sábado, 25 de novembro de 2023

NOTA: Ministério dos Povos Indígenas


Ministério dos Povos Indígenas (MPI) lamenta e repudia profundamente o ataque aos três profissionais que estavam produzindo um documentário sobre os povos da etnia guarani kaiowá e informa que solicitou apoio à Força Nacional, assim que foram notificados sobre a agressão. 

A ministra Sonia Guajajara lamenta que este não seja um caso isolado. Dentre os mais notórios casos recentes, ela destaca o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que estavam registrando a situação desmatamento e de invasões dos territórios indígenas. 

Guajajara destaca, ainda, a importância de coibir a violência contra todas as pessoas, mas reforça que há uma tentativa clara e quase que diária de intimidação de registros do cenário das comunidades indígenas no país, suprimindo os direitos dos povos indígenas. 

O Ministério informa, ainda, que continuará acompanhando o caso por meio do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas, e que articulará junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e demais órgãos e instituições, medidas para garantir a segurança aos profissionais no seu retorno. Ministra: Clique aqui para acessar o vídeo ou acesse pelo Google Drive.

Contatos

mpi.ascom@povosindigenas.gov.br | WhatsApp (61) 99149-9855

Ascom | MPI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário