sexta-feira, 28 de junho de 2024

A rede de farmácia magistral, de Salvador, A Fórmula participa pela 1ª vez da ABF e mostra sua própria plataforma de gestão com a utilização da IA

 


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A rede de farmácia magistral, de Salvador, A Fórmula participa pela 1ª vez da ABF e mostra sua própria plataforma de gestão com a utilização da IA

A rede de farmácias de manipulação de Salvador, A Fórmula participa pela primeira vez da ABF Expo. Durante os quatro dias do evento a marca vai apresentar seu modelo de negócio que se diferencia no segmento. O franqueado não se associa apenas a uma farmácia de manipulação, o negócio consiste em laboratórios próprios e área de vendas. Desta forma, o atendimento ganha agilidade e controle de qualidade.

Para ampliar o suporte que já é oferecido para os franqueados, a rede desenvolveu sua própria plataforma, a AFS Solutions (A Fórmula Soluções), que faz toda a administração da loja e organiza a gestão do negócio, elevando a performance de cada unidade.

Há um ano, esse serviço foi ampliado e passou a contar com a Inteligência Artificial em todo processo de gestão diária da unidade e da rede. A AFS Solutions é a plataforma principal que permite outros braços como customização de orçamentos, informações para o público prescritor, controle de estoque e até mesmo ações de marketing.

Com o uso da AFS IA, a rede consegue visualizar o desempenho de cada unidade, mas não com o objetivo de cobrar, e sim de ajudar o franqueado a traçar estratégias para melhorar o desempenho, caso seja necessário. Segundo o Diretor de Operações da rede, Bruno Costa, com a ferramenta tudo fica muito claro e auto explicativo, além de proporcionar um acompanhamento diário por parte do franqueado, que poderá tomar ações rápidas e reverter qualquer situação que não esteja boa.

Um dos acompanhamentos que a AFS Solutions faz é a gestão do estoque. Ele controla o vencimento de tudo e sinaliza o que está ou não vendendo. Neste caso, a ferramenta identifica os prazos de validade dos produtos, dando tempo para o franqueado realizar promoções, por exemplo, lógico que sempre comprometido com a qualidade do que é vendido.

Toda tecnologia foi desenvolvida internamente e segundo o diretor, o investimento maior foi na contratação de ótimos profissionais, já que tudo é desenvolvido in house. “A rede investiu nesse primeiro ano da AFS IA mais de R$ 1 milhão. Esse mesmo valor está previsto para o segundo ano da plataforma”, finaliza Bruno.

Com 90 unidades pelo Brasil e presente em 23 Estados, a rede está expandindo em todo Brasil e quer atingir o número de 120 unidades até o final de 2024. Hoje, a rede está com 18 unidades em implantação e 15 novos contratos assinados. “Já atingimos 50% da meta de assinaturas do ano”, garante Bruno.  O faturamento da rede, no ano passado, foi de R$ 200 milhões e, para esse ano, a meta é crescer 20%.

Sobre a rede

A Fórmula foi reconhecida por diversas premiações, como ABF (Associação Brasileira de Franchising) e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ficando entre as melhores franquias do Brasil. E agora, para atingir seus objetivos, busca empreendedores de todo Brasil dispostos a investir no mercado magistral.

A franqueadora oferece aos franqueados um corpo técnico de farmacêuticos especialistas em farmácia clínica e cosmetologia, além de um departamento experiente e exclusivo de pesquisa e desenvolvimento.

Em 2023, atendeu mais de 35 mil médicos, realizou mais de 2 milhões de formulações, atendendo mais de 1 milhão de pessoas. Mantém investimentos constantes em inovação, tecnologia, pesquisa e processos produtivos de excelência.

 FICHA DA FRANQUIA – RAIO-X

Fundação: 1988

Início da Franquia: 1998

Investimento Inicial: A partir de R$ 550.000,00

Taxa de Franquia: R$ 60.000,00

Faturamento médio mensal: R$ 200.000,00

Lucro Líquido Médio (% sobre o faturamento):  15% a 20%

Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses



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Foto de uma unidade da rede A Fórmula
Foto de uma unidade da rede A Fórmula
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Ana Paula
ana.p@md.com.br
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