sábado, 24 de fevereiro de 2024

coluna malha fina - mjornal a região - 24/02/2024

 

Combinado mas nem tanto

Pelo jeito, Valdemort Jr vai seguir os passos do papai Valderico Reis e virar adversário de Jabes Ribeiro. Ele anda falando para os amigos que nunca vai aceitar ser vice do ex-prefeito. Deve ser reação às últimas pesquisas, que indicam vantagem jabista. Pelo acordo PP-UB, Valdemort seria vice. Mas com esse ânimo...

Declaração de guerra

Não ajuda em nada ele ter convidado Joabs, irmão de Jabes que está rompido politicamente com ele, para ser o coordenador de sua campanha. Foi mais uma declaração de guerra que uma decisão técnica. Joabs foi vereador e presidiu a Câmara na esteira de Jabes. Depois de romper, a vida política estagnou.

Uma questão de confiança

O deputado Pancadaria não liga se o eleitor o elegeu para ficar quatro anos na Assembleia Legislativa. No meio do caminho ele já diz que será candidato a prefeito de Itabuna. Mas como o eleitor pode confiar que ele vai ficar 4 anos na Prefeitura caso eleito? Será que não vai sair no meio para ser deputado de novo?

Um inferno na terra

buraqueira Não é só o descaso com a educação, a segurança, a saúde. Os governos petistas também são mestres em prejudicar quem mora na zona rural (a não ser os terroristas do MST). Dezenas de comunidades ao longo da BR-251 sofrem há 18 anos com o abandono total da estrada, que é de responsabilidade do estado.

Descaso petista tradicional

Já teve processo aberto pelo MPF e teve assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, ignorado por Rui Costa. Já teve ordem judicial em 2018, desobedecida por Rui Costa. Mas a estrada continua sem ônibus para levar as crianças para a escola ou para um médico, e sem caminhões para escoar a produção.

Respondendo mas nem tanto

A Socican respondeu sobre muro esburacado do Aeroporto Jorge Amado e diz que depois dele tem uma cerca, por isso não há perigo. Mas a cerca não impede quem entra pelo portão escancarado 24h e sem ninguém na guarita. Diz a Socican que isso é com o Exército, mas a área pertence à Aeronáutica... 

 

 

Tá valendo qualquer coisa

Quanto mais perto da eleição, mas especulação nas esquinas. A gente já ouviu falar de Capetão Azêdo como vice de Guinho, Guincho vice de Pancadaria, Isaac vice de Pancadaria ou de Azêdo e até o finado Gelado Limões como vice de Nery, que teve mais votos que ele em 2020. Falta o vice de Chico França.

Uma esmolinha, por favor...

Desesperado, o finado Gelado Limões, esmolé da política, tenta se juntar com qualquer um que tenha o dom de ressuscitar mortos. Na falta de Jesus, conversa com gente de ACM Neto, Pancadaria e do MDB do presidiário Geddel Frieira Lima. Topa ser vice até de Guinho. Vale tudo para levantar da tumba profunda...

"Deproma" comprado na feira

Hoje em dia a gente duvida que Cherônimo seja mesmo professor. Parece mais alguém que comprou o diploma. Só isso explica sua maneira crua de falar, seus pensamentos rasos e a completa falta de noção, como dizer que proibir pistolas d'água no Carnaval era "uma importante medida de segurança pública".

Não precisa saber nada

Nenhum professor defenderia passar o aluno que faltou o ano todo e não aprendeu absolutamente nada. Mas é isso que diz o decreto assinado e defendido por Cherônimo: o aluno pode perder em até cinco matérias. Ou seja, pode passar sem aprender nada de português, matemática, história, geografia e física.

Nem precisa ir na escola

O decreto ainda manda passar de ano o aluno que não assistiu as aulas e, se o professor se recusar a passar o ignorante de ano, o Conselho de Classe atropela e autoriza. É uma aprovação a todo custo que só forma futuros adultos semi-analfabetos e desempregados, num estado que já lidera em semi-analfabetismo.

Revolta de quem sabe ler

Os professores que honram a profissão se revoltaram, a APLB condenou Cherônimo e o Comentarista Mor da Bahia, Grampinho, apareceu para lembrar que a Bahia já tem a segunda pior educação do país, atrás somente do Maranhão. Mesmo sendo a terra de Castro Alves, Ruy Barbosa e Jorge Amado. Coitados... 


O silêncio que concorda

Quem pisou na bola para proteger seus interesses foi a professora Ai Dela Pinheiro, que continua calada, sem criticar o decreto absurdo de Cherônimo. Quem cala consente, diziam as avós. A gente fica na dúvida... será que na gestão de Ai Dela Pinheiro como reitora da Uesc os alunos também se formavam sem saber nada?

É tudo de caso pensado

Está claro que Cherônimo é mais político que professor, na verdade um deseducador. Até faz sentido, porque ele e o PT dependem de uma base ignorante para se manter no poder. Eleitores sem emprego por falta de capacitação, dependendes de esmolas do governo. Bom para o PT, péssimo para a Bahia.

