sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

PONTE AÉREA SANTOS DUMONT–CONGONHAS É DESTAQUE DA 29HORAS EDIÇÃO AEROPORTO SANTOS DUMONT

 

 


 


 

Há 64 anos conectando os dois principais centros urbanos do Brasil com praticidade, segurança, rapidez e charme único

 

A ligação entre Rio e São Paulo foi a mais movimentada da América Latina durante o primeiro semestre de 2023, de acordo com levantamento da Alta

 

 

Clique aqui para ler o press release da 29HORAS SP/Congonhas, com Marco Nanini na capa

 

Clique aqui para obter imagens e as Revistas 29HORAS SANTOS DUMONT/RJ e CONGONHAS/SP 

 

Dezembro de 2023 – Conforto, comodidade e rapidez são ótimos sinônimos para atribuirmos à Ponte Aérea Rio-São Paulo. Mas e o glamour? Ah, o glamour talvez seja sua alma. De avião, os 380 quilômetros que separam São Paulo e Rio de Janeiro (de avião) são percorridos em cerca de 1 hora. A vista do alto da Cidade Maravilhosa e dos prédios da metrópole paulista são outros bônus dos passageiros para compromissos corporativos ou daqueles que viajam em busca de diversão. A cada 13 minutos, um voo da Ponte Aérea decola do Santos Dumont. Em reportagem especial de Paula Calçade, a Revista 29HORAS Edição Santos Dumont de dezembro traz esses e vários outros números – todos superlativos! – e ainda parte da história da Ponte Aérea com muitas – muitas! – curiosidades. 

 

Os números da rota são extraordinários. A ligação entre Rio e São Paulo foi a mais movimentada da América Latina durante o primeiro semestre de 2023, de acordo com levantamento da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA). O trecho entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont registrou 18.768 voos, cerca de 20% a mais do que a segunda colocada, Bogotá-Medellin. Latam, Gol e Azul operam a mais disputada rota com suas aeronaves Airbus A320, Boeing 737 e Embraer 195E2. 

 

Mas tudo começou em 1959 – quando as antigas companhias Varig, Cruzeiro do Sul e Vasp oficializaram as várias frequências diárias entre os dois aeroportos. As empresas decidiram coordenar seus voos nesse trajeto para não concorrerem, com partidas acontecendo a cada 60 minutos, e passaram a aceitar entre si os seus bilhetes. Nas décadas de 1970 e 1980, todas operavam o mesmo modelo de avião – o Electra. O glamour era a tônica nesses tempos áureos. É comum ouvir daqueles que frequentavam o trajeto sobre o badalado lounge dessa aeronave – uma saleta no fundo do avião que era o local ideal para executivos viajarem em fim de expediente na volta para sua cidade de origem. 

 

E nessas primeiras décadas de atuação, o consumo de bebidas alcoólicas, com whisky e até mesmo champagne, eram rituais agora distantes da realidade atual. Além disso, fumar cigarros a bordo era permitido – a proibição veio apenas em março de 1997, com a Portaria do DAC (Departamento de Aviação Civil). 

 

Novas tecnologias implantadas, diversas mudanças culturais e de estilo, a Ponte Aérea continua despertando emoções em seus habitués: “Levantar voo e pousar no Santos Dumont é sempre emocionante. Até mesmo quando estamos na pista, subindo a escada para entrar no avião, o visual já é lindo, com o Pão de Açúcar ao fundo!”, define Patricia Wiethaeuper, sócia do Gula Gula, com unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

 

A publicação com a reportagem completa já está disponível para retirada gratuita nas salas de embarque e desembarque do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro/RJ, e pode ser conferida também clicando NESTE LINK.

 

A Revista 29HORAS Edição Congonhas deste mês – que traz entrevista exclusiva com o ator Marco Nanini - também está disponível para retirada gratuita nas salas de embarque e desembarque do aeroporto Congonhas (São Paulo/SP). Confira clicando NESTE LINK.

 

Informações para a Imprensa

 

Casa do Bom Conteúdo

Marcelo Affini - (11) 9.9938-5445 maffini@casadobomconteudo.com.br

Sabrina Bombonatti – (19) 9.9855-1578 sabrina@casadobomconteudo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário