhorias no ambiente de trabalho e o reconhecimento por meio da Certificação e Ranking. (https://gptw.com.br/certificacao)

Após 26 anos liderando as pesquisas de clima no mundo era já chegada a hora de amplificar essa escuta. O Ecossistema Great People https://www.greatpeople.com.br/, com seu conjunto de marcas, nasceu para se unir ao GPTW na transformação dos ambientes de trabalho, para que se tornem cada vez mais saudáveis, éticos, responsáveis, humanos e sustentáveis. Nosso objetivo é construir uma sociedade melhor, impactando a vida das pessoas e das empresas por meio de dados, tecnologia e ciência, sem perder a nossa essência: colocar as pessoas no centro.

Informações à imprensa – Tamer Comunicação

GPTW: Geyse Alencar – geyse@tamer.com.br (11) 99376-4614

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