Cadastra debateu com Compra Agora, Maria Filó e Democrata aprendizados do webinares. ano passado e estratégias para edição deste ano em série especial deSão Paulo, novembro de 2023 – Segundo pesquisa SBCV\PiniOn, 85% dos brasileiros pretendem realizar compras na Black Friday 2023, tanto que a ABCOMM projeta um crescimento de 17% na data deste ano, movimentando mais de R$ 7,1 bilhões apenas no e-commerce. Para debater os aprendizados do ano passado e as estratégias para este ano, a Cadastra, empresa global de tecnologia, estratégia, dados e marketing, promoveu uma Série Especial de Webinares que contou com a participação de marcas conhecidas como a Compra Agora (da Unilever), Maria Filó (Grupo Soma) e Democrata. O uso intensivo de dados, estratégias multicanal, planejamento e ações cada vez mais antecipadas foram pontos em comum entre as marcas, mas destaque também para abordagens mais sofisticadas e voltadas a performance e engajamento com influenciadores, a criação de key visuals para a Black Friday, atenção aos KPIs corretos e o desenvolvimento de ofertas (ou condições) realmente atrativas. O Compra Agora, e-commerce para atacadistas e pequenos comerciantes, alcançou sucesso a curto prazo em 2022 com a campanha "Black Ofertas", apoiada por ferramentas como V-Tracker, Google Analytics e Insights do Instagram, e colaborou com três influenciadores de renome. Isso levou a um aumento significativo nos resultados: +7,7K% em impressões, +241% em sessões orgânicas, +271% de usuários orgânicos e +59% em cadastros. Para Kauan Nassif, gerente de mídia sociais da Compre Agora, é muito importante a antecipação do planejamento das ações de Black Friday, assim como a integração das áreas afins dentro da empresa. Desta forma, “conseguimos cobrir todas as etapas” (...) “temos uma grande evolução do ano passado para este, pois saímos de um momento de apresentação da empresa para um momento de mais produção de conteúdo e entendimento do usuário e seus hábitos”. Patrícia Najm, coordenadora de marketing da Compre Agora, ressaltou que a marca revisitou o papel dos influenciadores. Agora, eles não trazem apenas a campanha em si, mas agregam seu conteúdo, seus conhecimentos sobre o tema para desenvolver uma conversa com a audiência. “No B2B, a Black Friday tem que ser ainda mais antecipada por conta dos prazos de entrega e pelo fato de muitos varejistas se abastecerem para a data e também para o fim de ano”. Na mesma linha, na Maria Filó, os influenciadores têm um papel importante. Para Luísa Sandes, coordenadora de conteúdo do Grupo Soma, mais do que apenas códigos de desconto, a Black Friday demanda um planejamento estratégico de conteúdo. “Conseguimos melhorar o alcance da marca, o impacto, alcançando mais gente e oxigenando nossa base, o que gera mais leads qualificados”. Os influenciadores, justamente, se conectam com aquele estilo de vida e, consequentemente, conectam a marca com o público. Os influenciadores são “uma oportunidade muito bacana da gente humanizar a comunicação. Toda essa esfera conecta, porque a gente sabe que pessoas e histórias reais criam identificação, conexão e, consequentemente, o desejo...não existem marcas sem pessoas”, diz Luísa. Na Democrata, o processo de Black Friday começa com a seleção do produto a ser promocionado, com base em estudo e separação cuidadosa do estoque, o que também implica em uma preparação antecipada para a data. Outro ponto importante ressaltado por Rafael Sintra, head de digital da Democrata, é que o consumidor quer ser avisado e ter acesso facilitado aos promoções de Black Friday. “Ao entrar no site, o consumidor quer ver um banner...ou receber um e-mail informando se a marca vai participar ao não”, disse Rafael. O executivo comentou que, além dos descontos, é importante ter novidades, que são compartilhadas de forma gradual – o consumidor começa a fazer suas pesquisas no final de outubro e ao longo do mês de novembro até concretizar sua intenção de compra mais perto da data. Além disso, Rafael ressaltou que a marca busca mais do que presar pelo preço, fidelizar esse cliente no longo prazo com uma boa experiência. Por fim, o executivo frisou dois aprendizados importantes: uma identidade visual de black Friday bem consistente, para que o consumidor chegue logo às promoções, e o monitoramento em tempo real dos KPIs para insights estratégicos. Confira a íntegra dos webinares aqui. Sobre a Cadastra É uma Next-Gen Company, parceira de negócios digitais com múltiplas expertises para oferecer uma revisão estratégica e operacional ampla que abre novas fronteiras de resultados, seja de performance no curto prazo, seja de geração de valor no longo. Com soluções de tecnologia, marketing, consultoria, dados e analytics, oferece serviços em Transformação Digital de ponta a ponta, com metodologia proprietária, atingindo uma taxa de retenção de seus clientes superior a 90%. Com mais de 850 profissionais, em doze escritórios (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 e 2023 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021. Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 20 |
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