Estrada para lugar algum

estrada parada A estrada calça-curta entre Itabuna e Banco da Vitória, a BA-649, está chegando perto de ser concluída, mas será um elefante branco inútil por falta das pontes ligando à BR-415. As obras foram abandonadas pelo Governo do Estado há mais de um ano e só agora ele inicia a licitação para contratar uma nova empresa.

O desespero contra Jabes

Voce sabe que Jabes Ribeiro está tranquilo quando os opositores começam a se desesperar. Só desespero explica espalhar um video sobre a operação do MP que prendeu Jamil Ocke por fraudes. O MP nunca citou Jabes no processo nem investigou ele por nada relacionado ao esquema, que existia desde 2009. Medão.

Candidato sem partido

O sem noção Frederico de Véspera continua dando entrevistas como candidato a prefeito de Itabuna pelo PP sem ter o aval do partido, já desmentido por Roberto Minas Aço, do diretório local; pelo secretário-geral do PP Jabes Ribeiro e todos da cúpula em Salvador. Quem comprar a lorota e ajudar vai perder dinheiro. 



O desespero contra Jabes

Voce sabe que Jabes Ribeiro está tranquilo quando os opositores começam a se desesperar. Só desespero explica espalhar um video sobre a operação do MP que prendeu Jamil Ocke por fraudes. O MP nunca citou Jabes no processo nem investigou ele por nada relacionado ao esquema, que existia desde 2009. Medão.

Candidato sem partido

O sem noção Frederico de Véspera continua dando entrevistas como candidato a prefeito de Itabuna pelo PP sem ter o aval do partido, já desmentido por Roberto Minas Aço, do diretório local; pelo secretário-geral do PP Jabes Ribeiro e todos da cúpula em Salvador. Quem comprar a lorota e ajudar vai perder dinheiro.

Votos saindo pela janela

O PT trocou Augusto Grande por Ai Dela Pinheiro achando que ele ia se conformar. Mas o vereador, que tem boa presença entre os eleitores, preferiu levar seus votos para outro canto. Dizem que ele vai para o PSDB, que já fez o convite, mas tem gente jurando que o PDT leva o passe do cara. No PT é que não fica.

Debandada dos partidos

Quem vai ser esvaziado como uma bola furada é o União Brasil de Valdemort Jr. De uma só vez devem picar a mula todos os vereadores do partido, Ivete Maria, Edvaldo Gomes, Nerival Reis e Edérjunior. Em troca vai ganhar só o passe de Tandick Resende. Pouco. E Bebeto vai perder César Porto para o PP de Jabes Ribeiro.

Partido de alma nazista

O ex-vereador Makrisi saiu do PT, cujo cacique apoia o grupo terrorista Hamas e a matança de judeus, e mudou para o PSOL na tentativa de ser prefeito de Ilhéus. Mas o PSOL também apóia, abertamente, o Hamas e a matança de judeus. Resta saber se Makrisi aprova as ideias nazistas do novo partido e do anterior.

Circulando... circulando...

Parece que o médico Isaac Neris de Pitibiriba trata a política como um rodízio de partidos. Ele já degustou o Avante e o Republicanos. Agora quer experimentar um novo sabor. Mas não é por vontade de variar. É que Nery brigou com os pizzaiolos do Republicanos. Dizem que teme a concorrência interna de João Mamão...

O come quieto da Bahia

Ronaldo Carletto continua comendo os partidos da base petista pelas bordas. Já tirou uma ruma de prefeitos de partidos como o PT e o PP. Agora "roubou" o prefeito de Itajuípe, Léo da Capoeira, que estava no PSD. O cacique do partido, Otto "fake ortopedista" Alencar, anda tendo noites de muita insônia.

Só podia ser em Ilhéus...

A gente se acostumou a ver "mulas" do tráfico presas levando drogas em ônibus interestaduais, em aviões ou carros. Mas deve ser a primeira vez que a gente noticia a prisão de uma "mula" transportando drogas num navio de cruzeiro, em Ilhéus. A última vez que um cruzeiro carregou drogas foram os de Belo e Xuxa...

Dor de Cabeção no PT

As convenções dos partidos estão cada vez mais perto e o clima dentro do PT é de desespero e revolta com a escolha de Geraldo Cabeção para concorrer à prefeitura de Salvador. Não por ser do MDB dos corruptos irmãos Friera Lima. Mas por ter feito campanha para Bolsonaro e não ser do PT. Além disso, não decola. O cabeção não é aerodinâmico.

Uso criminoso da máquina

Diante da epidemia de dengue, o Governo do Estado liberou, depois de muitos pedidos, um carro fumacê para Vitória da Conquista, que há anos está na mão da oposição. Mas usou o aparato de comunicação oficial para alfinetar a prefeita. Disse que a situação é "falha no planejamento e execução de ações" da Prefeitura.

Dor de cotovelo crônica

Ainda usando a comunicação ofical para fazer politicagem, o que é crime, a secretária da Saúde Precária, Roberta Santana, atacou a prefeita que não estaria dando "assistência adequada aos pacientes" e por isso sobrecarregando a UPA do Estado. Tudo isso por raiva de não vencer eleição na cidade há séculos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário