Todo
empreendedor sonha em expandir seu negócio. Muitos pensam nisso antes
mesmo de abrir a empresa e de obter retorno financeiro. No entanto, o
crescimento da empresa, o aumento do faturamento e a maior geração de
lucro devem ser planejados com cuidado. Caso contrário, o empreendedor
pode enfrentar resultados negativos.
É
fundamental pensar em como crescer sem prejudicar a saúde financeira ou
perder qualidade e clientes. O empreendedor deve avaliar todos os
aspectos do seu negócio para garantir a sustentabilidade a médio e longo
prazo. Expandir o seu negócio e aumentar o faturamento deve ser feito
de maneira saudável e prolongada. O empreendedor não pode se precipitar
ou se iludir com o aumento no volume de vendas sazonais ou eventuais.
Dema
Oliveira, especialista em Expansão de Negócios e CEO da Goshen Land,
com mais de vinte anos de experiência em marketing, vendas, modelagem e
estruturação de negócios, incluindo marcas como Unilever, Claro, TIM e
Samsung, compartilha alguns pontos cruciais para considerar antes de
decidir expandir.
"O
que uma empresa deve avaliar quando quer expandir é se ela percebe que
chegou num platô de faturamento, se os concorrentes estão avançando ou
se é necessário inovar tecnologicamente e lançar novos produtos ou até
abrir unidades em outros estados. Normalmente, se o empresário está
antenado, ele identifica essas necessidades naturalmente. Caso
contrário, só percebe quando começa a perder muitos clientes ou
participação de mercado," explica Dema Oliveira.
Segundo
Dema, é crucial estar atento às nuances de crescimento do mercado antes
de todos. "Se você vê um cavalo já com sela, você já está atrasado. O
empresário antenado consegue sentir essas nuances. Por exemplo, na zona
sul de São Paulo, existe uma região chamada Brooklin, Chácara Santo
Antônio, que não para de crescer. Construtoras começaram a investir aqui
antes de todos porque sabiam da valorização do terreno," ele ilustra.
A inteligência de mercado e o entendimento dos comportamentos dos clientes são essenciais. "As
empresas que investiram em inteligência artificial antes do boom,
fizeram isso porque estavam antenadas. Portanto, é vital estar sempre em
contato com pesquisa de mercado, ouvir clientes e vendedores, e
analisar o comportamento do consumidor," enfatiza Dema Oliveira.
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