Novo
relatório da Universidade de Syracuse usa tecnologia de banco de dados
grafos da Neo4j para mapear grupos responsáveis pela veiculação de
anúncios, incluindo páginas coordenadas secretamente que não estão
ligadas a Campanha Oficial
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SAN MATEO, Califórnia – O
Instituto de Democracia, Jornalismo e Cidadania (IDJC), da Universidade
de Syracuse, nos Estados Unidos, disponibilizou um novo banco de dados pesquisável que
permite que o público examine os grupos que veiculam anúncios nas
mídias sociais que mencionam os candidatos à presidência dos Estados
Unidos, incluindo páginas coordenadas secretamente e que compartilham
vídeos ou mensagens idênticas.
O trabalho é o resultado de uma pesquisa abrangente do projeto ElectionGraph, da Universidade de Syracuse. Essa é a divulgação do segundo relatório da pesquisa, que busca identificar tendências de desinformação na eleição presidencial dos EUA e em outras disputas importantes de 2024. O projeto é apoiado pelo uso licenciado da plataforma de banco de dados grafos da Neo4jⓇ, líder em análise e banco de dados de grafos.
Juntamente
com o novo painel de dados disponível publicamente, os pesquisadores do
IDJC ElectionGraph divulgaram um relatório que constatou que cerca
de 2.200 páginas veicularam anúncios no Facebook e no Instagram entre
1º de setembro de 2023 e 30 de abril de 2024. Os anúncios, que
mencionavam os até então candidatos à presidência dos EUA, Joe Biden e
Donald Trump, além de outros demais candidatos às primárias
presidenciais, ultrapassaram coletivamente 1 bilhão de impressões e
custaram USD 18.7 milhões.
Embora
a maioria das páginas analisadas pareça estar vinculada a grupos
legítimos, uma parte das páginas parece ser de "influenciadores não
autênticos" que estão secretamente coordenando e executando vídeos ou
mensagens idênticas. Vários desses grupos incluem informações falsas ou
enganosas em seus anúncios, segundo o relatório.
A
pesquisa também capturou evidências de um deepfake com áudio manipulado
de figuras, incluindo Trump e o ex-apresentador da Fox News, Tucker
Carlson. E as descobertas detalharam diferentes questões políticas nas
quais as páginas conservadoras e de tendência progressista estão
concentrando seus gastos com anúncios.
Para
as páginas conservadoras, a imigração foi o principal assunto
discutido, enquanto a economia foi o principal assunto para as páginas
progressistas. Considerando todas as páginas analisadas,
independentemente da inclinação política, os anúncios relacionados à
economia receberam a maior parte do dinheiro direcionado para
publicidade.
O
Instituto de Democracia, Jornalismo e Cidadania é uma iniciativa
universitária conjunta da Newhouse School of Public Communications e da
Maxwell School of Citizenship and Public Affairs. Os esforços da equipe
incluíram a identificação das origens das mensagens e o rastreamento da
desinformação por meio da coleta e da classificação algorítmica de
anúncios veiculados no Facebook e no Instagram, bem como de publicações
em mídias sociais no Facebook e no X, anteriormente conhecido como
Twitter.
A
rede de atores autênticos e não autênticos identificados na pesquisa
representa apenas uma fração de todas as páginas coordenadas
relacionadas às eleições. A Meta, proprietária do Facebook e do
Instagram, é o único grupo de mídia social que concede a organizações
aprovadas acesso a dados de anúncios. Esses dados não precisam ser
divulgados e não podem ser rastreados de forma semelhante no TikTok,
Google, YouTube ou Snapchat, de acordo com o relatório.
"O
que essa pesquisa revela é o número surpreendente de atores sobre os
quais sabemos muito pouco e que estão gastando dinheiro para atingir os
eleitores com mensagens nas mídias sociais, onde há pouca
transparência", diz Jennifer Stromer-Galley, professora da School of
Information Studies e pesquisadora principal do projeto. "Isso ressalta
que as plataformas de tecnologia precisam fazer mais para permitir que
acadêmicos e jornalistas tenham acesso aos dados da plataforma para que
os atores políticos possam ser responsabilizados pelo público
americano".
Johanna
Dunaway, diretora de pesquisa do IDJC e professora de ciência política
na Maxwell School, diz que o que se destaca na análise é o lembrete de
que o ambiente de informações eleitorais está mais confuso do que nunca.
