sábado, 1 de junho de 2024

Summer Camp: confira 3 opções de intercâmbio para as férias

 

Você

A especialista em educação internacional e CEO da edtech Efígie, Lara Crivelaro, dá dicas de intercâmbios para o mês de julho 

Pesquisa realizada recentemente pela Belta (Associação Brasileira de Intercâmbio) apontou que 28,6% dos respondentes têm a intenção de viajar para outro país ainda no primeiro semestre de 2024 e 21% desejam fazer um intercâmbio em 2025 ou até posteriormente. Outros dados interessantes: 45% dos estudantes que desejam realizar um intercâmbio têm como motivação a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, enquanto 29% afirmaram que o principal intuito da viagem é investir em aprender um outro idioma. 

Considerando o cenário e a aproximação das férias de julho, esse movimento acaba por se intensificar. Passar um tempo no exterior para estudar tem diversas vantagens, a oportunidade acrescenta muito no currículo e nos conhecimentos na língua inglesa, os alunos que passam por essa experiência desenvolvem e aprimoram outras habilidades, como o aprimoramento das relações interpessoais devido à sociabilização com outras culturas, entre outras.  

Nesses casos, um dos tipos mais buscados são os chamados Summer Camps, que ocorrem durante as férias de meio de ano no Brasil e durante o verão no Hemisfério Norte. Segundo Lara Crivelaro, CEO da Efígie, edtech de Educação Internacional, participar de um summer camp é uma experiência enriquecedora, pois ajuda no desenvolvimento acadêmico e profissional, amplia a experiência cultural e expande a rede de contatos.  

“Os camps são uma oportunidade de aprender com acadêmicos renomados e ganhar experiência prática em várias disciplinas. Neles, os estudantes exploram novas culturas, costumes e tradições, ampliando sua visão de mundo, além de proporcionar uma valiosa rede de contatos internacionais”. 

Para ajudar quem está procurando por opções, a especialista listou 3 sugestões de intercâmbios para fazer no período das férias de julho. Confira! 

[Imagem: WikiMediaCommons] 

1. Harvard University, EUA:  

O programa de Harvard tem como foco a liderança e oferece uma excelente experiência, capacitando adolescentes a se tornarem líderes e agentes de mudança, com iniciativas de impacto sob a orientação de mentores experientes do Harvard Model Congress, conferência de simulação do Congresso americano para estudantes secundaristas. Esse intercâmbio ainda oferece aos alunos uma oportunidade única de visitar a Universidade de Harvard e explorar o prestigioso campus. Nessa experiência, os alunos adquirem as habilidades necessárias para desenvolver a capacidade de liderar, permitindo-lhes criar um impacto positivo tanto na escola quanto na comunidade. 

[Imagem: Reprodução/Washington Academy] 


2. Washington Academy, EUA:  

Focado nas imersões culturais e acadêmicas, este camp proporciona aulas interativas em um campus histórico, com uma abordagem prática que estimula a liderança e o desenvolvimento pessoal. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de conquistar créditos acadêmicos, que podem ser validados para a complementação do currículo americano de High School, oferecendo uma dupla diplomação. 

[Imagem: Reprodução/Wikipedia] 

3. Queen Ethelburga's, Reino Unido:  

 

Este programa convida os estudantes a se envolverem em variadas atividades práticas, permitindo a personalização dos itinerários. Ele permite que os estudantes descubram novas matérias empolgantes ou desenvolvam habilidades existentes enquanto aprendem com equipe de treinadores e professores especializados. 

 

Para garantir uma vaga nos summer camps, é preciso ter alguns cuidados: As inscrições têm datas-limite estritas devido à alta demanda e aos requisitos das instituições parceiras, por isso é preciso ficar atento aos prazos. Também é necessário certificar-se de ter todos os documentos requeridos, como passaporte válido, visto adequado e seguros de viagem. Entender todos os detalhes do programa escolhido, incluindo custos, acomodações e itinerário, também é muito importante” ressalta. 

Os summer camps promovidos pela Efígie se destacam pela exclusividade e o suporte completo. Os programas são especialmente desenhados para os estudantes em colaboração com instituições de prestígio, além da preocupação em assistir os estudantes desde o processo de aplicação até o acompanhamento durante o camp, garantindo uma experiência segura e enriquecedora. Para mais informações sobre os programas de intercâmbio disponibilizados pela empresa, acesse o site https://efigie.com.br/summer-winter/

*Capa: Imagem de lookstudio no Freepik 

Sobre a Efígie Educacional: Fundada em 2006, a Efígie é a principal referência no Brasil para o desenvolvimento de projetos de educação internacional. A empresa é parceira de escolas particulares e representante exclusiva da Washington Academy no Brasil, uma escola americana de excelência que funciona em sistema de internato residencial, ranqueada entre as 50 melhores ‘high schools’ dos EUA. Mais informações no https://efigie.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário