terça-feira, 2 de janeiro de 2024

O desempenho na redação do Enem depende da preparação do Aluno e da Formação Contínua dos Professores

 

 O desempenho na redação do Enem

depende da preparação do Aluno

e da Formação Contínua dos Professores

O desafio requer esforço coletivo e

a valorização da escrita em todas as disciplinas,

moldando uma geração preparada para o futuro

Valéria Ferreira Duarte Guedes*

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destaca-se como uma prova crucial para milhões de estudantes brasileiros, não apenas avaliando o conhecimento em diversas áreas do currículo escolar, mas também exigindo habilidades de comunicação e argumentação através da produção textual, que sozinha corresponde a 1000 pontos, equivalente às quatro Áreas do Conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Dada essa relevância, é imperativo que o trabalho de ensino-aprendizagem da produção de texto para o Enem seja estruturado, eficiente e proporcione aos estudantes uma preparação sólida para enfrentar esse desafio. Destacando a escrita como competência crucial para o desenvolvimento acadêmico e profissional, a habilidade de expressar ideias de maneira clara, coesa e coerente é fundamental para a construção do conhecimento e para a participação ativa na sociedade.

A abordagem eficiente para o ensino da produção de texto no contexto do Enem deve abranger alguns elementos essenciais. Primeiramente, é necessário estimular a leitura e análise de diferentes tipos de texto, permitindo aos estudantes compreender as diversas formas de linguagem presentes na sociedade. Além disso, aspectos gramaticais e estruturais da língua devem ser trabalhados, garantindo que os alunos dominem as normas cultas e as utilizem adequadamente em suas redações.

Outro ponto crucial é o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, uma vez que a produção de texto no Enem exige a defesa de um ponto de vista embasado em argumentos sólidos e informações consistentes. Portanto, o suporte para aquisição de repertório sociocultural e a articulação desse conhecimento devem estimular o pensamento crítico e a pesquisa, permitindo que os alunos construam argumentações bem fundamentadas.

Além disso, é importante que os professores ofereçam feedback individualizado sobre as redações dos estudantes, fundamental para que compreendam seus pontos fracos e aprimorem suas habilidades ao longo do tempo. Esse acompanhamento próximo dos professores também possibilita identificar eventuais dificuldades dos alunos e oferecer o suporte necessário para superar esses obstáculos.

Reconhecer a necessidade de aprimorar a habilidade de produzir um texto eficiente em todas as competências exigidas pelo Enem é o primeiro passo para enfrentar desafios tão significativos que perpassam não somente o Ensino Médio, mas toda a Educação Básica. O trabalho desenvolvido com foco, objetividade e pragmatismo permitirá que os estudantes lidem melhor com a pressão por resultados qualitativos e quantitativos.

Para superar esses desafios, é necessário um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educativo, incluindo investimento em formação continuada para os professores, disponibilização de materiais didáticos adequados, valorização da escrita em todas as disciplinas e criação de espaços de discussão e troca de experiências entre os educadores.

Entender a Redação do Enem por meio de Eixos Temáticos traz a construção dessa habilidade para um lugar estratégico e pragmático; caso contrário, os temas de redação são construídos aleatoriamente, dando margem à vulnerabilidade do estudante com relação a alguns temas. 

Em síntese, o trabalho de ensino-aprendizagem da produção de texto para o Enem é um desafio importante para a educação brasileira. A capacidade de expressão escrita é resultado de um trabalho consistente que envolve leitura, análise, gramática, argumentação e feedback individualizado. Superar os desafios requer esforços conjuntos, mas o resultado será uma geração de jovens mais preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais que os aguardam.

*Valéria Ferreira Duarte Guedes

Professora e Mentora de Língua Portuguesa do

Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB)

 

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

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