"Mesmo que algumas coisas permaneçam iguais - como a ênfase na economia
e o foco maior na defesa e nos ataques do que nas questões -, as
mensagens de grupos isolados aleatórios ou de redes ocultas complexas
com motivos questionáveis tornam cada vez mais difícil identificar
mensagens e fontes confiáveis de informações relacionadas à campanha",
diz Dunaway.
A
prevalência de grupos não autênticos, golpes e vozes deepfake apenas
dentro dos parâmetros da pesquisa mostra uma enorme quantidade de
manipulação e desinformação direcionada aos americanos por meio das
informações políticas consumidas on-line, diz Margaret Talev, Diretora
Kramer do IDJC, professora de prática na Newhouse School e jornalista.
"Essa é uma situação de 'cuidado com o eleitor', mas também de 'cuidado
com o consumidor' porque, às vezes, o que parece ser uma oferta pelo seu
voto pode, na verdade, ser uma oferta pela sua identidade ou pelas
informações do seu cartão de crédito", diz Talev.
Jim
Webber, cientista-chefe da Neo4j, explica que as operações secretas de
redes coordenadas em espaços cívicos digitais são uma perigosa realidade
moderna - enquanto a tecnologia de grafos da empresa está permitindo
que os pesquisadores do IDJC "descubram os padrões e as ações ocultas
desses atores secretos" e identifiquem a desinformação e o conteúdo
enganoso.
Como os grafos de conhecimento apoiam o jornalismo investigativo
Um
grafo de conhecimento é uma camada de insight de dados interconectados
enriquecidos com semântica, contexto e significado para obter resultados
e tomadas de decisão precisos, transparentes e explicáveis. Os grafos
de conhecimento da Neo4j conectam informações de várias fontes de dados,
permitindo que jornalistas investigativos identifiquem e analisem
padrões ocultos e descubram teias complexas de conexões. Os resultados
permitem que os repórteres investigativos revelem atores, redes e
padrões de comportamento incomuns, significativos e influentes de uma
forma que não é possível com nenhuma outra tecnologia.
Em 2015, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) usou a plataforma da Neo4j para revelar um dos maiores escândalos de corrupção global de todos os tempos com os Panama Papers, o que rendeu ao ICIJ o Prêmio Pulitzer. As investigações subsequentes incluíram os Paradise Papers de 2017 e os Pandora Papers de 2021, entre outros. Além disso, a NBC usou o Neo4j para descobrir a interferência russa na eleição americana de 2016;
e jornalistas computacionais usaram grafos de conhecimento da Neo4j
para apoiar reportagens baseadas em fatos na eleição de 2020.
Nas
eleições de 2024, o IDJC buscará insights que possam abordar questões
como quem são as redes de atores mais influentes que disseminam
informações em quais plataformas; quais temas estão circulando; quem são
os criadores versus disseminadores; que desinformação pode ser
propagada em estados decisivos, como e com que efeito; e até que ponto a
desinformação gerada por IA está presente; entre outras questões.
O
IDJC ElectionGraph da Universidade de Syracuse e suas descobertas são
independentes e de propriedade da Universidade de Syracuse e do IDJC.
Clique aquipara ler o relatório completo e saber mais sobre o ElectionGraph do IDJC.
Sobre a Neo4j
Neo4j,
líder em Banco de Dados Grafos & Analytics, ajuda organizações a
encontrar padrões ocultos em bilhões de conexões de dados de forma
profunda, fácil e rápida. Os clientes aproveitam a estrutura de seus
dados conectados para descobrir novas maneiras de resolver seus
problemas de negócios mais urgentes, como detecção de fraudes, visão 360
do cliente, knowledge graphs (grafos de conhecimento), cadeia de
suprimentos, personalização, IoT, gerenciamento de redes e muito mais -
mesmo à medida que seus dados crescem. A full-stack completa da Neo4j
oferece armazenamento de grafos nativos poderosos com capacidade de
busca vetorial nativa, ciência de dados, análises avançadas e
visualização, com controles de segurança de nível empresarial,
arquitetura escalável e conformidade ACID. A Neo4j se orgulha de sua
dinâmica comunidade de código aberto, reunindo mais de 250.000
desenvolvedores, cientistas de dados e arquitetos em centenas de
empresas Fortune 500, agências governamentais e ONGs. Visite neo4j܂com e siga-nos no Linkedin Neo4j Brasil.
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