Com apoio da Brasscom, Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) apresenta proposta para uma Estratégia de Brasil Digital O
Secretário-Executivo do CDESS, Paulo Pereira, esteve presente e
destacou que o Brasil precisa de um plano de transformação digital e que
este é o caminho correto a seguir. O plano proposto possui 6 pilares:
Infraestrutura para a Transformação Digital; Tecnologias Estratégicas;
Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Educação & Capacitação
Digital; Inclusão Social & Digital; e Ambiente de Negócios. A
confecção do Plano Brasil Digital 2030+ foi liderada pelo “Conselhão” e
organizada pela Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da
Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, contando com o apoio
da ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software. A Oliver
Wyman, consultoria internacional com expertise na elaboração de planos
semelhantes para outros países, foi contratada pela Brasscom para
sistematizar e materializar as contribuições recebidas de diversas
entidades setoriais e do governo, que também colaboraram com a
iniciativa. Para
Laércio Cosentino, “Essas iniciativas devem transpassar o setor de TI e
colaborar como um plano de governo e da sociedade civil. Afinal, o
Brasil tem características únicas, como uma população interna ampla e
diversificada, propulsora de soluções digitais em grande escala;
estabilidade política, democracia sólida e localização estratégica para
parcerias globais”, lembrou. Um
dos destaques do Workshop foi o consenso dos participantes sobre a
necessidade de se estabelecer esse plano estratégico para o país com uma
liderança nacional e coordenação forte e intensiva, o que corrobora com
a premissa fundamental da proposta de que o desenho e o acompanhamento
da execução da estratégia sejam feitos de forma articulada entre
governo, setor privado, academia, instituições de ensino e de pesquisa e
terceiro setor, entre outros. Affonso
Nina, Presidente Executivo da Brasscom, entende que o Brasil perdeu,
nas últimas décadas e por diversas vezes, as oportunidades de se
estruturar para ser um país líder no mercado global das Tecnologias
Digitais, e que “uma visão de longo prazo, com um plano bem articulado
por todos os atores, é a solução para permitir que os desenvolvimentos
tecnológicos no Brasil sejam referências globais de inovação e
excelência.” No
workshop, estiveram presentes: Paulo Henrique Rodrigues Pereira,
Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social
Sustentável do CDES/SRI/PR; Verena Hitner, Secretária Executiva do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI); Laércio
Cosentino, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da TOTVS,
Presidente do Conselho da Brasscom e membro do CDESS; Atilio Rulli, Vice
Presidente de Relações Públicas da Huawei Brasil, membro do Conselho
Fiscal da Brasscom e membro do CDESS; Gloria Guimarães, membro do CDESS;
Affonso Nina, Presidente Executivo da Brasscom e Conselheiro do CNDI;
Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES, além de diversos membros do
CDESS, representantes de diversas empresas associadas à Brasscom e à
ABES, e representantes de entidades governamentais e empresariais
envolvidas no processo de discussão que levou à elaboração da proposta.
A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC e de Tecnologias Digitais. A Brasscom atua para defender e promover o crescimento e desenvolvimento do mercado interno e externo das empresas do setor de TIC.
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