quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Cinco principais tendências corporativas de 2024

 


Discussões sobre flexibilidade no local de trabalho, saúde mental, diversidade, equidade e inclusão, e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA): após todas as reflexões feitas em 2023, as empresas precisam repensar o futuro da vida no trabalho para esse ano que se inicia. Diante disso, selecionamos as opiniões de alguns especialistas sobre o que será tendência em 2024.

1. Recursos humanos e IA

Nunca se falou tanto em inteligência artificial como em 2023. Fato é que a rápida evolução da tecnologia tem gerado inúmeros debates em relação a seu impacto direto no mercado de trabalho, afinal, há um grupo que teme que a IA substitua empregos, mas há outro que, de maneira otimista, acredita que ela ajude a tornar os colaboradores mais produtivas e, consequentemente, eficientes. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) a aplicação, nas empresas, de sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, por exemplo, podem aumentar em até 14% a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho.

Marcello Amaro, CHRO da Portão 3, fintech líder em gestão de pagamentos corporativos para médias e grandes empresas da América Latina, acredita que as organizações que adotam tecnologias digitais têm maior probabilidade de oferecer benefícios que ajudam na atração e retenção de talentos. "A digitalização de uma empresa não se limita apenas a mudanças tecnológicas, ela implica uma transformação cultural que afeta diretamente a nossa forma de trabalho", explica.

2. Diversidade, equidade e inclusão no combate ao etarismo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de trabalho atual enfrenta o desafio de superar o etarismo - que nada mais é que a discriminação baseada na idade das pessoas - e o avanço do "gerontariado", que é um novo fenômeno histórico emergente no século XXI, assinalado pelo envelhecimento populacional. Entre os anos de 2010 e 2022, o número de idosos cresceu cerca de 57% e, a cada 100 brasileiros, 11 já têm mais de 65 anos. Embora o mundo viva a primeira época da história em que cinco gerações diferentes coexistem dentro da força de trabalho, as empresas ainda se deparam com muitas dificuldades para implantar políticas que atendam às necessidades de todas as faixas etárias.

Para Deives Rezende Filho, especialista em DE&I e CEO da Condurú Consultoria, embora os debates sobre a temática estejam se tornando algo comum no ambiente de trabalho e uma estratégia de negócio, ainda há muito trabalho pela frente. "De um lado, temos muitos jovens que sofrem para conseguir emprego pela falta de experiência e, do outro, empresas que evitam contratar pessoas 50+. É preciso compreender que, justamente, a troca geracional é saudável e, no final, quem ganha com isso são os negócios. Mas não podemos nos esquecer que o planejamento é fundamental para exercer a inclusão e criar, desta forma, um mercado de trabalho que seja, de fato, diverso. Somente assim essas pessoas vão se sentir, não somente pertencentes, mas também valorizadas", diz.

3. Saúde mental no mercado de trabalho

O ano de 2023 também revelou que focar na saúde mental dos colaboradores e no desenvolvimento de lideranças humanizadas não é uma tendência efêmera; é um fator crítico para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e psicologicamente seguros.

Segundo uma pesquisa ThinkWorkLab Market, as mulheres que trabalham em empregos formais e precisam se reportar aos seus chefes sofrem com a pressão psicológica no trabalho, aliada às já rotineiras preocupações com o cuidado da casa e da família. Não à toa, elas tendem a empreender mais sozinhas no país, de acordo com levantamento do Serasa Experian, do total de empresas brasileiras de mulheres, 84,7% possuem uma única sócia. Ilana Nasser, CXO e co-fundadora da Vendah, uma plataforma de venda direta cuja proposta é complementar a renda familiar, destaca que nesse cenário, o segmento de venda direta aparece como uma das melhores alternativas para o público feminino desafogar a forte pressão que prejudica sua saúde mental, dando atualmente oportunidade a mais de cinco milhões de mulheres no Brasil de terem um trabalho digno e, ao mesmo tempo, se dedicarem a cuidar da casa e dos filhos. 

