domingo, 28 de julho de 2024

FNE promove o 1º Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira, em Recife/PE

 

Serviço: FNE realiza 1º Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira

Data: 25 e 26 de julho de 2024

Hora: 9h

Local: UNIT – Centro Universitário Tiradentes - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 3905, Imbiribeira, Recife/PE


Assessoria de Imprensa

Vera Lima - (31) 99968 0652

Zane Ramos - (31) 98214 3956

FNE promove o 1º Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira, em Recife/PE

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) promove o 1º Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira, a ser realizado nos dias 25 e 26 de julho de 2024, a partir das 9h, no Centro Universitário Tiradentes(UNIT) - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 3905, Imbiribeira - Recife/PE. Este evento pioneiro, discutido e aprovado na Plenária Estatutária Ordinária da FNE em novembro/dezembro de 2023, visa reconhecer e valorizar a contribuição significativa dos (as) profissionais negros (as) na enfermagem, que representam mais de 53% da categoria no Brasil. O encontro será um marco para a discussão sobre representatividade e condições laborais da categoria.


A presidenta da FNE e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem, Solange Caetano, destaca a importância deste evento histórico: "Este encontro é uma oportunidade única para discutirmos e buscarmos melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos (as) profissionais negros (as) na enfermagem. É fundamental reconhecer a inestimável contribuição dos/as negros/as para a saúde do Brasil." Durante os dois dias de evento, os participantes terão a oportunidade de explorar as trajetórias históricas, as conquistas e os desafios enfrentados por esses profissionais.


A programação do encontro inclui palestras, mesas de discussão e atividades culturais, como Afoxé e Capoeira, que visam enriquecer o entendimento das tecnologias ancestrais e das religiões de matrizes africanas. Entre os palestrantes confirmados estão Vera Regina, Lenny Blue, Suiane Costa, Clístenes Mendonça, Itamar Lages, Damiana de Oliveira, Abàyomi Eliana e Estefânia Ventura que irão compartilhar suas perspectivas e conhecimentos sobre a diáspora negra no Brasil e a luta pela valorização da enfermagem brasileira.


No segundo dia, haverá grupos de trabalho focados em temas como os desafios enfrentados pelos trabalhadores negros nos serviços de saúde, preconceitos no mercado de trabalho e o papel da mulher negra na construção de políticas públicas. Estes grupos serão mediados por especialistas, proporcionando um espaço de discussão e troca de experiências que visa fortalecer a atuação antirracista na enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário