Na
educação do século XXI, promover o pensamento crítico é fundamental
para formar cidadãos conscientes e capazes de analisar a realidade com
uma visão interdisciplinar. No livro "Desenvolvimento da Criatividade e
do Pensamento Crítico dos Estudantes", o pensamento crítico é definido
como a capacidade de avaliar e julgar cuidadosamente informações, ideias
e teorias, com o objetivo de alcançar um posicionamento competente e
independente.
Por conta disso, Nicole Silva Stallivieri, assessora pedagógica da Plataforma Amplia, separou algumas dicas de como os professores podem incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico entre os alunos.
Atividades utilizadas em Sala de Aula
Atividades
específicas como debates sobre temas atuais, pesquisas estruturadas em
fontes confiáveis, discussões fundamentadas em evidências, entre outras
permitem que os estudantes desenvolvam habilidades para avaliar
informações, construir argumentos sólidos e interagir de maneira crítica
com os conteúdos que consomem, principalmente em um mundo digital cada
vez mais dinâmico.
“O
pensamento crítico está associado a um modo de pensar inquisitivo, ou
seja, na sala de aula quando os professores utilizam imagens, textos
motivadores, filmes, músicas ou peças de teatro, eles despertam a
curiosidade dos alunos e promovem a reflexão”, avalia Nicole.
Segundo
ela, na era da Inteligência Artificial, é crucial que os alunos
aprendam a questionar e refletir sobre informações superficiais,
compreendendo que o conhecimento se constrói com pesquisa, tempo e
discussão. “É cada vez mais importante que os alunos desenvolvam a
capacidade de questionar e desconfiar de respostas rápidas e prontas,
refletir sobre possíveis soluções objetivas para problemas complexos e
compreender que todo o conhecimento se constrói com pesquisa, discussão,
metodologia, perspectivas e tempo”, ressalta.
Estratégias de participação ativa
Metodologias
ativas, como aprendizagem baseada em problemas e projetos, colocam os
alunos no centro do processo educativo. Atividades em que cada estudante
tem uma responsabilidade específica, seja por meio de textos, vídeos,
apresentações ou podcasts, garantem que todos participem e desenvolvam
suas habilidades de argumentação. O contato com diversos materiais, como
livros, dados estatísticos e filmes, amplia o repertório dos alunos,
facilitando a construção de argumentos sólidos.
Os
Projetos Interdisciplinares são incorporados para promover a avaliação
crítica de informações, pois permitem que os alunos explorem diferentes
pontos de vista e relacionem conhecimentos de várias disciplinas para
resolver problemas reais. Essa abordagem promove a tomada de decisão, o
trabalho em equipe, a cooperação e a
responsabilidade. Um exemplo é a análise das enchentes no Rio Grande do
Sul na qual conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História,
Geografia e Ciências são mobilizados para uma compreensão profunda e
crítica da situação, desenvolvendo um senso crítico nos alunos.
Material Didático: Apoio ao pensamento crítico
Atualmente,
a informação é facilmente acessível, por isso, o material didático deve
ser dinâmico e contextualizado para atender às necessidades dos
estudantes. Materiais que contextualizam os assuntos, promovem
atividades diversificadas e trazem elementos da realidade do aluno são
essenciais para apoiarem os professores no desenvolvimento do pensamento
crítico de seus alunos.
Nicole
diz que a Amplia oferece um material didático que trabalha com a
contextualização de conteúdos de maneira sistematizada, estimulando a
curiosidade, a pesquisa, e a aplicação prática dos conteúdos, apoiando o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes.
Os professores podem também adaptar o uso do material didático no
sentido de criar estratégias que promovam o pensamento crítico a partir
da mobilização de conhecimentos prévios, condução de pesquisas,
curadoria crítica de dados, atualização constante de informações e
debates coletivos. Dessa forma, os alunos terão uma visão aprofundada
sobre a aplicação de conceitos em contextos variados e atuais,
reconhecendo nos conteúdos escolares elementos da realidade dele.
De
acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico), o pensamento crítico abrange quatro eixos: questionamento,
imaginação, ação e reflexão. Por isso, é
fundamental que a curiosidade, a aplicação de conteúdo em situações
reais, as atividades práticas e coletivas, bem como a visão crítica
sobre informações façam parte do dia a dia dos professores.
Sobre a Plataforma Amplia: Criada
em 2014, a Plataforma Amplia é um sistema de ensino para educação
básica que oferece uma solução total, integrada e de alta qualidade da
Educação Infantil ao Pré-Vestibular. O conceito de plataforma de ensino
integrada traz um currículo completo que inclui habilidades acadêmicas e
socioemocionais, além do trabalho com a cidadania e o uso de tecnologia
educacional a favor do aprendizado. Atualmente, o sistema possui mais
de 500 escolas parceiras, o que representa mais de 185 mil alunos
utilizando a plataforma e mais de 3.500 professores integrados na
rede.
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