"Ao optar pelo voo solo do empreendedorismo, ainda mais sem o risco de ter que investir para montar seu negócio e com a possibilidade de ganho rápido e fácil, essas mulheres encontram motivação para se realizarem tanto pessoal como profissionalmente. É um grande passo rumo ao tão batalhado empoderamento feminino, que conduz a mulher a ser dona de sua própria história, incluindo aí a conta bancária", explica.  

4. Home office, híbrido e fim do remoto: a flexibilização dos modelos de trabalho

O trabalho presencial não está sendo exigido pelas empresas com o fim da pandemia, mas no recrutamento de talentos. De acordo com um estudo da plataforma de empregos InfoJobs, dos 3.190 anúncios, com 7.010 vagas ofertadas, a predileção de contratação é para o modelo presencial. Após analisar as vagas publicadas entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, o levantamento indica que as vagas totalmente presenciais representam quase 95%, as totalmente remotas cerca de 3% e as para modelos híbridos 2%. O CEO da Condurú Consultoria acredita que um dos fatores que torna a adaptação a esse novo modo de trabalho complicado é o fator social, que é extremamente necessário para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

"Os trabalhadores precisam ter seus horários respeitados e ter tempo para cuidar dos vários pratinhos que todos seguram, inclusive com tempo para olhar para si mesmo e para sua saúde mental”, afirma Rezende. Conversar com os colaboradores e entender a situação de cada um é fundamental para que todos sejam atendidos em suas necessidades.

5. Retenção de talentos

Neste novo ano, prevê-se um aumento na procura por talentos. E quando pensamos na área de RH, não podemos deixar de falar sobre como a tecnologia ajuda a economizar tempo e recurso ao, por exemplo, filtrar e selecionar currículos e candidatos de maneira mais eficiente. E, como consequência, os profissionais de recursos humanos conseguem se dedicar a atividades mais estratégicas do dia a dia da empresa, como desenvolver talentos e auxiliar na implementação de programas que contribuam para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho não tóxico.

"Se preparar para um futuro onde a IA está cada vez mais presente exige o desenvolvimento de habilidades complementares, educação constante e uma postura adaptativa. A inteligência artificial tem o potencial de otimizar o trabalho humano, tornando-o mais eficiente e eficaz, desde que os profissionais estejam dispostos a colaborar com essa tecnologia em constante evolução", afirma o CHRO da Portão 3.

Portão 3

Portão 3 é uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas para grandes empresas e indústrias, proporcionando liberdade aos colaboradores que executam atividades externas. Com enfoque na gestão, disponibilizamos soluções desde a reserva até o controle das viagens corporativas, além de um módulo para a administração e consolidação, em um único local, das despesas, como alimentação, combustível, pedágio, anúncios e outras despesas de pagamento da empresa. Nossa missão é oferecer maior controle aos departamentos financeiros, ao mesmo tempo em que garantimos colaboradores mais satisfeitos e envolvidos. Com um volume transacional superior a meio bilhão de dólares, impactamos mais de 600 empresas em toda a América Latina. Recebemos aceleração da Y Combinator' 21 e fomos reconhecidos como Endeavor Scale Up'22, além de sermos referência em Inovação Aberta no ranking "100 Open Startups". Em 2023, conquistamos os selos Most Loved Workplace e Great Place to Work. 

Condurú Consultoria

Criada em 2017, a Condurú é uma consultoria que auxilia na implementação de programas de governança, apoia a construção ou atualização de códigos de ética ou de conduta e promove palestras e workshops de diversidade e inclusão.

Vendah

Fundada em 2021, a Vendah é um app de revenda que transforma qualquer pessoa em um revendedor no Brasil sem nenhum investimento. Ao oferecer produtos novos, materiais promocionais, soluções de pagamento e logística, a empresa torna muito fácil para as pessoas venderem e ganharem dinheiro extra. Em 2023 foram acelerados pela Y Combinator, a maior aceleradora do mundo, e em 2022, foram selecionados para participar do Scale-Up Endeavor 2022, o programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.

 

Imprensa

Jangada Consultoria de Comunicação

Wendy Candido| wendy@jangada܂in | 11 97326 1370

Sabrina Rocha| sabrina@jangada܂in | 11 96130 1344

Daniel Legrady| dlegrady@jangada܂in | 11 99779 1525 

Nenhum comentário:

Postar um comentário