Por Thiago Xavier
Ano novo, vida nova. Com o final de 2023 se aproximando, muitas empresas já começaram a organizar seu planejamento estratégico para 2024, identificando o que deve ser mantido e aquilo que precisa ser aperfeiçoado em todas as áreas. No RH, esse redirecionamento é fundamental para assegurar seu papel estratégico ao negócio e aos times e, a forma com a qual a empresa conduzirá este plano fará toda a diferença para começar o próximo ano com o pé direito.
Muito vem se falando, recentemente, nas maiores tendências que este setor vem vivenciando em termos de transformação digital e inovações tecnológicas, e que costumam ser levadas em consideração ao elaborarem este planejamento.
Porém, é importante ter em mente que adotar essas tecnologias ou outros temas, como diversidade e inclusão, flexibilidade, automatização ou ações semelhantes, meramente por serem tendências do mercado, não é estratégico. Um bom planejamento está muito mais relacionado ao diagnóstico profundo da empresa em seus últimos anos e, com base nisso, compreender o que precisa ser ajustado para que cheguem aonde desejam.
Nenhum empreendimento pode ser estático no modo de operar. Novas demandas e necessidades surgem a todo momento, o que exige uma leitura de ambiente periódica para que consigam compreender o que deve ou não ser priorizado daqui para frente. Este processo em si, na prática, é mais importante do que o resultado a ser conquistado, pois é a partir da determinação desta cadência e da disciplina de execução que as metas serão atingidas em um movimento natural e consequente.
Desta forma, antes de decidir adotar algum recurso robusto ou que está em alta no mercado, é importante que estes responsáveis pelo planejamento do próximo ano façam uma leitura de cenário completa, analisando o que faz sentido ou não de permanecer vigente e manter a maior clareza possível sobre o que é esperado pela companhia. Aqui, uma boa comunicação é parte indispensável para que os planos se mantenham alinhados às expectativas de todos.
Um planejamento de sucesso não precisa incluir ações ou metas grandiosas. Pequenos passos são tão valiosos quanto, criando protótipos e garantindo que os times permaneçam engajados na causa. Mas, é preciso que haja a compreensão de que ajustes podem ser necessários, e a presença desta flexibilidade e adaptabilidade é essencial para os alinhamentos de rotas necessários a favor da conquista das metas estipuladas.
O futuro acontece no agora, e o hoje depende de muitas perguntas e respostas. Há poucas semanas para o fim deste ano, sua empresa precisa se questionar sobre o que pode fazer com os recursos que já possui, quais métodos incorporar, e nunca se estagnar frente às mudanças necessárias de serem feitas. Um olhar criterioso sobre o porquê cada processo será implementado é a melhor forma para que todos estejam alinhados e engajados para um 2024 ainda melhor para a sua empresa.
Thiago Xavier é sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.
Sobre a Wide: Com mais de 50 anos somados de recrutamento especializado o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.
Imagens relacionadas
baixar em alta resolução |
Nathalia BellintaniTel: +55 (11) 9849-1352 Email: nathalia@informamidia.com.brwww.informamidia.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário