São Paulo, 28 de junho de 2024 - O
MBCB - Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil
manifesta o seu apoio às políticas públicas do Governo Brasileiro que
objetivam a descarbonização da mobilidade, conciliando sustentabilidade
ambiental, social e econômica.
A
sanção do Programa Mobilidade Verde (Mover) pelo Presidente da
República, aprovada por ampla maioria no Congresso Nacional, é mais um
exemplo do trabalho harmonioso do Estado brasileiro em conjunto com os
poderes Executivo e Legislativo, o qual busca regras regulatórias que
tendem a impulsionar a economia brasileira e promover a criação de
empregos, geração de renda e impostos para o País.
Nesse
sentido, é essencial reconhecer o brilhante trabalho conduzido pelo
MDIC, que desenvolveu e propôs o Mover, o qual se baseia no princípio de
neutralidade tecnológica que incentiva e, portanto, não privilegia
nenhuma tecnologia. Tem o objetivo de que o Brasil alcance a melhor
solução para diminuir as emissões de carbono dos transportes e ao mesmo
tempo, apoia o desenvolvimento da indústria local.
Outra
inovação é a de que o Mover é baseado na Avaliação do Ciclo de Vida,
quando considera não só as emissões no próprio veículo, mas também as
relativas à energia utilizada (em qualquer das suas formas), bem como o
processo de fabricação e de descarte. Trata-se da metodologia mais
avançada que existe, o que coloca o Brasil à frente nesse tema. Dessa
maneira, deve-se levar em conta as etapas fabris do veículo e do
combustível - sendo fóssil, biocombustível ou a bateria, e do seu
descarte, além do cálculo de emissões em todo o processo do transporte,
incluindo a exportação a partir de sua origem.
Dentro
desse princípio, cabe ao MBCB ressaltar que declarações que apontam que
“carros 100% elétricos não emitem gases de efeito estufa”, ignoram ou
pretendem levar a erro o consumidor e as autoridades. É evidente e
notório que um veículo 100% elétrico fabricado fora do Brasil utilize em
sua produção energia majoritariamente não renovável, o que aumenta
substancialmente as suas emissões. Segundo dados da Agência
Internacional de Energia, a China (maior fabricante global de veículos
elétricos) possui matriz energética de aproximadamente 90% de origem
fóssil, sendo o carvão mineral ao redor de 60% de sua energia.
Para
o MBCB, o futuro da descarbonização da mobilidade passa por definição
das rotas tecnológicas mais adequadas, levando em consideração a
realidade e características de cada país. Nesse sentido, as decisões que
vêm sendo tomadas pelo Governo Brasileiro refletem exatamente isso.
Sobre o MBCB
Coalizão de esforços entre os setores sucroenergético e biogás, indústria automobilística, tecnologia e engenharia, prestadores de serviços, entidades sindicais dos trabalhadores, indústria de autopeças e sistemistas, unidos no objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na mobilidade e incentivar o uso de todas as rotas tecnológicas de baixo carbono disponíveis para uma mobilidade limpa, econômica e socialmente responsável com segurança energética e incentivos à economia, geração de empregos, renda e neoindustrialização.
Para mais informações, visite o site e acompanhe o MBCBrasil no LinkedIn e Instagram.
Contato para Imprensa
Adriana Monori
+55 61 99999-1900
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