domingo, 31 de dezembro de 2023

Baixo nível do Congresso é assustador e querem adotar o semipresidencialsimo

 



O Congresso que é a Cara do Brasil: cúmplice da corrupção - O que é notícia  em Sergipe

Charge do Clayton (O Povo/CE)

Roberto Nascimento

Nos últimos 20 anos, pioramos muito nas escolhas dos políticos para nos representar. Aliás, se piorar mais do que isso aí, a vida da gente se tornará insuportável. As Bancadas da Bíblia e da Bala, junto com praticamente todo o PL, votam sempre contra o povo trabalhador.

Não deixam passar nenhum avanço social e ainda votam para tirar quase tudo que foi conquistado. Eles odeiam os direitos sociais e o escopo do famoso artigo 5º da Constituição.

HÁ REAÇÃO – Só falta eles trabalharem no ano que vem para refazer a Constituição. O presidente Boric, do Chile, tentou e não conseguiu, derrotado no plebiscito.

O povo vai até certo ponto. Quando as classes dirigentes exageram, a massa dá o troco. Estamos vendo isso na Argentina, onde é impressionante a reação contra as destrambelhadas medidas do governo Milei.

Aqui no Brasil, a atual geração piorou muito nas escolhas de seus representantes, no Senado, na Câmara, nas Assembleias e naa Câmaras dos Vereadores. Tanto, que venho dizendo que este é o pior Congresso de todos os tempos, superando o anterior, dos quatro anos a partir de 2018.

E VAI PIORAR… – Pelo andar da carruagem, os próximos, de 2024 e 2026, serão ainda piores. Como dizia Ulysses Guimarães, que foi profético: “Se você acha esse Congresso ruim, espere pelo próximo”. Acertou em cheio. Vai mesmo ser pior e com uma bancada bolsonarista expressiva. Não vão deixar ninguém governar com o semipresidencialismo. Pior para o Brasil, que eles querem ver rastejando na lama.

Tudo começa na Educação. Suas excelências fazem tudo para reduzir os recursos destinados ao MEC. Jogam pesado na ignorância do povo. O cabo de guerra deles, agora, é prejudicar o ministro da Educação, Camilo Santana.

Não querem votar a Reforma da Educação, no quesito tempo integral. Quanto mais tempo fora da escola, melhor para eles. Um absurdo contra os brasileiros pobres e da classe média. Basta citar os exemplos asiáticos – Japão, China, Coreia do Sul e Vietnã, que acaba de ultrapassar o Brazil em faturamento com exportações,

DARCY E BRIZOLA – Darcy Ribeiro jamais cansou de pedir tempo integral nas escolas. Entrou na História sua advertência: “Se não construirmos escolas, teremos de fazer mais presídios”.

O inovador projeto dos CIEPS foi boicotado por todos os partidos, até o PT e pasmem, parte do PDT, também. Quem bancava sozinho essa revolução educacional era Leonel Brizola. Infelizmente, não foi eleito presidente. E todo o sistema se voltou contra ele.

Agora, estamos experimentando o caos urbano, a violência nas ruas, roubos, furtos e mortes, porque negligenciamos nas políticas educacionais e de inclusão dos brasileiros mais pobres. Portanto, temos de continuar lutando pela educação, até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário