Usabilidade
é tornar a vida de um usuário mais fácil. E quando falamos de coisas
fáceis, estamos nos referindo àquelas que não exigem tempo, pensamento e
esforço. Um dos elementos principais para especialistas em usabilidade
ao redor do mundo é o livro de Steve Krug, intitulado "Não me faça
pensar". Nele reside a essência para a maioria dos produtos
bem-sucedidos. Eles não devem fazer seus usuários pensar. Tudo deve ser
familiar e acender o propósito do produto para ser realizado de maneira
natural.
No
que se refere às plataformas de MarTech, a regra é a mesma . Os
profissionais de marketing querem usar tecnologia que não só melhore o
desempenho de suas campanhas, mas também torne seus trabalhos mais
fáceis. Então, quais são esses componentes que uma plataforma de MarTech
deve ter para realizar isso?
- Familiaridade e Facilidade de Aprendizado:
A plataforma ideal de MarTech é aquela em que os usuários podem
mergulhar sem a necessidade de uma curva de aprendizado íngreme. Ações
universalmente reconhecidas, como arrastar e soltar, tornam o processo
de integração mais suave, permitindo que os usuários se familiarizem
rapidamente com as capacidades da plataforma.
- Automação:
Os profissionais de marketing digital podem precisar executar dezenas
ou centenas de campanhas diferentes ao mesmo tempo. Mesmo quando se
trata de uma única campanha, eles podem precisar atender a múltiplos
públicos e usar conteúdos e canais diferentes de acordo com o
comportamento dos clientes. Em um ambiente tão atarefado, a automação
não é um luxo, mas uma necessidade. As equipes de marketing simplesmente
não podem se dar ao luxo do tempo e da carga mental necessários para
configurar cada campanha manualmente. Implementar comunicações
automáticas acionadas alivia o fardo e aumenta significativamente a
produtividade.
- Implementação e Integração:
No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Processos prolongados de
configuração e integração são bandeiras vermelhas para os clientes. Uma
plataforma amigável deve priorizar a facilidade de implementação e
integração perfeita com sistemas existentes, garantindo uma transição
rápida para as equipes de marketing.
- Interface Unificada:
Se uma plataforma de MarTech se especializa em marketing multicanal,
então a ideia central deve ser "uma IU para governar todos os canais". A
simplicidade é fundamental. Os usuários não querem se perder na
confusão. Uma única interface de usuário coerente para gerenciar vários
canais de marketing agiliza o fluxo de trabalho e aumenta a
produtividade. Isso também facilita a manutenção da consistência da
marca e das mensagens em diferentes canais.
- Suporte ao Cliente Responsivo:
Mesmo com uma plataforma amigável, problemas podem surgir. Os usuários
da plataforma não querem gastar tempo pensando em soluções por si
mesmos. É aqui que entra em jogo um suporte ao cliente responsivo e
eficaz. Este é um ponto crítico para muitos gigantes da indústria
digital, já que os usuários frequentemente relatam um atendimento ao
cliente tardio e ineficaz. Portanto, ter uma equipe de suporte dedicada
pronta para resolver problemas e até fornecer treinamento, quando
necessário, é um diferenciador crucial em um mercado SaaS competitivo.
- Otimização do Ciclo Virtuoso de Design Centrado no Usuário:
O ciclo virtuoso de design centrado no usuário requer um ciclo contínuo
de projetar e coletar feedback do público. Na prática, muitas marcas
negligenciam isso devido ao tempo e esforço necessários para obter e
analisar feedbacks. Métodos como testes divididos automatizados podem
acelerar o processo, permitindo que os profissionais de marketing tomem
decisões baseadas em dados e implantem os designs e mensagens que
funcionam melhor com os usuários.
- Gestão de Audiência:
O que é uma boa experiência de usuário para uma pessoa, pode ser uma má
experiência para outra. Reconhecendo que as experiências dos usuários
podem variar amplamente, as plataformas de MarTech devem oferecer
capacidades robustas de gestão de audiência. Isso permite que os
profissionais de marketing personalizem suas campanhas e conteúdo para
diferentes segmentos, garantindo uma experiência personalizada para um
público diversificado.
Todos
querem pensar o mínimo possível durante suas atividades diárias.
Profissionais de marketing digital e de performance não são diferentes.
Ao se concentrarem em design intuitivo, automação, facilidade de
implementação, suporte responsivo e uma abordagem centrada no usuário,
as plataformas de MarTech podem fornecer uma experiência de usuário
superior e impulsionar o sucesso para os profissionais de marketing e
suas campanhas. Vimos isso na prática com nossa própria plataforma de
MarTech, Grow,
implantada por operadoras de telefonia móvel, marcas de comércio
eletrônico e anunciantes em alguns dos mercados que mais crescem
rapidamente no mundo, como Brasil e África do Sul.
Sobre Katerina Matthaiou Katerina
Matthaiou é a Chefe de Produto e Crescimento da Upstream, estando no
comando da plataforma de marketing móvel, Grow, e moldando o roteiro de
produtos mais amplo em linha com a visão e estratégia da empresa. Ela se
juntou à Upstream pela primeira vez em 2016. Antes disso, ela
desempenhou várias funções de marketing e comerciais nas indústrias de
cosméticos e imprensa. Katerina possui um MBA em Marketing &
Estratégia pela Universidade de Economia e Negócios de Atenas.
Sobre a Upstream
A
Upstream é uma empresa líder em mobile marketing que trabalha com as
principais marcas de e-commerce do Brasil. A chave para o seu sucesso?
Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow.
A
Grow implementa algumas das melhores estratégias de marketing, como o
crescimento da Base de Clientes por meio da coleta de dados primários,
campanhas de recuperação de carrinho abandonado por meio de mensagens
automatizadas que aumentam a receita de vendas, Campanhas de Broadcast
envolventes e uma equipe dedicada de Customer Success que desenvolve
estratégias de marketing feitas sob medida para cada loja online.
Qualquer empresa que trabalhe com a Grow tem a garantia de um ROI de
10x, investindo em resultados concretos.
| | Katerina Matthaiou, Chefe de Produto e Crescimento da Upstream |
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TRIWI
triwi.com.br
Endereço
Alameda Santos,415- Conjunto 10 - Paraíso
CEP: 01413-910 - São Paulo, SP
| | Katerina Matthaiou, Chefe de Produto e Crescimento da Upstream |
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TRIWI
triwi.com.br
Endereço
Alameda Santos,415- Conjunto 10 - Paraíso
CEP: 01413-910 - São Paulo, SP
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Usabilidade em MarTech: Facilitando a Vida do Profissional de Marketing |
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