Associação filantrópica, atuante em todo o Brasil, prevê ainda a capacitação profissional gratuita de 40 mil jovens na temporada em que completa 45 anos
São Paulo, janeiro de 2024 – O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, prevê a geração de 37 mil novas oportunidades de emprego em 2024. Serão 2 mil vagas de estágio e 35 mil vagas de aprendiz direcionadas a jovens de 14 a 24 anos de idade em todas as regiões do Brasil.
“A aprendizagem e o estágio são as melhores portas de entrada para os jovens na vida profissional. Um estudo recente mostrou que oito em cada dez jovens seguem empregados um ano após terem finalizado o programa de aprendizagem do Espro, sendo 70% com carteira assinada e, desses, 21% efetivados na empresa em que foram aprendizes”, comenta Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Além disso, constatamos que 60% dos jovens que foram aprendizes seguem estudando e trabalhando. O índice equivale ao de países como Suécia e Noruega, segundo dados da Pesquisa de Empregabilidade Espro em comparação com o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”.
Também em 2024, o Espro projeta a capacitação de mais de 40 mil jovens para o mercado de trabalho, sendo no mínimo 35 mil por meio do Programa de Aprendizagem, para jovens entre 14 e 24 anos, e 5 mil por meio do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), voltado a jovens de 14 a 22 anos de idade.
Completando 45 anos de atividades em 2024, o Espro já encaminhou, ao longo de sua trajetória, mais de 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego. Na jornada oferecida pela entidade, que se inicia pelo FMT, o jovem passa a conhecer o ambiente corporativo e a entender as habilidades e atitudes esperadas pelas empresas. Também é estimulado a desenvolver senso crítico a partir de imersões sobre temáticas culturais, sociais e de diversidade e inclusão, o que contribui para a sua formação como cidadão consciente e protagonista.
Em sua história, o Espro também já realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos sociais. São encontros para apoio psicológico e pessoal, além de oficinas de orientação profissional nos programas de capacitação dos jovens, visitas domiciliares e oficinas de convivência. Para a comunidade, são oferecidas oficinas de geração de renda e empreendedorismo, entre outras.
Em 2024 devem ser promovidos 140 mil atendimentos em tais frentes, 20 mil a mais que em 2023. “São assistências que ajudam a entender a realidade de cada local de atuação e a ampliar as perspectivas de inclusão social e de desenvolvimento dos adolescentes e jovens, além de suas famílias e comunidades”, explica Alessandro Saade.
Informações sobre os programas de capacitação e vagas para jovem aprendiz e estágios podem ser obtidas no site da entidade.
Sobre o EsproO Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
##O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 45 anos de existência, a entidade encaminhou 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1.2 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 8 filiais e 55 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).
Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação
Carolina Mendes - carolina܂mendes@2pro܂com܂br
Guilherme Kamio - guilherme܂kamio@2pro܂com܂br
Beatriz Justino - beatriz܂justino@2pro܂com܂br
Nenhum comentário:
Postar um comentário